Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão orientação
06.04.2022 00:00

Coluna da quarta-feira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Um anjo iluminado

Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis. Esta frase, do dramaturgo e poeta alemão Bertolt Brecht, seria a síntese de um ensaio sobre o meu amigo, leitor e conselheiro Ivan Rodrigues, um dos mais fiéis discípulos do ex-governador Miguel Arraes.

Deus o chamou, ontem, para a última e eterna moradia aos 94 anos. Sua morte provocou reações emocionantes, dolorosas e chorosas, de todos os segmentos ideológicos, da esquerda à direita. Era querido, admirado e honrado. Perdeu o Brasil um grande homem público. Pernambuco e Garanhuns, sua pátria amada, dormiram chorando de saudade do seu filho amado. Ivan não era perfeito, porque não existem seres humanos materializados pelo dom da vida sem pecado original.

Mas era quase um anjo, o Anjo Arcado. Mesmo tendo passado dos 90 anos, nunca envelheceu. Suas ideias eram novas e atuais. Sua energia, uma bateria que nunca arriava. Seu entusiasmo pela vida, igual a um de garoto que começa a despertar para o primeiro amor. A Miguel Arraes, seu guru e grande escudeiro, foi fiel até a morte.

Com o amigo, resistiu a todas as investidas dos militares para apeá-lo do poder. Pela porta que saiu com Arraes em 64, cassado pelo golpe, entrou de volta em 1987, embalado pela histórica eleição de 1986. "Volta Arraes ao Palácio das Princesas, vai entrar pela porta que saiu", eis a palavra de ordem da campanha de 86, também simbolizada pelo "Tou voltando".

Ivan era tão próximo de Arraes que pareciam irmãos siameses. Entendiam-se pelos gestos, falavam por símbolos, parábolas e olhares. Foi Ivan que materializou a universalização da eletrificação rural no Governo Arraes, projeto, faça-se justiça, concebido por um matuto atrevido de Caetés, a terra de Lula, chamado Zé da Luz.

Miguel Arraes se encantou pelo projeto. Num artigo, Ivan relembrou o entusiasmo do ex-governador com uma frase antológica dele (Arraes): “Não conheço nada mais estruturador para um cidadão que uma caneca de água limpa para beber e um bico de luz para alumiar a escuridão”. Levando energia para toda matutada, que vivia de candeeiro nas mãos, Arraes fez o milagre da noite escura se transformar no clarão do dia ensolarado.

"Invariavelmente, a comunidade promovia uma passeata chamada de “Adeus candeeiro!” Percorria toda a comunidade com as pessoas carregando na cabeça os fiofós apagados que eram até então o único meio utilizado para clarear o mundo. A banda de pífanos puxava o cortejo, a cachaça e o vinho de jurubeba corriam soltos, a galinha gorda guisada com farofa para tira-gosto e, ainda mais, a alegria de felicidade escancarada em todos os moradores do sítio, coroada pela dança no final da festa", escreveu Ivan, neste mesmo artigo em 22 de junho de 2015 no seu painel "Memórias e inquietações de Ivan".

O mesmo Bertolt, com o qual abri essa homenagem, disse: "Não basta ter sido bom quando deixar o mundo. É preciso deixar um mundo melhor". Ao iluminar o campo, com a sensibilidade social de Arraes, Ivan plantou a semente da luz inspirado no pensador alemão. Não há dúvida de que deixou um mundo bem melhor para os que antes só descobriam que havia chegado a noite pela chama do candeeiro.

A belezura da lâmpada – Trecho do artigo que Ivan relembrou o projeto da eletrificação rural na gestão Arraes que aposentou o candeeiro: "Só quem assistiu e conhece a dureza da vida no campo pode entender a felicidade de uma velha senhora, matriarca de sua família, sentada na salinha da casa de taipa e chão batido, admirando a luz acesa e que, advertida pelo filho que já era tarde e deveria recolher-se para descansar do dia muito agitado, respondeu com toda a veemência: “Me deixem aqui, que era só que faltava eu ir dormir agora. Vou passar a noite admirando essa belezura de uma lâmpada acesa que nunca pensei que um dia ia ver na minha casa”.

O senador de Marília – Uma fonte da direção nacional do PDT deixou vazar, ontem, a possibilidade do deputado Wolney Queiroz, líder da oposição na Câmara dos Deputados, dar uma guinada na eleição em Pernambuco disputando o Senado na chapa de Marília Arraes, pré-candidata ao Palácio das Princesas pelo Solidariedade. "Quem vai decidir o futuro do PDT em Pernambuco é Carlos Lupi", disse essa mesma fonte, referindo-se ao presidente do partido.

Herdeira de Marília – Aos 28 anos, Maria Arraes vai disputar vaga da irmã Marília Arraes na Câmara dos Deputados. Deve caber a ela o espólio eleitoral da agora candidata ao Governo do Estado. Em 2018, Marília foi a segunda deputada mais votada no Estado e única mulher dos 25 federais eleitos naquele ano, com 193.108 votos. Isso, naturalmente, incrementaria a capacidade da legenda que estivesse no páreo pela Câmara Federal, de eleger quadros proporcionais, sobretudo numa eleição sem coligação.

Blasfêmia – O ex-presidente Lula cometeu mais uma blasfêmia ontem. Afirmou que imagina que Deus seja petista. A declaração foi feita em entrevista ao programa Manhã Total da Rádio Lagoa Dourada, do Paraná, depois de elogiar o trabalho da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, no partido. “Eu às vezes fico imaginando que Deus é petista”, afirmou Lula. “Eu acho ela a dirigente partidária mais qualificada no Brasil, de todos os partidos. Ela é efetivamente a grande dirigente política do nosso país”.

Jorge na abertura de Jaboatão – Rifado do São João de Caruaru pela ex-prefeita Raquel Lyra, o cantor Jorge de Altinho pode ser a grande estrela da abertura dos festejos juninos de Jaboatão, segundo avalia o novo prefeito Luiz Medeiros, sucessor de Anderson Ferreira, que renunciou ao cargo para disputar o Governo do Estado pelo PL. Na prática, soaria como um gesto de solidariedade ao artista e de reprovação à tucana, também pré-candidata a governadora.

CURTAS

SURPRESA – A grande reviravolta no apagar das luzes do troca-troca partidário foi a transferência do ex-secretário especial de Paulista, Jorge Carreiro, do PV para o Solidariedade. Candidato apoiado pelo prefeito Yves Ribeiro, a decisão foi tomada para seguir o chefe no apoio ao projeto de Marília Arraes ao Governo do Estado.

CONCURSO – As inscrições para um concurso com 40 vagas para apoio administrativo às atividades fazendárias na Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz) foram abertas ontem. As oportunidades são para cargos de nível médio e superior, com salários de até R $2.309,20. Os candidatos têm até o dia 5 de maio para fazer se inscrever pelo site da banca organizadora.

Perguntar não ofende: Quais serão os novos apoios saindo do bloco da Frente Popular em direção ao palanque de Marília Arraes?

compartilhamentos

Últimos posts

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Pernambuco 25.06.2022 17:30

Anderson destaca força das tradições nordestinas em visita ao Arraiá do Monte

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Um dia após ter prestigiado o São João de Caruaru ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), o ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes e pré-candidato ao Governo do Estado, Anderson Ferreira (PL), a convite do prefeito Duguinha Lins (PSDB) e do vice-prefeito Guto Coelho (PSDB), participou, ontem, das comemorações do Arraiá do Monte, no município de São Joaquim do Monte.

Acompanhado do ex-ministro do Turismo e pré-candidato ao Senado, Gilson Machado (PL); do deputado federal André Ferreira (PL); e do ex-prefeito de São Joaquim do Monte e pré-candidato a deputado estadual, Joãozinho Tenório (Patriotas), Anderson comemorou a retomada das festividades como importante medida para impulsionar o turismo cultural e movimentar a economia regional.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Brasil 25.06.2022 17:00

Bolsonaro investe no discurso do bem contra o mal na Marcha para Jesus

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Em evento da Marcha para Jesus, neste sábado, em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, o presidente Jair Bolsonaro disse que ao formar os ministérios para o seu governo, “fez o contrário” do que gestões anteriores fizeram em Brasília, mesmo sob pressão. A justificativa para tal atitude, segundo ele, foi a “lealdade” ao povo. As informações são do Correio Braziliense.

“Não é fácil, um milagre a minha sobrevivência, porque não dizer quase um milagre uma eleição. Depois, também, formar um ministério com pressões as mais variadas possíveis para que Brasília continuasse como sempre esteve ao longo das últimas décadas, fizemos ao contrário. Apostamos porque sempre devi lealdade ao povo que está na minha frente”, declarou para uma multidão de aproximadamente 50 mil participantes, que o ovacionaram com gritos de "mito".

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - Junho 2022
Brasil 25.06.2022 16:15

Ministro do STF é tachado de mentiroso em evento no Reino Unido

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso afirmou, hoje, que o Brasil se tornou um “país de ofensas” após ser interrompido em um evento no Reino Unido, quando defendia o processo eleitoral brasileiro. As informações são da CNN Brasil.

Barroso dizia que, quando presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 2020 e 2022, precisou “oferecer resistência aos ataques contra a democracia e impedir esse abominável retrocesso que seria a volta do voto impresso com contagem pública manual, que sempre foi o caminho da fraude no Brasil”.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Brasil 25.06.2022 16:00

Estratégia de reeleição de Bolsonaro se impõe e estados já sabem que vão perder receitas de ICMS até no STF

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A sabedoria popular ensina que contra fatos não há argumentos. E a política é a arte de transformar fatos em narrativas. Vale para o Governo como para quem está na oposição. As informações são do colunista Fernando Castilho, do Jornal do Commercio.

Os estados sabem agora que a decisão de confrontar o governo na questão do ICMS - quando ainda poderiam articular uma negociação assim que os preços do barril do petróleo explodiram e começaram a turbinar as receitas dos estados - foi um equívoco, embora sempre seja muito difícil fechar acordos com Jair Bolsonaro.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - São João 2022
Pernambuco 25.06.2022 15:30

Rodrigo garante coordenar e estar à frente da campanha de Raquel em Caruaru

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Ele tem 40 anos e menos de três meses como gestor de uma das maiores cidades do interior pernambucano. Formado em administração/marketing, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), vem mostrando garras de leonino. Nos festejos juninos, recebeu em seu camarote, no Pátio de Eventos, todos os pré-candidatos ao Governo de Pernambuco. Os adversários elogiaram a acolhida e observaram a inquietação do jovem. As informações são da Folha de Pernambuco.

A aliada e ex-prefeita, também pré-candidata ao Governo, Raquel Lyra, chegou a se irritar e achar estar perdendo espaço. Nos bastidores, todos desconfiam que, solteiro e sem filhos, o prefeito esteja aproveitando para consolidar seu projeto político e construir sem amarras um caminho para reeleição, em 2024. Com o mesmo prazer de praticar exercícios, comer massas e reunir amigos (alguns que guarda da infância), garante coordenar e estar à frente da campanha de Raquel. Tem gente pagando para ver.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Toritama
Brasil 25.06.2022 15:10

Casal de idosos é morto a facadas num prédio de luxo no Rio

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Um casal de idosos foi morto a facadas na madrugada de hoje em um condomínio no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio. De acordo com as primeiras informações da Divisão de Homicídios, que investiga o caso, suspeito do crime, que é oficial da Marinha, seria namorado do filho do casal e teria atacado as vítimas supostamente motivado por ciúmes. As informações são do G1/RJ.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o pedido de socorro foi feito pouco depois da meia noite e atendido pelo Quartel do Humaitá. Ao chegarem no local, um apartamento na Rua Pio Corrêa, os bombeiros encontraram os idosos já mortos e um homem inconsciente, apontado pela polícia como suspeito do crime.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Brasil 25.06.2022 15:00

Impeachment, a dúvida da oposição se vale a pena ou não nesse momento

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O escândalo da gravação que joga responsabilidade para cima de Jair Bolsonaro, no caso do ex-ministro Milton Ribeiro (Educação), não foi celebrado com salva de fogos pela oposição. Não na devida dimensão do episódio. Hoje, com as redes sociais, é fácil medir o alcance de um fato e sua repercussão. As informações são do Blog do Noblat.

Em outros tempos, o PT, por exemplo, já estava na rua com a campanha “Fora, Bolsonaro” mais ruidosa do que nunca. Por muito menos, o partido fez isso com Fernando Henrique Cardoso (FHC). Os tucanos não esquecem jamais do “Fora, FHC”.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 1 - Abril
Brasil 25.06.2022 14:30

Minha história com Gonzaguinha

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

*Por Irineu Tamanini

O então presidente Fernando Collor visitou no dia 3 de abril de 1991 a cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará. Valter Lima, da Rádio Nacional viajou dois dias antes no escalão precursor da Presidência da República para transmitir, direto da terra de Padre Cícero, o programa “Revista Nacional”.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022
Brasil 25.06.2022 14:00

PF alegou falta de recursos para transferir Milton Ribeiro, mas dispõe de três jatos

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A Polícia Federal tem três jatos da Embraer, mas alegou que não tinha recursos para transportar o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, na quarta-feira passada, data de sua prisão. Apesar de haver uma ordem judicial para que Ribeiro fosse transferido de Santos (SP), onde reside, até Brasília, a PF manteve o ex-ministro em São Paulo. As informações são do Estadão.

O descumprimento da ordem judicial foi citado pelo delegado Bruno Calandrini, que preside o inquérito sobre a existência de um gabinete paralelo no Ministério da Educação operado por Ribeiro e dois pastores, como indicação de interferência na investigação.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Nord Hotels