Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão orientação
07.04.2022 00:00

Coluna da quinta-feira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Bolsonaro não discrimina

Os R$ 100 milhões repassados pelo Governo Federal ao Recife, via convênio com a Caixa Econômica Federal, além de reforçar o discurso do presidente Bolsonaro de que não discrimina Estados e Municípios geridos por políticos abrigados em legendas de oposição, se por um lado não congela o discurso do prefeito João Campos, pelo menos amortiza os bombardeios num ano eleitoral.

Aparentemente e teoricamente, a parceria salva a gestão do infante. Permite, por exemplo, proteger as famílias residentes em áreas de riscos, como os morros, com a construção de encostas. Viabiliza o Parque das Graças e a ponte Engenheiro Jaime Gusmão, no Monteiro. Mais do que isso, tira do papel o projeto de requalificação dos quiosques da orla de Boa Viagem, cartão postal ao inverso, de tão feio e depreciativo.

Candidato pela Frente Popular para dar continuidade à gestão de Paulo Câmara, o deputado Danilo Cabral (PSB) tem que se conter, a partir de agora, no discurso centrado no anti-Bolsonaro, que trata mal o Nordeste e que olha para o Estado como patinho feio. Já com um ano de Governo, João, aliado de Danilo, tem penado para cumprir promessas de campanha, justamente por falta de parcerias federais e empréstimos internacionais.

A mão amiga de Bolsonaro foi estendida, mas João não veio a público ainda fazer nenhum tipo de agradecimento. Se os R$ 100 milhões fossem conveniados num governo petista, até comerciais na TV e no rádio já estavam sendo massificados, passando a ideia de que os projetos no Estado ou no Recife só andam pela boa vontade de governos de esquerda.

Nem sempre a mão que apedreja é a mesma que afaga.

Outras obras – “Estamos fazendo um grande esforço desde o começo do ano para ajustar as contas e permitir operações de crédito. Com esta, firmada através do Finisa com a Caixa, poderemos fazer grandes investimentos em várias áreas da cidade, beneficiando quem mais precisa. A gente garante recursos para obras que já estão em andamento, como o Parque das Graças e o Cais da Aurora, e também nos permite executar compromissos assumidos com o povo do Recife”, explicou o prefeito.

Sem estresse – Candidato à reeleição pelo PSB, o deputado estadual Waldemar Borges não está preocupado com a estagnação de Danilo Cabral nas pesquisas. Segundo ele, o PSB tem tradição de começar em baixa nas pesquisas e ganhar eleições. "Foi assim com Eduardo e com Paulo Câmara. Não será diferente com Danilo quando a campanha começar para valer", diz.

Direita X Esquerda – O ex-presidente Michel Temer (MDB) defendeu ser necessário “eliminar preconceitos” contra a esquerda e a direita. A declaração foi realizada, ontem, em evento da CNI (Confederação Nacional da Indústria), em parceria com o Poder360.  “As teses da chamada esquerda podem parecer contrárias à indústria, ao empregador. Como as teses da chamada direita podem parecer algo contra os mais vulneráveis, os mais pobres. Precisamos eliminar esses preconceitos”, disse Temer.

Despejo geral – As notícias que chegam de Caruaru dão conta que o prefeito Rodrigo Pinheiro, que sucedeu a Raquel Lyra, já anda a léguas de distância da aliada de mentirinha. Para tirar as dúvidas vale passar o olho no Diário Oficial do Município para constatar a leva de gente ligada à ex-prefeita que está recebendo o cartão vermelho. Quer conhecer a natureza do ser humano? Deu poder a ele.

Ninguém vai impedir – Embora acredite que Lula só terá um palanque em Pernambuco, o deputado estadual João Paulo, que voltou ao PT depois de filiado ao PCdoB, diz que dificilmente o eleitor irá deixar de associar o palanque de Lula ao de Marília Arraes, candidata ao Governo do Estado pelo Solidariedade. "As pessoas sabem do histórico de Lula com Marília e com o seu avô Miguel Arraes. A vinculação será natural", atesta.

CURTAS

JOGOU A TOALHA – O deputado licenciado Rodrigo Maia (PSDB) não vai se candidatar à reeleição. Desiludido com a vida pública, deixou também o cargo de secretário de Projetos e Ações Estratégicas no Governo de São Paulo. Depois de ser presidente da Câmara dos Deputados duas vezes, acha que já ocupou quase todas as posições na Casa e não pretende se acomodar no papel de congressista.

CAOS – Bastou cair uma forte chuva ontem pela manhã no Recife para ruas e avenidas ficarem alagadas e o trânsito engessado. O dia começou com chuva em diferentes pontos da Região Metropolitana e moradores relataram transtornos. Sem receber investimentos estruturadores há mais de 20 anos, o Recife parou no tempo.

Perguntar não ofende: Bolsonaro virá conhecer o espetáculo da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém?

compartilhamentos

Últimos posts

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Pernambuco 25.06.2022 17:30

Anderson destaca força das tradições nordestinas em visita ao Arraiá do Monte

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Um dia após ter prestigiado o São João de Caruaru ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), o ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes e pré-candidato ao Governo do Estado, Anderson Ferreira (PL), a convite do prefeito Duguinha Lins (PSDB) e do vice-prefeito Guto Coelho (PSDB), participou, ontem, das comemorações do Arraiá do Monte, no município de São Joaquim do Monte.

Acompanhado do ex-ministro do Turismo e pré-candidato ao Senado, Gilson Machado (PL); do deputado federal André Ferreira (PL); e do ex-prefeito de São Joaquim do Monte e pré-candidato a deputado estadual, Joãozinho Tenório (Patriotas), Anderson comemorou a retomada das festividades como importante medida para impulsionar o turismo cultural e movimentar a economia regional.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Brasil 25.06.2022 17:00

Bolsonaro investe no discurso do bem contra o mal na Marcha para Jesus

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Em evento da Marcha para Jesus, neste sábado, em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, o presidente Jair Bolsonaro disse que ao formar os ministérios para o seu governo, “fez o contrário” do que gestões anteriores fizeram em Brasília, mesmo sob pressão. A justificativa para tal atitude, segundo ele, foi a “lealdade” ao povo. As informações são do Correio Braziliense.

“Não é fácil, um milagre a minha sobrevivência, porque não dizer quase um milagre uma eleição. Depois, também, formar um ministério com pressões as mais variadas possíveis para que Brasília continuasse como sempre esteve ao longo das últimas décadas, fizemos ao contrário. Apostamos porque sempre devi lealdade ao povo que está na minha frente”, declarou para uma multidão de aproximadamente 50 mil participantes, que o ovacionaram com gritos de "mito".

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - Junho 2022
Brasil 25.06.2022 16:15

Ministro do STF é tachado de mentiroso em evento no Reino Unido

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso afirmou, hoje, que o Brasil se tornou um “país de ofensas” após ser interrompido em um evento no Reino Unido, quando defendia o processo eleitoral brasileiro. As informações são da CNN Brasil.

Barroso dizia que, quando presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 2020 e 2022, precisou “oferecer resistência aos ataques contra a democracia e impedir esse abominável retrocesso que seria a volta do voto impresso com contagem pública manual, que sempre foi o caminho da fraude no Brasil”.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Brasil 25.06.2022 16:00

Estratégia de reeleição de Bolsonaro se impõe e estados já sabem que vão perder receitas de ICMS até no STF

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A sabedoria popular ensina que contra fatos não há argumentos. E a política é a arte de transformar fatos em narrativas. Vale para o Governo como para quem está na oposição. As informações são do colunista Fernando Castilho, do Jornal do Commercio.

Os estados sabem agora que a decisão de confrontar o governo na questão do ICMS - quando ainda poderiam articular uma negociação assim que os preços do barril do petróleo explodiram e começaram a turbinar as receitas dos estados - foi um equívoco, embora sempre seja muito difícil fechar acordos com Jair Bolsonaro.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - São João 2022
Pernambuco 25.06.2022 15:30

Rodrigo garante coordenar e estar à frente da campanha de Raquel em Caruaru

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Ele tem 40 anos e menos de três meses como gestor de uma das maiores cidades do interior pernambucano. Formado em administração/marketing, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), vem mostrando garras de leonino. Nos festejos juninos, recebeu em seu camarote, no Pátio de Eventos, todos os pré-candidatos ao Governo de Pernambuco. Os adversários elogiaram a acolhida e observaram a inquietação do jovem. As informações são da Folha de Pernambuco.

A aliada e ex-prefeita, também pré-candidata ao Governo, Raquel Lyra, chegou a se irritar e achar estar perdendo espaço. Nos bastidores, todos desconfiam que, solteiro e sem filhos, o prefeito esteja aproveitando para consolidar seu projeto político e construir sem amarras um caminho para reeleição, em 2024. Com o mesmo prazer de praticar exercícios, comer massas e reunir amigos (alguns que guarda da infância), garante coordenar e estar à frente da campanha de Raquel. Tem gente pagando para ver.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Toritama
Brasil 25.06.2022 15:10

Casal de idosos é morto a facadas num prédio de luxo no Rio

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Um casal de idosos foi morto a facadas na madrugada de hoje em um condomínio no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio. De acordo com as primeiras informações da Divisão de Homicídios, que investiga o caso, suspeito do crime, que é oficial da Marinha, seria namorado do filho do casal e teria atacado as vítimas supostamente motivado por ciúmes. As informações são do G1/RJ.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o pedido de socorro foi feito pouco depois da meia noite e atendido pelo Quartel do Humaitá. Ao chegarem no local, um apartamento na Rua Pio Corrêa, os bombeiros encontraram os idosos já mortos e um homem inconsciente, apontado pela polícia como suspeito do crime.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Brasil 25.06.2022 15:00

Impeachment, a dúvida da oposição se vale a pena ou não nesse momento

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O escândalo da gravação que joga responsabilidade para cima de Jair Bolsonaro, no caso do ex-ministro Milton Ribeiro (Educação), não foi celebrado com salva de fogos pela oposição. Não na devida dimensão do episódio. Hoje, com as redes sociais, é fácil medir o alcance de um fato e sua repercussão. As informações são do Blog do Noblat.

Em outros tempos, o PT, por exemplo, já estava na rua com a campanha “Fora, Bolsonaro” mais ruidosa do que nunca. Por muito menos, o partido fez isso com Fernando Henrique Cardoso (FHC). Os tucanos não esquecem jamais do “Fora, FHC”.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 2 - Abril
Brasil 25.06.2022 14:30

Minha história com Gonzaguinha

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

*Por Irineu Tamanini

O então presidente Fernando Collor visitou no dia 3 de abril de 1991 a cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará. Valter Lima, da Rádio Nacional viajou dois dias antes no escalão precursor da Presidência da República para transmitir, direto da terra de Padre Cícero, o programa “Revista Nacional”.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022
Brasil 25.06.2022 14:00

PF alegou falta de recursos para transferir Milton Ribeiro, mas dispõe de três jatos

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A Polícia Federal tem três jatos da Embraer, mas alegou que não tinha recursos para transportar o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, na quarta-feira passada, data de sua prisão. Apesar de haver uma ordem judicial para que Ribeiro fosse transferido de Santos (SP), onde reside, até Brasília, a PF manteve o ex-ministro em São Paulo. As informações são do Estadão.

O descumprimento da ordem judicial foi citado pelo delegado Bruno Calandrini, que preside o inquérito sobre a existência de um gabinete paralelo no Ministério da Educação operado por Ribeiro e dois pastores, como indicação de interferência na investigação.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Nord Hotels