Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão orientação
29.03.2022 00:00

Coluna da terça-feira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O fator Marília

Muitos se surpreenderam com a atitude da deputada Marília Arraes em recusar o apelo do ex-presidente Lula e do PT para sair candidata ao Senado. Conheço Marília há muitos anos, seu perfil e sua personalidade. Tem brilho, talento, inteligência, coragem e caráter. Jamais iria aceitar ser chamada de chantagista para conseguir ser a candidata ao Senado.

Vale lembrar que em 2014, no auge da popularidade e do poder inquestionável do ex-governador e primo Eduardo Campos, Marília rompeu com o PSB para apoiar Dilma, uma decisão que contribuiu para confirmar seu perfil corajoso. Ela está se transformando na primeira grande líder mulher de Pernambuco.

E não é, diga-se de passagem, por ser da família de Miguel Arraes nem tampouco por usar o nome de guerra com o sobrenome do avô. Trata-se de uma conquista pelo trabalho coletivista que desenvolve. Sua presença é marcante, seja onde for. Logo no primeiro mandato de deputada federal, foi eleita para Mesa Diretora da Casa, apesar do boicote do PT.

Na verdade, ela já era para ter sido eleita a primeira mulher governadora de Pernambuco em 2018 se não tivesse sido traída pelo algoz Humberto Costa, junto com os seus comparsas do PSB. Novamente em 2020, o mesmo Humberto ficou, traiçoeiramente, com o PSB, num jogo sujo nunca visto em toda a história política de Pernambuco, para roubar de Marília a posição de primeira mulher prefeita da nossa capital.

Mas agora o fator Marília regressou com força para enfrentar o candidato de um Governo que faz muito mal a Pernambuco, que se esgotou e parece estar com os dias contados. A fadiga de material é tamanha que não está descartado um segundo turno entre os candidatos da oposição, ficando o coronel Danulo de fora.

Sem entendimento – Numa conversa com jornalistas, ontem, no Recife, o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, e o ministro do Turismo, Gilson Machado, que formam a chapa bolsonarista no Estado – o primeiro candidato a governador e o segundo a senador – arquivaram, definitivamente, qualquer tentativa de entendimento com os demais postulantes no campo da oposição. "Reabertura de diálogo, só se for em apoio à nossa chapa", disse Anderson, respaldado por Machado.

O coveiro do MDB – O MDB, quem diria, que num passado não muito distante já foi a maior legenda no País, elegendo 22 governadores, virou letra morta em Pernambuco. O coveiro atende pelo nome de Raul Henry. Com ele na presidência estadual por delegação de Jarbas Vasconcelos, ao invés de crescer, virou sublegenda do PSB. Agora, como coveiro do partido, Henry armou uma chapa apenas para federal, esquecendo da Alepe, pensando em salvar o mandato a todo custo. Abandonou Tony Gel e até o herdeiro político de Jarbas, o jovem Jarbinhas, candidato a estadual. Ambos foram buscar abrigo no PSB.

Constrangimento – A União de Vereadores de Pernambuco (UVP) fez palanque único em um congresso da categoria, na semana passada, para o candidato do PSB, Danilo Cabral. Nenhum outro pré-candidato foi convidado. Marília Arraes foi de atrevida, no último dia do evento, sábado passado, teve direito a uma falinha, mas acabou roubando a cena para constrangimento dos organizadores.

Sucessor de Gilson – Com data marcada para se afastar do Ministério do Turismo no próximo sábado, o pernambucano Gilson Machado Neto deve emplacar o sucessor. O nome mais cotado é o do presidente da Embratur, Carlos Brito, que foi diretor de gestão interna do órgão quando Gilson presidiu e de lá recebeu a convocação de Bolsonaro para assumir o Ministério.

Tá fumaçando – Enquanto Anderson Ferreira e Miguel Coelho, prefeitos de Jaboatão e Petrolina, respectivamente, têm a garantia dos seus sucessores de que nenhum secretário será mudado a partir de sábado, quando renunciam, a prefeita Raquel Lyra, de Caruaru, não tem a mesma certeza. O que se diz por lá é que o seu vice Rodrigo Pinheiro, também tucano como ela, vai montar sua própria equipe. O blog tentou contato com Pinheiro, mas ele não deu retorno. Onde tem fumaça, tem fogo.

CURTAS

FIM DAS MÁSCARAS – O uso de máscara em locais abertos deixa de ser obrigatório em Pernambuco a partir de hoje. O Governo do Estado também liberou a realização de eventos com capacidade total de público, incluindo shows, festas e estádios de futebol a partir da mesma data. O decreto estava em vigor desde o dia 16 de maio de 2020.

NORONHA – "Não existe preocupação ambiental de Bolsonaro com Noronha", diz o secretário estadual de Meio Ambiente de Pernambuco, José Bertotti, sobre o pedido de liminar protocolado pelo Governo Federal no Supremo Tribunal Federal, que solicita o reconhecimento do domínio da União sobre a ilha. O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, disse que o estado "precisa cumprir o contrato de gestão".

Perguntar não ofende: O MDB virou a casa da mãe Joana?

compartilhamentos

Últimos posts

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Brasil 25.06.2022 16:00

Estratégia de reeleição de Bolsonaro se impõe e estados já sabem que vão perder receitas de ICMS até no STF

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A sabedoria popular ensina que contra fatos não há argumentos. E a política é a arte de transformar fatos em narrativas. Vale para o Governo como para quem está na oposição. As informações são do colunista Fernando Castilho, do Jornal do Commercio.

Os estados sabem agora que a decisão de confrontar o governo na questão do ICMS - quando ainda poderiam articular uma negociação assim que os preços do barril do petróleo explodiram e começaram a turbinar as receitas dos estados - foi um equívoco, embora sempre seja muito difícil fechar acordos com Jair Bolsonaro.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Pernambuco 25.06.2022 15:30

Rodrigo garante coordenar e estar à frente da campanha de Raquel em Caruaru

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Ele tem 40 anos e menos de três meses como gestor de uma das maiores cidades do interior pernambucano. Formado em administração/marketing, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), vem mostrando garras de leonino. Nos festejos juninos, recebeu em seu camarote, no Pátio de Eventos, todos os pré-candidatos ao Governo de Pernambuco. Os adversários elogiaram a acolhida e observaram a inquietação do jovem. As informações são da Folha de Pernambuco.

A aliada e ex-prefeita, também pré-candidata ao Governo, Raquel Lyra, chegou a se irritar e achar estar perdendo espaço. Nos bastidores, todos desconfiam que, solteiro e sem filhos, o prefeito esteja aproveitando para consolidar seu projeto político e construir sem amarras um caminho para reeleição, em 2024. Com o mesmo prazer de praticar exercícios, comer massas e reunir amigos (alguns que guarda da infância), garante coordenar e estar à frente da campanha de Raquel. Tem gente pagando para ver.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - Junho 2022
Brasil 25.06.2022 15:10

Casal de idosos é morto a facadas num prédio de luxo no Rio

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Um casal de idosos foi morto a facadas na madrugada de hoje em um condomínio no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio. De acordo com as primeiras informações da Divisão de Homicídios, que investiga o caso, suspeito do crime, que é oficial da Marinha, seria namorado do filho do casal e teria atacado as vítimas supostamente motivado por ciúmes. As informações são do G1/RJ.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o pedido de socorro foi feito pouco depois da meia noite e atendido pelo Quartel do Humaitá. Ao chegarem no local, um apartamento na Rua Pio Corrêa, os bombeiros encontraram os idosos já mortos e um homem inconsciente, apontado pela polícia como suspeito do crime.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Brasil 25.06.2022 15:00

Impeachment, a dúvida da oposição se vale a pena ou não nesse momento

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O escândalo da gravação que joga responsabilidade para cima de Jair Bolsonaro, no caso do ex-ministro Milton Ribeiro (Educação), não foi celebrado com salva de fogos pela oposição. Não na devida dimensão do episódio. Hoje, com as redes sociais, é fácil medir o alcance de um fato e sua repercussão. As informações são do Blog do Noblat.

Em outros tempos, o PT, por exemplo, já estava na rua com a campanha “Fora, Bolsonaro” mais ruidosa do que nunca. Por muito menos, o partido fez isso com Fernando Henrique Cardoso (FHC). Os tucanos não esquecem jamais do “Fora, FHC”.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - São João 2022
Brasil 25.06.2022 14:30

Minha história com Gonzaguinha

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

*Por Irineu Tamanini

O então presidente Fernando Collor visitou no dia 3 de abril de 1991 a cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará. Valter Lima, da Rádio Nacional viajou dois dias antes no escalão precursor da Presidência da República para transmitir, direto da terra de Padre Cícero, o programa “Revista Nacional”.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Toritama
Brasil 25.06.2022 14:00

PF alegou falta de recursos para transferir Milton Ribeiro, mas dispõe de três jatos

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A Polícia Federal tem três jatos da Embraer, mas alegou que não tinha recursos para transportar o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, na quarta-feira passada, data de sua prisão. Apesar de haver uma ordem judicial para que Ribeiro fosse transferido de Santos (SP), onde reside, até Brasília, a PF manteve o ex-ministro em São Paulo. As informações são do Estadão.

O descumprimento da ordem judicial foi citado pelo delegado Bruno Calandrini, que preside o inquérito sobre a existência de um gabinete paralelo no Ministério da Educação operado por Ribeiro e dois pastores, como indicação de interferência na investigação.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Brasil 25.06.2022 13:00

A lei da lasquinha

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

* Por Marcelo Tognozzi

Logo depois de proclamar a Independência, o Brasil foi obrigado a pagar uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas à Coroa Portuguesa. Num tratado intermediado pelos ingleses, o Brasil pagaria pelo reconhecimento de que éramos uma nação livre, melhor: um reino livre.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 1 - Abril
Pernambuco 25.06.2022 12:30

Maria Arraes cumpre agenda política em Araripina

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A pré-candidata a deputada federal Maria Arraes tem cumprido extensa agenda política por diversas cidade de Pernambuco. Hoje, um dia após participar do São João de Araripina, concedeu entrevista na Rádio Arari FM e visitou a feira do município.

"É com felicidade que a gente está retornando a Araripina. O São João que estamos vendo, depois de uma pandemia, é importante para a retomada da economia dos municípios e do estado. Também estamos sentindo o crescimento do entusiasmo da população que quer mudar os rumos do país e de Pernambuco. Isso significa que estamos no caminho certo", afirma Maria.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022
Pernambuco 25.06.2022 12:00

STF invalida lei que autorizava Executivo de Pernambuco a usar depósitos judiciais

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O Supremo Tribunal Federal (STF) invalidou lei do Estado de Pernambuco que permitia a utilização de depósitos judiciais e extrajudiciais de terceiros em programas e ações sociais e no pagamento de precatórios judiciais relativos a créditos de natureza alimentar. Por unanimidade, o colegiado julgou procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6660, apreciada na sessão virtual encerrada no último dia 20.

A ação foi ajuizada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a Lei estadual 12.305/2002 (alterada pela Lei 12.337/2003), que destina para a Conta Central de Depósitos Procedimentais os depósitos judiciais e extrajudiciais, em dinheiro, à disposição do Poder Judiciário estadual ou da Secretaria da Fazenda. De acordo com a lei, de 50% a 80% dos créditos transferidos à conta central deverão compor um fundo de reserva, recomposto mensalmente pelo estado.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Nord Hotels