FMO janeiro 2020

18/11


2019

Luciana comanda Seminário Mulheres e Repúblicas

A governadora em exercício Luciana Santos comandou, na manhã do hoje, a solenidade de abertura do 4º Seminário Internacional Mulheres e Repúblicas: Um Olhar das Mulheres sobre a Democracia Hoje, no Palácio do Campo das Princesas. Realizado pela Secretaria da Mulher de Pernambuco, o evento busca discutir a participação das mulheres nos fenômenos políticos da sociedade ao longo dos 130 anos de República brasileira. A cerimônia contou ainda com a presença da primeira-dama do Estado, Ana Luiza Câmara.

Luciana Santos substitui o governador Paulo Câmara, que está em viagem oficial ao exterior. Ela defendeu que, para além de garantir políticas públicas que contemplem os direitos das mulheres, o debate de ideias é sempre necessário para seguir alcançando novas conquistas. “Precisamos elevar a consciência política e, para elevar a consciência política, esses seminários são fundamentais, porque resgatam muito do que foi o papel da mulher na luta pela democracia, na luta pela república”, afirmou Luciana.

A presidente e sócia da The Connections Group, Catherine Allen, foi a palestrante da primeira mesa, com o tema “A Contribuição Feminista à Democracia”. Em um segundo momento, a secretária executiva da Secretaria da Mulher, Ana Callou, coordenou a mesa que abordou a temática “Mulheres de Partidos e suas Instâncias de Empoderamento”.

“É uma grande satisfação estar no centro do poder de Pernambuco, no Palácio do Campo das Princesas, com o dia dedicado às mulheres. Isso é um indicador de que as mulheres do nosso Estado, do nosso Nordeste, querem sim fortalecer a democracia”, pontuou a secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro, que coordenou a terceira e última mesa do seminário, na qual traçou um panorama da representatividade das mulheres à luz das eleições de 2018.

Também estiveram presentes a secretária da Controladoria Geral do Estado, Érika Lacet; o cônsul geral dos Estados Unidos no Recife, John Barrett; a promotora de Justiça do Ministério Público Federal, Andrea Nunes; a gerente de Formação e Gênero da Secretaria da Mulher, Juliana Gouveia; e a representante das Juntas Codeputadas, Jô Cavalcanti.


Email

IPTU Cabo

Confira os últimos posts

20/02


2020

TJPE funciona em regime de plantão durante o Carnaval

No período de amanhã até a quarta-feira de cinzas (26/2), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) funcionará em regime de plantão, das 13h às 17h, atendendo ações cíveis e criminais com caráter de urgência. Além do plantão de 1º e 2º graus na Capital, também haverá atendimento na Região Metropolitana e em 14 comarcas do Interior. Confira todos os endereços, números de telefone e mais detalhes na página do Plantão Judiciário.

As unidades da RMR e do Interior que atenderão os municípios circunvizinhos são: Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Nazaré da Mata, Limoeiro, Vitória de Santo Antão, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Ouricuri e Petrolina. Já o plantão judiciário do 2º Grau será realizado no Núcleo de Distribuição e Informação Processual, localizado no térreo do Palácio da Justiça, no bairro de Santo Antônio.

Galo da Madrugada – O Juizado do Folião estará presente em mais um Carnaval do Recife. No sábado (22/2), durante o desfile do bloco, a unidade atenderá ocorrências que envolvem crimes de menor potencial ofensivo. Serão dois polos de apoio à população, onde os cidadãos poderão fazer o registro de ocorrências: no térreo do Fórum Thomaz de Aquino, na avenida Martins de Barros, 593, bairro de Santo Antônio; e na Estação Central do Metrô do Recife, situada na Rua Floriano Peixoto, no bairro de São José. O serviço vai funcionar das 13h às 21h.

Levantamento – Em 2019, o Juizado do Folião registrou sete Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO´s), sendo duas provocações de tumulto, uma ameaça e quatro posse de drogas para uso pessoal, resultando em quatro transações penais nas quais três foram em prestações de serviços à comunidade e uma prestação pecuniária no valor de 200 reais. Em um dos processos, a conduta típica não foi comprovada e nos dois restantes houve a extinção da punibilidade.

Aeroporto – O Juizado Especial Cível do Aeroporto do Recife atuará normalmente durante o Carnaval, efetuando acordos céleres nos casos de conflitos entre passageiros e empresas de aviação. A unidade funciona das 7h às 19h, no 1º andar da Ala Sul do Aeroporto Internacional Gilberto Freyre/Guararapes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Governo de PE - Decimo Terceiro

20/02


2020

AutoVale será lançada no dia 5 de março

Um encontro, na manhã de hoje, na sede da Prefeitura de Petrolina, confirmou a presença do prefeito Miguel Coelho no lançamento da Feira de Tecnologia Automotiva do Vale do São Francisco - AutoVale, que vai acontecer no próximo dia 5 de março às 19h no auditório do SENAI.

Para o lançamento da segunda edição da AutoVale, que em 2018 reuniu mais de 150 marcas expositoras, foi sucesso de vendas e atraiu um público de 10 mil visitantes, a coordenação do evento vai trazer a palestra 'Tendências do Setor Automotivo' com Flávio Portela, diretor de vendas da SK Automotive.

De acordo com o presidente da Autovasf (Associação dos Reparadores Automotivos do Vale do São Francisco), Vital Sampaio, a feira vai trazer muitos benefícios para a região com a presença de fabricantes, fornecedores, revendedores nacionais e internacionais das linhas leve, pesada, duas rodas e acessórios, ou seja motos, carros e caminhões. "Além das novidades da indústria, distribuidores e representantes do segmento de reparação e reposição, o público também poderá conferir uma programação formativa com oficinas, cursos e palestras", ressaltou.

Realizada pela Autonor Empreendimentos, mesma empresa que promove desde 1999, em Recife – PE a Feira de Tecnologia Automotiva (Autonor), a 2ª AutoVale está agendada para o período de 14 a 16 do próximo mês de outubro no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho.

O prefeito Miguel Coelho destacou a importância da feira, garantiu a parceria da prefeitura e reforçou o apoio aos eventos que trazem inovação e reduzem custos para o consumidor municipal. "Esta segunda edição vem consolidar a AutoVale enquanto evento que proporciona novas oportunidades de negócios, geração de empregos e incremento à economia do setor de autopeças e também dos segmentos do comércio, turismo e de serviços que também faturam nesse período", enfatizou o prefeito.

Além da prefeitura também são parceiros da AutoVale, o Sebrae, FIEPE-IEL, Autovasf, Sincopeças-PE, SEST-SENAT, Assopeças - PE, SENAI, Sindirepa e CDL Petrolina. O Vale do São Francisco conta hoje com 1 milhão de veículos e 1.179 empresas ligadas ao setor automotivo e a área de influência da AutoVale abrange um raio de 400 km, uma população de 4.500.000 pessoas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

acolher

20/02


2020

Confraria de Boçais

Por Cássio Rizzonuto

Ao observador imparcial, causa enorme surpresa a movimentação do Congresso Nacional, em especial da Câmara, criando dificuldades ao pleno desempenho do mandato presidencial. Todos os dias, somos brindados com decisões tomadas por congressistas que desejam o controle de quase tudo.

É como se o fato de não estar mais acontecendo denúncias de grandes desvios financeiros, falcatruas rotineiras que se divulgavam todos os meses, estivesse prejudicando membros das duas Casas Congressuais. Deputados e senadores estão brincando com fogo.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), está para convocar o Congresso para derrubar vetos de Bolsonaro que impedem congressistas de controlarem R$ 42,6 bilhões (bilhões, com “B”), do orçamento deste ano. Imaginava-se que o deputado ou o senador trabalhasse pelo salário, em prol do país, mas parece que não!

Muita gente sabe como a coisa funciona: O deputado ou senador (não são todos, claro), aprova emenda e destina alguns milhões para obras em seu estado. Quando o dinheiro chega lá, algum familiar, ou preposto de sua excelência, possui empresas com máquinas e apetrechos que realizam porcamente o serviço.

É assim que essa gente enriquece e se perpetua nos cargos. Comprando tudo e todos. No Judiciário, vai-se descobrindo, também, que a venda de sentenças e benesses transforma suas excelências (os “magistrados”) em bandoleiros mais perigosos do que os integrantes do cangaço. Basta olhar a composição das chamadas Cortes.

O presidente do STF, Dias Toffoli, que sempre foi serviçal do PT, é acusado com provas irrefutáveis de receber propina de cem mil reais mensais do escritório de advocacia de sua mulher, Roberta Rangel, e nunca respondeu nem nada aconteceu, nenhuma medida de apuração ou moralização.

O Tribunal de Contas da União é uma vergonha. Ministros que ali se encontram são acusados dos mais variados crimes de roubo puro e simples e tratados como se fossem a mais fina flor de lótus. E todos dão declarações moralistas e querem enquadrar o presidente da República e impor “velha moral” que ninguém aguenta mais.

Não é possível continuar como estamos e o quadro que se desenha é dos mais preocupantes. Não pode haver ordem ou progresso quando os maiores figurões, os que ocupam cargos de expressão na República, dão provas diárias de envolvimento direto em fraudes e trapaças. Todos com a maior cara de pau, jurando inocência.

O episódio em Sobral (CE), quando o senador Cid Gomes (PDT), avançou com retroescavadeira para cima de membros da Polícia Militar, expõe certeza de impunidade inferida do fato. Não tivesse sido atingido por tiros, sua excelência atropelaria grupo de pessoas à frente da máquina possante.

O que se percebe, mesmo, é movimento no Congresso para afastar o presidente. Isso mostra o quanto é largo o fosso entre congressistas e o povo. Rodrigo Maia, o Botafogo, e Alcolumbre vão colocar a população inteira, nas ruas, contra eles e sua trupe. Pelo andar da carruagem, tudo tende a se agravar rapidamente.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


20/02


2020

Lula confirma Marília, mas vai sondar diretório

Após se reunir com as bancadas petistas da Câmara e do Senado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que o PT apoiará candidaturas de outros partidos de esquerda no Rio de Janeiro e em Porto Alegre, no primeiro turno.

“Eu gostaria que o PT tivesse candidato em todas as cidades, porque a disputa eleitoral é um momento de você utilizar rádio e televisão para dizer qual é o legado. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade de você, ao vivo, desmentir as mentiras que são contadas todo santo dia pelas redes sociais”, disse o petista.

Dentro dessa estratégia, Lula também deixou claro seu apoio ao nome da deputada petista Marília Arraes para a prefeitura de Recife, apesar da disputa interna dentro do próprio partido no estado, liderado pelo senador Humberto Costa.

“Eu defendo que ela seja candidata em Recife. É lógico que a decisão final depende da Marília e depende dos diretórios regional e municipal de Recife. Eu só posso demonstrar o que eu tenho preferência. Agora, quando o PT se reunir e tomar uma decisão, o Lula será um soldado a serviço do PT”, disse o ex-presidente.

Em 2018, Lula foi duramente criticado ao interferir para que a neta do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes desistisse da candidatura – que aparecia bem nas pesquisas – ao governo do estado, para evitar que o PSB ficasse ao lado de Ciro Gomes na eleição presidencial.

Na capital fluminense, já está consolidada a aliança em torno do nome do deputado Marcelo Freixo (PSol) e, em Porto Alegre, o partido estará na chapa com a ex-deputada Manuela D’Ávila (PCdoB).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Cúpula Hemisférica

20/02


2020

Sem perder a razão

Por Cláudio Soares*

As pessoas estão cada vez mais distantes do debate político na rede social. A missão interpretativa mostra-se das mais difíceis.

Em um ambiente fundamentalmente polarizado, como se mostra o Brasil desde a eleição de 2018, o intérprete do momento político deve ser sereno de forma a evitar revanchismos, de maneira a evitar corporativismo e de forma a evitar excessos no resultado da atividade interpretativa, seja tornando o debate hiperbólico, seja tornando a política estéril.

E, justamente nesta perspectiva, encontra-se o acirramento que enseja xingamentos, intrigas e até brigas entre amigos de longas datas.

De um lado, há aqueles que, genuinamente, entendem que esse tipo de comportamento é necessário para combater o lado oposto. De outro, há aqueles que buscam intimidar a atividade do bom debate e a desalienação de tantos.

Somos formadores de opinião e não somos surdos, nem mudos. Surdo é aquele que não tem tempo de ouvir uma reclamação de um cidadão ou o apelo de uma coletividade, pois sempre está bajulando o poder e apenas trabalha para garantir seus tostões no fim do mês. Mudo consiste em não externar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia. É preferível falar o que se enxerga a ficar calado, mesmo sabendo que se contraria interesses de alguns 'amigos'. Respeita-se a opinião alheia ou a intolerância tende somente a crescer.

É necessário gerenciar a emoção e capacitar o ego, que consiste na vontade consciente, para administrar razão e a emoção. Expandir o debate político é uma satisfação muito grande para alcançar a extirpação de muitos canalhas do cenário político. Mas um debate salutar e sem as agarras de agressões levianas e fúteis.

*Advogado e jornalista


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Prefeitura de Serra Talhada

20/02


2020

Carta aberta ao povo de São Lourenço da Mata

Povo de São Lourenço da Mata,

Meus amigos e minhas amigas, desprendido de toda e qualquer vaidade e sempre pensando no bem coletivo, venho aqui com o coração aberto falar sobre o futuro de nossa amada cidade.

A hora da definição chegou. Assim, estou aqui para agradecer o apoio e o aconchego que sempre tive de cada um de vocês, e para convidá-los a continuarmos juntos.

Estamos nas fileiras de uma nova eleição. O front nos espera. E os nossos projetos por um São Lourenço melhor, mais humano, e mais igual nos aguardam.

A política, como dizia Ettore Labanca, se faz com gestos largos, nobres. Com compreensão, com respeito e dignidade. Com humanidade.

Reconheço que um dia houve diferenças entre nós. Elas existiram naturalmente como acontece entre as pessoas que lutam por seus ideais, e que por vezes se desencontram.

Há sentimentos, objetivos, e responsabilidades maiores pela frente, e para o futuro de nosso Município.

Por isso, eu quero agora, humildemente, ter para minha história pessoal a possibilidade de fazer “o meu grande gesto”, sempre pensando no povo que já me depositou a confiança em ser vereador, vice-prefeito e me acompanhou quando fui alçado à condição de prefeito interino.

Desta feita, anuncio a oficialização da retirada da minha pré-candidatura a prefeito de São Lourenço da Mata e, consequentemente, a união com Vinícius Labanca. Realinhamento que batizamos de ‘União Por São Lourenço’.

Meus objetivos têm nos projetos de Vinícius Labanca, grandes afinidades. Convidado por ele, vou segui-lo como seu vice-prefeito, por um São Lourenço mais próspero, e por menos desigualdades entre nós.

Com arestas aparadas, convergimos no que acreditamos ser crucial para os próximos 4 anos: pôr fim ao descaso da atual administração e implantar um governo altivo, moderno e sensível, principalmente aos menos favorecidos.

 Espero que o nosso carinho se justifique, e que unidos cheguemos ao que desejamos todos nós a partir de outubro.

Um abraço carregado do mais puro afeto e gratidão!

Dr. Gabriel Neto

Vice-prefeito de São Lourenço da Mata


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Prefeitura de Limoeiro

20/02


2020

Motorista morto em Custódia

Prezado Magno,

Momentos depois de lê sua matéria mostrando o aumento dos índices de assassinatos em Pernambuco, acaba de ser morto a tiros, um grande amigo meu, o motorista Joseildo, que trabalhava fazendo transporte de passageiros no município de Custódia. O crime foi cometido por dois homens em uma moto branca, na estrada que dá acesso à cidade.

É o quarto assassinato em Custódia apenas nesse mês de fevereiro, isto para uma cidade de pequeno porte, fato que nos assusta e deixa nossa cidade insegura e muito preocupada.

Gilberto de Belchior – vereador de Custódia


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Banner de Arcoverde

20/02


2020

Cid fala pela primeira vez sobre tiros


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


20/02


2020

Recife lanterninha

Abaixo de municípios como Salvador e Fortaleza, capitais nordestinas que seguem investindo no desenvolvimento urbano e social, Recife aparece na 16ª posição da tabela que mostra a fragilidade das contas públicas.

A maioria dos prefeitos das capitais entrou no último ano dessa gestão com pouca margem de manobra nas contas públicas. Dos 26 municípios, apenas oito estão com uma situação fiscal confortável.

O quadro das finanças dos municípios foi detalhado pela primeira vez num estudo realizado pela consultoria Tendências. Pelo levantamento, as prefeituras de Rio Branco, Palmas, Boa Vista, Curitiba, Porto Velho, Vitória, Aracaju e Manaus são as que estão com as contas públicas mais ajustadas.

As prefeituras receberam notas de 0 a 10 com base em seis indicadores: endividamento; poupança corrente, liquidez, resultado primário, despesa com pessoal e encargos sociais e investimentos. Cada item recebeu um peso diferente e, em seguida, foi feita uma média para cada.

Pelo levantamento, os municípios com boa capacidade fiscal precisam ter nota média igual ou acima de 6. Para ser considerado com muito boa capacidade, a nota tem de ultrapassar 8.

"No caso das capitais, o quadro é bastante heterogêneo. Dá para ver que muitas delas refletem um pouco a situação fiscal dos Estados", afirma o economista e responsável pelo estudo, Fabio Klein. Um levantamento similar, focado nas contas estaduais, mostrou que apenas sete governadores lidam com uma situação fiscal confortável.

Em ano eleitoral, centenas de cidades brasileiras estão próximas do colapso financeiro. Um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) revela que 229 prefeitos devem decretar calamidade nas contas públicas em 2020. O número esperado para este ano é bem maior do que o observado em 2019, quando 69 prefeituras emitiram esse tipo de decreto.

Na prática, o dispositivo serve para alertar governos estaduais, União e sociedade de que serviços públicos municipais serão afetados devido à crise financeira, mas não exime o gestor local da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

"Por meio desse decreto, o gestor está dizendo para a população que vai ter de cortar serviços, que não está conseguindo, com o orçamento, cumprir as obrigações que foram atribuídas (ao município) nos últimos anos", diz o presidente da CNM, Glademir Aroldi.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


20/02


2020

SENAI Petrolina entrega 211 profissionais ao mercado

Uma solenidade alegre e de muita emoção marcou a noite da última terça-feira, durante a formatura de 211 alunos dos cursos técnicos do SENAI Petrolina, realizada na própria escola. O encontro, que apresentou os concluintes dos cursos de Administração, Alimentos, Eletromecânica, Eletrotécnica, Manutenção Automotiva, Refrigeração e Climatização ao mercado de trabalho regional, foi aberto pelo presidente do Sistema FIEPE, Ricardo Essinger. “Sabemos o quanto o mercado de trabalho em Petrolina é concorrido, mas vocês, hoje, são profissionais de excelência e estão qualificados para aumentar a produtividade das indústrias regionais. Boa sorte e um futuro brilhante para cada um dos novos técnicos”, enfatizou Essinger.

O prefeito do município, Miguel Coelho, também chamou a atenção para o número de novos profissionais e a quantidade e qualidade dos cursos oferecidos na cidade. “Os cursos técnicos são uma das modalidades de qualificação mais demandadas no mercado de trabalho em todo País. Aqui não é diferente e Petrolina também prefere os alunos egressos dessa escola. Venham trabalhar conosco e ajudar a nossa cidade a crescer mais ainda”, convidou.

Após a leitura do juramento, feita pelo formando do curso técnico em Eletrotécnica, Welton Rodrigues, os concluintes receberam os certificados e a oradora das turmas, Ysla Raiane, relembrou momentos significativos na escola. “Foram tempos muito enriquecedores, momentos de construção, trocas e aprendizado. Aprendemos muito e estamos prontos para atuarmos nas nossas áreas”, ressaltou. Falaram, ainda, durante a solenidade a diretora regional do SENAI Pernambuco, Camila Barreto; a diretora de Educação, Carla Abigail; e o gerente da unidade e gestor regional do sistema FIEPE, Flávio Guimarães.

Também fizeram uso da palavra o patrono dos formandos, Valnei de Amorim, que atua como supervisor da Unidade de Manutenção de Subtransmissão do Interior da Celpe, e a paraninfa das turmas, a docente Bruna Nascimento. Um estudo realizado pelo SENAI revelou que, até 2023, a indústria pernambucana irá precisar de mais de 270 mil profissionais qualificados e que os cursos técnicos são uma das modalidades de qualificação que poderão atender à essa demanda.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores