Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão - Cão Terapia
26.10.2006 19:04

Boris nega demissão política e diz que Lula não governa

Por , edição de Ítala Alves compartilhamentos

Ex-apresentador do telejornal da TV-Record, criador de bordões famosos, como “Vamos passar este País a limpo” e “Isso é uma vergonha”, o jornalista Boris Casoy  rompeu o silêncio sobre a sua demissão da televisão. Numa entrevista ao jornalista Marcone Formiga, na revista “Brasília em Dia”, ele nega que sua degola tenha motivação política, mas nas entrelinhas deixa a entender justamente o contrário quando bate sem piedade no presidente Lula e no governo.

 

Boris diz, por exemplo, que Lula não governa, porque ainda vive sob a encarnação de sindicalista. Sobre o PT, diz que se transformou num partido qualquer. Quanto ao governo Lula, diz que dois fatores o assustam: a incompetência e a apetência para a corrupção. Quanto à provável reeleição de Lula, segundo atestam as pesquisas, o jornalista afirma que o presidente foi conquistá-la nos grotões, porque perdeu o voto de opinião. Veja abaixo alguns tópicos da entrevista selecionados pelo signatário deste blog:  

 

Estabilidade dos cemitérios

 

Embora o País dê a impressão de estar em bases firmes, na verdade eu vejo o Brasil assentado em areia movediça. Se você fizer uma foto da situação brasileira, ela apresenta números de instabilidade. Mas, em termos dinâmicos, eu temo pelos próximos anos. Este governo conseguiu a estabilidade dos cemitérios.

 

Crescimento pífio

 

O presidente da República comemora 5%, enquanto alguns países que conhecemos muito bem, como a Argentina, crescem a números assustadores comparados ao Brasil. Eu gostaria que o País tivesse um crescimento que pudesse absorver essa mão-de-obra que grita por empregos.

 

Um partido qualquer

 

O PT se transformou em um partido como outro qualquer. O partido se diferenciava, até pela pretensão de ter o monopólio da ética e da moral. Terá enormes dificuldades de sobreviver.

 

Uma vergonha

 

São dois fatores que assustam: a incompetência e a apetência para a corrupção de alguns setores do governo. É assustador! Uma ver-go-nha! Sempre houve um nível de corrupção que nós, jornalistas, conhecemos, mas tão escancarada, como desta vez, nunca tivemos. Há gente que acha que foi a falta do exercício do poder que levou a esse tipo de corrupção primitiva, se é que se pode classificar assim. É feita sem a sofisticação dos bandidos modernos.

 

Lula não governa

 

Eu acho que Lula não tem vontade de administrar. Ele já delegou isso ao José Dirceu, agora é a ministra Dilma Rouseff ( chefe da Casa Civil ) quem comanda. Ele continua sendo, na Presidência da República, um líder sindical. Age como líder sindical, decide os embates que chegam a ele e se relaciona com o mundo como tal. Essa crença dele de resolver tudo no diálogo é uma característica das lideranças sindicais.

 

Frustração com o PT

 

O PT tinha virtudes. Ele oferecia um caminho novo e teve adesões. Era uma novidade no cenário. A impressão que eu sempre tive do PT foi a de que seria o grande partido trabalhista nacional, a representação de uma parte do pensamento nacional. Seria a versão tropical de um partido trabalhista britânico. Isso acabou não acontecendo.

 

Contradições ideológicas

 

É estranho que o presidente muitas vezes diga que não é de esquerda. Ele não se diz de esquerda, mas elogia Cuba; se diz democrata, mas elogia a Venezuela. Realmente, é uma grande salada ideológica, dá até a impressão que tem um liquidificador na cabeça.

 

O assistencialismo

 

O Lula acabou praticando a política assistencialista e com o seu discurso penetrando nos grotões do Fernando Collor. Agora, a análise é dominadores contra dominados, elite contra povo. Na verdade, só aqueles grotões desinformados que o PT afirmava ser à base do Collor. O Lula conquistou esses grotões. A retórica dele tem uma mensagem, e a ação assistencialista tem um resultado, que estamos vendo nas pesquisas, porque ele já não detém mais o voto de opinião.

 

Lula e as elites

 

Lula conseguiu demonstrar a uma parcela da população que é vítima das elites, o que não é verdade. Poucas vezes a elite esteve tão bem com o governo como agora. As elites estão satisfeitas. Se há um setor da sociedade que foi beneficiado foram os setores extremos das elites, que são os bancos. A ponta de lança das elites está com este governo, até porque teve lucros inimagináveis em outras situações.

 

Tratamento da Imprensa

 

Lula não tem do que reclamar. Poucos presidentes da República receberam a cobertura que ele recebeu. Pouquíssimos tiveram a unanimidade dos meios eletrônicos como ele tem. Mas ele se queixa da imprensa mais do que qualquer outro. O que ele gostaria é que a imprensa não tratasse de ética e moral, porque o PT “ensinou” a imprensa a tratar desses assuntos. O PT foi um exemplo de crítica ética e moral durante 20 anos. Por isso, ele gostaria que agora a imprensa fosse mais tolerante.

 

A saída da Record

 

Formalmente, não posso fazer nenhuma acusação ao Governo. Houve muitas queixas e pressões durante o período em que eu estive lá. O desenlace, segundo a Record, se deu porque eles queriam mudar o jornal. O senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA) insiste que foi pressão pessoal do Lula. Ele, inclusive, falou isso na tribuna do Senado. Dizem, também, que foi pressão da Igreja Universal, em razão de um apoio que o Lula daria ao bispo Crivella nas eleições do Rio. Eu não tenho prova nenhuma, nenhuma, de que isso seja verdade. Assustar-me-ia muito se o bispo Edir Macedo, que conheci, fosse capaz de tamanha patifaria. Não acredito que ele tenha ido a esse extremo. Um dos diretores me chamou e disse: “Olha, resolvemos romper o contrato e vamos fazer um jornal totalmente diferente”. Foi essa a liturgia. Eu estou processando a Record na tentativa de receber a multa rescisória do meu contrato. Parte, por decisão do Judiciário, já foi paga, referente a 11 meses do contrato. Estamos discutindo os outros 37 meses. Dias antes da minha saída, me foi proposto que nós operássemos o jornal e fizéssemos algo parecido com o “Jornal Nacional”, o que eu realmente recusei. Era tido como um avanço, mas não vejo avanço em uma fórmula que existe há quase 50 anos.

 

Situação brasileira

 

O País vive um nó muito grave e não vejo competência neste governo para resolver isso. Não sei se um governo do Geraldo Alckmin resolveria também. Nenhum dos dois candidatos tem projetos para os próximos quatro anos. Têm apenas idéias vagas. Projetos não existem. Acho isso, perigosamente, desolador.

compartilhamentos

Últimos posts

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Coluna 27.05.2022 00:00

Coluna da sexta-feira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O pai dos pobres adora luxar

Lula, o "pai dos pobres", já adorava luxar. Depois de se apaixonar por Janja, com quem já se casou numa festa só para ricos, ele tem exagerado além da conta. Na semana que antecedeu o casamento, a gastança na confortável casa de dois andares que o casal escolheu para morar em Alto de Pinheiros, bairro nobre da zona oeste de São Paulo, foi típica de um faraó do Antigo Egito.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Gravata Coffee Festival
Pernambuco 26.05.2022 21:15

Vereador de Lagoa Grande foi um dos principais alvos de operação da Polícia Civil

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Um vereador da Câmara Municipal de Lagoa Grande (PE), no Sertão do São Francisco, que reside em Petrolina, virou um dos alvos da Operação “Qualificados”, deflagrada na manhã de hoje, pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE). O nome do vereador é mantido em sigilo, neste momento, em virtude da nova Lei de Abuso de Autoridade, a qual impede que os agentes de segurança pública exponham suspeitos durante a fase de investigação. As informações são do blog do Carlos Britto.

O nome da operação remete-se ao fato de empresas localizadas em Maceió (AL) e João Pessoa (PB) terem acertado com os investigados, que são ordenadores de despesas, uma capacitação para vereadores e cargos comissionados a qual não era cumprida. “Em tese as empresas, através dos ordenadores de despesas das câmaras, contratavam essas empresas para oferecer algum curso de qualificação para vereadores e comissionados. Porém, de acordo com as investigações preliminares, boa parte desse pessoal não ia e gerava diárias. Ou se ia, não completava o curso”, explicou o delegado titular da 1ª Delegacia de Combate à Corrupção (DECCOR), Andrei Rocha.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Pernambuco 26.05.2022 21:00

Ministério Público questiona licitação do São João de Caruaru e ajuíza Ação Cautelar

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público local, ajuizou uma ação Cautelar Antecedente, em face do município de Caruaru e da Fundação de Cultura e Turismo da cidade para o fim de suspender o pregão eletrônico nº 65/20220 da CPL/ e todos seus atos subsequentes pela indevida aglutinação de objetos e cotação de preços irregular, referente à contratação de empresas para o São João de 2022.

De acordo com a Cautelar Antecedente, a aglutinação dos objetos não é economicamente viável e prejudica a competitividade do certame, até pela dificuldade de fornecedores que prestem todos os objetos licitados, pois não observa as normas dos arts. 7º, §2º, inciso II; 40, § 2º, inciso II e 43, inciso IV, da Lei nº 8.666/93, não refletindo o preço de mercado, bem como por violar a recomendação do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) proferida no julgamento da Auditoria de nº 1724704-4.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - março 2022
Pernambuco 26.05.2022 20:30

Miguel Coelho une as oposições de Taquaritinga do Norte

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Vereadores e lideranças da oposição de Taquaritinga do Norte visitaram, hoje, no Recife, o pré-candidato a governador Miguel Coelho. O grupo decidiu se unir para fortalecer o projeto do ex-prefeito de Petrolina na pré-campanha estadual.

Confirmaram presença no palanque de Miguel os vereadores Milton, Hélio de Novo e Guilherme Cumaru; os ex-vereadores Batata, Dé Cumaru, os suplentes Mávio, Flávio Lima, Nélio da Ambulância e as lideranças Arthur Roberto e Fábio de Jairo. O apoio foi consolidado durante uma reunião com Miguel, o senador Fernando Bezerra, a deputada estadual Alessandra Vieira e o pré-candidato a deputado federal Edson Vieira.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Pernambuco 26.05.2022 20:00

Paulo Câmara garante apoio para construção do novo mercado público de Camaragibe

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O governador Paulo Câmara garantiu apoio do Estado à Prefeitura de Camaragibe para o projeto de construção de um novo mercado público na cidade. O prédio onde funcionava o atual mercado foi afetado por um incêndio de grandes proporções no último dia 25. Paulo Câmara recebeu a prefeita Nadegi Queiroz, hoje, no Palácio do Campo das Princesas, e anunciou a destinação de R$ 15 milhões para a construção de um novo espaço.

Além desse aporte, o Estado oferecerá um local para que os permissionários do mercado possam comercializar seus produtos até que as obras sejam finalizadas. “Nós estamos disponibilizando um espaço que foi desapropriado pelo Governo de Pernambuco, para que os feirantes atingidos pelo incêndio possam continuar buscando seu sustento nessa área provisória”, explicou o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Tomé Franca.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - São João 2022
Pernambuco 26.05.2022 19:15

Datafolha: Lula tem 48% no primeiro turno, contra 27% de Bolsonaro

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Pesquisa do instituto Datafolha divulgada hoje pelo site do jornal Folha de S.Paulo revela os índices de intenção de voto para a eleição presidencial de 2022.

Foram apresentados como pré-candidatos: Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), André Janones (Avante), Simone Tebet (MDB), Luciano Bivar (União Brasil), Felipe D'Ávila (Novo), Eymael (DC), Pablo Marçal (Pros), General Santos Cruz (Podemos), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU).

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Camaragibe - Maio 2022
Pernambuco 26.05.2022 18:45

Prefeito de Salgueiro firma parceria com o Governo para pavimentação de ruas

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O prefeito de Salgueiro, Dr. Marcones Sá, reuniu-se, hoje, com o governador Paulo Câmara com o objetivo de firmar convênio e viabilizar parcerias para obras de pavimentação que irão beneficiar todo município. Na pauta do encontro, ainda foi debatida a liberação de recursos para o São João de Salgueiro.

A reunião entre o prefeito de Salgueiro e o governador contou com a presença dos pré-candidatos a deputada estadual e federal, Eliane Alves e Pedro Campos, respectivamente, do secretário de Planejamento do município, Erivaldo Pereira, e do vereador Mariano Barros que representou os vereadores da bancada de situação.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Pernambuco 26.05.2022 18:30

Editorial avalia drama das chuvas no Recife e abandono da cidade pelo prefeito

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

No Frente a Frente de hoje, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, o meu editorial foi sobre as fortes chuvas que assolaram o Recife e Região Metropolitana nos últimos três dias e a responsabilidade que a gestão do PSB carrega pelos alagamentos e famílias desabrigadas na cidade. Vale a pena conferir!

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 1 - Abril
Pernambuco 26.05.2022 17:30

Direto do túnel do tempo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Em 1986, Gustavo Krause governador de Pernambuco, em Carnaíba, no Sertão do Pajeú, em companhia dos deputados Inocêncio Oliveira e Antônio Mariano, num ato promovido pelo líder José Francisco de Souza, pai do ex-prefeito Didi. A foto é do arquivo do vereador Matheus Francisco, de Carnaíba, filho de Didi. Se você tem uma foto histórica no seu baú e deseja vê-la postada neste quadro, envie agora pelo WhatsApp: (81) 9.8222-4888.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE São Lourenço da Mata
Pernambuco 26.05.2022 17:00

Vereador crítica gestão socialista e cobra providências para as mortes dos bebês

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O vereador do Recife Pastor Júnior Tércio fez uma postagem, em suas redes sociais, na tarde de hoje, externando sua revolta em relação às mortes de bebês, que faleceram a espera de leitos de UTI em hospitais infantis. A situação já tinha sido anteriormente denunciada à imprensa, pela sua esposa, deputada Clarissa Tércio, que esteve pessoalmente no Hospital Barão de Lucena e mostrou o desespero das mães com a falta de leitos de UTIs para os bebês.

“Não existe dor maior para uma mãe do que a perda de um filho. É algo que nos deixa consternado, sem palavras. Infelizmente, estamos vivendo esse cenário de terror nos hospitais, com bebês sofrendo à espera de um leito de UTI, nos hospitais infantil. E o que nos deixa mais tristes é que a superlotação dos hospitais é algo recorrente e que ninguém adota providências. Em uma semana, a imprensa noticiou a morte de dois bebês, um de apenas 1 mês que morreu antes de ser transferido para um leito de terapia intensiva. A menina já aguardava há quatro dias por um leito e estava internada na UPA do Curado, em Jaboatão e também um bebê de apenas 11 meses que faleceu a espera de um leito de UTI, na emergência pediátrica do Hospital Barão de Lucena (HBL), na Iputinga”, informou o Pastor.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022
Pernambuco 26.05.2022 16:30

Ex-prefeito de Barra de Guabiraba declara apoio a Miguel Coelho

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Nome histórico da política de Barra de Guabiraba, o ex-prefeito Bebeto se reuniu, hoje, no Recife, com o pré-candidato a governador Miguel Coelho (União Brasil). O encontro teve por objetivo a oficialização do apoio ao projeto de Miguel para a mudança no Governo de Pernambuco.

Bebeto foi prefeito de Barra de Guabiraba por três mandatos e tem grande influência na política da região. O ex-prefeito disse que trará todo seu grupo político para fortalecer a oposição com Miguel. “Vamos trabalhar para mudar a realidade de Pernambuco e de nosso povo de Barra de Guabiraba. Miguel é o melhor nome na oposição. Tenho certeza que, depois que nossa população conhecer tudo o que ele fez por Petrolina, vai querer o mesmo para nosso estado”, disse o ex-prefeito após o encontro.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Nord Hotels
Pernambuco 26.05.2022 16:00

Marília participa de encontro no Porto Digital e com representantes da CDL hoje

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A pré-candidata ao Governo de Pernambuco pelo Solidariedade, Marília Arraes, participou de uma série de atividades na manhã de hoje. No início do dia, Marília fez uma visita ao Porto Digital, onde participou de uma reunião com Pierre Lucena, presidente da instituição. Em seguida, a pré-candidata participou de um encontro com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e uma série de empresários do Recife, Olinda e Paulista.

No Porto Digital, Marília esteve com Maria Arraes, pré-candidata a deputada federal, e ouviu de Pierre Lucena algumas sugestões para a construção do seu programa de governo. "O Porto Digital é um importante polo de tecnologia do nosso estado. Um governo capaz de aliar boas ideias com esse instrumento de desenvolvimento que temos em Pernambuco será capaz de transformar a realidade da nossa população", afirma Marília.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE SESC - Férias de Janeiro
Pernambuco 26.05.2022 15:30

“Licenciamento urbano ágil e menos burocrático”, afirma Simão Durando

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Quinta maior cidade de Pernambuco e a maior do Sertão no estado, Petrolina também é sinônimo de eficiência na gestão pública. Desta vez, o objetivo é avançar no projeto de desburocratização do licenciamento urbano. Nesta semana, o prefeito Simão Durando, recebeu em seu gabinete a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade, consultores e representantes da Comunitas, que é uma organização especializada em modelar e implementar parcerias sustentáveis, com foco na melhoria dos serviços públicos

No encontro, foram discutidas as estratégias e aplicações voltadas para que a obtenção de licenças, habite-se ou alvarás relacionados a urbanismo e meio ambiente se tornem mais rápido e menos burocrático, proporcionando um lugar de negócios favorável ao cidadão. A intenção do prefeito Simão Durando é reduzir o processo em 50%, tornando-o menos burocrático, mais ágil.

...



compartilhamentos