Eduardo vai interpelar judicialmente Mendonça
O candidato ao Governo de Pernambuco pelo PSB, Eduardo Campos, líder nas pesquisas de intenção de voto, promete ingressar hoje a tarde no Superior Tribunal de Justiça (STJ) com uma interpelação judicial contra o adversário, o atual governador Mendonça Filho (PFL), que disputa a reeleição para o cargo. Segundo o advogado José Antônio Almeida, a interpelação questiona o governador e exige provas sobre acusações de “fraude e assalto aos cofres públicos” que têm sido usadas por Mendonça contra Eduardo Campos no guia eleitoral. “Mendonça terá que provar as insinuações levianas e sem base em fatos que tem feito contra Eduardo Campos no guia”, explicou o advogado.
De acordo com Almeida, a interpelação se baseia em dispositivo da Lei de Imprensa 5250/67 que trata dos crimes de calúnia, injúria e difamação, cujas penas variam de seis meses a três anos de detenção mais multa.
O advogado explica que a reação ocorre em decorrência do governador Mendonça Filho insistir em mostrar Eduardo Campos como um político não confiável, que contribuiu para a estagnação econômica de Pernambuco quando foi secretário de Fazenda do seu avô, o ex-governador Miguel Arraes. O caso dos precatórios, uma operação de empréstimo para pagamento das dívidas determinadas pela Justiça, considerada fraudulenta pela coligação de Mendonça Filho e comandada por Eduardo Campos em 1996, se mantém com destaque no horário gratuito da televisão e do rádio. Mendonça Filho cobra, diariamente, explicação para o destino dos recursos conseguidos com o empréstimo dos precatórios - R$ 1 milhão atualizados. As informações são da Agência Nordeste.