FMO - Previnir é a melhor forma de lutar

28/07


2021

PE avança no Plano de Convivência a partir da próxima semana

O Governo de Pernambuco anunciou, hoje, durante coletiva de imprensa, novas flexibilizações no Plano de Convivência com a Covid-19 em todo o Estado. A partir da próxima segunda-feira (02.08), bares, restaurantes e demais serviços de alimentação vão poder funcionar das 5h até meia-noite, todos os dias da semana. As atividades esportivas coletivas e individuais e os clubes sociais também seguirão esse novo limite de horário. Já os eventos corporativos, que continuam com permissão de funcionamento até às 23h, poderão ser realizados para um público de até 200 pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor.

A secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, explicou que as colações de grau, aulas da saudade, cultos ecumênicos, cinemas, teatros e circos também poderão ampliar a capacidade para 300 pessoas, ou 50% do local, o que for menor. Ela esclareceu ainda que cinemas e teatros, especificamente, poderão funcionar até a meia-noite, durante todos os dias, a partir da próxima semana.

Ana Paula aproveitou para pedir mais conscientização da sociedade neste momento de flexibilizações das atividades econômicas, e respeito dos frequentadores aos protocolos de saúde. “Por conta de relatos sobre casos de desrespeito aos protocolos nos bares e restaurantes, principalmente após a liberação da música ao vivo, faço um pedido para que todos se conscientizem, pois ainda não vencemos a guerra e os números da pandemia podem voltar a piorar”, afirmou a secretária executiva, reforçando que apesar das medidas de flexibilização, os cuidados devem ser mantidos.

DADOS EPIDEMIOLÓGICOS – O cenário epidemiológico da Covid-19 continua em desaceleração em Pernambuco, de acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo. Ele ressaltou que todos os indicadores analisados estão em queda. Na Semana Epidemiológica (SE) 29, que compreende o período de 18 a 24 de julho, foram notificados 606 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). “Isso significa o mesmo patamar do final de novembro do ano passado. O quantitativo representa uma queda de 14,6% em relação à SE 28 e de 34% em relação à SE 27. Já em relação às solicitações de leitos, foram registrados 442 pedidos de vagas na Central de Regulação na SE 29, uma redução de 20% em relação à semana anterior”, afirmou André Longo.

O secretário também reforçou que, mesmo com dados positivos e avanços no Plano de Convivência, ainda é necessário manter as medidas de prevenção. “Apesar de estarmos dando passos à frente, os indicadores positivos ainda não nos permitem abdicar do cuidado. Esses indicadores são frutos de um esforço muito grande de toda a sociedade, que não podemos colocar em risco. Por isso, o uso correto da máscara, o distanciamento físico e os protocolos setoriais são o caminho para continuarmos avançando rumo a uma normalidade possível”, disse.

SEGUNDA DOSE – André Longo fez ainda um chamado à população sobre a importância de finalizar o esquema vacinal contra a Covid-19. “Com a primeira dose, nosso sistema de defesa começa a produzir os anticorpos, mas é na segunda dose que a resposta imunológica acontece de forma mais intensa, aumentando a eficácia e a tornando mais duradoura. Assim, as pessoas que não completam o esquema vacinal correm maior risco de contágio e, principalmente, de agravamento do quadro”, ressaltou. Nos últimos dois dias, Pernambuco recebeu a maior remessa de imunizantes em uma única semana. Do total de 506.470 doses, cerca de 73% (mais de 369 mil) são destinadas exclusivamente para as segundas aplicações.


Email

Jaboatão - regularizacao-fundiaria

Confira os últimos posts

20/10


2021

Paulo não estará na agenda de Bolsonaro em PE

Por Houldine Nascimento, enviado especial a Sertânia

Enquanto o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vai inaugurar as obras do Ramal do Agreste, em Sertânia, no Sertão do Moxotó, o governador Paulo Câmara (PSB) estará na Mata Sul pernambucana amanhã. Conforme apuração do Blog, não houve convite do Governo Federal ao gestor pernambucano.

Pela manhã, Câmara participa de alguns compromissos em Vitória de Santo Antão e conclui a agenda em Pombos, à tarde, na mesma hora em que Bolsonaro visita Sertânia.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Cabo - Pavimentação e Drenagem

20/10


2021

Ministro do Turismo apoia Exposição dos Animais

O deputado estadual Álvaro Porto (PTB) ouviu do ministro do Turismo, Gilson Machado, hoje, que a pasta está empenhada em contribuir para a realização da Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados este ano. Em audiência solicitada pelo parlamentar para tratar da questão, em Brasília, o ministro destacou a importância econômica e cultural do evento para Pernambuco e assegurou apoio. “Conte conosco para o que for necessário para que a Exposição Nordestina, que é uma tradição de Pernambuco, uma conquista de todo pernambucano, não se perca no tempo”, disse o ministro.

Também participaram do encontro o deputado federal André Ferreira (PSC) e os prefeitos de Canhotinho, Sandra Paes (DEM), e de Quipapá, Alvinho Porto (DEM).

A reunião acontece dois dias depois de o deputado apresentar indicação na Assembleia Legislativa cobrando empenho do Governo do Estado para que evento volte a acontecer após o hiato de 2020 provocado pela pandemia. Os esforços de Porto endossam o pleito da Sociedade Nordestina dos Criadores (SNC) que na última sexta-feira (15.10) tornou pública a preocupação com a viabilidade da exposição deste ano por conta das incertezas em relação ao incentivo oficial e da falta de manutenção do Parque do Cordeiro.

Na conversa, Gilson Machado salientou que a feira de Pernambuco disputa com eventos similares de Uberlândia (MG) e Esteio (RS) o posto de terceira do gênero na América Latina. Porto, por sua vez, lembrou que a exposição do Cordeiro reúne criadores de 17 estados brasileiros e movimenta em torno de R$ 30 milhões em negócios, sendo vital para o fortalecimento da pecuária e do agronegócio no estado. Ressaltou também que o evento atrai milhares de visitantes, aquecendo o turismo de negócios no estado.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Petrolina setembro 2

20/10


2021

Silvio é indicado relator da PEC que fortalece estados e municípios

O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos/PE) foi indicado como relator, hoje, pela Comissão Especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 122/2015. A proposta proíbe a criação de novos encargos a municípios sem o respectivo recurso. A escolha ocorreu a partir de articulação feita pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em reuniões realizadas com o Conselho Político da entidade e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL).

O presidente eleito da Comissão Especial, deputado Júnior Mano (PL/CE), falou da importância da pauta e da escolha do deputado Silvio Costa Filho para a relatoria. “Essa é uma pauta muito importante para os municípios e para o Pacto Federativo. Silvio tem feito um grande trabalho com os municípios junto à CNM. Tenho certeza de que vamos construir um texto que seja de interesse do país e dos municípios”, falou.

“Agradeço a todos os pares dessa comissão especial. A PEC 122 é fundamental, pois ela dialoga com o Pacto Federativo. Essa é uma pauta que estabelece que qualquer nova obrigação repassada para os municípios precisa estar acompanhada da fonte de financiamento. A situação financeira dos municípios brasileiros é diretamente afetada pelo aumento de encargos”, disse Silvio. “Vamos convidar prefeitos e prefeitas de todo o Brasil, os presidentes das associações municipalistas, a CNM, a FNP e o Ministério da Economia para uma audiência em que poderemos escutar a todos”, adiantou.

A PEC acrescenta os parágrafos 6º e 7º ao artigo 167 da Constituição Federal para proibir a imposição e a transferência, por lei, de qualquer encargo financeiro decorrente da prestação de serviço público para a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. E para proibir, ainda, a criação ou o aumento de despesa que não conste na lei orçamentária anual ou no projeto de lei orçamentária anual enviado pelo chefe do Poder Executivo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


20/10


2021

Sertânia inerte à visita presidencial

Por Houldine Nascimento, enviado especial a Sertânia

Em Sertânia, no Sertão do Moxotó pernambucano, a movimentação é tranquila na noite que antecede a visita do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Na Avenida Agamenon Magalhães, área central da cidade, a sensação é de que nada importante vai acontecer amanhã, quando o chefe do Executivo chega para inaugurar o Ramal do Agreste.

Uma obra que prevê levar água para mais de dois milhões de pessoas em 68 municípios. Além de Bolsonaro, ministros e parlamentares da base são aguardados.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Sindicontas

20/10


2021

Leitor mostra situação absurda da PE-270

O leitor Luiz Carlos enviou, há pouco, ao blog, um registro da buraqueira na PE-270, entre os municípios de Itaíba e Tupanatinga, no Agreste Meridional. No vídeo gravado por ele, o veículo trafega a 10km por hora por causa da péssima situação da rodovia.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Ipojuca - Outubro

20/10


2021

Cabo é o 3º município com maior percentual de vacinação

O Cabo de Santo Agostinho é o terceiro município da região metropolitana com maior percentual de pessoas que concluíram o ciclo vacinal contra a covid-19. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, a cidade já aplicou primeira e segunda dose do imunizante em 43,97% da população, a partir dos 12 anos.

A cidade ainda aparece entre as cinco que mais aplicaram a primeira dose da RMR com 71,82%, a frente de Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Conforme dados que constam no Informe Epidemiológico do município do dia 20 de outubro, já foram aplicadas mais de 254 mil doses de vacina. Desse total, 155.778 são da primeira dose, 94.476 segunda dose, 1.097 de doses únicas e 3.067 de reforço.

O prefeito Keko do Armazém destacou o planejamento realizado pela gestão. “Desde janeiro quando aplicamos a primeira vacina nos profissionais da saúde, decidimos que toda vacinação seguiria obedecendo as orientações dos órgãos de saúde, reduzindo gradativamente a faixa etária. E assim foi feito. Não desperdiçamos nenhuma dose ou deixamos faltá-las, tudo dentro do limite de doses recebidas”, disse.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Caruaru - Transparência em 1° Lugar

20/10


2021

Belém de São Francisco sofre com a seca

Por Joselito Nogueira*

Através deste artigo, eu venho denunciar o estado de calamidade pública que passa o município de Belém do São Francisco, no Sertão pernambucano, devido à seca.

Todos os barreiros, açudes e barragens já secaram, consequentemente, a população da Zona Rural vive suas angústias, não tendo mais água para beber e alimentar seus animais, dependendo única e exclusivamente do carro pipa, que alinda sofre com a precariedade das estradas vicinais e acesso aos povoados.

A ajuda prestada pelo Governo Federal, através do Exército, é insuficiente para atender um município gigantesco como o nosso. Do jeito que as coisas estão caminhando, não vai ficar ninguém nesse Sertão de meu Deus, pois sabemos que quem prende o homem e a mulher do campo são os seus animais.

Portanto, apelamos para a sensibilidade das autoridades competentes, precisamos de medidas urgentes para a solução deste problema.

*Ex-vereador do município de Belém do São Francisco


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Serra Talhada 2021

20/10


2021

Prefeitura de Brejo entrega clínica de fisioterapia

O prefeito de Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora, inaugurou, na manhã de hoje, a nova Clínica Municipal de Fisioterapia. A Clínica passar ter novo ambiente humanizado, novos equipamentos, uma recepção ampla, maior conforto e nova sala de atendimento individual para pediatria.

A equipe contará com 5 fisioterapeutas ambulatoriais e 1 fisioterapeuta a domicílio, as especialidades serão: traumatologia, neurologia adulta e pediátrica, reumatologia, pediatria e reflexologia podal. “É um avanço para o município e para os pacientes que precisem do serviço. O prefeito Roberto Asfora dá mais um passo importantíssimo no cuidado as pessoas”, declarou Rodrigo Jordão, coordenador da Fisioterapia.

“Mesmo com todas as dificuldades encontradas, já passamos dos 7 mil atendimentos fisioterapêuticos, com a Clínica Municipal vamos ampliar os atendimentos e os serviços humanizado que é prioridade em nosso governo. Nem sempre, acontecimentos que nos causam traumas são evitáveis, mas se acontecer, o brejense terá todas as ferramentas necessárias para uma recuperação adequada e eficiente”, afirmou o prefeito.

O espaço entregue a população fica na Rua Gustavo Marinho Falcão, nº66, bairro do Canecão. Os atendimentos ao público são de segunda a sexta no período da manhã e tarde.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Pousada da Paixão

20/10


2021

Flor do deserto

Por Claudemir Gomes

O Santa Cruz não foi aprovado no vestibular para disputar a Copa do Nordeste 2022, fato que transformou a atual temporada num verdadeiro sepulcro para o Tricolor do Arruda, onde foram enterrados sonhos e esperanças.

O clima nas Repúblicas Independentes do Arruda é de um autêntico halloween. Todos estão armados numa caça às bruxas que, diga-se de passagem, não vai levar o clube a lugar algum, tampouco equacionar o monte de problemas que parece crescer a cada segundo.

Nada deu certo para o Santinha este ano. Isto é fato. Mas os transtornos do presente são resultantes de erros do passado. Evidente que, os atuais gestores não estão isentos de culpa. No mínimo foram incompetentes na condução do clube numa estrada sinuosa e esburacada. O resultado não poderia ser outro: os maus condutores colocaram a agremiação no abismo.

Em tempos de redes sociais, a moda são os memes. O sarro está grande em cima dos tricolores no mundo virtual. Tempos atrás a saída seria ouvir Maísa entonando o sucesso: “Meu mundo caiu”.

O que quero dizer com isso, ou seja, ao traçar um paralelo entre os dias atuais e um passado não tão recente, é que a dor da perda no futebol é uma coisa imensurável, independentemente da época em que as tragédias aconteçam. Doeu bastante no passado; está sendo torturante no presente e, se voltar a acontecer no futuro irá doer na mesma intensidade.

Conheço a história do Tricolor do Arruda, e isto me dar a segurança de afirmar que, o Clube do Arruda passou por outros dissabores tão amargos quanto. Os registros em sua centenária história dão conta de que a Cobra Coral sempre se levantou quando todos pensavam que estava morta. Uma autêntica Flor do Deserto, que sobrevive em terrenos arenosos.

Reza a lenda que “a flor do deserto seria um sinal divino para todos aqueles que se encontram perdidos possam achar o seu caminho”.

Evitei o lugar comum, não comparei o Santinha a uma Fenix que emergiu das cinzas. Embora isto tenha acontecido tantas vezes na sua trajetória de vida. O momento é imperativo, e me leva a sonhar com a cobra coral se transformando numa flor do deserto.

É que atualmente, nas Repúblicas Independentes do Arruda, o solo está tão inóspito, e os jardineiros são tão ruins, que somente uma flor do deserto seria capaz de se reconstruir com detalhes tão bonitos.

Sei que o Santa Cruz se apequenou demais. Para alguns críticos, está perto do fim, mas eu fico com a beleza da flor do deserto.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

SESC Outubro 2021

20/10


2021

Série da TV Cultura em Pernambuco

Da coluna de João Alberto

Ivan Júnior, presidente da TV Pernambuco, esteve reunido em São Paulo com o governador João Dória e os diretores da TV Cultura, José Roberto Maluf e Fábio Borba. Discutiram filmagens em Pernambuco da série “Duzentos Anos, a Independência do Brasil”. Produção será exibida em vários países e terá no elenco Antônio Fagundes, Maria Fernanda Candido e Daniel Oliveira.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se