FMO - Previnir é a melhor forma de lutar

29/07


2021

Tavares Neto, uma lenda do jornalismo

Caruaru, a terra de Vitalino, as mãos sagradas que imortalizaram os bonecos de barro do maior centro de artes figurativas da América Latina, tem também uma verdadeira lenda da Imprensa nordestina. Baixinho, magro, quase esquelético, banguelo e cara assustadora, Tavares Neto, 71 anos, persegue a notícia há 50 anos.

Conhecido em todas as esquinas da capital do Agreste, visto como figura folclórica e divertida, é, na verdade, o papa da radiofonia pernambucana. Aonde vai, a notícia bate nele e se impregna como visgo. Com o ouvido e os olhos viciados em notícia desde garoto, Tavares Neto abandonou a profissão de contador para viver intensamente do rádio e pelo rádio.

Faz a notícia e é notícia, não apenas na área policial, que cobriu por muito tempo, mas principalmente na política. É, sem dúvida, uma enciclopédia viva da história brasileira desde o período do golpe militar, em 1964, aos dias atuais, onde vive do mesmo jeito do passado: agarrado a um gravador. Na ditadura, acusado de noticiar um fato interpretado com viés racista, foi preso pela Polícia Federal.

Já quando o ex-presidente Figueiredo esteve no Recife, rompeu a forte segurança que o cercava, jogou um enorme gravador na boca do general e perguntou a ele se os comunistas cassados seriam anistiados. Era uma provocação sobre a possível volta de Miguel Arraes. Houve um bate-boca com os seguranças de Figueiredo que rendeu matéria no Jornal Nacional, na época apresentado por Cid Moreira. “Eu tomei um susto quando me vi no JN, sendo a notícia mais destacada daquele dia”, recorda.

Tavares Neto fez também intrigas e entregou políticos. Foi ele que soprou no ouvido do ex-prefeito de Caruaru, Drayton Nejaim, no seu entender o maior político da cidade, que o ex-deputado Ricardo Fiúza andava falando mal dele num restaurante da cidade. Imediatamente, Drayton pegou um revólver e saiu procurando Fiúza na cidade para matá-lo. Tavares Neto conviveu, também, com figuras lendárias do jornalismo brasileiro.

Ciceroneou, em Caruaru, na década de 60, por exemplo, o jornalista Samuel Wainer, criador do jornal Última Hora, na cobertura da eleição que Jânio Quadros derrotou Lott. Também teve a coragem de passar por cima da censura ao noticiar, na rádio Cultura, onde até hoje trabalha, que dom Helder Câmara estava na cidade, fato que estava proibido em todos os veículos de comunicação do País.

Também noticiou que o Arcebispo de Olinda e Recife, referência da Igreja no combate à ditadura, não teria seu título de cidadão de Caruaru aprovado pela Câmara. Radialista nato, furão, atrevido e sagaz, Tavares Neto, nos últimos 50 anos, atuou em rádio e foi correspondente em Caruaru de todos os jornais da capital.

Num certo dia, foi informado que uma notícia sua, proibida de sair no Brasil, foi destacada pela BBC, de Londres. Segundo ele, dizia respeito a uma passeata em Caruaru, única no País, em apoio ao Governo Médici, por populares satisfeitos com a adoção de uma ajuda de meio salário mínimo.

Tavares Neto acompanha a evolução do jornalismo. Com o advento da internet, usa sua conta no Instagram para contar as histórias que viveu como radialista nos últimos 50 anos. Só com as de Drayton Nejaim, dariam um livro. Tavares foi o único que teve coragem de noticiar que o ex-prefeito “vendeu” o mandato da esposa Aracy Nejaim, que elegeu deputada estadual pela sua força política no Agreste. “O caso foi parar na Polícia Federal”, recorda ele.

Há pouco, contou que o lendário comunista Gregório Bezerra, candidato a deputado federal nas eleições de 1945, foi hostilizado pela militância do concorrente Gersino de Pontes. Tudo porque Gregório denunciava a exploração dos assalariados no País. “Gregório chegou a entrar em luta corporal, foi agredido e, com arma em punho, tentou atirar, mas teve a arma apreendida pela polícia”, lembra, adiantando que, abertas as urnas, Gregório teve uma excelente votação em Caruaru.


Email

Jaboatão - regularizacao-fundiaria

Confira os últimos posts

15/10


2021

Longa sobre Frei Damião revela cartaz e trailer oficial

A Elo Company divulgou, hoje, o cartaz e trailers oficiais do filme Frei Damião - O Santo do Nordeste - https://www.youtube.com/watch?v=XI0guRwalWA. O aguardado filme, com première como Hors concours no Cine PE, em 2019, teve também a data de estreia nos cinemas confirmada para 4 de novembro de 2021 – um dia antes do aniversário de Frei Damião. O longa foi produzido pela Fábrica Estúdios, com roteiro de Nadezhda Bezerra e direção da cineasta pernambucana Deby Brennand.

O trailer do filme traz imagens de VHS da época de vida de Frei Damião, trechos em depoimentos de personagens que têm história de vida ligada com o capuchinho, personalidades e religiosos, além de um momento da parte do filme que reencena a realidade. Entre o elenco do longa, está o ator Andrade Junior (in memoriam), brasiliense que interpretou o Frei Damião já idoso, e, infelizmente veio a falecer em maio de 2019. Outro destaque é a atriz pernambucana Nínive Caldas, que vive uma mulher grávida, precisando de ajuda para o parto, quando é surpreendida pela ajuda e presença de Frei Damião.

A arte do cartaz do longa Frei Damião – O Santo do Nordeste, intitulado Hors Concours, foi realizada pelo designer e artista plástico pernambucano Adriano Marcusso. Com referências ao sagrado, a gravação em linóleo buscou representar o imaginário folclórico em torno do frei capuchinho. Um detalhe curioso da obra é que o Frei Damião parece levitar. O fato de ele “andar sem pisar no chão” era um dos dons relatados por diversas pessoas que conviveram com o missionário. Trabalhada em madeira, a obra tem como elemento principal o próprio frei, mas traz também elementos como o sol, o chão seco do sertão, a chuva e as vilas.

As expectativas para a nova fase do filme são excelentes. “Estou muito contente, nosso filme vai finalmente chegar aos cinemas! E estamos chegando numa data super emblemática, que é a semana de aniversário do Frei Damião”, comentou Gerardo Lopes, produtor do filme.

O documentário teve patrocínio do Café Santa Clara, da Petrovia, da CHESF, do BNB, da Kicaldo, da Atiaia Energia e da Loja do Condomínio. A Elo Company assina a distribuição, que será em capitais e cidades do interior do Nordeste: Recife (PE), Caruaru (PE), Petrolina (PE), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Juazeiro do Norte (CE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Guarabira (PB) Natal (RN), Mossoró (RN), Arapiraca (AL) e Maceió (AL). A expectativa é que, em 2022, o filme chegue nas salas de cinema também do Rio de Janeiro e São Paulo.

O objetivo do longa, através das imagens inéditas, entrevistas, depoimentos, testemunhos de milagres e reinterpretação de acontecimentos, é mostrar um ser humano que está acima da religião. Frei Damião ia além. O documentário não foca apenas nos seus adoradores, mas se preocupa em mostrar o legado do capuchinho também para aqueles que não o conhecem e desejam entender o significado dele para uma legião de fiéis.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Cabo - Pavimentação e Drenagem

15/10


2021

Com quem Yves está: com quem der mais?

Vinte dias depois de ir ao ato de filiação do pré-candidato ao Governo de Pernambuco Miguel Coelho ao Democratas, o prefeito de Paulista, Yves Ribeiro (MDB), bateu palmas para o governador Paulo Câmara (PSB) e disse que ele era o maior do Estado. Tudo isso porque Câmara, o mais rejeitado da nossa história, liberou uma graninha para o município.

A pergunta que se impõe é: com quem Yves está? Cara ou coroa? Com quem der mais? Clique aqui e assista ao festival de puxa-saquismo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Petrolina setembro 2

15/10


2021

Mais Dia Fake do Nordestino

Por Antonio Magalhães*

Está dando o que falar o “Dia Fake do Nordestino” decretado em 2009 pela Prefeitura da Cidade de São Paulo. As repercussões abaixo agregam ao que já foi dito por muitas pessoas que enviaram mensagens sobre esta falsa homenagem dos paulistanos aos nordestinos. O diálogo está aberto.

Para não ficar muito distante da primeira matéria, na quinta, 14 de outubro, publico hoje neste blog outros comentários a respeito do tema:

Visão de longe

Essas observações vêm do escritor Jonas Correia, brasileiro que vive em Newark, na Costa Leste dos Estados Unidos. Integrado a sociedade local, ele não se distancia das suas origens.

“Eu nem gosto do termo nordestino, somos a única região que recebe alcunha baseada na posição geográfica de onde viemos. Paulista, carioca, gaúcho e nordestino. Me considero apenas pernambucano e vejo os outros Estados do Nordeste com a mesma distinção que vejo os Estados do Sudeste, Sul, Norte e Centro Oeste. Criar o Dia do Nordestino é a coisa que todo nordestino deveria ter aversão pelos seguintes motivos:

1- Nordestino virou um termo pejorativo e generalizado de chamar um povo que se distancia culturalmente e economicamente de SP.

2- Quando não chamados de “Baiano”, “Paraíba” ou “cabeça chata”, são chamados de “nordestino” em uma tentativa de nos classificar de maneira simplista, e com preconceito menos aparente.

3- Quando um nordestino acha legal comemorar o Dia do Nordestino, ele está apoiando o preconceito. Por que Dia do Nordestino? Somos alienígenas??? Viemos de um outro planeta?? Precisamos de um dia especial?

Quando terá o dia do sudestino? E do sulista? É como eu tivesse 5 filhos na minha casa e celebrasse o aniversário de apenas um deles.

Quando se fala dia do imigrante, ou de X colonização, ainda faz sentido. Pois eles vieram para acrescentar… mas o nordestino? Ele já não estava aqui na formação do Brasil??

Parece que o Brasil se formou no Rio e São Paulo e do nada chegaram os nordestinos, como alienígenas… ninguém nunca tinha visto tal criatura. Desde este dia o Brasil não foi mais o mesmo!

Aqui por exemplo, uma cidade com várias culturas (Newark) tem o dia de Portugal, os portugueses saem a celebrar sua cultura em um país estrangeiro. Em setembro, tem o Brazilian Day… ok, beleza… porque estamos no Exterior. Mas no Brasil, não faz sentido nenhum”.

Diferenças no trabalho

O engenheiro elétrico Flávio de Moura Coelho, hoje aposentado das funções da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), vivenciou de perto a diferença de tratamento com o nordestino em outras regiões. Leia o depoimento:

“Pude sentir diversas vezes a discriminação de paulistas, cariocas e paranaenses com relação à engenharia praticada pelos nordestinos da Chesf!. O Sistema de Telecom da empresa era (e ainda é) bastante avançado (utilizando fibras ópticas internamente aos cabos para-raios das linhas de transmissão)!

Há mais de 30 anos já dispúnhamos de um sistema de videoconferência distribuída, telefonia móvel privada nas instalações, teles supervisão e telecontrole dos equipamentos de subestações e usinas, além de outras facilidades!

Ganhamos vários prêmios e reconhecimentos, convites para palestras no Brasil e exterior, além de atuarmos junto às Agências Reguladoras (ANEEL e ANATEL) como Diretor de Associação com sede no Rio de Janeiro!

Muitas amizades foram construídas, mas dificuldades e armadilhas também foram encontradas! Mas o saldo foi positivo e outros nordestinos do setor continuam se sobressaindo!

Orgulho

Já o economista Tadeu Freire foi bem sintético na sua observação:

“Sempre achei também ridículo este slogan: o “Orgulho de ser Nordestino”. Me cheira a vitimização, desnecessário”.

É isso.

*Jornalista


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


15/10


2021

Ouça agora o Sextou com Petrúcio Amorim

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista do cantor e compositor Petrúcio Amorim ao quadro “Sextou” do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique no link disponível e confira. Está incrível!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Sindicontas

15/10


2021

Eleições OAB-PE: Fernando e Ingrid inauguram comitê

Candidatos à Presidência da OAB-PE pelo Movimento Advocacia Mais Unida, Fernando Ribeiro Lins e Ingrid Zanella inauguraram o comitê de campanha na noite de ontem. O espaço fica na Avenida Herculano Bandeira, 692, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. Horas antes, a dupla que representa a situação registrou a chapa de número 20.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Ipojuca - Outubro

15/10


2021

Petrúcio Amorim daqui a pouco no Sextou

Poeta, compositor e intérprete genial, o forrozeiro Petrúcio Amorim é o convidado de hoje do quadro Sextou do Frente a Frente. Autor de belas canções, como Tareco e Mariola, Filho do Dono e Cenário, Petrúcio vai falar da sua brilhante carreira.

Se você deseja ouvir o programa pela internet, clique no botão Rádio acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store.

Imperdível!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Caruaru - Transparência em 1° Lugar

15/10


2021

Exposição de Animais está ameaçada de não ser realizada

A tradicional Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados pode não acontecer em 2021. Promovida pela Sociedade Nordestina dos Criadores (SNC), a maior feira agropecuária do Norte e Nordeste e a terceira do Brasil ainda não recebeu o apoio do Governo em sua 79ª edição. Além disso, o Parque de Exposições do Cordeiro está abandonado e sem manutenção.

O planejamento da SNC era de promover a Exposição de 6 a 15 de novembro. Porém, não houve resposta aos contatos feitos com o Governo do Estado. “Enviamos quatro ofícios ao Governo de Pernambuco desde o dia 30 de agosto. Encaminhamos a demanda ao Secretário de Desenvolvimento Agrário, Claudiano Martins Filho, e não tivemos retorno. Mandamos também para a Casa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Comitê de Prevenção ao Coronavírus. Não houve resposta”, afirmou Delmiro Gouveia, presidente da Sociedade Nordestina dos Criadores (SNC).

Em 2020, a Exposição não foi realizada por conta da pandemia. Neste ano, porém, um protocolo foi montado para que o evento pudesse ser realizado. A SNC preparou um planejamento para a segurança sanitária, que também não foi respondido pelo Governo. "Infelizmente, o Estado não tem interesse em promover a 79ª Exposição de Animais. Além disso, o Parque de Exposições está abandonado, deteriorado por falta de manutenção do Governo de Pernambuco", completou Delmiro.

Ainda de acordo com Delmiro Gouveia, outros estados já estão realizando feiras e exposições seguindo os protocolos. Portanto, há condições de promover também em Pernambuco. "Já houve exposições em Alagoas, Paraíba e foi confirmada a Festa do Boi, no Rio Grande do Norte, em novembro. Mas não há apoio para o setor agropecuário em Pernambuco. O agronegócio foi responsável por 27% do PIB brasileiro mesmo na pandemia. E, ainda assim, o Governo do Estado fecha os olhos para o setor", pontuou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Serra Talhada 2021

15/10


2021

Michel Temer celebra entrada na APL

O ex-presidente Michel Temer (MDB) comemora a entrada na Academia Paulista de Letras (APL). Em vídeo, o escritor e advogado de 81 anos fala sobre ter sido escolhido pelos membros da associação. 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Pousada da Paixão

15/10


2021

Nível de reservatórios é o mais baixo desde 2000

Os reservatórios de hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste, que respondem por mais da metade do potencial de geração de energia do país, registram atualmente o mais baixo armazenamento médio de água para esta época do ano desde 2000, quando teve início a série histórica do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Ontem, o armazenamento médio nesses reservatórios era de 16,86%. Esse índice é inferior inclusive ao registado na mesma data de 2001 (21,4%), quando vigorava um racionamento de energia no país.

Também na quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro defendeu a normalização da cobrança da bandeira tarifária nas contas de luz dos consumidores brasileiros.

Ele afirmou que voltou a chover no país, o que ajuda na recuperação dos reservatórios, e que por isso determinará ao ministro Bento Albuquerque, de Minas e Energia, que, para novembro, mude a bandeira para "normal".

Hoje vigora a bandeira de "escassez hídrica", a mais cara, anunciada em agosto e que adiciona R$ 14,20 às faturas para cada 100 kW/h consumidos. Se a bandeira voltasse, por exemplo, para o patamar 2 da vermelha, a segunda mais cara, a cobrança cairia para R$ 9,49 por 100 kWh consumidos.

O ministro, entretanto, não tem poder para alterar a bandeira tarifária. Essa responsabilidade é da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

SESC Outubro 2021

15/10


2021

Professora da Alpha palestra em webinar sobre postura

A professora da Faculdade Alpha, Rucenita Queiroz, foi a única brasileira convidada para palestrar em webinar sobre Postura laboral da Associação de Posturologia da Argentina (APA). A psicopedagoga e psicomotricista pernambucana ministra sua palestra amanhã, no encontro entre os dois maiores nomes da pesquisa laboral no mundo: os médicos Pierre Marrie Gagey e Andrés Vivanco.

Para acompanhar o encontro, é só se cadastrar gratuitamente neste link: https://linktr.ee/posturologiaargentina.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Coluna do Blog
Publicidade

Publicidade

Publicidade

TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Opinião

Publicidade
Apoiadores
Parceiros