Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão - Cão Terapia
24.01.2022 20:30

Aliança de Lula com PSB prevê Marília ao Senado

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Por José Matheus Santos – Folha de São Paulo

A direção nacional do PT planeja indicar a deputada federal Marília Arraes (PE) como candidata a senadora na composição com o PSB em Pernambuco. O objetivo é consolidar a estratégia da sigla petista de ampliar a bancada no Senado a partir de 2023 e, com isso, facilitar a governabilidade em caso de vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na eleição presidencial.

PT e PSB tentam selar acordos em disputas estaduais para pacificar a unidade da aliança em torno de Lula na disputa nacional. No encontro desta quinta em Brasília, as direções dos dois partidos defenderam a prerrogativa do PSB de indicar o candidato a governador de Pernambuco porque a legenda comanda o estado desde 2007 – os mais cotados são os deputados federais Danilo Cabral e Tadeu Alencar.

O PT, por sua vez, ainda não tornou pública a intenção, mas quer a vaga do Senado na chapa em Pernambuco. Nos bastidores, a cúpula petista entende que Marília Arraes é a que mais tem viabilidade eleitoral para a função.

O partido do ex-presidente Lula quer aumentar sua bancada de seis para pelo menos nove senadores. Para isso, o PT quer dar carga nas candidaturas no Nordeste, reduto eleitoral do PT. Deverão se candidatar a senador, por exemplo, os governadores do Piauí, Wellington Dias, e do Ceará, Camilo Santana, além do senador Jean Paul Prates, que pode tentar a reeleição no Rio Grande do Norte. Lula e o PT também vão apoiar Flávio Dino (PSB) no Maranhão, visto como aliado de primeira hora.

Em dezembro, o PT de Pernambuco aprovou a indicação do senador Humberto Costa como pré-candidato ao governo. Nos bastidores, a aprovação foi vista como forma de pressionar o PSB a abrir mão da disputa do governo de São Paulo, onde Márcio França e Fernando Haddad são pré-candidatos por PSB e PT, respectivamente.

Na quarta-feira, Lula disse em entrevistas a blogs independentes que, "se o PSB definir um candidato, Humberto está fora (da disputa)". O grupo de Humberto Costa é majoritário no PT de Pernambuco e refratário à Marília Arraes. Aliados do senador dizem que a preferência do grupo é por indicar o candidato a vice-governador na chapa do PSB, mas o posto não é de interesse da direção nacional do PT, que tem entre suas prioridades ampliar a bancada no Congresso.

Humberto Costa e Marília Arraes são desafetos internos no PT desde 2018, quando o senador fez parte da articulação para rifar a deputada da disputa pelo governo de Pernambuco e reatou a aliança com o PSB para tentar a reeleição no mesmo palanque do governador Paulo Câmara. A tática eleitoral teve aval da direção nacional do PT para impedir que os pessebistas apoiassem Ciro Gomes (PDT).

Em 2020, Humberto foi contra a candidatura própria do PT à prefeitura do Recife. O PSB de Pernambuco considera o senador um dos seus principais aliados.

Além do impasse no PT local, Marília Arraes terá de lidar com resistência a seu nome por parte do prefeito do Recife, João Campos, e da família dele. Marília e João são primos de segundo grau, mas não há um racha na família Campos-Arraes. O entorno do prefeito alega que Marília não faz gestos na sua direção para se viabilizar ao Senado.

Em 2020, os dois foram ao segundo turno na disputa pela prefeitura do Recife, ocasião em que a campanha de João Campos colocou em xeque a fé de Marília Arraes e investiu no antipetismo, inclusive usando como promessa eleitoral não indicar petistas para cargos na administração municipal e lembrando escândalos de corrupção em governos petistas.

"O acirramento foi muito mais por parte dos à época adversários do que nosso. Acho que [o diálogo] tem que ser convergido principalmente em Pernambuco, onde Bolsonaro tem uma das maiores rejeições do país. A tendência é que entendam a nacionalização da eleição conforme a estratégia de Lula", diz Marília.

Marília Arraes, por sua vez, se colocava até então como opositora do PSB, mantendo-se nessa posição desde 2014, quando rompeu com a legenda, no auge da popularidade do ex-governador Eduardo Campos.

À reportagem, Marília Arraes afirmou que está disposta a seguir a estratégia a ser definida pelo ex-presidente Lula e minimizou divergências com o PSB de Pernambuco. "Em um momento em que precisamos derrotar Bolsonaro, a gente tem diálogo com quem quer derrotar Bolsonaro junto com a gente. O projeto local é importante, mas não podemos falar sobre o que está acontecendo em Pernambuco sem discutir o que está ocorrendo no Brasil".

A ala pernambucana do PSB não tem preferência por Marília, mas enfatiza internamente que precisa do ex-presidente Lula como cabo eleitoral para ajudar o partido a manter o governo do estado. Já a direção do PT argumenta que a prioridade é derrotar Bolsonaro e divergências pontuais devem ser secundárias.

"Não podemos pensar o nosso projeto eleitoral de 2022 só olhando para trás, temos que olhar para a frente. Divergências e separações pretéritas não podem interditar a necessidade de uma ampla frente democrática em favor do Brasil e da democracia", afirma o vice-presidente nacional do PT, deputado federal José Guimarães.

compartilhamentos

Últimos posts

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Coluna 21.05.2022 00:00

Coluna do sabadão

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Chance real jogada pela janela

Antes mesmo de largarem as prefeituras para entrarem na disputa ao Governo do Estado, Raquel Lyra (PSDB) e Miguel Coelho (UB), respectivamente gestores de Caruaru e Petrolina, já vinham conversando sobre a necessidade de a oposição enfrentar o poderio do PSB, há 16 anos no poder, unida num único palanque.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Pernambuco 20.05.2022 22:30

Paulinho de Devá é reeleito na Câmara de Bonito

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A Câmara estava lotada e os discursos foram inflamados na reunião que elegeu a nova Mesa Diretora da Câmara de Bonito. A votação realizada na noite da última terça-feira, enredo de novela que teve até confinamento, coação e ameaças veladas ou não, terminou com Paulinho de Devá reeleito presidente junto a Adones Lagartão como vice. João Diniz será o primeiro secretário e Maroja o segundo. O resultado foi unânime e os vencedores tomarão posse em janeiro de 2023.

Na fala de Lagartão, ele contou que, apesar de diversas tentativas de corrupção, ele não cedeu. "Estou aqui para ajudar, mas o Legislativo tem o direito de escolher em quem votar. Alguém disse que eu era um jovem e quando mostrasse em cima de uma mesa muito dinheiro eu não iria aguentar. Dinheiro eu já vi e vejo todos os dias, mas minha dignidade ninguém compra. Eu tenho valor e não preço, acredito que tem um Deus acima, dono do ouro e da prata, ele tem mais para me dar”, desabafou. O vereador ainda relatou que todo projeto a favor do povo será votado e que é necessário respeitar os 13 parlamentares.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - Aniversário
Pernambuco 20.05.2022 21:00

Assessoria Jurídica de João Mendonça via tomar medidas judiciais contra Hélio e ex-esposa

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Após a repercussão, hoje, da reconciliação entre o ex-prefeito de Belo Jardim Hélio dos Terrenos e sua até então ex-esposa, Aline do Bola, depois de toda uma exposição da briga de ambos na mídia e da mesma ter relatado que foi influenciada a denunciar o ex-marido, a assessoria jurídica do ex-prefeito João Mendonça informou que vai tomar as medidas judiciais cabíveis em resposta às falsas acusações do casal. Confira abaixo a nota na íntegra:

Nota à população belo-jardinense

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Pernambuco 20.05.2022 20:30

Moro confirma que irá colaborar com plano de governo de Luciano Bivar

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O ex-juiz Sergio Moro confirmou, à CNN, hoje, que aceitou o convite do pré-candidato à Presidência pelo União Brasil, Luciano Bivar, para colaborar com seu plano de governo.

Ex-ministro da Justiça e Segurança Pública do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), Moro deverá contribuir com temas como segurança pública e combate à corrupção.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - abril 2022
Pernambuco 20.05.2022 20:15

“O PSB é fim de festa”, diz prefeito de Petrolina sobre as eleições

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O prefeito de Petrolina, no Sertão pernambucano, Simão Durando (UB), afirmou considerar o governo do PSB como “fim de festa” e que o povo pernambucano deseja mudança de gestão a partir de 2023. Em entrevista ao programa Cidade em Foco, da Rede Pernambuco de Rádios, o gestor ainda falou sobre a pré-candidatura de Miguel Coelho (UB) para o Governo do Estado.

Com a saída de Miguel Coelho para disputar as eleições deste ano, Simão Durando assumiu o cargo de prefeito de Petrolina. Indagado sobre a possibilidade de união entre a ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) e Miguel, Simão respondeu: “Meu sentimento, enquanto pernambucano, é que Pernambuco pode mais do que está acontecendo hoje. O PSB é fim de festa. A população já sentiu isso e existe um cheiro muito forte de mudança”, declarou o gestor sertanejo.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Camaragibe - Maio 2022
Pernambuco 20.05.2022 20:00

Jaboatão atrai novos empreendimentos imobiliários

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O município do Jaboatão dos Guararapes continua atraindo empreendimentos imobiliários, principalmente, para quem tem acesso ao Programa Casa Verde Amarela. É a forma de reduzir o déficit habitacional e gerar emprego no setor da construção civil. Durante reunião com o prefeito Mano Medeiros, representantes da construtora MRV anunciaram novos habitacionais no município, com a oferta de mais de 700 unidades.

Dois lançamentos já estão definidos para este ano. O Recanto da Lagoa terá com 500 unidades e investimento de R$ 48 milhões, incluindo urbanização, sistema viário, praças e equipamentos públicos. E o Candeias Garden, que será a primeira torre na categoria popular, com 16 andares, num investimento de R$ 29,2 milhões, com as mesmas benfeitorias. A expectativa da empresa é que novos empreendimentos que estão sendo planejados também possam ser anunciados ainda neste ano, a exemplo da Villa Laranjeiras e Villa Engenho, ampliando ainda mais a oferta de moradias no Jaboatão.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Pernambuco 20.05.2022 19:30

Romero e Andreza lançam pré-candidatura e reafirmam apoio a Miguel Coelho

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O deputado estadual Romero Albuquerque e a vereadora Andreza Romero lançaram suas pré-candidaturas a deputado estadual e federal, respectivamente, ontem. Principais nomes da defesa dos direitos dos animais em Pernambuco, o casal comprovou que será a força política de Miguel Coelho no Recife. O ex-prefeito de Petrolina e pré-candidato ao Governo do Estado também esteve no evento, que aconteceu no Villa Ponte D’Uchoa.

Os anfitriões ainda receberam o senador Fernando Bezerra Coelho e o presidente do Podemos, deputado federal Ricardo Teobaldo. Em seus discursos, Romero e Andreza criticaram a gestão de Paulo Câmara e ressaltaram os bons números do governo de Miguel na capital do Sertão. De acordo com o deputado estadual, R$ 10 milhões das suas emendas parlamentares que foram destinadas para ações e políticas públicas para a causa animal não foram utilizados.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 1 - Abril
Pernambuco 20.05.2022 19:15

Simão Durando reforça ações de fortalecimento da economia na abertura do 1° Salão do Turismo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Petrolina está sediando o 1º Salão de Turismo do Vale do São Francisco. O evento, que iniciou ontem, busca apresentar as culturas e riquezas, além de fortalecer a economia da região. Na abertura, o prefeito Simão Durando destacou o potencial turístico da capital do agronegócio, além de reforçar a importância do retorno das feiras para o fortalecimento do turismo de negócios.

Em seu discurso, o gestor reforçou as ações da prefeitura para auxiliar no retorno da economia e destacou a abertura da licitação para a reforma e ampliação do Centro de Convenções, um importante equipamento para o setor, que irá alavancar ainda mais o turismo de negócios na cidade. 

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE São Lourenço da Mata
Pernambuco 20.05.2022 19:00

Ouça agora o Sextou com Gilliard

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Se o leitor não conseguiu acompanhar a reprise da entrevista com o cantor e compositor Gilliard, um dos maiores astros do romantismo nos anos 80, ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique no link disponível e confira. Está incrível!

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022
Pernambuco 20.05.2022 18:45

Direto do túnel do tempo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A foto é do arquivo do meu amigo Rogerio Mota, o embaixador de Triunfo. Segundo ele, trata de uma confraternização natalina dos funcionários do Diário de Pernambuco. Na foto, o seu pai, o jornalista Zito Mota, e a mãe Mary Lima Mota, com os seus três irmãos. Rogério é o que está em pé, junto com a mamãe. O ano é 1957 e o mês dezembro. No fundo, o detalhe da publicidade da então famosa laranjada Cliper, na placa do estande. Se você tem uma foto histórica no seu baú e deseja vê-la postada neste quadro, envie agora pelo WhatsApp (81) 9.8222-4888.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Nord Hotels
Pernambuco 20.05.2022 18:30

Mourão diz achar difícil que pedido de investigação de Bolsonaro contra Moraes prospere

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou, hoje, achar "difícil" que o pedido de investigação apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes "prospere".

Na terça, Bolsonaro pediu ao STF que Moraes fosse investigado por suposto abuso de autoridade em decisões tomadas no chamado inquérito das fake news. O ministro Dias Toffoli, relator do pedido, rejeitou a ação. O presidente, então, acionou a Procuradoria Geral da República (PGR) com pedido de mesmo teor.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE SESC - Férias de Janeiro
Pernambuco 20.05.2022 18:00

Paulo Câmara anuncia melhorias para Arcoverde e região

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O governador Paulo Câmara comandou, na manhã de hoje, a abertura do Fórum Estadual de Gestoras dos Organismos Municipais de Políticas para Mulheres, no município de Arcoverde, no Sertão do Moxotó. O evento, realizado pela Secretaria Estadual da Mulher, em parceria com a prefeitura, discutiu os avanços e desafios da implementação de ações públicas de gênero em Pernambuco ao longo dos 15 anos de existência desta pasta.

“Mais do que nunca, é momento de enaltecer a força feminina na sociedade e consolidar esse movimento também aqui no interior do Estado. Hoje é uma oportunidade valiosa para reafirmar que essa luta é de todos e todas, homens e mulheres, governo e sociedade civil, em todos os municípios e em todos os Estados do Brasil”, afirmou Paulo Câmara.

...



compartilhamentos
Pernambuco 20.05.2022 17:30

De volta ao beijo na baraúna

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Em Afogados da Ingazeira, a 386 km do Recife, apenas para rever minha baraúna, meu centenário pai Gastão Cerquinha. Há 20 dias, a filharada – cinco homens e quatro mulheres – fez uma festinha para ele em comemoração aos 100 anos, uma dádiva divina.

...



compartilhamentos