FMO janeiro 2020

09/12


2019

Receita libera consulta ao 7º lote do IR nesta segunda

Restituição do IR

O crédito bancário para 320.606 contribuintes será realizado no dia 16 de dezembro, totalizando o valor de 700 milhões de reais.

Foto: Marcelo Casal

Por Agência Brasil

 

A partir das 9h desta segunda-feira 9, estará disponível para consulta o sétimo lote de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) 2019. O lote contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018.

O crédito bancário para 320.606 contribuintes será realizado no dia 16 de dezembro, totalizando o valor de 700 milhões de reais. Desse total, 172.952.366,7 reaiss são para contribuintes com preferência: 3.308 idosos acima de 80 anos, 21.410 com idade entre 60 e 79 anos, 3.172 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 9.789 cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.


Email

IPTU Cabo

Confira os últimos posts

20/02


2020

Meu editorial no Frente a Frente – 20/02/2020

Se você perdeu o Frente a Frente de hoje, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, tendo como cabeça de rede a Rádio Nova 98,7 FM, no Recife, escute agora o meu editorial.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Governo de PE - Decimo Terceiro

20/02


2020

Secretaria reforça ações de combate à Violência e Drogas

A campanha “Não brinque com a vida” realiza seu segundo carnaval, nas ruas. De acordo com o secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides, a ideia é orientar e informar o folião sobre os serviços ofertados pela pasta, além de promover o diálogo com o cidadão.

Servidores públicos da Secretaria de Políticas de Prevenção estão escalados para a campanha, durante o Carnaval. Eles são responsáveis pela divulgação de informação e distribuição de itens de cuidados pessoais, além das atividades do Atitude nas Ruas.

Os trabalhos começaram desde o pré-Carnaval e seguem até a terça-feira gorda. A maioria das atividades está concentrada no Recife e em Olinda, mas também terá equipe no Cabo de Santo Agostinho (Enseada dos Corais), em Bezerros e em Pesqueira. As atividades começaram no sábado, dia 15, com a saída do Bloco da Sucata.

Três equipes do Atitude nas Ruas e uma de prevenção à violência vão fazer parte do Desfile do Galo da Madrugada. Além da divulgação do programa de proteção e acolhimento de usuários de crack e outras drogas, as equipes de prevenção à violência estarão distribuindo abanadores com dicas de prevenção: a prática da empatia, o exercício da cultura de paz, o preceito da moderação e a necessidade de se respeitar a todas as pessoas.

Além da campanha para o período de Carnaval, os núcleos de Apoio e Intensivo, do Atitude fizeram a própria programação de atividades no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Caruaru. Os centros Apoio e Intensivo terão brincadeira com máscaras, pintura de rosto, formação de bloco e outras atividades para os usuários que integram o programa.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

acolher

20/02


2020

Blitz do Detran alerta motoristas sobre acidentes

Para alertar a população que vai brincar ou descansar durante os festejos de momo, agentes de trânsito da Operação Prevenção “Segundos que Salvam Vidas” estiveram, hoje, na Av. Presidente Kennedy, realizando blitz com objetivo de evitar acidentes. Na ocasião, houve explanação por parte dos agentes sobre a maneira correta do uso das cadeirinhas, o porquê do uso do cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo, e, principalmente, alertar para não conduzir o veículo após fazer uso de bebidas alcoólicas.

Na ação, que abordou mais de 300 condutores, foram distribuídos folders da Operação, sob o título “Diversão e Responsabilidade”, e leques contendo dicas de boas práticas no trânsito. Os motoristas receberam material explicativo sobre como baixar o Documento do Carro, o Certificado de Registro e Licenciamento Veicular – CRLV Digital, no celular.

Em todas as blitzes da Operação Prevenção, que acontecerão de 21 a 25 de fevereiro, estará disponibilizado o etilômetro, caso o folião esteja em dúvida se pode conduzir o veículo ou não. Esse ano, o Órgão de trânsito está oferecendo para os foliões os serviços de emissão de Nada Consta, solicitação da 2ª via da CNH, emissão de taxas, multas e agendamento de serviço, além de poder consultar a pontuação da Carteira Nacional de Habilitação – CNH, no Detran Itinerante, caminhão equipado com três guichês de atendimento, gerador próprio e computadores com acesso à internet para fazer o atendimento interligado com a base de dados do Detran.

Segundo o diretor presidente do Detran, Roberto Fontelles, durante todo carnaval, para dar maior fluidez no trânsito, as Operação Rota de Fuga e Trânsito Seguro estarão nos municípios de Caruaru, Vitória, Bezerros, Pesqueira, Ipojuca (Porto de Galinhas), Paulista (Janga e Maria Farinha), Ilha de Itamaracá e Nazaré da Mata. Para tanto, os agentes de trânsito estarão distribuindo materiais com dicas de boas práticas no trânsito, alertando sempre sobre não falar ao telefone quando estiver dirigindo; uso do cinto de segurança, inclusive no banco de trás; e o perigo de misturar volante e álcool, sempre apontando alternativas de transporte, com o objetivo de minimizar acidentes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


20/02


2020

Projeto itinerante sobre saúde capilar é lançado

Um projeto itinerante com a missão de criar uma conexão com a sociedade a partir da quebra de tabus sobre cuidados com o cabelo. Idealizado pelo médico pernambucano Dr. Teilhard Barros, o “Capilo em Folia” será lançado no Carnaval do Recife e de Olinda. A primeira ação – com uma tenda itinerante, especialistas de saúde capilar, mascotes e distribuição de ecocopos –, acontecerá na abertura do Carnaval de Olinda, hoje, a partir das 18h, na Praça João Pessoa. A iniciativa pretende criar um ambiente descontraído e construtivo que gere a conscientização sobre o bem-estar do cabelo, saúde, estética, cirurgias e inovações.

Capilo, um dos mascotes da Clínica Teilhard Restauração Capilar – localizada na Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife –, dá nome ao projeto e vem mostrar que “brincadeira com cabelo é coisa séria”. Algumas das temáticas a serem abordadas serão a importância de proteger o cabelo no sol; na chuva; no mar; da alopecia de tração (causada por penteados), etc. Um serviço fornecido para a população de forma leve, lúdica, moderna e eficiente.

Junto ao Capilo, outros mascotes que irão participar da ação serão Dr. Telhá, HairTot (transformer para análise capilar); Anatelo (cabelo transplantado com a técnica FUT); Kataneo (cabelo militar transplantado com a técnica FUE); Quenoá, Telena (com alopecia por tração) e Hairbot, uma menina-robô. Telena representa uma mulher negra com alopecia, já que o problema capilar é muito comum nesta etnia, devido à tração que o uso constante de penteados afro gera nos fios. “Tivemos a preocupação de trazer a diversidade, um dos pilares do projeto, aos mascotes”, comentou Dr. Teilhard.

Além da diversidade, o Capilo em Folia se ampara nos conceitos de sustentabilidade, inovação e braço social. As camisas do Capilo serão adquiridas mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível nas tendas itinerantes. Depois dos eventos, os mantimentos serão reunidos e destinados a instituições sociais/ONGs da Região Metropolitana do Recife (RMR). “Já o viés ecológico foi pensado com a elaboração de ecocopos. Vamos distribuir copos ecológicos para os foliões, com tirantes, e a ideia é que sejam reutilizados depois”, explicou o Dr.Teilhard.

As tendas itinerantes do Capilo em Folia ainda contarão com um super diferencial em inovação e tecnologia: o primeiro laboratório – também itinerante – para análise do couro cabeludo. Em uma cabine privativa com um computador e a Hairbot, será possível realizar demonstrações sobre o cabelo. “Por exemplo, uma pessoa pode sair do mar, ir à cabine e ver exatamente como fica seu couro cabeludo naquela situação”.

Roteiro do Capilo em Folia no Carnaval

Depois do lançamento do Capilo em Folia na abertura do Carnaval de Olinda, a iniciativa também marcará presença no Recife Antigo, no domingo de carnaval (23), e fechará a programação carnavalesca com chave de ouro na Terça-Feira Gorda (25), em Olinda, com tenda itinerante e desfile pelas ladeiras com orquestra de frevo.

Depois do Carnaval, a ideia é que o projeto continue circulando no formato de talks em eventos corporativos, sociais e culturais do Brasil. “Queremos promover o compartilhamento de informações e pensamos em uma forma de fazer isso em um ambiente descontraído, mas construtivo”, comentou o Dr. Telhiard.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Cúpula Hemisférica

20/02


2020

Câmara de Itacuruba prejudica população

Caro Magno,

O município de Itacuruba foi vítima, ontem, da atitude irresponsável do presidente da Câmara de Vereadores, vereador Mazinho, que não colocou para votação o projeto enviado pela Prefeitura, desde o dia 15 de janeiro, para uso de recursos do pré-sal e de emenda para aquisição de veículos e realização de obras de interesse da população.

Os recursos já estão disponíveis na conta da Prefeitura e todas as obrigações do Governo Municipal foram cumpridas. Caso não haja aprovação amanhã, teremos que devolver o dinheiro.

Com isso o nosso município irá perder: um trator agrícola, uma van para o transporte escolar, uma van para transporte de pacientes, uma sala de raio x e a reforma do Clube Municipal.

Itacuruba não merece essa perseguição.

Bernardo Maniçoba – prefeito de Itacuruba pelo MDB


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Prefeitura de Serra Talhada

20/02


2020

APAC emite novo alerta de chuvas

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) emitiu um novo alerta para a possibilidade de chuvas moderadas a fortes no Recife. A previsão é válida para as próximas 24 horas. A Defesa Civil do Recife reforça que mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h. A orientação é que moradores de locais de risco procurem abrigos seguros em caso de necessidade e acionem o órgão.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Prefeitura de Limoeiro

20/02


2020

Vice de Limoeiro vai disputar a prefeitura pelo Avante

Marcelo Motta, vice-prefeito de Limoeiro, acertou a sua migração para o partido Avante, visando disputar o comando da prefeitura da cidade no pleito de outubro. O acerto aconteceu, na manhã de hoje, na sede da legenda, no Recife, e contou com a presença do deputado federal Sebastião Oliveira.

“Limoeiro é uma importante cidade do Agreste pernambucano.  É um dos 50 municípios que o Avante vai entrar firme na disputa. A chegada de Marcelo Motta reforça a nossa sigla, que se fortalece em todas as regiões do estado”, destacou Waldemar Oliveira, presidente do partido em Pernambuco.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Banner de Arcoverde

20/02


2020

Blog também bomba no programa de Hugo Esteves


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


20/02


2020

TJPE funciona em regime de plantão durante o Carnaval

No período de amanhã até a quarta-feira de cinzas (26/2), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) funcionará em regime de plantão, das 13h às 17h, atendendo ações cíveis e criminais com caráter de urgência. Além do plantão de 1º e 2º graus na Capital, também haverá atendimento na Região Metropolitana e em 14 comarcas do Interior. Confira todos os endereços, números de telefone e mais detalhes na página do Plantão Judiciário.

As unidades da RMR e do Interior que atenderão os municípios circunvizinhos são: Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Nazaré da Mata, Limoeiro, Vitória de Santo Antão, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Ouricuri e Petrolina. Já o plantão judiciário do 2º Grau será realizado no Núcleo de Distribuição e Informação Processual, localizado no térreo do Palácio da Justiça, no bairro de Santo Antônio.

Galo da Madrugada – O Juizado do Folião estará presente em mais um Carnaval do Recife. No sábado (22/2), durante o desfile do bloco, a unidade atenderá ocorrências que envolvem crimes de menor potencial ofensivo. Serão dois polos de apoio à população, onde os cidadãos poderão fazer o registro de ocorrências: no térreo do Fórum Thomaz de Aquino, na avenida Martins de Barros, 593, bairro de Santo Antônio; e na Estação Central do Metrô do Recife, situada na Rua Floriano Peixoto, no bairro de São José. O serviço vai funcionar das 13h às 21h.

Levantamento – Em 2019, o Juizado do Folião registrou sete Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO´s), sendo duas provocações de tumulto, uma ameaça e quatro posse de drogas para uso pessoal, resultando em quatro transações penais nas quais três foram em prestações de serviços à comunidade e uma prestação pecuniária no valor de 200 reais. Em um dos processos, a conduta típica não foi comprovada e nos dois restantes houve a extinção da punibilidade.

Aeroporto – O Juizado Especial Cível do Aeroporto do Recife atuará normalmente durante o Carnaval, efetuando acordos céleres nos casos de conflitos entre passageiros e empresas de aviação. A unidade funciona das 7h às 19h, no 1º andar da Ala Sul do Aeroporto Internacional Gilberto Freyre/Guararapes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


20/02


2020

AutoVale será lançada no dia 5 de março

Um encontro, na manhã de hoje, na sede da Prefeitura de Petrolina, confirmou a presença do prefeito Miguel Coelho no lançamento da Feira de Tecnologia Automotiva do Vale do São Francisco - AutoVale, que vai acontecer no próximo dia 5 de março às 19h no auditório do SENAI.

Para o lançamento da segunda edição da AutoVale, que em 2018 reuniu mais de 150 marcas expositoras, foi sucesso de vendas e atraiu um público de 10 mil visitantes, a coordenação do evento vai trazer a palestra 'Tendências do Setor Automotivo' com Flávio Portela, diretor de vendas da SK Automotive.

De acordo com o presidente da Autovasf (Associação dos Reparadores Automotivos do Vale do São Francisco), Vital Sampaio, a feira vai trazer muitos benefícios para a região com a presença de fabricantes, fornecedores, revendedores nacionais e internacionais das linhas leve, pesada, duas rodas e acessórios, ou seja motos, carros e caminhões. "Além das novidades da indústria, distribuidores e representantes do segmento de reparação e reposição, o público também poderá conferir uma programação formativa com oficinas, cursos e palestras", ressaltou.

Realizada pela Autonor Empreendimentos, mesma empresa que promove desde 1999, em Recife – PE a Feira de Tecnologia Automotiva (Autonor), a 2ª AutoVale está agendada para o período de 14 a 16 do próximo mês de outubro no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho.

O prefeito Miguel Coelho destacou a importância da feira, garantiu a parceria da prefeitura e reforçou o apoio aos eventos que trazem inovação e reduzem custos para o consumidor municipal. "Esta segunda edição vem consolidar a AutoVale enquanto evento que proporciona novas oportunidades de negócios, geração de empregos e incremento à economia do setor de autopeças e também dos segmentos do comércio, turismo e de serviços que também faturam nesse período", enfatizou o prefeito.

Além da prefeitura também são parceiros da AutoVale, o Sebrae, FIEPE-IEL, Autovasf, Sincopeças-PE, SEST-SENAT, Assopeças - PE, SENAI, Sindirepa e CDL Petrolina. O Vale do São Francisco conta hoje com 1 milhão de veículos e 1.179 empresas ligadas ao setor automotivo e a área de influência da AutoVale abrange um raio de 400 km, uma população de 4.500.000 pessoas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores