Jaboatão - Nova UBS PET

11/06


2021

Medidas para amortizar a curva de infestação da Covid

Por Dirac Cordeiro*

Estamos há mais de 14 meses adotando várias medidas de restrição para combater a pandemia, as quais vão desde o “lockdown” até as limitações de horários de funcionamento das atividades comerciais nos dias úteis e nos finais de semana. Apesar disso, a função que explica tanto o número de casos infectados como o de óbitos continua fora de controle. Isto, mesmo diante do cenário de muitos que foram infectados nos anos de 2020 e 2021, após tomar as duas doses de vacinas.

O comportamento da série temporal de notificações do Covid-19 está se apresentando com uma componente de uma tendência preponderante e componente de nível mediano. Todas as séries epidemiológicas têm comportamentos singulares – como o caso da série das notificações da dengue –, nas quais a componente sazonal tem importância relevante nos modelos paramétricos de previsão.

Talvez por ser uma epidemia sem histórico no passado, os fatores sazonais são mais difíceis de  serem observados e, dessa maneira, os seus resultados apresentam dificuldades para os cálculos dos respectivos fatores sazonais. Por isso, ao longo do tempo, toda a abordagem feita pelos diversos jornais para apresentar o comportamento da série dos óbitos é com base num filtro linear estável denominado de média móvel, cujo período é de 7 dias. Deve-se lembrar da existência de médias móveis mais robustas, cujos resultados da componente de tendência são inferidos a partir da taxa de crescimento ou decrescimento.  

No nosso contexto atual, ações coercitivas são necessárias para amortecer drasticamente a   forte componente tendência, bem como a busca da redução da componente de nível, a qual vem se mantendo invariante. Para isso, é preciso sugerir (1) o uso de todas as vacinas disponíveis para a imunização dos usuários que circulam nos terminais de integração dos ônibus e do metrô, pois essas áreas são inexoravelmente as potenciais das infestações do vírus; (2) o uso do identificador de localização dos usuários infectados que chegam aos hospitais ou postos de atendimento. Após essa identificação, poder-se-ia se passar a utilizar modelos matemáticos de otimização para definir as métricas das zonas de influência onde se situam os usuários infectados.

No ano de 1998, vários estados lideraram o número de ocorrência das notificações da Dengue, sendo o Rio de Janeiro o que apresentava o maior número de casos e de óbitos. Em alguns estados da federação, o número de doentes em 2001 representou uma média de 32% do total de registrados em 1998 (o ano da grande epidemia). O percentual médio de infestação em cada estado chegou a atingir cerca de 1,5% da população das capitais acrescida às dos municípios que formam as suas regiões metropolitanas. Vale ressaltar que a Região Metropolitana do Recife (RMR) possui uma alta densidade populacional – a segunda do Brasil –; e, além disso, 50% dos domicílios não têm rede de esgoto e um grande percentual não dispõe de água encanada, fazendo uso de reservatórios e pequenos recipientes no seu dia-a-dia.

Elaboramos em 2002 um artigo para explicar o comportamento das notificações de Dengue (Communication in Statistics – Simulation and Computation 36(3)) no Brasil. A conclusão que tiramos foi com base na resposta do modelo; ou seja, “seria nula a probabilidade de erradicar a dengue na próxima década, principalmente pela forte influência da componente sazonal, que é “strongly correlated” pela desordem sanitária.

O legado deixado pela Dengue, Zica e Chikungunya foi muito ruim e ficou marcado na mente da população brasileira. Embora a Covid-19 e a Dengue sejam doenças díspares e não similares em óbitos, o grau de desordem sanitária interfere em ambas. Pelos relatos médicos, iremos conviver com a Covid-19 por longos anos, estabelecendo um ciclo de vacinas ao longo do tempo. Faz-se necessário buscar uma resposta para um processo estacionário com poucas oscilações; resposta está balizada pelos resultados da média móvel, cujos valores das notificações tendem para uma estabilidade em nível semelhante aos processos epidemiológicos ocorridos nos últimos 100 anos. Caso isso não ocorra, convergiremos a longo prazo para uma epidemia com altos e baixos sem controle.

*Doutor em Engenharia de Transporte


Email

Cabo - Pavimentação e Drenagem

Confira os últimos posts

26/09


2021

Ministro do Turismo também testa negativo para Covid

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, testou negativo para a Covid-19. Ele se submeteu ao exame no Hospital Naval de Brasília, na manhã de hoje.

Gilson integrou a comitiva que acompanhou o presidente Jair Bolsonaro, em Nova York, para a abertura da Assembleia Geral da ONU, na última terça-feira (21).

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) também estavam no grupo e foram diagnosticados com o novo coronavírus.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Petrolina setembro 2

26/09


2021

Bolsonaro usa a simplicidade como marketing político

Por Lucas Borges Teixeira, do UOL

Um presidente da República come pizza em pé na calçada junto a ministros de Estado durante uma viagem oficial. A imagem de Jair Bolsonaro (sem partido) em Nova York rodou o mundo por um motivo simples: ele não podia comer dentro de um restaurante em Nova York porque não comprovou a vacinação contra a covid-19.

Entre grupos bolsonaristas, no entanto, a foto foi compartilhada positivamente como prova da simplicidade do presidente. Essa tática de marketing político tem sido usada por Bolsonaro desde antes da eleição presidencial e, hoje, avaliam especialistas, serve para manter da sua base de apoio mais fiel e fazer cortina de fumaça para outras questões, além de não ser compatível com a sua real situação financeira.

A foto da pizza, como ficou conhecida, não foi a primeira e provavelmente não será a última imagem que liga o presidente à figura da simplicidade. Em sua primeira coletiva de imprensa após ser eleito, em novembro de 2018, a equipe de Bolsonaro montou os microfones sobre uma prancha de bodyboard em sua casa no Rio de Janeiro.

Em 2019, durante uma viagem oficial ao Japão, ele publicou uma foto cozinhando macarrão instantâneo brasileiro. A imagem do homem simples, em meio ao povo, pode ainda ser vista nas motociatas recorrentes e nas frequentes quebras de protocolo, como o uso obrigatório de máscara em locais públicos.

"Existe uma construção de discurso de personagem. É o que chamo de populismo digital, a busca pelo herói, a pessoa ideal que também é tangível. Ele se torna o chamado mito, mas, ao mesmo tempo, é gente como a gente", avalia Luiz Alberto de Farias, professor de Opinião Pública da ECA-USP (Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo).

"A ideia da foto na calçada é uma produção que vai alimentar outros discursos. Sempre há um cuidado em passar a mensagem de que ele está no governo, mas é um de nós. É o foco no discurso emocional, que foge da lógica. Veja que até as pessoas que o odeiam replicaram a imagem e ela acabou grudando no imaginário. Ele consegue ocupar espaço", continua Luiz Alberto .

A matéria completa está no UOL.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Sindicontas

26/09


2021

Caminho de Bolsonaro é o PTB

O destino do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deve ser mesmo o PTB. O líder nacional da sigla, Roberto Jefferson, fez alguns movimentos, abrindo caminho para a filiação do chefe do Executivo.

Entre as ações de Jefferson, está a possibilidade de Bolsonaro indicar cargos para a Executiva nacional. O senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) também está negociando com a cúpula do PTB e uma das exigências feitas é de que o partido tenha candidatos ao Senado em todas as unidades federativas e que o pai participe da escolha.

Flávio vem conversando com o presidente do PTB em São Paulo, o empresário Otávio Fakhoury, que teria concordado com a proposta, segundo o colunista Guilherme Amado, do portal Metrópoles.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


26/09


2021

Governo de PE abandona estrada de Nova Jerusalém


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Ipojuca - Microempreendedores

26/09


2021

Quer engordar, vá para Zé Tim-Tim

Meu amigo Robinho Pacheco, comandante-mor do hotel Paixão de Cristo e do teatro de Nova Jerusalém, o maior ao ar livre da América Latina, palco da encenação do drama e morte de Jesus Cristo, na Semana Santa, é um anfitrião de mão cheia.

Abriu as portas do seu maravilhoso hotel para curtir o fim de semana, depois de mais um pé na estrada pelo Agreste, e ainda me levou para provar da cozinha do Zé Tim-Tim, o melhor e mais aconchegante restaurante de Fazenda Nova. É lá que se come do melhor de todas as iguarias regionais, de tripa seca a uma caprichada mão de vaca.

Estivemos lá ontem na companhia de Robinho, o gaúcho Vanderlei, o empresário Xandão da Fonte, o empresário Robson Ferreira e meu amigo Almir, ambos de Santa Cruz do Capibaribe, além do meu cunhado Paulo Tosta, casado com minha irmã Ana Martins. Provamos de tudo, até mão de vaca.

Uma das sete maravilhas do Agreste!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Caruaru volta as aulas 2021

26/09


2021

Sertânia inaugura escola na zona rural amanhã

O prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira, vai estar amanhã (27) na comunidade rural do Sítio Bom Nome para inaugurar a Escola Municipal Antônio Batista de Melo. Para garantir a realização desta obra, foram investidos mais de R$ 394 mil com recursos próprios da Prefeitura.

A gestão ressalta que a nova escola permitirá aos alunos e profissionais mais conforto e uma educação melhor. O dinheiro veio do orçamento da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Projetos Especiais.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Serra Talhada 2021

26/09


2021

Ex-PTC, Agir36 fecha aliança com Ciro Gomes

Por Houldine Nascimento, da equipe do Blog

A direção nacional do partido Agir36, ex-PTC, se reuniu com o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), ontem, no Rio, para fechar apoio à pré-candidatura do pedetista à Presidência no próximo ano. A articulação partiu do vice-presidente nacional do Agir36, o pernambucano Fábio Bernardino, que preside a legenda no Estado.

Segundo o dirigente, essa aliança vale para todos os diretórios do Agir36 no Brasil. "Acreditamos que fizemos a melhor escolha para o futuro do Brasil. Todos nós brasileiros precisamos voltar a sonhar novamente com um país melhor. E ter um líder capacitado que possa colocar o país nos trilhos do desenvolvimento", disse Bernardino.

Na reunião, a sigla apresentou algumas sugestões para Ciro Gomes. O presidente nacional do Agir36, Daniel Tourinho, também comemorou a parceria com o pedetista.

No próximo dia 5 de outubro, em Brasília, o Agir36 fará o lançamento oficial da nova marca e anunciará outras mudanças.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Pousada da Paixão

26/09


2021

Bolsonaro testa negativo para a Covid-19

O presidente Jair Bolsonaro testou negativo para a Covid-19. De acordo com a Secretaria Especial de Comunicação Social, o exame foi realizado na manhã de hoje (26), no Palácio da Alvorada.

O teste foi feito em função da viagem do presidente aos Estados Unidos para participar da 76ª Assembleia Geral da ONU. Na terça-feira (21), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que integrou a comitiva, testou positivo para a covid-19. Queiroga cumpre quarentena em um hotel em Nova York. 

*Com informações da Agência Brasil


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Comentários

Rafael C.Soares Quintas

Muita gente morreu de graça, por acreditar na mídia nojenta, só porque o remédio era do Bolsonaro, conheço várias pessoas que tomaram e ficaram boas logo, bando de escrotos.

Rafael C.Soares Quintas

Eu também peguei essa covid-19 em julho/2020, no primeiro dia dos sintomas tomei Ivermectina e Azitromicina, com 2 dias estava sem sintomas nenhum, saiu o resultado positivo, mas já estava ótimo, não cansei nem fui pra hospital, apesar dos meus 63 anos, kk?kkk

Rafael C.Soares Quintas

Pois é, Bolsonaro teve Covid-19 no ano passado, nem vacina existia, tomou hidroxicloroquina e tá curado até hoje, nem chegou a cansar e nem foi pra hospital, e esse medicamento não tem eficácia, apesar dos seus 65 anos kk?kkk


SESC Agosto 2021

26/09


2021

Lampião ainda reina

Nesta fazenda, localizada em Fazenda Nova, no Agreste Setentrional, a 185 km do Recife, seus proprietários são adeptos da segurança imposta ainda no reinado do cangaço. Quem se aventura a entrar?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Bandeirantes Agosto 2021

26/09


2021

Márcia comemora 200 dias de gestão em Serra

Blog do Nill Júnior

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, do PT, comemorou em uma rede social a marca dos 200 dias de gestão. “Já se passaram 200 dias de governo, 200 dias de muito trabalho, 200 dias de muita dedicação, 200 dias cuidando de você”, disse.

Ela destacou o papel da equipe de de governo. “Esse trabalho não é feito sozinho, é a junção de muitas pessoas que se dedicam diariamente a trabalhar pelo desenvolvimento de Serra Talhada e cuidar de cada cidadão e cidadã serra-talhadense”.

E concluiu: “Nesses 200 dias eu só tenho a agradecer a todos que fazem parte dessa gestão e se comprometem todos os dias com o bem-estar do nosso povo. Muito obrigada”.

Márcia Conrado foi eleita em novembro com 60,54% dos votos válidos, um total de 26.565 votos. Apoiada pelo ex-prefeito Luciano Duque, Márcia construiu sua eleição com o discurso de continuidade, dando sua identidade à gestão.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Coluna do Blog
Publicidade

Publicidade

Publicidade

TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Opinião

Publicidade
Apoiadores
Parceiros