30/11


2020

Abstenção de 30% nas eleições surpreende

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, lamentou o alto índice de abstenção dos eleitores (cerca de 30%), no segundo turno das eleições municipais. As informações são do Blog do Riella.

É um percentual bem maior do que o desejável.

Barroso acha que a pandemia pode ter sido fator determinante para a ausência dos eleitores.

Nas cidades de Rio de Janeiro e Goiânia, os não-votantes “ganharam” dos candidatos eleitos a prefeito, o que surge como um resultado surpreendente e frustrante.

Nas principais cidades, São Paulo e Rio, a abstenção ultrapassou a média de 30%.


Email

Comentários

Osmar Costa Lima

Enquanto estava prestando atenção a quem não foi às urnas, fez de conta que não viu a boca de urna e a compra de votos, pelo PSB. Inocência ou conivência?


Cabo 2021

Confira os últimos posts

04/03


2021

“Sem saúde, não há economia”, diz Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu, em vídeo divulgado hoje, vacinação em massa contra a Covid-19 e "primeiro, a saúde" porque "sem saúde, não há economia". As informações são do Portal G1.

Segundo a assessoria do ministro, a gravação foi feita nesta quinta, mesmo dia em que o presidente Jair Bolsonaro xingou de "idiota" quem defende a compra de mais vacinas e acrescentou: "Só se for na casa da tua mãe" – veja mais abaixo.

No vídeo, Guedes aparece ao lado do senador Márcio Bittar (MDB-AC), relator da proposta de emenda à Constituição conhecida como PEC Emergencial, aprovada pelo Senado nesta quinta. Na gravação, o ministro comemora a aprovação do texto.

"Nós precisamos de saúde, emprego e renda. Primeiro, a saúde. Sem saúde, não há economia. E, da mesma forma, a vacinação em massa é o que vai nos permitir manter a economia em funcionamento", afirma Guedes no vídeo.

"Essa é a nossa pauta e nós vamos enfrentar esse desafio terrível que nós estamos enfrentando com a mesma coragem, a mesma determinação e a mesma cooperação de sempre", acrescentou o ministro.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


04/03


2021

Brasil passa a fazer parte do Protocolo de Nagoia

O Brasil depositou, hoje, na ONU, a carta de ratificação do Protocolo de Nagoia sobre Acesso e Repartição de Benefícios da Convenção de Diversidade Biológica (CDB), assinada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

A entrega da carta de ratificação encerra processo de debates que se estendia há anos no âmbito do Governo Federal e do Poder Legislativo. O Protocolo de Nagoia é um instrumento internacional que busca dar concretude ao pilar menos desenvolvido da CDB: o princípio do acesso aos recursos genéticos e a respectiva repartição dos benefícios oriundos do uso desses recursos.

O Brasil poderá participar das deliberações futuras no âmbito do Protocolo, que ocorrerão já a partir da próxima Conferência das Partes da CDB, na qualidade de país que dispõe de legislação avançada sobre biodiversidade e repartição de benefícios e que conta com um setor agropecuário moderno e com inestimáveis recursos genéticos derivados de seu patrimônio ambiental.

A adesão do Brasil ao Protocolo de Nagoia contribuirá para trazer segurança jurídica aos usuários e fornecedores de material genético e poderá desempenhar papel importante no processo de valorização dos ativos ambientais brasileiros, sobretudo no âmbito do pagamento por serviços ambientais e no desenvolvimento da bioeconomia.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Ipojuca 2021 IPTU

04/03


2021

Plataforma voltada às mulheres vítimas de violência

"Posso Provar" (www.possoprovar.org) é uma plataforma voltada para que as mulheres que sofrem algum tipo de violência possam colher provas digitais estáticas com validade jurídica contra os agressores. A iniciativa gratuita é fruto de uma parceria da BIDWEB com a OriginalMy, responsável pela tecnologia de blockchain capaz de capturar as provas e, ainda, enviar para os juristas responsáveis pelo caso.

Além da fornecedora da tecnologia, o projeto – nascido no Recife (PE), conta com outros apoiadores, como a Womcy Nordeste, liderado por Flávia Brito, também CEO da Bidweb Security IT, conselheira do Lide Mulher, integrante da Subcomissão de Proteção e Privacidade da OAB-PE e da IBRASPD.

O lançamento da plataforma "Posso provar" ocorre na próxima segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a partir das 18h.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


04/03


2021

Médico critica fechamento de UPA em Bonito

O cardiologista Edmilson Henauth (PCdoB), que disputou a eleição à Prefeitura de Bonito, no Agreste pernambucano, em 2020, foi às redes sociais, hoje, para criticar o prefeito Gustavo Adolfo (PSB). De acordo com o médico, o atual gestor fechou uma Unidade de Pronto-Atendimento, que era utilizada para receber pacientes com suspeita de Covid-19.

Henauth ressalta o momento crítico, com recorde de mortos pela doença no Brasil, e que a UPA teria sido uma luta sua quando atuou como vereador em Bonito. "O prefeito insiste em não cumprir a decisão judicial de fazer funcionar a UPA do nosso município", afirma.

O Blog segue aberto para que o prefeito Gustavo Adolfo se pronuncie sobre o tema.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Petrolina 2021

04/03


2021

Mãe diz que Hospam se recusou em atender filha autista

Em Serra Talhada, houve grande repercussão de um caso envolvendo a autônoma Aylane Gomes, 24 anos, que buscou atendimento para a filha, a pequena Laís Gomes, de apenas 2 anos, no Hospital Agamenon Magalhães (Hospam), na última segunda-feira (1º). De acordo com ela, a unidade de saúde se negou a atender a menina, autista, por apresentar sintomas gripais. O caso foi noticiado inicialmente pelo Farol de Notícias.

Conforme relato, Aylane procurou o Hospam duas vezes, mas sua filha não foi atendida. Houve encaminhamento da criança para os leitos de retaguarda no antigo Pronto Socorro São José, no Centro. Pelo fato de não haver diagnóstico de que a garota estava com Covid-19, a mãe avaliou que era imprudente ir a um ambiente em que pessoas foram acometidas pelo novo coronavírus.

“Perguntei (à enfermeira): ‘E é para minha filha morrer em casa?’ E ela disse: ‘Qualquer um pode morrer em casa.’ Começou a me tratar com grosserias e eu passei a filmar o acontecido. Ela e a outra enfermeira correram para dentro da unidade para se esconder. Eu me retirei e fui para a delegacia, achando eu que lá eu teria algum amparo, sendo que não fui amparada em nenhum momento. Fizeram pouco caso, não demonstraram empatia. Simplesmente ligaram para o hospital, que informou a mesma coisa que disseram a mim. Que a culpa era minha porque não procurei a retaguarda enquanto estava funcionando”, disse.

“No outro dia, mesmo com medo, tivemos que levar nossa filha para a retaguarda e fomos atendidos. O médico, já de cara, falou que lá não era o ambiente para minha filha. Não tinha os medicamentos ideais, mas a atenderam muito bem. As duas enfermeiras aplicaram uma medicação na minha filha e eles ficaram revoltados, porque não é a primeira vez que isso acontece. Disseram que não pode chegar uma pessoa no Hospam com uma dor de barriga que eles encaminham para a retaguarda. Eles não querem atender mais ninguém”, prosseguiu Aylane Gomes.

O blog Farol informou que entrou em contato com o diretor do Hospam, João Antônio, mas ele não retornou às ligações.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Serra Talhada 2021

04/03


2021

Pernambuco abre mais 20 leitos de UTI

A rede pública de saúde de Pernambuco será reforçada, amanhã, com mais 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), destinados aos pacientes com a Covid-19. As vagas – anunciadas durante coletiva de imprensa online, hoje, pelo secretário de Saúde André Longo – serão abertas por meio de um contrato entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e o Hospital Memorial Jaboatão, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

De acordo com André Longo, o Estado deverá abrir mais vagas nos próximos dias. “Temos a expectativa de colocar mais 40 leitos de UTI em operação. Mesmo diante de todos nossos esforços, a velocidade da doença tem superado nossa capacidade de abrir novas vagas. O respeito às regras de prevenção precisa ser compromisso de todos, porque só assim vamos conseguir atravessar este grave momento com menos mortes”, enfatizou.

Ao todo, desde o último sábado, o Governo de Pernambuco colocou em operação outros 52 leitos de terapia intensiva, nos hospitais Agamenon Magalhães (18), no Recife; Rui de Barros Correia (2), em Arcoverde; Inácio de Sá (5), em Salgueiro; e Eduardo Campos da Pessoa Idosa (27), em parceria com a Prefeitura do Recife. Atualmente, a rede estadual de saúde conta 1.990 leitos exclusivos para pacientes com diagnóstico ou suspeita de Covid-19, sendo 1.045 de UTI e 945 de enfermaria.

FISCALIZAÇÃO – A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) está reforçando o seu efetivo para garantir uma fiscalização mais rigorosa nas praias do litoral pernambucano e o cumprimento das medidas restritivas, que autorizam apenas o funcionamento de serviços essenciais nos finais de semana. A partir deste sábado (06.03), serão colocados nas ruas mais 1.690 policiais, totalizando 3.400 postos de trabalho e um investimento total de R$ 720 mil.

O secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire, coordenou reunião com secretários municipais de segurança do litoral e da Região Metropolitana, para alinhamento das ações. “Estaremos fazendo a fiscalização com equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, além da Apevisa e Procon, em parceria com órgãos municipais”, explicou.

Freire reforçou que casos de desobediência e de desacato serão conduzidos às unidades da Polícia Civil. “Mesmo sem haver flagrante, o inquérito pode ser instaurado pela Polícia Civil e os envolvidos serão responsabilizados”, frisou o secretário executivo. Essas pessoas estarão sujeitas a detenção de um mês a um ano, além de multa. O crime de infração de medida sanitária preventiva está previsto no Código Penal Brasileiro, no artigo 268. As denúncias devem ser feitas pelo telefone 190, que funciona 24 horas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Anuncie Aqui - Blog do Magno

04/03


2021

Editorial analisa veto de Bolsonaro a compra de vacinas

No Frente a Frente de hoje, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, o meu editorial foi sobre o veto de Bolsonaro a compra de vacinas pelos estados e municípios. Vale a pena conferir!

O Frente a Frente tem como cabeça de rede a Rádio Hits 103,1 FM, em Jaboatão dos Guararapes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Jornao O Poder

04/03


2021

A mídia do Governo em torno da Transposição


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Blog do Magno 15 Milhões de Acessos 2

04/03


2021

Collins quer igrejas na lista de serviços essenciais em PE

O deputado estadual Cleiton Collins (PP) é mais um da bancada evangélica a pedir que as igrejas entrem na lista de serviços essenciais em Pernambuco. Durante reunião plenária da Assembleia Legislativa, na manhã de hoje, ele fez um apelo para que um projeto de sua autoria que reconhece os templos religiosos como atividade essencial seja votado com urgência. De acordo com o pepista, 12 estados brasileiros já incluem as igrejas nesta categoria.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


04/03


2021

Mulheres ampliam crescimento do cooperativismo

A efetiva participação da mulher, ocupando cargos de liderança nas mais diversas funções e espaços de decisão, vem crescendo bastante no Brasil, com destaque para o segmento do cooperativismo de crédito em municípios como Petrolina, em Pernambuco, Juazeiro e Senhor do Bonfim, na Bahia.

Atuando com uma equipe onde mais de 50% dos colaboradores são do sexo feminino, e tendo à frente três mulheres nos principais cargos de gestão e cinco em postos de chefia, a cooperativa de crédito Sicredi Vale do São Francisco, é hoje, um dos modelos de negócio que mais crescem na região, regida pela equidade de gênero e valorização das competências femininas.

Consciência, inspiração, motivação e conteúdo prático. Estes são os traços principais do perfil de atuação da gerente de Desenvolvimento de Negócios, Edna Burgos. Ela está na cooperativa há 18 anos, onde ingressou em 2003, na função de caixa. Depois de crescer profissionalmente, atuando nos cargos de gerente de Relacionamento e gerente de Negócios, Edna atualmente estimula projetos produtivos, colabora com a inclusão econômica global dos associados e orienta uma equipe de 11 gerentes e assistentes à atingir as metas do planejamento estratégico anual em meio a um mercado financeiro sempre em mudança.

Outro exemplo do empoderamento feminino no Sicredi Vale do São Francisco, Islayne Coelho trabalha na cooperativa há 13 anos. Começou em março de 2008, como assistente administrativo, em fevereiro de 2012 foi promovida à supervisora Operacional e, em maio desse mesmo ano, Islayne Coelho já ocupava o cargo de gerente de Controladoria. Hoje na função de gerente de Controles Internos, ela tem sob sua responsabilidade um conjunto de procedimentos que envolve planejamento e processos operacionais eficácia/eficiência, cumprimento de normas, validação de dados contábeis, assegurar proteção dos ativos, analisar e mitigar riscos, proteger o patrimônio e garantir o Compliance com as leis e regulações aplicáveis.

De acordo com a gerente de Operações Administrativas, Edyvania Carvalho, o Sistema Sicredi valoriza os potenciais femininos, eliminando barreiras para que as mulheres tenham cada vez mais voz e vez, liderança e protagonismo. Ela iniciou na cooperativa em 2005, na função de estagiária, passou por diversos setores (caixa, administrativo, tesouraria, TI e recuperação de crédito), e hoje se orgulha de uma trajetória de desafios e conquistas.

Segundo dados da Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB), atualmente cerca de 52% dos associados são mulheres. No Sicredi Vale do São Francisco este percentual é de um pouco mais de 25%, mas para Edyvania Carvalho, a perspectiva é de pleno crescimento tendo em vista a presença cada vez maior do público feminino em estratégias de poder e decisão.

Questionadas acerca das comemorações do Dia Internacional da Mulher (8 de março), as três representantes do Sicredi Vale do São Francisco responderam em uníssono e afirmativamente: “As mulheres devem confiar em si mesmas, buscar inspiração interior e o empoderamento, manter a autoestima e dedicação ao trabalho, objetivando a realização profissional e como ser humano”.

O ponto alto das comemorações do Dia Internacional da Mulher será a palestra online ‘Economia também é coisa de mulher: desempenho da economia brasileira e perspectivas para 2021’. Promovida pelo Sistema Sicredi em parceria com o Icatu Seguros, a palestra será ministrada pela economista e chefe da Icatu Seguros, Victória Werneck na segunda-feira (8) às 20h. As inscrições podem ser feitas através do endereço: bit.Ly/economianodiadamulher.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se