Pesquisa: Lula cresce no Sul e abre vantagem no NE
A Região Nordeste continua sendo a grande alavancadora de votos do presidente e candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo pesquisa CNT/Sensus divulgada hoje, o petista tem 74,8% da preferência do eleitorado na Região, enquanto o seu adversário, Geraldo Alckmin (PSDB), tem 18,6%, o que dá uma diferença 56,2 pontos percentuais para o petista. Os votos brancos e nulos somam 1,1%. Eleitores indecisos são 5,5%. A pesquisa também revela uma recuperação do presidente Lula nas regiões Sul e Sudeste do País. No Sudeste, o presidente Lula também está dianteira, com 50,9%, contra 36,7% dos votos de Alckmin. Brancos e nulos são 6%. Eleitores indecisos são 6,3%.
No Sul, onde o tucano teve ampla vantagem no primeiro turno, agora já existe um empate técnico. Lula aparece com 45,5%, enquanto Alckmin tem 45,2%. Brancos e nulos somam 1,6%. Eleitores indecisos são 7,7%. No Norte/Centro-Oeste, o petista tem 58,3%, enquanto o tucano possui 38,4%. Brancos e nulos são 0,4%. Eleitores indecisos são 2,9%.
“Isso (a recuperação do presidente no Sul e no Sudeste) muda a tese de divisão do País”, afirma o presidente do Instituto Sensus, Ricardo Guedes. Segundo ele, a grande vantagem que o presidente Lula tem no Nordeste se dá por conta da melhoria de vida da população na Região. “Houve um maior benefício para a população pobre e a maior parte da população pobre está no Nordeste”, argumentou. As informações são da Agência Nordeste.