Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão orientação
31.03.2022 06:00

Coluna da quinta-feira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Quem lucrou, quem perdeu - Precisa e oportuna, a pesquisa do Instituto Conectar (RN), com exclusividade para este blog, foi ótima para Marília Arraes (SD), boa para Miguel Coelho (UB), razoável para Anderson Ferreira (PL), péssima para Raquel Lyra (PSDB) e Danilo Cabral (PSB).  A tucana perdeu a liderança, Marília aparece com o dobro das intenções de voto em relação a ela, e quando passa a liderar, no cenário sem Marilia, Miguel Coelho encosta nela.

Foi o primeiro levantamento depois que Marília deixou o PT e entrou na guerra como candidata pelo Solidariedade. Além de liderar com folga todos os cenários para o Governo do Estado, a ex-petista também é a preferida, de longe, para o Senado. Há muitas explicações para esse poder de fogo de Marília. 

Primeiro, o recall (lembrança do eleitorado) por ter disputado a eleição de 2020 para prefeita do Recife, segundo por ser mulher (e guerreira), terceiro pelo sobrenome Arraes e quarto por encarnar um sentimento de volta do eleitorado à perseguição que sofre do PT.

Com Marília no páreo, Raquel não apenas murcha eleitoralmente como também perde o monópolio de candidata mulher, o que a favorecia bastante por ser até então a única candidata do sexo feminino na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas. Se guerrear com Marília, Raquel só tende a levar desvantagem, a começar pela largada eleitoral: a ex-petista parte da Região Metropolitana, que tem quase metade do eleitorado do Estado, enquanto a tucana tem concentrada a sua votação no Agreste, que corresponde a 17% do eleitorado. 

Quanto a ser boa para Miguel, que renunciou ontem o cargo de prefeito de Petrolina num grande e emocionante ato público, se deve ao fato de, no primeiro cenário, no qual estão incluídos todos os candidatos, já aparecer empatado, tecnicamente, com Raquel - 14% a 11% (a margem de erro é de 3.1 pontos percentuais para mais ou para menos). Quando Marília sai de cena e entra Raquel, Miguel também se aproxima da tucana, que desponta na liderança com 21%, mas o pré-candidato do União Brasil desponta com 15%, seis pontos apenas de diferença.

Foi razoável para Anderson porque seus percentuais variam de 8% a 11% num Estado em que Bolsonaro, com quem está aliado no plano nacional e abrirá palanque em Pernambuco, tem quase 80% de rejeição. O ainda prefeito de Jaboatão (vai renunciar hoje para ser candidato a governador), teoricamente, está sustentado no seu próprio eleitorado, independente do bolsonarismo. Se Bolsonaro crescer e melhorar seus indicadores nas pesquisas, Anderson pode chegar ao segundo turno num cenário de polarização presidencial com Lula.

A pesquisa, enfim, foi danosa para o pré-candidato do PSB, Danilo Cabral, porque não reage em nenhum cenário, já com mais de 30 dias de ter seu nome anunciado com pompa pela Frente Popular. O Coronel Danulo, apelido dado pelo ex-deputado Guilherme Uchoa, que o considerava uma nulidade política, detém também a maior taxa de rejeição e seu principal cabo eleitoral, o governador Paulo Câmara, a quem faz juras de amor de continuidade da gestão, tem 64% de rejeição. 

Guerra até no São João - Na guerra por ocupação de espaços ainda como gestores entre Miguel Coelho (Petrolina) e Raquel Lyra (Caruaru), o primeiro saiu na frente e anunciou, na noite da última terça-feira, a grade do São João deste ano, o primeiro após a pandemia dar uma trégua. Raquel copiou a ideia, correu contra o tempo e também tornou pública a programação dos festejos juninos numa coletiva no final da tarde de ontem. Não serão mais prefeitos em junho, mas se apresentam como patronos da festa. 

Em causa própria - Ao ficar no MDB depois de montar apenas a chapa para federal, o deputado Raul Henry não foi nada coerente nem fiel ao partido, como tentaram "vender". Na verdade, Henry olhou do seu umbigo para baixo, criando um quadro no qual apenas ele se beneficiou. Abandonou velhos aliados corretos com ele, como Tony Gel e Jarbas Filho, filho do senador Jarbas Vasconcelos. Sem chapa para estadual, tentam, desesperadamente, se abrigar em outras legendas para tentar um mandato na Assembleia Legislativa porque Henry não montou a chapa estadual. 

Antecipação - Raquel Lyra só queria renunciar ao mandato de prefeita de Caruaru no próximo sábado, mas teve que antecipar para hoje por uma questão protocolar e regimental: as sessões da Câmara Municipal são realizadas às terças e quintas e ela queria fazer um gesto com o Legislativo. A renúncia formal será hoje, mas o ato popular está mantido para o próximo sábado na Arena Caruaru. 

Bem contra o mal - De passagem, ontem, pelo Rio Grande do Norte, o presidente Bolsonaro mandou um recado para Lula ao falar num ato em Cajupirana."Cada vez mais, a população entende quem está do lado do bem e quem está do lado do mal. Não é de esquerda contra direita, é de bem contra o mal. E o bem sempre venceu. E o bem vencerá. O bem está ao lado da maioria da população brasileira", disse, referindo-se à roubalheira nos governos petistas. 

O mundo é uma escola - Ex-governador do Distrito Federal, ex-ministro da Educação e ex-senador da República pelo DF, o pernambucano Cristovam Buarque lança em Brasília, na próxima terça-feira, a partir das 19 horas, o livro "O mundo é uma escola". Segundo o autor, são lições que aprendeu em viagens pelo mundo. A noite de autógrafos será na livraria da Travessa, no Shopping Casa Park. 

CURTAS 

CANDIDATO - O PCB anunciou, ontem, o nome de Jones Manoel como pré-candidato ao Governo do Estado em uma live pelas redes sociais. O PCB ainda não tem pré-candidatura a vice. Jones Manoel tem 32 anos, é youtuber, professor de história, comunicador e educador popular e tem mestrado em serviço social.

NORONHA - O governador Paulo Câmara vai ao ministro Ricardo Lewandowski, do STF, entregar um documento, com oito páginas, com a defesa do Estado sobre a ação da AGU que contesta a divisão das responsabilidades sobre as ilhas oceânicas de Fernando de Noronha. 

Perguntar não ofende: Espelho meu, tem algum governador mais rejeitado do que Paulo Câmara? 

compartilhamentos

Últimos posts

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Brasil 25.06.2022 18:00

Juiz diz que tinha suspeitas substanciais para prender Ribeiro e pastores

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Depois que o desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (TRF-1), em Brasília, mandou soltar o ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, preso na Operação Acesso Pago, o juiz Renato Borelli, da 15.ª Vara Federal do Distrito Federal, que havia determinado a prisão preventiva, disse que tomou a decisão com base em "suspeitas substanciais”. As informações são do UOL.

"Todas as decisões foram proferidas com base em indicativos cabais que haveria ma sequência de condutas suspeitas no Ministério da Educação (chamado de gabinete paralelo*) e que poderiam amoldar-se aos tipos penais acima especificados; é dizer, as decisões não foram proferidas sem o respaldo legal justificador", diz um trecho da manifestação enviada ao gabinete do desembargador.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Pernambuco 25.06.2022 17:45

Me inspiro na luz do sol e no brilho da lua

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Com o meu celular, cliquei, há pouco, esta bela imagem: o sol dando passagem para o brilho da noite no meu Pajeú, o Pajeú das flores, onde todas as almas são de cantadores. Apesar de serem tão diferentes, a lua precisa do sol para brilhar.  O que seria da lua sem o brilho do sol? Um satélite apático, sem graça e sem vida. 

O sol brilha de dia para a lua iluminar a noite. A luz é do sol, mas só notamos o seu brilho ao anoitecer pela graciosidade da lua. O que seria do sol sem a existência da lua? Uma estrela sem palco, um artista sem fã. Não haveriam noites para expressarem a sua luz. Não haveria expectativa para a sua chegada ao amanhecer.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - Junho 2022
Pernambuco 25.06.2022 17:30

Anderson destaca força das tradições nordestinas em visita ao Arraiá do Monte

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Um dia após ter prestigiado o São João de Caruaru ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), o ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes e pré-candidato ao Governo do Estado, Anderson Ferreira (PL), a convite do prefeito Duguinha Lins (PSDB) e do vice-prefeito Guto Coelho (PSDB), participou, ontem, das comemorações do Arraiá do Monte, no município de São Joaquim do Monte.

Acompanhado do ex-ministro do Turismo e pré-candidato ao Senado, Gilson Machado (PL); do deputado federal André Ferreira (PL); e do ex-prefeito de São Joaquim do Monte e pré-candidato a deputado estadual, Joãozinho Tenório (Patriotas), Anderson comemorou a retomada das festividades como importante medida para impulsionar o turismo cultural e movimentar a economia regional.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Brasil 25.06.2022 17:00

Bolsonaro investe no discurso do bem contra o mal na Marcha para Jesus

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Em evento da Marcha para Jesus, neste sábado, em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, o presidente Jair Bolsonaro disse que ao formar os ministérios para o seu governo, “fez o contrário” do que gestões anteriores fizeram em Brasília, mesmo sob pressão. A justificativa para tal atitude, segundo ele, foi a “lealdade” ao povo. As informações são do Correio Braziliense.

“Não é fácil, um milagre a minha sobrevivência, porque não dizer quase um milagre uma eleição. Depois, também, formar um ministério com pressões as mais variadas possíveis para que Brasília continuasse como sempre esteve ao longo das últimas décadas, fizemos ao contrário. Apostamos porque sempre devi lealdade ao povo que está na minha frente”, declarou para uma multidão de aproximadamente 50 mil participantes, que o ovacionaram com gritos de "mito".

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - São João 2022
Brasil 25.06.2022 16:15

Ministro do STF é tachado de mentiroso em evento no Reino Unido

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso afirmou, hoje, que o Brasil se tornou um “país de ofensas” após ser interrompido em um evento no Reino Unido, quando defendia o processo eleitoral brasileiro. As informações são da CNN Brasil.

Barroso dizia que, quando presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 2020 e 2022, precisou “oferecer resistência aos ataques contra a democracia e impedir esse abominável retrocesso que seria a volta do voto impresso com contagem pública manual, que sempre foi o caminho da fraude no Brasil”.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Toritama
Brasil 25.06.2022 16:00

Estratégia de reeleição de Bolsonaro se impõe e estados já sabem que vão perder receitas de ICMS até no STF

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A sabedoria popular ensina que contra fatos não há argumentos. E a política é a arte de transformar fatos em narrativas. Vale para o Governo como para quem está na oposição. As informações são do colunista Fernando Castilho, do Jornal do Commercio.

Os estados sabem agora que a decisão de confrontar o governo na questão do ICMS - quando ainda poderiam articular uma negociação assim que os preços do barril do petróleo explodiram e começaram a turbinar as receitas dos estados - foi um equívoco, embora sempre seja muito difícil fechar acordos com Jair Bolsonaro.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Pernambuco 25.06.2022 15:30

Rodrigo garante coordenar e estar à frente da campanha de Raquel em Caruaru

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Ele tem 40 anos e menos de três meses como gestor de uma das maiores cidades do interior pernambucano. Formado em administração/marketing, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), vem mostrando garras de leonino. Nos festejos juninos, recebeu em seu camarote, no Pátio de Eventos, todos os pré-candidatos ao Governo de Pernambuco. Os adversários elogiaram a acolhida e observaram a inquietação do jovem. As informações são da Folha de Pernambuco.

A aliada e ex-prefeita, também pré-candidata ao Governo, Raquel Lyra, chegou a se irritar e achar estar perdendo espaço. Nos bastidores, todos desconfiam que, solteiro e sem filhos, o prefeito esteja aproveitando para consolidar seu projeto político e construir sem amarras um caminho para reeleição, em 2024. Com o mesmo prazer de praticar exercícios, comer massas e reunir amigos (alguns que guarda da infância), garante coordenar e estar à frente da campanha de Raquel. Tem gente pagando para ver.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 1 - Abril
Brasil 25.06.2022 15:10

Casal de idosos é morto a facadas num prédio de luxo no Rio

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Um casal de idosos foi morto a facadas na madrugada de hoje em um condomínio no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio. De acordo com as primeiras informações da Divisão de Homicídios, que investiga o caso, suspeito do crime, que é oficial da Marinha, seria namorado do filho do casal e teria atacado as vítimas supostamente motivado por ciúmes. As informações são do G1/RJ.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o pedido de socorro foi feito pouco depois da meia noite e atendido pelo Quartel do Humaitá. Ao chegarem no local, um apartamento na Rua Pio Corrêa, os bombeiros encontraram os idosos já mortos e um homem inconsciente, apontado pela polícia como suspeito do crime.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022
Brasil 25.06.2022 15:00

Impeachment, a dúvida da oposição se vale a pena ou não nesse momento

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O escândalo da gravação que joga responsabilidade para cima de Jair Bolsonaro, no caso do ex-ministro Milton Ribeiro (Educação), não foi celebrado com salva de fogos pela oposição. Não na devida dimensão do episódio. Hoje, com as redes sociais, é fácil medir o alcance de um fato e sua repercussão. As informações são do Blog do Noblat.

Em outros tempos, o PT, por exemplo, já estava na rua com a campanha “Fora, Bolsonaro” mais ruidosa do que nunca. Por muito menos, o partido fez isso com Fernando Henrique Cardoso (FHC). Os tucanos não esquecem jamais do “Fora, FHC”.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Nord Hotels
Brasil 25.06.2022 14:30

Minha história com Gonzaguinha

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

*Por Irineu Tamanini

O então presidente Fernando Collor visitou no dia 3 de abril de 1991 a cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará. Valter Lima, da Rádio Nacional viajou dois dias antes no escalão precursor da Presidência da República para transmitir, direto da terra de Padre Cícero, o programa “Revista Nacional”.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE SESC - Férias de Janeiro