Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão - Cão Terapia
24.10.2006 01:06

Debate: Aspereza e troca de acusações até o fim

Por , edição de Ítala Alves compartilhamentos

Os candidatos à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB) voltaram à discussão áspera e às trocas de acusações do início do segundo turno no debate desta segunda-feira realizado pela TV Record. Lula insistiu na crítica às privatizações do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, enquanto Alckmin voltou a cobrar esclarecimentos no caso do dossiê.

O petista continuou adotando o estilo irônico que vem marcando suas participação nos debates do segundo turno. Além de reafirmar as críticas ao seu antecessor, enfatizou a questão social. Apresentou dados de sua gestão e os comparou aos do governo anterior.

Alckmin preferiu destacar as realizações de sua gestão em São Paulo e assumir o compromisso de estender os programas do governo paulista ao resto do País. O tucano voltou a perguntar ao presidente a origem do dinheiro que seria utilizado por petistas na compra do dossiê. Ele criticou ainda os cortes na Saúde feitos pela atual gestão e a denúncia de superfaturamento nas obras do aeroporto de Congonhas. O ex-governador acusou Lula de mentir na questão das privatizações

Logo no início, Alckmin questionou Lula a respeito dos escândalos envolvendo membros do PT muito próximos a ele. O presidente rebateu dizendo que faz parte de um governo que "apura e investiga". O petista contra-atacou citando as 69 CPIs barradas pelo governo paulista. "Meu governo não engaveta uma única denúncia. É só aparecer que elas serão apurados", disse.

Em sua vez, Alckmin contestou o presidente. "Se há tanto apreço pela investigação por que não dizer à população de onde vem o R$ 1,7 milhão do dossiê?". Lula se defendeu dizendo que o povo repudiou o tipo de comportamento do tucano.

O petista abordou a atual conjuntura da indústria naval brasileira para questionar o adversário, ao que Alckmin respondeu defendendo a atuação do governo anterior no setor e acusando o petista de não privilegiar o setor produtivo. O tucano disse que a atual gestão criou o Bolsa Banqueiro e criticou a invasão de produtos chineses no mercado nacional.

Para responder, Lula voltou a utilizar a ironia dos debates anteriores. "Esses banqueiros são ingratos. Receberam tanto de mim e votam no Alckmin", disse. "Prefiro banqueiros com lucros a criar um novo Proer". O Brasil tem superávit comercial com a China. Ele ainda ressaltou o crescimento da geração de emprego no País em relação ao governo anterior.

O corte de gastos públicos marcou a principal divergência entre os candidatos. Enquanto Lula insinuava que a proposta de Alckmin de "choque de gestão" implicaria redução de investimentos sociais, Alckmin disse que, sem cortes de desperdícios, o País não cresceria.

Durante o segundo bloco, os candidatos focaram a discussão na gestão pública. Lula questionou o adversário a respeito da contenção de gastos no governo paulista. Alckmin usou, em seu contra-ataque, a denúncia de superfaturamento nas obras do aeroporto de Congonhas.

Ao ser questionado a respeito do tema educação por Lula, que citou o ProUni, Alckmin respondeu usando como exemplo suas realizações no governo de São Paulo. "Minha prioridade será investir na educação básica, no ensino médio. Trazer os adultos que não puderam estudar de volta ao ensino", afirmou.

Em nova intervenção, Alckmin voltou a acusar o atual governo de promover cortes na saúde. Lula recorreu a dados para contestar o adversário. "Acabamos de fazer um decreto estabelecendo o decreto de atendimento domiciliar a idosos neste País", disse. "Estamos dando cidadania às pessoas", completou.

No bloco destinado às perguntas dos jornalistas, Lula foi instado a apontar pontos positivos de seu adversário. O presidente disse que via mais virtudes em Alckmin antes dos debates. "Não sei o que aconteceu ultimamente que eles (os membros do PSDB) andam meio nervosos", ironizou.

Estimulado a falar sobre seus defeitos, Alckmin voltou a enumerar os escândalos que atingiram o governo. "Tenho muitos defeitos, mas roubar, não. Não justifico erros com erros do passado. Se me perguntassem de onde veio o dinheiro (do dossiê), olharia nos olhos do povo brasileiro. Chamaria pessoas que conheço há décadas, perguntaria e diria ao povo", respondeu, referindo-se ao escândalo do dossiê.

Nas demais rodadas de perguntas dos jornalistas, o petista e o tucano foram obrigados a abordar os pontos fracos de suas candidaturas. Lula teve de falar da baixa popularidade entre a classe média que tem sido registrada nas últimas pesquisas. Alckmin foi questionado a respeito da vantagem do adversário nos levantamentos realizados no segundo turno.

O tucano minimizou o impacto das últimas pesquisas na sua candidatura. "No primeiro turno, foi a mesma cantilena. Na hora que abriu a urna, tive mais de 41%", disse. "A discussão é quem pode fazer mais pelo País. O PT já teve sua chance", completou.

Lula negou que tenha abandonado a classe média durante seu mandato. Segundo o presidente, os trabalhadores obtiveram aumentos reais sob suas gestão. Lula lembrou que, pela primeira vez em 23 anos, as empresas cresceram mais que os bancos.

O momento mais tenso do debate ficou por conta das privatizações. Lula disse que a as ações do PSDB no governo o levam a cogitar novas possibilidades de vendas de estatais. Alckmin acusou o presidente de mentir a respeito do tema. Voltou a criticar os gastos com o Aerolula e desafiou o petista a provar que ele, quando governador, utilizou a verba com viagens que vendo difundida pela campanha do adversário.

As supostas ligações do filho de Lula Fábio Luís Lula da Silva com o lobista Alexandre Paes dos Santos e os negócios da Gamecorp, empresa da qual Fábio Luís é sócio, não foram tratadas no debate. Havia apreensão na equipe petista a respeito da reação do presidente caso o assunto fosse levantado. Parte da coligação que apóia Alckmin defendia o uso do tema no debate.

Ao final do debate, os candidatos agradeceram aos telespectadores e fizeram novos apelos aos eleitores. Lula disse que será necessário ter bom-senso para cuidar dos brasileiros. Alckmin, por sua vez, enfatizou a necessidade de construir um novo futuro. (Do Portal Terra) 

compartilhamentos

Últimos posts

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Pernambuco 26.05.2022 20:00

Paulo Câmara garante apoio para construção do novo mercado público de Camaragibe

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O governador Paulo Câmara garantiu apoio do Estado à Prefeitura de Camaragibe para o projeto de construção de um novo mercado público na cidade. O prédio onde funcionava o atual mercado foi afetado por um incêndio de grandes proporções no último dia 25. Paulo Câmara recebeu a prefeita Nadegi Queiroz, hoje, no Palácio do Campo das Princesas, e anunciou a destinação de R$ 15 milhões para a construção de um novo espaço.

Além desse aporte, o Estado oferecerá um local para que os permissionários do mercado possam comercializar seus produtos até que as obras sejam finalizadas. “Nós estamos disponibilizando um espaço que foi desapropriado pelo Governo de Pernambuco, para que os feirantes atingidos pelo incêndio possam continuar buscando seu sustento nessa área provisória”, explicou o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Tomé Franca.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Gravata Coffee Festival
Pernambuco 26.05.2022 19:15

Datafolha: Lula tem 48% no primeiro turno, contra 27% de Bolsonaro

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Pesquisa do instituto Datafolha divulgada hoje pelo site do jornal Folha de S.Paulo revela os índices de intenção de voto para a eleição presidencial de 2022.

Foram apresentados como pré-candidatos: Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), André Janones (Avante), Simone Tebet (MDB), Luciano Bivar (União Brasil), Felipe D'Ávila (Novo), Eymael (DC), Pablo Marçal (Pros), General Santos Cruz (Podemos), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU).

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Pernambuco 26.05.2022 18:45

Prefeito de Salgueiro firma parceria com o Governo para pavimentação de ruas

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O prefeito de Salgueiro, Dr. Marcones Sá, reuniu-se, hoje, com o governador Paulo Câmara com o objetivo de firmar convênio e viabilizar parcerias para obras de pavimentação que irão beneficiar todo município. Na pauta do encontro, ainda foi debatida a liberação de recursos para o São João de Salgueiro.

A reunião entre o prefeito de Salgueiro e o governador contou com a presença dos pré-candidatos a deputada estadual e federal, Eliane Alves e Pedro Campos, respectivamente, do secretário de Planejamento do município, Erivaldo Pereira, e do vereador Mariano Barros que representou os vereadores da bancada de situação.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - março 2022
Pernambuco 26.05.2022 18:30

Editorial avalia drama das chuvas no Recife e abandono da cidade pelo prefeito

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

No Frente a Frente de hoje, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, o meu editorial foi sobre as fortes chuvas que assolaram o Recife e Região Metropolitana nos últimos três dias e a responsabilidade que a gestão do PSB carrega pelos alagamentos e famílias desabrigadas na cidade. Vale a pena conferir!

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Pernambuco 26.05.2022 17:30

Direto do túnel do tempo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Em 1986, Gustavo Krause governador de Pernambuco, em Carnaíba, no Sertão do Pajeú, em companhia dos deputados Inocêncio Oliveira e Antônio Mariano, num ato promovido pelo líder José Francisco de Souza, pai do ex-prefeito Didi. A foto é do arquivo do vereador Matheus Francisco, de Carnaíba, filho de Didi. Se você tem uma foto histórica no seu baú e deseja vê-la postada neste quadro, envie agora pelo WhatsApp: (81) 9.8222-4888.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - São João 2022
Pernambuco 26.05.2022 17:00

Vereador crítica gestão socialista e cobra providências para as mortes dos bebês

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O vereador do Recife Pastor Júnior Tércio fez uma postagem, em suas redes sociais, na tarde de hoje, externando sua revolta em relação às mortes de bebês, que faleceram a espera de leitos de UTI em hospitais infantis. A situação já tinha sido anteriormente denunciada à imprensa, pela sua esposa, deputada Clarissa Tércio, que esteve pessoalmente no Hospital Barão de Lucena e mostrou o desespero das mães com a falta de leitos de UTIs para os bebês.

“Não existe dor maior para uma mãe do que a perda de um filho. É algo que nos deixa consternado, sem palavras. Infelizmente, estamos vivendo esse cenário de terror nos hospitais, com bebês sofrendo à espera de um leito de UTI, nos hospitais infantil. E o que nos deixa mais tristes é que a superlotação dos hospitais é algo recorrente e que ninguém adota providências. Em uma semana, a imprensa noticiou a morte de dois bebês, um de apenas 1 mês que morreu antes de ser transferido para um leito de terapia intensiva. A menina já aguardava há quatro dias por um leito e estava internada na UPA do Curado, em Jaboatão e também um bebê de apenas 11 meses que faleceu a espera de um leito de UTI, na emergência pediátrica do Hospital Barão de Lucena (HBL), na Iputinga”, informou o Pastor.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Camaragibe - Maio 2022
Pernambuco 26.05.2022 16:30

Ex-prefeito de Barra de Guabiraba declara apoio a Miguel Coelho

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Nome histórico da política de Barra de Guabiraba, o ex-prefeito Bebeto se reuniu, hoje, no Recife, com o pré-candidato a governador Miguel Coelho (União Brasil). O encontro teve por objetivo a oficialização do apoio ao projeto de Miguel para a mudança no Governo de Pernambuco.

Bebeto foi prefeito de Barra de Guabiraba por três mandatos e tem grande influência na política da região. O ex-prefeito disse que trará todo seu grupo político para fortalecer a oposição com Miguel. “Vamos trabalhar para mudar a realidade de Pernambuco e de nosso povo de Barra de Guabiraba. Miguel é o melhor nome na oposição. Tenho certeza que, depois que nossa população conhecer tudo o que ele fez por Petrolina, vai querer o mesmo para nosso estado”, disse o ex-prefeito após o encontro.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Pernambuco 26.05.2022 16:00

Marília participa de encontro no Porto Digital e com representantes da CDL hoje

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A pré-candidata ao Governo de Pernambuco pelo Solidariedade, Marília Arraes, participou de uma série de atividades na manhã de hoje. No início do dia, Marília fez uma visita ao Porto Digital, onde participou de uma reunião com Pierre Lucena, presidente da instituição. Em seguida, a pré-candidata participou de um encontro com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e uma série de empresários do Recife, Olinda e Paulista.

No Porto Digital, Marília esteve com Maria Arraes, pré-candidata a deputada federal, e ouviu de Pierre Lucena algumas sugestões para a construção do seu programa de governo. "O Porto Digital é um importante polo de tecnologia do nosso estado. Um governo capaz de aliar boas ideias com esse instrumento de desenvolvimento que temos em Pernambuco será capaz de transformar a realidade da nossa população", afirma Marília.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 2 - Abril
Pernambuco 26.05.2022 15:30

“Licenciamento urbano ágil e menos burocrático”, afirma Simão Durando

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Quinta maior cidade de Pernambuco e a maior do Sertão no estado, Petrolina também é sinônimo de eficiência na gestão pública. Desta vez, o objetivo é avançar no projeto de desburocratização do licenciamento urbano. Nesta semana, o prefeito Simão Durando, recebeu em seu gabinete a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade, consultores e representantes da Comunitas, que é uma organização especializada em modelar e implementar parcerias sustentáveis, com foco na melhoria dos serviços públicos

No encontro, foram discutidas as estratégias e aplicações voltadas para que a obtenção de licenças, habite-se ou alvarás relacionados a urbanismo e meio ambiente se tornem mais rápido e menos burocrático, proporcionando um lugar de negócios favorável ao cidadão. A intenção do prefeito Simão Durando é reduzir o processo em 50%, tornando-o menos burocrático, mais ágil.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE São Lourenço da Mata
Pernambuco 26.05.2022 15:00

Com novo prefeito, Caruaru ganha cota de R$ 3,5 milhões para o São João

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Cinco anos e meio de relações atadas com Caruaru, o governador Paulo Câmara estendeu o tapete vermelho, hoje, para o novo prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), que saiu do encontro com a promessa de uma cota de R$ 3,5 milhões para os festejos juninos da retomada pós-pandemia. Pinheiro convidou o governador para a abertura do São João e entregou a ele outras demandas em torno de obras e projetos.

Caruaru havia cortado o umbigo com o Governo do Estado por birra e radicalismo da ex-prefeita Raquel Lyra (PSDB), que vive em permanente conflito com o mundo, tudo por causa do seu enorme nariz empinado.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022
Pernambuco 26.05.2022 13:30

“Vou me inteirar com a PRF”, diz Bolsonaro sobre homem morto asfixiado em carro da polícia

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O presidente Jair Bolsonaro comentou, hoje, a morte de um homem, por asfixia, em Sergipe, após ser detido por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e colocado no porta-malas de um carro tomado por fumaça.

Bolsonaro disse que não sabia o que havia ocorrido, mas que iria buscar informações sobre o caso. “Vou me inteirar com a PRF", disse o presidente, após ser questionado por jornalistas.
Em seguida, Bolsonaro citou o caso de dois policiais rodoviários federais que foram mortos a tiros no Ceará por um homem em situação de rua, que tomou a arma de um deles durante abordagem.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Nord Hotels
Pernambuco 26.05.2022 12:30

Corpos são achados onde barreira deslizou e casal sumiu em Olinda

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Dois corpos foram encontrados, há pouco, no local em que uma barreira deslizou e destruiu a casa de um casal, no Córrego do Abacaxi, no bairro de Caixa D'Água, em Olinda. A suspeita é de que as vítimas sejam Rosemary Oliveira da Silva, de 44 anos, e Sérgio Pimentel dos Santos, de 54 anos, que estavam desaparecidos.

Com a descoberta dos corpos, subiu para três o número de mortes confirmadas por causa da chuva no Grande Recife. O primeiro morto foi o idoso José Cláudio da Silva, de 62 anos, que morreu soterrado num deslizamento de terra, também em Olinda, no Córrego do Abacate.
Os corpos de um homem e de uma mulher foram achados mais de 24 horas depois do deslizamento de terra, que ocorreu na madrugada de ontem.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE SESC - Férias de Janeiro
Pernambuco 26.05.2022 12:00

Procurador na época dos respiradores, aliado de Geraldo deixa PCR

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O advogado Rafael Figueiredo Bezerra foi exonerado do cargo de secretário-executivo de Transformação Digital do Recife, em ato assinado pelo prefeito João Campos (PSB). Segundo fonte no nono andar da Prefeitura do Recife, Rafael foi uma indicação do ex-prefeito Geraldo Júlio (PSB) para a atual gestão. Ele foi o procurador geral do Recife na gestão de Geraldo. 

Rafael ganhou certa notoriedade em 2020, por ser o responsável pela defesa jurídica da gestão de Geraldo sobre a compra dos respiradores testados em porcos para a covid-19. Era Rafael que defendia a legalidade da compra dos respiradores na imprensa pernambucana. A compra foi desfeita às pressas pela Prefeitura, após o Ministério Público de Contas iniciar investigações. Mesmo com o desfazimento da compra, a Polícia Federal deflagrou a Operação Apneia, com buscas na sede da Prefeitura. A Apneia foi a primeira das sete operações da Polícia Federal na gestão de Geraldo Júlio, apenas em 2020, um recorde nacional da Polícia Federal no mesmo órgão inédito no Brasil. 

...



compartilhamentos