FMO janeiro 2020

31/12


2017

Tem que manter isso, viu?

Bernardo Mello Franco – Folha de S.Paulo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em 2017, um gravador indiscreto quase derrubou o governo. O aparelhinho flagrou Michel Temer numa conversa para lá de imprópria com Joesley Batista, que já estava na mira da PF.

O empresário teve menos sorte que o presidente e vai passar o Réveillon na prisão.

No dia de comer as lentilhas, a coluna relembra o diálogo do Jaburu e outras frases que marcaram o ano.

*

"Tem que manter isso, viu?" — Michel Temer, presidente, dando instruções sobre um ex-deputado em silêncio na cadeia.

"Todo mês" — Joesley Batista, dono da JBS, mostrando que entendeu bem o que tinha que manter.

"Investigação malfeita" — Gilmar Mendes, ministro do STF, criticando as denúncias da Procuradoria contra seu amigo na Presidência.

"Eu vi a fita, eu vi a mala de dinheiro, eu vi a corridinha na televisão" — Luís Roberto Barroso, ministro do STF, rebatendo a crítica do colega.

"Tem que ser um que a gente mata ele antes dele fazer delação" — Aécio Neves, senador, descrevendo o tipo ideal para carregar sua mala.

"Se acabar o foro, é para todo mundo. Aí é todo mundo na suruba, não uma suruba selecionada" — Romero Jucá, senador, sobre a maior preocupação do ano no Congresso.

"Tenho cinco filhos. Foram quatro homens, a quinta eu dei uma fraquejada e veio uma mulher" — Jair Bolsonaro, deputado, lembrando que o que está ruim sempre pode piorar.

"Eu sei que tô lascado, todo dia tem um processo" — Lula, ex-presidente, admitindo que está... lascado.

"Eu não matei Odete Roitman" — Sérgio Cabral, ex-governador, descobrindo um crime que não cometeu.

"Nós não vai ser preso, nós sabemos que nós não vai" — Joesley Batista, empresário, mostrando que não tinha talento para prever o futuro.

"Não sei como Deus me colocou aqui" — Michel Temer, presidente, confundindo Deus com um ex-deputado em silêncio na cadeia. 


Email

Comentários

Fernandes

Duran mostra extratos da Odebrecht que foram falsificados para Lava Jato usar contra o PT informação gravíssima que ajuda a entender porque a insistência em negar acesso aos bancos de dados e documentos da delação em lote dos 78 executivos da Odebrecht: O livro-bomba sobre a Lava Jato, prometido pelo doleiro espanhol Tacla Duran, começa a dar frutos. Tacla é o doleiro cuja declaração de renda comprovou pagamentos a Rosângela Moro, ao primeiro amigo Carlos Zucolotto e a Leonardo Santos Lima.

Fernandes

Depois de descobrir a maior reserva de petróleo do mundo, Brasil passa a ser importador de seu próprio petróleo. Cadê os paneleiros?

JOÃO FREIRE CORRÊA LIMA

A Folha e seus \"jornalistas\" chorando por não terem conseguido derrubar o Temer.


Jaboatão - Família Acolhedora

Confira os últimos posts

29/11


2021

Anderson na filiação de Bolsonaro

Presidente estadual do PL, mas no plano estadual alinhado com o PSDB da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, estará amanhã na filiação do presidente Bolsonaro ao partido. Com isso, ele sinaliza que pode ficar no palanque de Bolsonaro em Pernambuco, desfazendo a aliança prévia com a tucana.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

ALEPE - Ações Sociais

29/11


2021

Lyra: Com Bolsonaro no PL, Aliança entre Raquel e Anderson fica inviável

Em entrevista à CBN Caruaru, hoje, o ex-governador João Lyra Neto falou sobre as possíveis composições para as eleições de 2022 e o impacto da entrada de Bolsonaro no PL na relação entre Raquel Lyra (PSDB), prefeita de Caruaru e pré-candidata ao Governo do Estado, e Anderson Ferreira (PL), prefeito de Jaboatão dos Guararapes. As informações são do blog Pernambuco Urgente.

Em relação à entrada de Jair Bolsonaro no PL, o ex-governador vê esse cenário como um fato importante, declarando haver uma impossibilidade política de continuação da aliança entre o PSDB e o PL, constatando que deverá ocorrer um outro alinhamento político com outros partidos que já declararam apoio ao Movimento Levanta Pernambuco. “Fica inviável, se Anderson continuar no partido, ele terá que votar em Bolsonaro. Raquel terá que fazer um novo alinhamento político para 2022”, disse Lyra.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Cabo - Pavimentação e Drenagem

29/11


2021

Priscila comemora economia com cancelamento de compra

A deputada estadual Priscila Krause utilizou as redes sociais, no início da noite de hoje, para comemorar a decisão da Prefeitura do Recife de revogar a compra de galpão no Cabo de Santo Agostinho em prol da utilização como almoxarifado da Secretaria de Saúde do Recife. De acordo com a parlamentar, a decisão de devolver o galpão e cancelar a compra demonstra que o atual prefeito reconhece a aquisição inadequada da gestão do seu antecessor, o ex-prefeito Geraldo Julio (PSB).

“O ex-prefeito deixou uma série de pendências administrativas para o povo do Recife pagar e nós estamos levantando isso desde dezembro do ano passado. O galpão no Cabo é simbólico e finalmente aponta que a atual gestão concorda conosco de que se tratava de um gasto absurdo e suspeito. No final das contas, ganha o cidadão pagador de impostos, que deixará de bancar uma compra desnecessária, sem licitação, de quase treze milhões de reais”, afirmou Priscila através de sua conta no Twitter.

Para a parlamentar, é fundamental que os órgãos de controle sigam cobrando respostas de atos administrativos dos últimos meses da gestão passada passíveis de investigação. “OTribunal de Contas do Estado e o Ministério Público de Contas tiveram papel fundamental nessa questão do galpão, que foi uma compra cujo termo de dispensa data de vinte e nove de dezembro do ano passado e que não havia qualquer justificativa para ter acontecido”, registrou.

No início de janeiro, Priscila Krause levou a denúncia aos órgãos de controle e a conselheira Teresa Duere, relatora das contas da Secretaria de Educação do Recife em 2021 determinou que fosse instaurado uma auditoria especial. Ela também expediu alerta de responsabilização impedindo que os R$ 12,8 milhões da aquisição fossem repassados à empresa proprietária do imóvel, a Nova Terra Incorporadora e Construtora Ltda.

Na época da denúncia, Priscila afirmou que não havia justificativa para o Almoxarifado da Secretaria de Educação ficar tão distante das unidades escolares e que já existia um contrato de locação para o funcionamento de uma unidade semelhante no bairro da Muribeca, em Jaboatão, válido por mais cinco anos.

A deputada também é autora de outra representação, no Tribunal, em torno de outra compra sem transparência, também nas últimas semanas da gestão, na área de educação. Trata-se da aquisição de 14 mil equipamentos musicais ao custo de R$ 10,9 milhões. Não houve licitação no âmbito da Prefeitura do Recife. A parlamentar registrou que também não houve transparência – o contrato não foi publicado nem no Diário Oficial nem no Portal da Transparência – além da ausência da razoabilidade, já que a quantidade de instrumentos profissionais seria capaz de implantar 500 bandas escolares na cidade, número maior até que o de escolas da rede.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


29/11


2021

Barroso diz que teste de segurança não mostrou risco

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, hoje, o resultado dos testes de segurança feitos no sistema de urna eletrônica para as eleições de 2022. Os testes foram realizados durante seis dias e envolveram o trabalho de diversos especialistas em tecnologia da informação, que tentaram acessar o sistema das urnas, a fim de identificar possíveis falhas de segurança.

De acordo com o tribunal, foram encontradas cinco falhas – que deverão ser corrigidas até o dia do pleito, e que não são capazes de influenciar o resultado da eleição.

“Nenhum dos ataques conseguiu ser bem sucedido relativamente ao software da urna. [...] Ninguém conseguiu invadir o sistema e oferecer risco para o resultado das eleições", informou o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso.

Ao todo, 26 investigadoras e investigadores inscritos colocaram em prática 29 planos de ataques ao sistema. Destes, 24 não conseguiram ultrapassar nenhuma barreira de segurança.

Previsto inicialmente para terminar na sexta-feira (26), o teste se estendeu até o sábado a pedido do grupo de investigadores da Polícia Federal. Pela primeira vez, a prorrogação foi prevista no edital, totalizando 6 dias de testes.

Ainda segundo Barroso, o ataque que produziu maior preocupação foi o da Polícia Federal. Mesmo nesse caso, não houve risco de que algum voto fosse alterado. “Eles conseguiram entrar dentro da rede do TSE, mas não conseguem chegar no sistema de votação. Ou seja, é um ataque importante que temos que encontrar mecanismos de bloquear, mas não é grave porque só consideramos grave o que tem a potencialidade de alterar o voto do eleitor. E nenhum teve essa potencialidade”, ressalvou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Comentários

Alberto Costa Santos

Derrete aonde gado. Governo Bolsonaro aumenta verba da Globo e diminui a de TVs religiosasEmissora volta a ficar em primeiro lugar, superando Record e SBT; repasses para grupos evangélicos e católicos caem para um terço na comparação com 2020. 24 nov 2021, 14h34 -

JORGE GUERREIRO

Derrete Globo Lixo.


Petrolina outubro 2021

29/11


2021

Doria nega ter convidado Leite para ser coordenador

O governador de São Paulo, João Doria, afirmou em coletiva de imprensa, hoje, que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, terá protagonismo na campanha do PSDB à Presidência da República. Em uma eleição interna marcada por problemas, Doria venceu em primeiro turno neste sábado (27) as prévias do PSDB para a escolha do candidato ao Palácio do Planalto nas eleições do ano que vem. O governador de São Paulo teve 53,99% dos votos, superando Leite (44,66%) e Arthur Virgílio (1,35%).

Hoje, Doria afirmou que convidou Eduardo Leite para o diálogo, mas negou que tenha feito convite para que o governador do Rio Grande do Sul seja seu coordenador de campanha. "Ontem eu li e vi depoimentos, talvez por algum equívoco, de que eu teria convidado Eduardo Leite para ser o coordenador da nossa campanha. Eu não fiz esse convite. Eu convidei o Eduardo a dialogar e ele aceitou", disse Doria.

Segundo o governador de São Paulo, o papel de Leite na campanha será acertado em conversa após volta de viagem aos Estados Unidos. "Na volta dos EUA nós estaremos conversando para que ele nossa ter um papel de protagonismo na campanha do PSDB, na nossa campanha, mas não na coordenação. Ele é o coordenador do Rio Grande do Sul. Eu jamais faria esse convite, não porque faltem méritos ao Eduardo, mas ele vota a fazer o seu papel para que foi eleito, que é conduzir os destinos do Rio Grande do Sul e dos gaúchos. Nós precisamos ter um coordenador que fique próximo do candidato. Não é preciso ser paulista, mas é preciso que ele esteja em São Paulo”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Sindicontas

29/11


2021

Jaboatão e Neoenergia firmam parceria

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, se reuniu, hoje, com o diretor-presidente do grupo Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral, para firmar um termo de cooperação técnica com a meta de compartilhar, com outros municípios pernambucanos, experiências exitosas e boas práticas na gestão eficiente dos parques de iluminação pública (IP).

O acordo, na prática, afirma que a Empresa Municipal de Energia e Iluminação Pública (Emlume) da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes desenvolve boas práticas na gestão em setores relacionados à segurança, eficiência, qualidade e economicidade. O objetivo da prefeitura é que a Emlume passe a funcionar como um braço para ajudar outras cidades a alcançarem medidas de eficiência energética e práticas sustentáveis, otimizando investimentos e expandindo as possibilidades de aplicação de recursos.

A Resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) transferiu aos municípios a gestão dos ativos dos parques de iluminação pública, bem como a responsabilidade pela padronização de contratos. Indo ao encontro a essas normativas, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Emlume, implementou ações voltadas ao uso eficiente e à conservação de energia elétrica, visando à redução do consumo e da demanda, bem como a melhoria da qualidade dos sistemas elétricos e atualização da legislação municipal. Essas iniciativas resultaram na parceria entre a prefeitura e a concessionária, que confirmou as boas práticas.

“Jaboatão agora passa a ser um braço para ajudar outros municípios a buscarem essa eficiência no setor energético. A Emlume vai estar de portas abertas para auxiliar no que for preciso, porque, dessa forma, ganha o estado como um todo. O recurso economizado, e aplicado com inteligência, tem seu valor multiplicado. E isso se reflete diretamente na vida das pessoas”, disse o prefeito Anderson Ferreira.

De acordo com o termo firmado entre os dois órgãos, caberá à Emlume avaliar as cidades que precisam realizar melhorias na gestão do parque de iluminação pública, propondo consultoria individualizada. Diretor-presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral, destacou a importância da parceria para Pernambuco. “O termo de cooperação assinado com a Prefeitura do Jaboatão é uma confirmação de que a Emlume desenvolve boas práticas na gestão da Iluminação Pública da cidade. Essa iniciativa é muito importante porque a gestão do ativo de IP é um dos grandes desafios da administração municipal em qualquer cidade do Brasil”, comentou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Ipojuca - Novembro

29/11


2021

Republicanos realiza encontro municipal de gestão pública

O Republicanos/PE promoveu o Encontro Municipal do Centro de Apoio aos Municípios- CAM, que aconteceu hoje, no Recife. O evento, comandado pelo presidente estadual da sigla, o deputado federal Silvio Costa Filho, foi direcionado para prefeitos, ex-prefeitos, gestores municipais, vereadores, secretários, assessores, filiados ao partido no estado, sendo uma capacitação sobre gestão inteligente, captação de recursos públicos para aplicação em projetos, além de ações e programas que visam o desenvolvimento e o fortalecimento dos municípios.  

Na mesa de abertura, estavam presentes o deputado federal Ossesio Silva; o deputado estadual William Brigido; a prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz; o prefeito eleito de Pesqueira, Cacique Marcos; o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Tomé Franca; a secretária Saneamento do Recife, Erika Moura; a vereadora do Recife e presidente do Republicanos Mulher, Ana Lúcia; e o secretário-geral do Republicanos, Samuel Andrade.

Há cinco anos sob o comando de Silvio Costa Filho, o partido foi o que mais cresceu em Pernambuco desde a última eleição, saindo de zero para 15 prefeitos e mais de 150 vereadores. “O partido vem crescendo em Pernambuco, não apenas em quantidade, mas sobretudo na qualidade dos nossos quadros. Não tenho dúvida que o Republicanos vai continuar crescendo cada vez mais Pernambuco e formando novos quadros para pode contribuir com os municípios do nosso estado. Vamos continuar na mesma direção, fazendo política com seriedade, compromisso e respeito às pessoas e fortalecendo o nosso partido”, disse Silvio.

A pauta do encontro foi organizada pela Fundação Republicana Brasileira (FRB). Foram ofertados aconselhamento sobre gestão pública, criação de projetos e captação de recursos liberados para projetos municipais. A ação do Encontro Municipal do CAM é direcionada ao desenvolvimento de palestras, elaboração de projetos e promoção de reuniões entre agentes públicos com especialistas em políticas públicas na captação de verbas da União.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Caruaru - Feira da Sulanca

29/11


2021

Prefeito do PSB diz que Miguel será governador


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Comentários

gilson

Quem será o Candidato a Governador do Magno: O Sanfoneiro puxa saco do Bozo, ou o Miguelzinho, uma certeza tenho, qualquer um será derrotado, pois o blogueiro é pê frio.


Arcoverde novembro 2021

29/11


2021

João desiste de dispensa milionária de Geraldo

EXCLUSIVO

O Diário Oficial de sábado confirmou que a gestão do prefeito João Campos (PSB) não quis comprar a "bronca" de Geraldo Júlio (PSB) e desistiu oficialmente da dispensa feita pelo ex-prefeito nos últimos dias do mandato para compra sem licitação de um galpão, no Cabo de Santo Agostinho, para a Secretaria de Educação do Recife ter seu almoxarifado.

A tentativa da Prefeitura do Recife comprar sem licitação um galpão no Cabo do Santo Agostinho por R$ 12 milhões foi denunciada pela deputada estadual Priscila Krause, entre o Natal e o Ano Novo de 2020. Os galpões pertencem a um ex-deputado federal que já fez parte do PSB, informação que só veio a público na época com o Blog, através de uma fonte policial sob reserva. Relatório oficial dos auditores do TCE apontaram um suposto sobrepreço de R$ 4 milhões na dispensa realizada nos últimos dias de Geraldo na Prefeitura. 

Aproveitando o recesso dos órgãos de controle no fim de 2020, a gestão de Geraldo Júlio (PSB) no Recife publicou a dispensa de licitação em 29 de dezembro de 2020. Mais rápido que um jato, o empenho já ficou pronto no dia seguinte, 30 de dezembro de 2020.

O pagamento só não ocorreu porque a conselheira Teresa Duere, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), já nos primeiros dias de 2021, deu uma cautelar no início de 2021, determinando ao atual secretário de Educação do Recife que não depositasse na conta corrente da empresa vendedora o valor no imóvel no Cabo. O pedido para suspender o pagamento veio do Ministério Público de Contas (MPCO), após a denúncia de Priscila Krause. A empresa vendedora, segundo a publicação no Diário Oficial, era a Nova Terra Incorporadora e Construtora.

Fernando José Torres, dono da empresa que estava vendendo sem licitação o imóvel, segundo o site oficial da Câmara de Deputados, já foi prefeito na cidade de Teotônio Vilela, em Alagoas. Nas eleições de 1992, foi eleito vice-prefeito, mas teve seu mandato cassado pela Lei da Inelegibilidade. Nas eleições de 1994, Fernando Torres foi eleito deputado federal em Alagoas. Ele ainda foi genro de um senador por Alagoas e cunhado de um ex-governador de Alagoas.

Fernando José Torres é membro de uma tradicional família de políticos de Alagoas. Seus nove irmãos já ocuparam cargos de prefeito, deputado estadual e deputado federal. Os parentes de Fernando José Torres já passaram por vários partidos políticos como MDB, PSDB e também o PSB, mas atualmente, segundo os sites de política de Alagoas, nenhum dos irmãos de Fernando José Torres tem mandato eletivo. Não se sabe também quantos membros da família seriam atualmente filiados ao PSB. O último mandato de Fernando José Torres como deputado federal em 1999 foi pelo PSDB.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Serra Talhada 2021

29/11


2021

Prefeito esclarece decreto sobre vacinação

Em entrevista ao Frente a Frente, o prefeito de Nazaré da Mata, Nino Nascimento (SD), deu explicações sobre o decreto que baixou hoje. Segundo ele, os servidores só terão acesso aos seus locais de trabalho mediante a apresentação do cartão de vacinação da Covid-19.

"Se ele não vai trabalhar porque não quer se vacinar, não receberá o salário por não cumprir sua obrigação trabalhista", disse. Se você deseja ouvir o programa pela internet, clique no botão Rádio acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se