Tatame da Globo terá hoje Lula de Aikidô. E Alckmin?
O presidente Lula tem usado os fundamentos do Aikidô, arte marcial japonesa espiritualizada, baseada no “caminho da harmonia e da energia vital”, para os debates na tv.
Na TV Bandeirantes, Lula deixou ser pautado por Alckmin, e foi acuado. Nos demais, mais bem treinado, procurou inverter os papéis, tomou a iniciativa de conduzir os rumos do combate. Na TV Globo manterá a mesma postura, não pretende agredir mas está preparado para impor limites ao adversário, como ensina o Aikidô.
O Aikidô na definição da Federação Paulista de Aikidô (www.fepai.org.br) é uma arte que exige: “mover-se de forma natural, com sentimentos naturais. Ter sentimentos naturais significa banir maus sentimentos como ira, medo, tristeza e raiva e aceitar os bons sentimentos”.
Os fundamentos do Aikidô vêm sendo passados a Lula pela mídia training Olga Curado que inovou seu trabalho usando da doutrina da arte marcial japonesa para preparar seus clientes a enfrentar situações hostis na vida, no trabalho e diante do público. Olga faz parte da equipe de profissionais contratada por João Santana, que comanda o marketing da campanha eleitoral.
O Aikidô foi criado em 1920 por Morinhei Ueshiba, no Japão, e tem como seguidor no Brasil “Ono Sensei”, de 81 anos, com quem Olga Curado, há oito anos, conheceu a arte e transplantou seus fundamentos para o mídia training. O nome Aikidô nasce de três palavras do japonês: “Ai” que significa união e harmonia, “ki”, espírito, energia vital e “Dô” caminho filosófico.
Olga treina empresários, jornalistas e políticos em todo país e já passaram por suas aulas o ex-ministro Luís Gushiken, ministro Márcio Thomas Bastos, o candidato ao governo do Maranhão, Jakson Lago. Lula já havia sido preparado por Olga no início do ano para participar do programa de entrevistas “Roda Viva”, da TV Cultura. (Do Blog do ET)