Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão - Cão Terapia
26.01.2022 00:00

Coluna da quarta-feira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

DNA familiar "queimou" Tadeu

Um dos parlamentares mais preparados da bancada pernambucana no Congresso, o deputado federal Tadeu Alencar (PSB) foi, mais uma vez, rifado no processo de afunilamento da escolha do candidato a governador pela Frente Popular, perdendo a corrida para o também deputado federal Danilo Cabral por um motivo que foge da sua alçada: o laço de parentesco com a família Campos.

Seu filho é casado com a filha de Renata Campos, viúva do ex-governador Eduardo Campos. "Soaria muito mal aos ouvidos do eleitorado anunciar um nome da família Campos", disse uma fonte do PSB, esclarecendo que um nome de fora do núcleo familiar evitaria mais um desgaste ao longo da campanha, além do fardo de o PSB já estar há 16 anos no poder.

Já em 2014, quando Eduardo optou pelo nome de Paulo Câmara para disputar a sua sucessão, Tadeu era dado como escolhido, mas, de última hora, foi preterido. Só restou a opção de disputar um mandato para a Câmara de Deputados. Revelou-se bom parlamentar, a ponto de ocupar a liderança do PSB na Câmara e relatar projetos que atraíram o interesse da mídia.

Numa pesquisa interna, Tadeu somou mais do que Danilo, principalmente pelo seu perfil técnico e ao mesmo tempo político, embora Danilo seja também um técniconolítico, a mistura de técnico com político. Mas foi fritado para não dar a impressão de ser a continuidade da "República dos Campos". Só lhe restará tentar a reeleição. Como não está fácil para nenhum parlamentar com mandato emplacar mais quatro anos no Congresso, Tadeu pode ser compensado com a distribuição das bases de Danillo.

Aliás, a esta altura, o espólio eleitoral de Danilo, que teve mais de 91 mil votos em 2018, está sendo objeto de uma guerra silenciosa dentro do PSB. Brigam pelo apoio dos seus prefeitos, principalmente, os deputados Milton Coelho e Gonzaga Patriota, ambos com bases invadidas pelo deputado estadual Clodoaldo Magalhães, agora candidato a deputado federal, mesmo contra a vontade do partido.

Rede se retrata – Dirigentes nacionais da Rede Sustentabilidade divulgaram nota desmentindo o posicionamento do filiado e ex-dirigente estadual, Sérgio Rodrigues de Paula, cobrando a indicação de um nome do PSB para candidatura ao Governo do Estado. A nota é assinada por Roberto Leandro, Millena Reis, Alice Gabino e Brígida Barros. Eles expressam que a Rede não faz parte das gestões socialistas do Estado e do Recife. Além disso, ponderam que a agremiação não se intromete na definição de postulantes de outros partidos.

Marília vetada – Há quem aposte na possibilidade da deputada federal Marília Arraes ocupar a vaga de candidata ao Senado na chapa da Frente Popular pelo PT, mas no seio da família Campos, a começar pelo prefeito do Recife, João Campos, e sua mãe Renata, a disposição para aceitar essa indicação do PT, mesmo vindo como imposição de Lula e a cacicada nacional petista, não existe. É negociação fora de cogitação, segundo um parlamentar do PSB.

Coordenação de Lula – O líder da Oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse, ontem, que recebeu convite do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para integrar sua campanha na eleição à Presidência da República. O senador apoiará Lula na disputa, mas disse que a resposta sobre participar do núcleo de campanha do petista depende de sua decisão sobre a possibilidade de lançar-se candidato a governador do Amapá. Eles se reuniram na última sexta-feira em São Paulo (SP). No encontro, Lula defendeu que, na atual conjuntura, Randolfe seria “muito mais útil” para seu Estado e para o país trabalhando na base de um eventual governo do petista no Congresso.

Unir forças – Em postagem nas suas redes sociais, após encontro, ontem, com o governador Paulo Câmara, o presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força, falou em unir forças. "Para fortalecermos o Solidariedade em todo país, tenho realizado muitas reuniões nos estados. Afinal, este ano teremos uma eleição importante e não podemos perder tempo. Como presidente nacional do Solidariedade, busca unir forças em todos os estados. Estive hoje em Pernambuco com esse objetivo, onde tive uma conversa muito boa com o governador do estado, Paulo Câmara, o deputado Augusto Coutinho, o vereador Rodrigo Coutinho e o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes", afirmou.

Ranking da corrupção – O Brasil caiu duas posições no ranking mundial da corrupção, segundo o levantamento da Transparência Internacional divulgado. Entre 180 países analisados, o Brasil passou a ocupar a 96ª colocação no Índice de Percepção da Corrupção (IPC) no ano passado. Em 2020, estava na 94ª posição. A ONG cita o presidente Jair Bolsonaro – junto com Nayib Bukele, de El Salvador, – como chefe de governo latino-americano que se elegeu prometendo combater a corrupção, mas, contrariando as próprias promessas, "essas figuras populistas não fizeram progressos no controle da corrupção, mas sim adotaram medidas antidemocráticas e regressivas que violam os direitos das pessoas."

CURTAS

VIOLÊNCIA 1 – Em entrevista, ontem, ao Frente a Frente, o ex-prefeito de Lajedo, Rossini Blesmany (PSD), na condição de delegado, fez um relato dramático da violência descampada no Interior, sobretudo no Agreste, região que atua politicamente. Segundo ele, pelo menos quatro casos graves não foram divulgados pela Imprensa.

VIOLÊNCIA 2 – Um deles, segundo Rossini, envolveu um prefeito do Agreste, que teve sua casa invadida por bandidos que sequestraram seu filho, jogaram gasolina em seu corpo, um garoto de apenas 17 anos, e só não tocaram fogo porque o gestor cedeu entregando parte de um valor em dinheiro exigido pelos homens armados.

Perguntar não ofende: Quem é o candidato de Bolsonaro a vice em sua chapa que ele tanto faz segredo?

compartilhamentos

Últimos posts

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Pernambuco 26.05.2022 11:00

No túnel do tempo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O imortal Plínio Pacheco e sua Diva, artífices de Nova Jerusalém, o maior teatro ao ar livre do mundo, no distrito de Fazenda Nova, em Brejo da Madre de Deus, recebe a Medalha de Mérito Cultural no Palácio do Planalto, em 2001, das mãos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em evento com a presença do então vice-presidente Marco Maciel. Se você tem uma foto histórica no seu baú e deseja vê-la postada neste quadro, envie agora pelo WhatsApp: (81) 9.8222-4888.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Gravata Coffee Festival
Pernambuco 26.05.2022 10:45

Câmaras de Lagoa Grande e Arcoverde estão entre os alvos da operação da Polícia Civil

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

As Câmaras de Vereadores de Lagoa Grande e Arcoverde, no Sertão, estão sendo alvos de uma operação da Polícia Civil de Pernambuco, deflagrada na manhã de hoje. Batizada de “Capacitados”, a operação tem o objetivo de identificar e desarticular uma associação criminosa voltada à prática de peculato, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro. As informações são do blog do Carlos Britto.

As investigações começaram em agosto de 2019 e foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência (Dintel) e pelo Laboratório de Lavagem de Dinheiro (LAB) da PCPE. Na execução, estão sendo empregados 25 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães.
A ação policial é vinculada à Diretoria Integrada Especializada (Diresp), sob a presidência de Andrei Rocha, titular da 1ª Delegacia de Combate à Corrupção (DECCOR), unidade integrante do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO).

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Pernambuco 26.05.2022 10:30

Repugnante vingança

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Por Cláudio Soares*

É ridículo ver deputados do PT perseguirem o ex-juiz Sérgio Moro pedindo indenização ao erário, alegando que o então juiz causou prejuízo à Petrobras por condenações aos corruptos. Alguns segmentos do TCU conspiram, também, em nome de uma perversa vingança contra o ex-procurador Deltan Dallagnol. 

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - março 2022
Pernambuco 26.05.2022 09:30

O dia em que Lampião deu um fora em Prestes

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Por Antonio Magalhães*

Lampião não é fofo. É tempo perdido procurar fofura e compaixão na vida do cangaceiro Virgulino Ferreira, o Lampião. Um trabalho em vão de acadêmicos, escritores, jornalistas e militantes que fazem de tudo para convertê-lo  num símbolo de resistência dos humildes à opressão das elites, um Robin Wood sertanejo.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Pernambuco 26.05.2022 09:00

Polícia Civil deflagra três operações no Interior de Pernambuco

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, na manhã de hoje, três operações para desarticular associações criminosas voltadas à prática dos crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro. Ao todo, cumpriram-se 26 mandados de busca e apreensão no Estado. As informações são do JC On-line.

As operações deflagradas nesta quinta chamam-se "Cimeiras", "Qualificados" e "Capacitados". Confira mais detalhes sobre cada uma:

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - São João 2022
Coluna 26.05.2022 00:00

Coluna da quinta-feira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A culpa é do PSB

Diante de tudo que foi visto, ontem, no Recife, com ruas que viraram mar, famílias desabrigadas, carros levados pelas enxurradas e ameaças de desabamentos, em consequência das fortes chuvas que caíram na cidade, a pergunta elementar está na boca de todos os recifenses: o que o PSB fez em nove anos para mudar esse quadro?

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Camaragibe - Maio 2022
Pernambuco 25.05.2022 22:45

Bolsonaro veta psiquiatra Nise da Silveira do livro de Heróis da Pátria

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou a inscrição do nome da psiquiatra Nise da Silveira no livro de Heróis e Heroínas da Pátria. O veto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de hoje. A decisão ocorre uma semana depois que é lembrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, em 18 de maio.

Nise da Silveira é conhecida por ter revolucionado a forma como é feita o tratamento de transtornos mentais no Brasil. O Senado tinha aprovado a inscrição dela no livro em 27 de abril. O PL 6.566/2019 foi proposto pela deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Pernambuco 25.05.2022 22:00

Após acordo do PL, Fernando Rodolfo renuncia eleição para a Mesa Diretora da Câmara Federal

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O deputado federal Fernando Rodolfo (PL) renunciou a candidatura à Primeira Vice-Presidência da Câmara dos Deputados, após uma articulação do partido em torno de Lincoln Portela (PL-MG), que terminou eleito. O pernambucano lançou o nome na terça-feira, mas renunciou após um acordo da bancada, que também culminou na retirada de Flávia Arruda (PL-DF). A decisão garantiu a vitória do político mineiro.

Pelo critério da proporcionalidade, a vaga da 1a vice caberia ao PL, após a destituição do antigo ocupante, Marcelo Ramos (PSD-AM). Mesmo renunciando à disputa interna, não houve tempo hábil para que os nomes dos parlamentares fossem retirados das urnas eletrônicas para a votação. Com o acordo, Portela teve 232 votos.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 1 - Abril
Pernambuco 25.05.2022 21:30

Zezo apresenta camarote Dom Vitallino em Caruaru

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O empresário e produtor cultural Zezo, da tradicional Bodega do Zezo, vai reunir a imprensa, parceiros, patrocinadores e formadores de opinião, amanhã, às 12h, no Alto do Moura, um dos principais polos do São João de Caruaru. Na ocasião, será apresentado o projeto da megaestrutura do "Camarote Dom Vitallino", moderna casa de shows comandada por ele, Carlos Augusto, Fátima Pessôa e Everton K9.

A novidade será palco de um festejo junino multicultural, com uma programação que contempla não só o forró raiz, mas também o estilizado, o das antigas e o brega. O Dom Vitallino também contará com uma palhoça que servirá de camarote, com lounge, palco e segurança.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE São Lourenço da Mata
Pernambuco 25.05.2022 21:00

Raquel Lyra destaca que aeroporto é diferencial competitivo em Caruaru

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A pré-candidata a governadora de Pernambuco pelo PSDB, Raquel Lyra, concedeu entrevista, hoje, para a Rádio Cultura do Nordeste, em Caruaru. Na ocasião, a postulante falou dos desafios da região Agreste e reforçou os trabalhos realizados enquanto prefeita da Capital do Forró.

Um dos assuntos abordados durante a entrevista foi o Aeroporto Oscar Laranjeira, localizado no município. Ontem, uma aeronave não conseguiu pousar no local por falta de equipamentos essenciais para a segurança, sendo necessário o retorno ao destino de origem.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022
Pernambuco 25.05.2022 20:30

Romero critica a promessa de reforma no Hospital da Restauração: é a mesma prometida em 2019?

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Pequenas ou amplas, as reformas anunciadas pelo Governo de Pernambuco para o Hospital da Restauração nunca saíram do papel, segundo o deputado estadual Romero Albuquerque (União). Para o parlamentar, a nova promessa da gestão do PSB, uma reforma no valor de R$9,1 milhões, anunciada pela ex-deputada Laura Gomes, não passa de uma tentativa de enganar os eleitores.

“É um governo caricato: três anos de indiferença, um ano a todo vapor. A população não cai nessa. Essa reforma já devia ter acontecido há muito tempo. O Hospital da Restauração, e os outros hospitais estaduais, têm 50 anos. Os problemas na estrutura não são de 2022, são de muito antes. Lembro que, em 2019, o Governo do Estado também anunciou uma reforma. É a mesma?”, disse.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Nord Hotels
Pernambuco 25.05.2022 20:00

Ativista cobra ao prefeito do Recife respeito as pessoas e animais que vivem nas ruas

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O ativista da causa animal Douglas Brito emitiu uma nota, hoje, cobrando das autoridades recifenses que olhassem com mais respeito para as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade no Recife. No documento, Douglas também cobra que o prefeito olhe para o caos em que vivem os animais do da cidade. Confira!

Nota oficial

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE SESC - Férias de Janeiro
Pernambuco 25.05.2022 19:30

Miguel Coelho defende reforma urgente do Hospital da Restauração

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O pré-candidato a governador Miguel Coelho voltou a lamentar as condições precárias a que estão expostos os pacientes e profissionais do Hospital Restauração. Hoje, parte do teto do setor de refeitório da unidade hospitalar desabou. É mais um incidente que ocorre no Restauração em menos de um mês. Há 20 dias, outra ala do hospital teve parte do teto rompido.

Para o pré-candidato do União Brasil, é necessária uma reforma urgente no Restauração. Miguel diz ainda que o Governo do Estado está demorando a agir, colocando pacientes e trabalhadores do equipamento em risco.

...



compartilhamentos