Jaboatão vai conquistar você

20/10


2021

Flor do deserto

Por Claudemir Gomes

O Santa Cruz não foi aprovado no vestibular para disputar a Copa do Nordeste 2022, fato que transformou a atual temporada num verdadeiro sepulcro para o Tricolor do Arruda, onde foram enterrados sonhos e esperanças.

O clima nas Repúblicas Independentes do Arruda é de um autêntico halloween. Todos estão armados numa caça às bruxas que, diga-se de passagem, não vai levar o clube a lugar algum, tampouco equacionar o monte de problemas que parece crescer a cada segundo.

Nada deu certo para o Santinha este ano. Isto é fato. Mas os transtornos do presente são resultantes de erros do passado. Evidente que, os atuais gestores não estão isentos de culpa. No mínimo foram incompetentes na condução do clube numa estrada sinuosa e esburacada. O resultado não poderia ser outro: os maus condutores colocaram a agremiação no abismo.

Em tempos de redes sociais, a moda são os memes. O sarro está grande em cima dos tricolores no mundo virtual. Tempos atrás a saída seria ouvir Maísa entonando o sucesso: “Meu mundo caiu”.

O que quero dizer com isso, ou seja, ao traçar um paralelo entre os dias atuais e um passado não tão recente, é que a dor da perda no futebol é uma coisa imensurável, independentemente da época em que as tragédias aconteçam. Doeu bastante no passado; está sendo torturante no presente e, se voltar a acontecer no futuro irá doer na mesma intensidade.

Conheço a história do Tricolor do Arruda, e isto me dar a segurança de afirmar que, o Clube do Arruda passou por outros dissabores tão amargos quanto. Os registros em sua centenária história dão conta de que a Cobra Coral sempre se levantou quando todos pensavam que estava morta. Uma autêntica Flor do Deserto, que sobrevive em terrenos arenosos.

Reza a lenda que “a flor do deserto seria um sinal divino para todos aqueles que se encontram perdidos possam achar o seu caminho”.

Evitei o lugar comum, não comparei o Santinha a uma Fenix que emergiu das cinzas. Embora isto tenha acontecido tantas vezes na sua trajetória de vida. O momento é imperativo, e me leva a sonhar com a cobra coral se transformando numa flor do deserto.

É que atualmente, nas Repúblicas Independentes do Arruda, o solo está tão inóspito, e os jardineiros são tão ruins, que somente uma flor do deserto seria capaz de se reconstruir com detalhes tão bonitos.

Sei que o Santa Cruz se apequenou demais. Para alguns críticos, está perto do fim, mas eu fico com a beleza da flor do deserto.


Email

Caruaru - Jan 2022

Confira os últimos posts

25/01


2022

FBC: Miguel é o que traduz o sentimento da esperança

Em visita ao Agreste Meridional, hoje, o senador Fernando Bezerra Coelho comentou a aprovação de 88% da administração do prefeito Miguel Coelho pela população de Petrolina. Para o senador, a pesquisa consagradora revela que Miguel está pronto para liderar a mudança e iniciar um novo ciclo político em Pernambuco.

“Recebo com muita alegria o fato de Miguel ostentar níveis de aprovação que beiram quase que a unanimidade. Miguel construiu isso com muito trabalho, com muitos investimentos nas mais diversas áreas. O que eu posso dizer de uma pesquisa tão consagradora quando esta? Miguel está pronto para se apresentar para Pernambuco. Fez o dever de casa bem-feito em Petrolina. De todos os pré-candidatos, sem desmerecer ninguém, Miguel é o que traduz com mais força o sentimento da esperança, da segurança, da confiança na construção de um novo caminho para Pernambuco”, afirmou FBC em entrevista em Garanhuns.

Na avaliação de Fernando Bezerra, nos últimos oito anos, Pernambuco perdeu protagonismo político e, hoje, enfrenta alta taxa de desemprego e baixos níveis de investimento. “Cada vez que ando o Estado, fico mais convencido que Pernambuco já sabe que o PSB já deu o que tinha que dar. Está na hora de experimentar um novo caminho”.

Na visita ao Agreste, o senador Fernando Bezerra Coelho teve encontros políticos com a prefeita de Palmerina, Delegada Thatianne, e o prefeito de São João, Wilson Lima.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Cabo - Pavimentação e Drenagem

25/01


2022

Como possível protesto, fezes foram espalhadas pelo TSE

Jornal de Brasília

O mistério anda tirando o sono da administração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em três locais diferentes, foram espalhadas fezes na parede de ambientes dentro daquela corte. Um dos quais restrito até mesmo a funcionários terceirizados.

O mais recente episódio desse possível ataque escatológico foi no refeitório que serve à Presidência do TSE, cujo o ministro Luís Roberto Barroso está à frente. Ele que é um ferrenho defensor da segurança das urnas eletrônicas e que por isso tem virado alvo constante de críticas de adeptos do presidente Jair Bolsonaro e do próprio chefe do Executivo.

Lá, o vandalismo deixou entupidas as latrinas dos banheiros. Além disso, foi executado movimento que parecem ter sido feitas com um saco plástico em posição giratória, fazendo com que as paredes do compartimento ficassem chapiscadas do excremento.

Além do refeitório, outros dois pavimentos foram tisnados pela mesmo material humano. No quarto andar, onde funciona a Secretaria de Administração. No ano passado, foi detectado esse tipo de vandalismo no banheiro do subsolo. Este, sim, acessível para terceirizados.

Este último caso, foi confirmado pela Assessoria de Comunicação do TSE. Segundo nota enviada ao Jornal de Brasília, “um incidente ocorrido no final do mês de novembro de 2021, em um banheiro do subsolo do prédio, com acesso permitido a servidores e colaboradores, está sendo apurado”.

Dez dias antes da resposta, foi realizada uma reunião com os funcionários terceirizados com o intuito de conter o vazamento da informação para que não viesse a público. A reunião contou com mais de cem pessoas, entre vigilantes, brigadistas, copeiras e recepcionistas.

Até agora, o tribunal não sabe se isso é apenas ato de vandalismo em série ou uma retaliação política em função dos acontecimentos mais recentes envolvendo a gestão de Barroso, que se notabilizou em defender no tribunal práticas consideradas partidárias e que tem desagradado boa parte dos servidores.

Além disso, Barroso tem se visto às voltas com o presidente Bolsonaro, defensor do voto impresso. Os dois chegaram a trocar farpas em público com declarações ácidas na imprensa. Num dos episódios que deu a medida exata dessa relação tóxica entre os dois se deu pouco depois das comemorações de Sete de Setembro.

No dia 10 daquele mês, horas após recuar das investidas contra o Judiciário e dizer que respeitava as instituições, Bolsonaro defendeu novamente o voto impresso nas eleições e com ataques a Barroso. Disse que “palavras bonitas” do presidente do TSE não convenciam ninguém.

“Palavras bonitas, que sei que o ministro Barroso tem, dada a sua formação de jurista, diferente da minha, que tem palavrão de vez em quando, mas não convence ninguém”, disse Bolsonaro durante transmissão nas redes sociais.

A resposta de Barroso veio imediata e também por redes sociais. O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, disse que Bolsonaro é “farsante” e agia com “covardia” ao criticar a Justiça Eleitoral.

A retórica contra o presidente se estendeu para uma das sessões do TSE. “Após uma live que deverá figurar em qualquer futura antologia de eventos bizarros, [Bolsonaro] foi intimado pelo TSE para cumprir o dever jurídico de apresentar as provas, se as tivesse. Não apresentou. É tudo retórica vazia, contra pessoas que trabalham sério e com amor ao Brasil, como somos todos nós aqui. Retórica vazia, política de palanque. Hoje em dia, salvos os fanáticos, que são cegos pelo radicalismo, e os mercenários, que são cegos pela monetização da mentira, todas as pessoas de bem sabem que não houve fraude e quem é o farsante nessa história”, atacou Barroso.

Outra rusga entre o ministro-presidente do TSE e o grupo bolsonarista que pode estar camuflado dentro do próprio tribunal diz respeito ao calendário de 2022 fornecido pelo TSE aos servidores, que tem como tema a “diversidade”.

O tema do mês de maio do calendário ressalta a “diversidade cultural e família”. Traz como suporte um texto explicativo: “Família matrimonial, homoafetiva, monoparental, anaparental, socioafetiva, mosaico, paralelas, substituta, eudemonista, poliafetivas e várias outras são exemplos de entidades familiares”.

Já no mês de junho, o tribunal homenageia “o orgulho LGBTQIAP+”. O TSE afirma que o símbolo “+” se refere a “todas as diversas possibilidades de orientação sexual e/ou de identidade de gênero que existam”.

Toda essa posição adotada pelo TSE durante a gestão do presidente do tribunal, ministro Luís Roberto Barroso, pode ter desencadeado esse ataque pouco convencional ao patrimônio público (cabe ao tribunal investigar). Por outro lado, também podem não ter influência e esses atos significarem apenas – e tão somente – vandalismo na sua mais pura e simples essência. Protesto ou não, o que se espera é que o mau exemplo não vaze para outras instituições da nossa democracia.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Petrolina Dezembro 2021

25/01


2022

Prefeito de Carpina suspende início das aulas presenciais

O prefeito de Carpina, Manuel Botafogo (sem partido), assinou um decreto suspendendo o início das aulas presenciais na cidade. O gestor adiou para o dia 14 de março o início do ano letivo de 2022. Na justificativa, ele apontou o crescente número de casos da Covid-19 e da Influenza H3N2 no município. As informações são do blog do Elielson.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


25/01


2022

Gonzaga trata com ministro mobilidade de Salgueiro

Em audiência, hoje, com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) obteve dele a garantia da imediata elaboração de projeto técnico para construção de dois viadutos na BR 232, nas imediações do Posto Vercol, bem como na BR 116, no contorno em frente à Fiat, e ainda um anel viário também na BR 116, com acesso ao Residencial Santo Antônio “Dr. Chico Sampaio”, que atenderá a mais de 5 mil pessoas, em Salgueiro.

“A reunião com o ministro Tarcísio foi bastante proveitosa, e ele, juntamente com seu corpo técnico, incluindo o diretor do DNIT, que também participou da audiência, ficou convencido da necessidade urgente de construção desses dois viadutos e do anel viário, que melhorarão sobremaneira o tráfego e a mobilidade urbana naqueles pontos importantes do município de Salgueiro, além de diminuir a quantidade de acidentes nos referidos locais”, pontuou Patriota.

Gonzaga Patriota comemorou também a garantia do ministro para a pavimentação de dois quilômetros na BR 110, na área urbana do município de Ibimirim, demanda antiga daquele município.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Arcoverde janeiro 2022

25/01


2022

Editorial analisa nome do PSB para o Governo de PE

No Frente a Frente de hoje, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, o meu editorial foi sobre o nome escolhido pelo PSB para representar a Frente Popular na disputa pelo Governo de Pernambuco. Vale a pena conferir!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Serra Talhada 2021

25/01


2022

Dirigentes da REDE desmentem nota de filiado

Nota oficial

Face a divulgação em alguns veículos de imprensa de uma nota assinada pelo filiado e ex-dirigente estadual, Sérgio Rodrigues de Paula, cobrando a indicação de um nome do PSB para candidatura ao Governo do Estado, os membros da Direção Nacional da Rede Sustentabilidade que representam Pernambuco nessa instância partidária, vem a público fazer os seguintes esclarecimentos:

  1. A Direção Estadual da REDE/Pernambuco está com sua vigência vencida desde dezembro passado e aguarda os encaminhamentos do Elo Nacional do Partido para que seja procedida a escolha de uma nova Direção Estadual;
  2. A nota do filiado Sérgio Rodrigues, ex-coordenador de Formação Estadual, representa tão somente a sua opinião pessoal e não expressa o posicionamento da REDE/Pernambuco, nem de nenhuma outra instância partidária. Tal nota causou estranheza e indignação entre os filiados e dirigentes da REDE, uma vez que sequer foi divulgada e debatida nos meios de comunicação do Partido, não se sabendo a que interesses serve, pois, além de descabida, desrespeita a democracia interna e os valores e princípios partidários;
  3. A Rede Sustentabilidade não faz parte da gestão do Governo do Estado e nem da Prefeitura do Recife e nunca se intrometeu da definição ou escolha de candidaturas de outros partidos, o que seria um desrespeito à autonomia dessas agremiações;
  4. A prioridade eleitoral da REDE, definida no seu IV Congresso, é a eleição de deputados federais, para que possa superar a chamada Cláusula de Barreira, legislação anti-democrática que restringe a plena atuação partidária e coloca obstáculos para que partidos ideológicos como a REDE sobrevivam;
  5. Por último, informamos que por decisão de sua Executiva Nacional, a REDE tem dialogado com partidos do campo democrático, popular e progressista, e iniciou oficialmente tratativas com o PSOL, visando uma possível Federação Partidária.

Recife, 25 de janeiro de 2022

Rede Sustentabilidade


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

SESC - Férias de Janeiro

25/01


2022

Lideranças discutem segurança em Serra Talhada

Ontem, o ex-vereador e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Serra Talhada Marcos Oliveira, junto com o líder comunitário Zildo de Varzinha se reuniram com o comandante do 14º BPM, major Magnes Guimarães. Na pauta a reativação do Posto Policial de Varzinha. As informações são do Farol de Notícias.

Na gestão do ex-prefeito Luciano Duque, o posto chegou a ser reformado e cedido à PM, equipado com toda estrutura e condições para os policiais. Hoje, a realidade na comunidade é outra: não há efetivo e o Posto Policial está praticamente fechado. O major Magnes pediu apoio da comunidade para divulgação e utilização do disk denúncia no número (87) 9.9995-4641 para atender os moradores.

O major prometeu que, até o dia 15 de fevereiro, com a chegada de novos policiais, vai aumentar a ronda ostensiva nos finais de semana no distrito, das 22h à meia noite. “Hoje só temos apenas uma viatura para toda zona rural de Serra Talhada”, afirmou.

Marcos Oliveira e o líder comunitário avaliaram a reunião como muito produtiva. “O ideal seria um efetivo permanente na localidade, mas como não tem efetivo suficiente, esperamos que as rondas ostensivas aconteçam nos finais de semana como prometido. Já é um avanço, vamos aguardar”, afirmou Oliveira.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Bandeirantes novembro 2021

25/01


2022

Panfleto ataca prefeito e padres de Garanhuns

Circula em Garanhuns e nas redes sociais um panfleto cheio de erros (foto) criticando o prefeito Sivaldo Albino, seu filho Cayo Albino e padres da Diocese. Até o bispo é envolvido ou cobrado a respeito do envolvimento dos religiosos com os políticos. As informações são do blog do Roberto Almeida.

As críticas acontecem porque o prefeito, acompanhado do seu filho, esteve presente em celebrações da igreja na cidade. O pecado foi se deixar fotografar acompanhado dos sacerdotes. O panfleto não informa se Sivaldo e Cayo estavam fazendo algum tipo de campanha ou se os padres estavam pedindo votos. Os religiosos e políticos são criticados pelo simples fato de estar juntos.

A respeito da polêmica criada, Cayo Albino lembrou que ele, juntamente com a família, sempre participou das missas, novenas e diversas celebrações religiosas. "Muitos fecham os olhos e querem ver apenas a sua versão. Não é porque meu pai virou prefeito que ficará ausente de tudo que sempre fez normalmente", reforçou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Pousada da Paixão

25/01


2022

Unimed de Juazeiro reabre Pronto Atendimento Infantil

A partir do próximo dia 1º de fevereiro, volta a funcionar no Hospital da Unimed de Juazeiro o Pronto Atendimento Infantil com atendimento médico 24 horas para crianças de até 14 anos, suporte avançado de vida, sala amarela, sala vermelha para assistência de casos graves e o foco no atendimento do público infantil com sintomas respiratórios em função da pandemia da Covid-19.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Unimed Vale do São Francisco, Francisco Otaviano, a retomada dos trabalhos do Pronto Atendimento Infantil faz parte de um projeto de reformulação da unidade que inclui também o atendimento de urgência adulto já em funcionamento com médico 24 horas. “Temos ainda grandes projetos para a unidade hospitalar de Juazeiro a exemplo da instalação do núcleo de hematologia e oncologia, unidade de cuidados continuados e a reestruturação do bloco cirúrgico onde funcionará o sistema Day Hospital”, ressaltou.

O diretor técnico do hospital, Elson Viana, lembrou também a importância dos serviços de mamografia digital, raio X 24h, exames laboratoriais 24h e o atendimento da demanda de sintomáticos respiratórios dos beneficiários da cooperativa. “Com o reforço destes novos projetos estaremos fortalecendo a presença da Unimed Vale do São Francisco em Juazeiro e ampliando o comprometimento da nossa cooperativa para com os beneficiários da Bahia”, concluiu.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


25/01


2022

Araripina recebe programas estaduais

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) e a deputada estadual Roberta Arraes (PP) participaram, hoje, do lançamento dos programas estaduais Campo Novo e Peixe para Todos no município de Araripina. Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento rural no estado de Pernambuco, os programas distribuíram 25 toneladas de sementes e 100 mil de alevinos das espécies carpa e tilápia, além da garantia de 204 títulos de posse de terras para famílias de agricultores do município, por meio do programa de reforma agrária do Instituto de Terras e Reforma Agrária (ITERPE).

“Esse foi um dia muito importante para a população de Araripina. Acompanhamos as entregas feitas aos agricultores através de programas do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, IPA e ITERPE. Essas ações são essenciais, pois garantem mais alimentos na mesa de agricultores e desenvolvimento para toda a região”, destacou Eduardo da Fonte.

Também estiveram presentes no evento o vice-presidente do PP Pernambuco, Lula da Fonte, o secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Claudiano Filho, o presidente do ITERPE, Henrique Queiroz, o secretário executivo de Agricultura Familiar, Humberto Arraes, e o pré-candidato a deputado federal, Dr. Aluizio Coelho. Durante toda a semana, Eduardo da Fonte seguirá cumprindo agenda pelos municípios do Sertão de Pernambuco, acompanhando entregas importantes e dialogando com lideranças políticas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Coluna do Blog
Publicidade

Publicidade

Publicidade

TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Opinião

Publicidade
Apoiadores
Parceiros