FMO janeiro 2020

11/12


2019

Alepe fecha ciclo de cursos amanhã

A divulgação de conteúdos falsos nas redes sociais e em outros canais digitais nas disputas municipais de 2020 deve ser um dos maiores desafios na eleição do próximo ano. E o tema será destaque na última edição do curso “Eleições 2020 – Novas Regras”, promovido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A capacitação, que teve um total de 12 encontros, será realizada amanhã, no Recife, no auditório Sérgio Guerra na Assembleia Legislativa, das 13h às 17 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected].

O ex-corregedor do TRE-PE Alexandre Pimentel falará sobre o “Combate à Desinformação Eleitoral” na palestra prevista para começar às 16h05. Outro tema que deve pautar fortemente as eleições 2020 é o da importância das candidaturas femininas que será abordado pela advogada Carolina Rosendo (15h35).

O curso Eleições 2020 tratará ainda da “Extinção das Coligações” com o diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos (13h30); da “Prestação de Contas” com o chefe da seção de auditoria de contas partidárias do TRE, Marcos Andrade (14h05); e para finalizar as “Expectativas para 2020” com o diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE, Delmiro Campos (16h35).

Serão contemplados municípios como Abreu e Lima, Araiçoaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Fernando de Noronha, Goiana, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão, Moreno, Olinda, Paulista e São Lourenço da Mata.


Email

IPTU Cabo

Confira os últimos posts

20/02


2020

Bolsonaro vê situação de "guerra urbana" no Ceará

Por G1

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (20) que a situação no Ceará é de "guerra urbana" e que, com a chegada de militares ao estado, "o bicho vai pegar".

Bolsonaro deu as declarações em uma transmissão ao vivo em uma rede social. Mais cedo, nesta quinta, o presidente assinou um decreto no qual autorizou o envio de tropas das Forças Armadas ao Ceará para reforçar a segurança pública no estado (relembre no vídeo mais abaixo).

O Ceará enfrenta uma crise na segurança em meio a um motim de policiais militares. A categoria se diz insatisfeita com a proposta de reajuste salarial apresentada pelo governo local.

"O pessoal que está cometendo delitos, crimes nessas regiões – onde, por um motivo qualquer, por um motivo justo, estão indo as Forças Armadas para lá – tem que entender que o pessoal verde está chegando e o bicho vai pegar. Porque, se é para tratar com flor essa galera, não fiquem enchendo nosso saco e vão pedir para outras instituições para cumprir esta missão", afirmou Bolsonaro na transmissão ao vivo.

"Isso é coisa de responsabilidade, coisa séria. Se estamos em guerra urbana, temos que mandar gente para lá para resolver esse problema", acrescentou o presidente.

Nesta quinta, homens encapuzados cercaram policiais civis e tomaram a viatura. Na quarta, homens também encapuzados em um carro da PM ordenaram, e comerciantes fecharam as portas na cidade de Sobral.

De acordo com a Secretaria de Segurança do Ceará, mais de 300 policiais militares do estado já respondem a Inquérito Policial Militar (IPM) e a processos disciplinares por envolvimento no movimento.

Confira a íntegra da reportagem aqui: Bolsonaro vê situação de 'guerra urbana' e diz que 'bicho vai ...


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Governo de PE - Decimo Terceiro

20/02


2020

Meu editorial no Frente a Frente – 20/02/2020

Se você perdeu o Frente a Frente de hoje, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, tendo como cabeça de rede a Rádio Nova 98,7 FM, no Recife, escute agora o meu editorial.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

acolher

20/02


2020

Secretaria reforça ações de combate à Violência e Drogas

A campanha “Não brinque com a vida” realiza seu segundo carnaval, nas ruas. De acordo com o secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides, a ideia é orientar e informar o folião sobre os serviços ofertados pela pasta, além de promover o diálogo com o cidadão.

Servidores públicos da Secretaria de Políticas de Prevenção estão escalados para a campanha, durante o Carnaval. Eles são responsáveis pela divulgação de informação e distribuição de itens de cuidados pessoais, além das atividades do Atitude nas Ruas.

Os trabalhos começaram desde o pré-Carnaval e seguem até a terça-feira gorda. A maioria das atividades está concentrada no Recife e em Olinda, mas também terá equipe no Cabo de Santo Agostinho (Enseada dos Corais), em Bezerros e em Pesqueira. As atividades começaram no sábado, dia 15, com a saída do Bloco da Sucata.

Três equipes do Atitude nas Ruas e uma de prevenção à violência vão fazer parte do Desfile do Galo da Madrugada. Além da divulgação do programa de proteção e acolhimento de usuários de crack e outras drogas, as equipes de prevenção à violência estarão distribuindo abanadores com dicas de prevenção: a prática da empatia, o exercício da cultura de paz, o preceito da moderação e a necessidade de se respeitar a todas as pessoas.

Além da campanha para o período de Carnaval, os núcleos de Apoio e Intensivo, do Atitude fizeram a própria programação de atividades no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Caruaru. Os centros Apoio e Intensivo terão brincadeira com máscaras, pintura de rosto, formação de bloco e outras atividades para os usuários que integram o programa.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


20/02


2020

Blitz do Detran alerta motoristas sobre acidentes

Para alertar a população que vai brincar ou descansar durante os festejos de momo, agentes de trânsito da Operação Prevenção “Segundos que Salvam Vidas” estiveram, hoje, na Av. Presidente Kennedy, realizando blitz com objetivo de evitar acidentes. Na ocasião, houve explanação por parte dos agentes sobre a maneira correta do uso das cadeirinhas, o porquê do uso do cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo, e, principalmente, alertar para não conduzir o veículo após fazer uso de bebidas alcoólicas.

Na ação, que abordou mais de 300 condutores, foram distribuídos folders da Operação, sob o título “Diversão e Responsabilidade”, e leques contendo dicas de boas práticas no trânsito. Os motoristas receberam material explicativo sobre como baixar o Documento do Carro, o Certificado de Registro e Licenciamento Veicular – CRLV Digital, no celular.

Em todas as blitzes da Operação Prevenção, que acontecerão de 21 a 25 de fevereiro, estará disponibilizado o etilômetro, caso o folião esteja em dúvida se pode conduzir o veículo ou não. Esse ano, o Órgão de trânsito está oferecendo para os foliões os serviços de emissão de Nada Consta, solicitação da 2ª via da CNH, emissão de taxas, multas e agendamento de serviço, além de poder consultar a pontuação da Carteira Nacional de Habilitação – CNH, no Detran Itinerante, caminhão equipado com três guichês de atendimento, gerador próprio e computadores com acesso à internet para fazer o atendimento interligado com a base de dados do Detran.

Segundo o diretor presidente do Detran, Roberto Fontelles, durante todo carnaval, para dar maior fluidez no trânsito, as Operação Rota de Fuga e Trânsito Seguro estarão nos municípios de Caruaru, Vitória, Bezerros, Pesqueira, Ipojuca (Porto de Galinhas), Paulista (Janga e Maria Farinha), Ilha de Itamaracá e Nazaré da Mata. Para tanto, os agentes de trânsito estarão distribuindo materiais com dicas de boas práticas no trânsito, alertando sempre sobre não falar ao telefone quando estiver dirigindo; uso do cinto de segurança, inclusive no banco de trás; e o perigo de misturar volante e álcool, sempre apontando alternativas de transporte, com o objetivo de minimizar acidentes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Cúpula Hemisférica

20/02


2020

Projeto itinerante sobre saúde capilar é lançado

Um projeto itinerante com a missão de criar uma conexão com a sociedade a partir da quebra de tabus sobre cuidados com o cabelo. Idealizado pelo médico pernambucano Dr. Teilhard Barros, o “Capilo em Folia” será lançado no Carnaval do Recife e de Olinda. A primeira ação – com uma tenda itinerante, especialistas de saúde capilar, mascotes e distribuição de ecocopos –, acontecerá na abertura do Carnaval de Olinda, hoje, a partir das 18h, na Praça João Pessoa. A iniciativa pretende criar um ambiente descontraído e construtivo que gere a conscientização sobre o bem-estar do cabelo, saúde, estética, cirurgias e inovações.

Capilo, um dos mascotes da Clínica Teilhard Restauração Capilar – localizada na Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife –, dá nome ao projeto e vem mostrar que “brincadeira com cabelo é coisa séria”. Algumas das temáticas a serem abordadas serão a importância de proteger o cabelo no sol; na chuva; no mar; da alopecia de tração (causada por penteados), etc. Um serviço fornecido para a população de forma leve, lúdica, moderna e eficiente.

Junto ao Capilo, outros mascotes que irão participar da ação serão Dr. Telhá, HairTot (transformer para análise capilar); Anatelo (cabelo transplantado com a técnica FUT); Kataneo (cabelo militar transplantado com a técnica FUE); Quenoá, Telena (com alopecia por tração) e Hairbot, uma menina-robô. Telena representa uma mulher negra com alopecia, já que o problema capilar é muito comum nesta etnia, devido à tração que o uso constante de penteados afro gera nos fios. “Tivemos a preocupação de trazer a diversidade, um dos pilares do projeto, aos mascotes”, comentou Dr. Teilhard.

Além da diversidade, o Capilo em Folia se ampara nos conceitos de sustentabilidade, inovação e braço social. As camisas do Capilo serão adquiridas mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível nas tendas itinerantes. Depois dos eventos, os mantimentos serão reunidos e destinados a instituições sociais/ONGs da Região Metropolitana do Recife (RMR). “Já o viés ecológico foi pensado com a elaboração de ecocopos. Vamos distribuir copos ecológicos para os foliões, com tirantes, e a ideia é que sejam reutilizados depois”, explicou o Dr.Teilhard.

As tendas itinerantes do Capilo em Folia ainda contarão com um super diferencial em inovação e tecnologia: o primeiro laboratório – também itinerante – para análise do couro cabeludo. Em uma cabine privativa com um computador e a Hairbot, será possível realizar demonstrações sobre o cabelo. “Por exemplo, uma pessoa pode sair do mar, ir à cabine e ver exatamente como fica seu couro cabeludo naquela situação”.

Roteiro do Capilo em Folia no Carnaval

Depois do lançamento do Capilo em Folia na abertura do Carnaval de Olinda, a iniciativa também marcará presença no Recife Antigo, no domingo de carnaval (23), e fechará a programação carnavalesca com chave de ouro na Terça-Feira Gorda (25), em Olinda, com tenda itinerante e desfile pelas ladeiras com orquestra de frevo.

Depois do Carnaval, a ideia é que o projeto continue circulando no formato de talks em eventos corporativos, sociais e culturais do Brasil. “Queremos promover o compartilhamento de informações e pensamos em uma forma de fazer isso em um ambiente descontraído, mas construtivo”, comentou o Dr. Telhiard.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Prefeitura de Serra Talhada

20/02


2020

Câmara de Itacuruba prejudica população

Caro Magno,

O município de Itacuruba foi vítima, ontem, da atitude irresponsável do presidente da Câmara de Vereadores, vereador Mazinho, que não colocou para votação o projeto enviado pela Prefeitura, desde o dia 15 de janeiro, para uso de recursos do pré-sal e de emenda para aquisição de veículos e realização de obras de interesse da população.

Os recursos já estão disponíveis na conta da Prefeitura e todas as obrigações do Governo Municipal foram cumpridas. Caso não haja aprovação amanhã, teremos que devolver o dinheiro.

Com isso o nosso município irá perder: um trator agrícola, uma van para o transporte escolar, uma van para transporte de pacientes, uma sala de raio x e a reforma do Clube Municipal.

Itacuruba não merece essa perseguição.

Bernardo Maniçoba – prefeito de Itacuruba pelo MDB


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Prefeitura de Limoeiro

20/02


2020

APAC emite novo alerta de chuvas

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) emitiu um novo alerta para a possibilidade de chuvas moderadas a fortes no Recife. A previsão é válida para as próximas 24 horas. A Defesa Civil do Recife reforça que mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h. A orientação é que moradores de locais de risco procurem abrigos seguros em caso de necessidade e acionem o órgão.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Banner de Arcoverde

20/02


2020

Vice de Limoeiro vai disputar a prefeitura pelo Avante

Marcelo Motta, vice-prefeito de Limoeiro, acertou a sua migração para o partido Avante, visando disputar o comando da prefeitura da cidade no pleito de outubro. O acerto aconteceu, na manhã de hoje, na sede da legenda, no Recife, e contou com a presença do deputado federal Sebastião Oliveira.

“Limoeiro é uma importante cidade do Agreste pernambucano.  É um dos 50 municípios que o Avante vai entrar firme na disputa. A chegada de Marcelo Motta reforça a nossa sigla, que se fortalece em todas as regiões do estado”, destacou Waldemar Oliveira, presidente do partido em Pernambuco.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


20/02


2020

Blog também bomba no programa de Hugo Esteves


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


20/02


2020

TJPE funciona em regime de plantão durante o Carnaval

No período de amanhã até a quarta-feira de cinzas (26/2), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) funcionará em regime de plantão, das 13h às 17h, atendendo ações cíveis e criminais com caráter de urgência. Além do plantão de 1º e 2º graus na Capital, também haverá atendimento na Região Metropolitana e em 14 comarcas do Interior. Confira todos os endereços, números de telefone e mais detalhes na página do Plantão Judiciário.

As unidades da RMR e do Interior que atenderão os municípios circunvizinhos são: Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Nazaré da Mata, Limoeiro, Vitória de Santo Antão, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Ouricuri e Petrolina. Já o plantão judiciário do 2º Grau será realizado no Núcleo de Distribuição e Informação Processual, localizado no térreo do Palácio da Justiça, no bairro de Santo Antônio.

Galo da Madrugada – O Juizado do Folião estará presente em mais um Carnaval do Recife. No sábado (22/2), durante o desfile do bloco, a unidade atenderá ocorrências que envolvem crimes de menor potencial ofensivo. Serão dois polos de apoio à população, onde os cidadãos poderão fazer o registro de ocorrências: no térreo do Fórum Thomaz de Aquino, na avenida Martins de Barros, 593, bairro de Santo Antônio; e na Estação Central do Metrô do Recife, situada na Rua Floriano Peixoto, no bairro de São José. O serviço vai funcionar das 13h às 21h.

Levantamento – Em 2019, o Juizado do Folião registrou sete Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO´s), sendo duas provocações de tumulto, uma ameaça e quatro posse de drogas para uso pessoal, resultando em quatro transações penais nas quais três foram em prestações de serviços à comunidade e uma prestação pecuniária no valor de 200 reais. Em um dos processos, a conduta típica não foi comprovada e nos dois restantes houve a extinção da punibilidade.

Aeroporto – O Juizado Especial Cível do Aeroporto do Recife atuará normalmente durante o Carnaval, efetuando acordos céleres nos casos de conflitos entre passageiros e empresas de aviação. A unidade funciona das 7h às 19h, no 1º andar da Ala Sul do Aeroporto Internacional Gilberto Freyre/Guararapes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores