Época mantém leitor longe da confusão política
Época mantém-se longe da campanha eleitoral e dos escândalos políticos, embora em suas páginas internas haja conteúdo neste sentido. Na edição desta semana estampou na capa como principal reportagem, que agrada a todo o brasileiro, os melhores roteiros para se tirar férias, na visão de dois especialistas em turismo. Leiam uma pequena parte desta matéria:
"Paris, Roma, Nova York, Rio de Janeiro, Disney. Indo a qualquer um desses lugares, os clássicos do turismo, não há possibilidade de decepção nas férias, certo? Erradíssimo! Quem já viajou sozinho para Paris e encarou uma deprimente semana de chuva e tempo fechado sabe disso. Quem foi à Disney na alta temporada e passou 90% do tempo em filas, agüentando o choro das crianças, também concorda com a tese.
Não existe a viagem ideal. O que existe é a viagem certa para cada tipo de pessoa, para cada fase da vida, para cada expectativa. Para ajudar os leitores a programar suas férias, ÉPOCA convidou dois dos maiores especialistas brasileiros em turismo. O gaúcho Ricardo Freire é viajante profissional, dono do blog brasileiro mais prestigiado sobre o tema, e assina a coluna ''Sua Viagem'' na revista ÉPOCA. O jornalista José Ruy Gandra dirigiu várias revistas de turismo e viajou quase o mundo inteiro - possui uma portentosa coleção de carimbos em seu passaporte. Freire e Zé Ruy foram colocados diante de dois desafios. O primeiro era escolher a melhor viagem possível para cada tipo de viajante, num cardápio que mantivesse a diversidade de geografia e de preços. O segundo era indicar lugares que fugissem do óbvio, com o objetivo de encaminhar o leitor não para o destino ''da moda'', mas, sim, àquele que acaba de ser descoberto pelos viajantes mais antenados - e que, daqui a dois ou três anos, estará na moda, mas a essa altura o leitor de ÉPOCA certamente vai querer outro lugar.
Nenhuma das cidades listadas na primeira frase entrou na reportagem. Para levar os filhos, em vez da Disney, Freire e Zé Ruy indicaram Foz do Iguaçu, o destino familiar que os estrangeiros já descobriram e os brasileiros ainda esnobam. Para os solteiros e solteiras que querem conhecer gente, que tal os forrós da (ainda) pouco freqüentada Praia de Itaúnas? Freire e Zé Ruy contam que a mais descolada cidade gay do mundo não é mais São Francisco, mas Lisboa. Butão, Emirados Árabes (foto acima) e até uma fantástica volta ao mundo fazem parte da lista. Alguns destinos, como Buenos Aires, podem soar comuns, mas é a melhor viagem barata disponível - e o leitor é convidado a aproveitar os bons preços para conhecer o que não aparece nos guias da capital portenha.
A reportagem de ÉPOCA traz vários conteúdos extras na internet. Freire e Zé Ruy ajudarão o leitor a programar suas próximas férias por meio do Blog da Semana. Caso o destino escolhido seja um dos lugares indicados por ambos, é só entrar no site de ÉPOCA para ter acesso aos melhores links sobre cada um deles. O leitor é também convidado a enviar as fotos de suas viagens inesquecíveis...."