Presidenciáveis apresentam temas diferentes no guia
Na última semana antes das eleições, os candidatos à Presidência Lula e Alckmin dedicaram seu tempo a temas diferentes na manhã desta terça-feira, durante o horário eleitoral reservado às rádios.
Lula, candidato à reeleição pelo PT, prometeu ampliar as vagas do programa ProUne, que financia o estudo de jovens de baixa renda em universidades particulares, ampliando o número de vagas das 204 mil atuais para mais de 500 mil vagas, desde que seja escolhido para um novo mandato.
Lula também prometeu estimular reformas na infra-estrutura de transportes do País, investindo na indústria naval e na reforma de portos, aeroportos e ferrovias.
O candidato também prometeu recriar a Sudam e a Sudene, as superintendências de desenvolvimento da Amazônia e do Nordeste. ''Num segundo mandato, teremos um programa mais ousado, porém realista'', disse Lula, afirmando que seu primeiro mandato lhe deu o conhecimento do que é possível fazer efetivamente e pelo período de tempo necessário.
Já o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, voltou a defender seu plano de obras, que tem dois objetivos principais. ''O primeiro ponto é transformar o Brasil em um grande canteiro de obras, gerando emprego e trabalho. E o segundo é fazer ações para melhorar a vida das pessoas'', disse o candidato.
Alckmin afirmou que quer formar parcerias com os estados. ''No Rio e em São Paulo eu vou fazer o que o Lula não fez: repassar o dinheiro para a segurança e juntar esforços para combater o crime organizado'', afirmou.
O candidato também mencionou que irá levar adiante o plano de implantar uma refinaria da Petrobrás em Recife, o que o atual presidente prometeu e não fez. ''Será um patrimônio de Recife e dos brasileiros'', comentou Alckmin.
O candidato também prometeu maior patrulhamento das fronteiras, para impedir o tráfico de armas e drogas, além da liberação de recursos para a Suframa, estimulando o desenvolvimento da indústria no pólo tecnológico de Manaus.
O programa de Alckmin reproduziu ainda trecho do debate na TV Record, em que o candidato ´apresentou propostas e respondeu com firmeza a todas as perguntas´. ''O Brasil pode e merece muito mais e o nosso pais pode avançar muito mais. O meu compromisso é emprego, renda, e trabalho. O meu sonho é um País onde o governo federal dê bons exemplos, tenha apreço pela verdade, em que possamos reduzir as desigualdades por meio do trabalho e do desenvolvimento'', disse Alckmin. As informações são do Estadão.