Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão - Cão Terapia
23.01.2022 09:00

Frente a Frente com Fidel Castro

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Quantos jornalistas brasileiros da minha geração já tiveram uma chance de entrevistar Fidel Castro? Posso estar enganado, mas se contam nos dedos. Eu sou um deles! Com um detalhe: embora não tenha sido exclusiva, com a presença apenas de mais dois jornalistas, se deu no suntuoso Palácio da Revolução, em Havana, capital cubana, em 2002.

Eu nunca imaginei estar frente a frente com o mito, líder autoritário ou um simples tirano? Na verdade, Fidel foi uma lenda revolucionária, algoz do imperialismo americano para a esquerda militante.

Último sobrevivente da Guerra Fria, foi o ator político do século XX que mais manchetes colecionou durante seus 47 anos de poder absoluto em Cuba. Teve incontáveis mortes anunciadas, além de mais de 600 tentativas frustradas de assassiná-lo, incluindo planos da CIA que envolviam milkshakes de chocolate com cianureto e roupas de mergulho infectadas com bactérias mortais.

Eu estava em Brasília quando Eduardo Monteiro, empresário do açúcar e do álcool que se apaixonou pela notícia impressa em papel com cheiro de tinta, ligou me escalando para a missão de acompanhar a delegação de Lula que passaria dez dias em Cuba, com direito a ser recebida por Fidel. Não acreditei. Incorporei-me ao grupo de Lula em São Paulo numa noite que virou a madrugada até o desembarque na ilha cubana.

Peguei a biografia de Fidel para ler no voo. A trajetória de Fidel Alejandro Castro Ruz começa em agosto de 1926 no pequeno vilarejo de Birán. Seu pai, Ángel Castro, era um fazendeiro galego que chegara a Cuba como soldado substituto ao fim da guerra de independência, e sua mãe, Lina Ruz, trabalhava como empregada na fazenda da família. 

Fidel foi o terceiro dos sete filhos que Ángel teve fora do casamento, e não recebeu o sobrenome do pai até a adolescência, quando seus pais finalmente se casaram. Estudante de Direito na Universidade de Havana, Fidel se juntou à tentativa de expedição armada para derrubar o ditador dominicano Rafael Leónidas Trujillo, em 1947. Um ano mais tarde, já ocupando uma posição de destaque entre as lideranças estudantis, teve sua primeira experiência de insurreição popular, ao participar de uma revolta em Bogotá, após o assassinato do líder liberal colombiano Jorge Eliécer Gaitán.

O golpe de Estado liderado pelo sargento Fulgencio Batista em 10 de março de 1952 mudou para sempre a História de Cuba e de Fidel, que participou do ataque ao quartel de Moncada, no ano seguinte. Preso, assumiu a própria defesa, afirmando que a História o absolveria, apresentou seu plano político e revolucionário, e foi condenado a 15 anos de prisão. 

Anistiado em 1955, partiu para o México, onde conheceu Ernesto “Che” Guevara. Retornou a Cuba no ano seguinte e iniciou a luta guerrilheira que derrubaria Batista na madrugada de 1º de janeiro de 1959.

O encontro com Fidel se deu durante um almoço para Lula e sua comitiva. Entramos no Palácio da Revolução depois de uma revista rigorosa. Nunca vi tamanha segurança. O Palácio é um acinte à pobreza franciscana dos cubanos, em alguns salões vi prata e ouro. O almoço foi outra agressão ao que vi na face de dificuldades do povo cubano nas ruas de Havana e Varadero, por onde começamos o périplo: lagosta, camarão e ostra, só faltou caviar. Um bom vinho de entrada e até morrito, tradicional bebida cubana preparada com rum.

Fidel almoçou ao lado de Lula. Depois de degustarem também um original charuto cubano, o líder revolucionário nos recebeu para a entrevista. Logo na introdução, falou 30 minutos, sem direito a interrupção. Eu, por exemplo, tentei duas vezes fazer uma pergunta sobre o embargo americano, mas ele levantava a mão com o sinal de reprovação, com seus seguranças pedindo para aguardar. Em duas horas e meia, eu e mais dois jornalistas, um do Estadão e outro da Veja, só conseguimos fazer uma ou duas perguntas. Cada resposta era dada como um discurso sem fim. 

Só assim compreendi que não estava no mundo do folclore a versão de que os discursos de Fidel duravam uma eternidade. Por meio século, Fidel governou a ilha com longos discursos e utilizou a televisão para manter o apoio popular, um tesouro político que administrou com a mesma habilidade com que se livrou dos inimigos e com a qual usou os aliados para montar seu sistema político, no qual o Exército e o Partido Comunista foram os pilares do poder.

Entre 1989 e 1993, o mundo despencou para o socialismo cubano. A perda repentina de 90% de seu abastecimento e de 35% de seu PIB levou o governo do país a aceitar uma série de reformas. Já em 2003, Fidel não hesitou em enviar à prisão 75 dissidentes, apesar da unânime condenação internacional. Na época, a chegada de Hugo Chávez ao poder na Venezuela revigorou os velhos sonhos de estender a revolução por todo o continente, e a troca de petróleo por serviços de saúde se tornou o pilar da economia cubana.

Uma grave doença intestinal tirou Fidel da Presidência em julho de 2006, dando início a um processo de reformas controlado que manteve o líder da revolução em segundo plano, escrevendo artigos e mantendo suas críticas aos Estados Unidos. Em 2015, em meio à retomada de relações entre os dois países, Fidel se pronunciou numa carta, apoiando as medidas promovidas por seu irmão, mas afirmando não confiar na política americana.

Fidel morreu com 90 anos em 2016. Na noite de 31 de julho de 2006, surpreendeu Cuba e o mundo com o anúncio de que cedia o poder ao irmão Raúl, em caráter provisório, depois de sofrer hemorragias. Foi a primeira vez que saiu do poder. Sem revelar qual doença o afetava, Fidel admitiu que esteve à beira da morte. Perdeu quase 20 quilos nos primeiros 34 dias de crise, passou por várias cirurgias e dependeu por muitos meses de cateteres.

compartilhamentos

Últimos posts

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Coluna 21.05.2022 00:00

Coluna do sabadão

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Chance real jogada pela janela

Antes mesmo de largarem as prefeituras para entrarem na disputa ao Governo do Estado, Raquel Lyra (PSDB) e Miguel Coelho (UB), respectivamente gestores de Caruaru e Petrolina, já vinham conversando sobre a necessidade de a oposição enfrentar o poderio do PSB, há 16 anos no poder, unida num único palanque.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Pernambuco 20.05.2022 22:30

Paulinho de Devá é reeleito na Câmara de Bonito

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A Câmara estava lotada e os discursos foram inflamados na reunião que elegeu a nova Mesa Diretora da Câmara de Bonito. A votação realizada na noite da última terça-feira, enredo de novela que teve até confinamento, coação e ameaças veladas ou não, terminou com Paulinho de Devá reeleito presidente junto a Adones Lagartão como vice. João Diniz será o primeiro secretário e Maroja o segundo. O resultado foi unânime e os vencedores tomarão posse em janeiro de 2023.

Na fala de Lagartão, ele contou que, apesar de diversas tentativas de corrupção, ele não cedeu. "Estou aqui para ajudar, mas o Legislativo tem o direito de escolher em quem votar. Alguém disse que eu era um jovem e quando mostrasse em cima de uma mesa muito dinheiro eu não iria aguentar. Dinheiro eu já vi e vejo todos os dias, mas minha dignidade ninguém compra. Eu tenho valor e não preço, acredito que tem um Deus acima, dono do ouro e da prata, ele tem mais para me dar”, desabafou. O vereador ainda relatou que todo projeto a favor do povo será votado e que é necessário respeitar os 13 parlamentares.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - Aniversário
Pernambuco 20.05.2022 21:00

Assessoria Jurídica de João Mendonça via tomar medidas judiciais contra Hélio e ex-esposa

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Após a repercussão, hoje, da reconciliação entre o ex-prefeito de Belo Jardim Hélio dos Terrenos e sua até então ex-esposa, Aline do Bola, depois de toda uma exposição da briga de ambos na mídia e da mesma ter relatado que foi influenciada a denunciar o ex-marido, a assessoria jurídica do ex-prefeito João Mendonça informou que vai tomar as medidas judiciais cabíveis em resposta às falsas acusações do casal. Confira abaixo a nota na íntegra:

Nota à população belo-jardinense

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Pernambuco 20.05.2022 20:30

Moro confirma que irá colaborar com plano de governo de Luciano Bivar

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O ex-juiz Sergio Moro confirmou, à CNN, hoje, que aceitou o convite do pré-candidato à Presidência pelo União Brasil, Luciano Bivar, para colaborar com seu plano de governo.

Ex-ministro da Justiça e Segurança Pública do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), Moro deverá contribuir com temas como segurança pública e combate à corrupção.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - abril 2022
Pernambuco 20.05.2022 20:15

“O PSB é fim de festa”, diz prefeito de Petrolina sobre as eleições

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O prefeito de Petrolina, no Sertão pernambucano, Simão Durando (UB), afirmou considerar o governo do PSB como “fim de festa” e que o povo pernambucano deseja mudança de gestão a partir de 2023. Em entrevista ao programa Cidade em Foco, da Rede Pernambuco de Rádios, o gestor ainda falou sobre a pré-candidatura de Miguel Coelho (UB) para o Governo do Estado.

Com a saída de Miguel Coelho para disputar as eleições deste ano, Simão Durando assumiu o cargo de prefeito de Petrolina. Indagado sobre a possibilidade de união entre a ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) e Miguel, Simão respondeu: “Meu sentimento, enquanto pernambucano, é que Pernambuco pode mais do que está acontecendo hoje. O PSB é fim de festa. A população já sentiu isso e existe um cheiro muito forte de mudança”, declarou o gestor sertanejo.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Camaragibe - Maio 2022
Pernambuco 20.05.2022 20:00

Jaboatão atrai novos empreendimentos imobiliários

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O município do Jaboatão dos Guararapes continua atraindo empreendimentos imobiliários, principalmente, para quem tem acesso ao Programa Casa Verde Amarela. É a forma de reduzir o déficit habitacional e gerar emprego no setor da construção civil. Durante reunião com o prefeito Mano Medeiros, representantes da construtora MRV anunciaram novos habitacionais no município, com a oferta de mais de 700 unidades.

Dois lançamentos já estão definidos para este ano. O Recanto da Lagoa terá com 500 unidades e investimento de R$ 48 milhões, incluindo urbanização, sistema viário, praças e equipamentos públicos. E o Candeias Garden, que será a primeira torre na categoria popular, com 16 andares, num investimento de R$ 29,2 milhões, com as mesmas benfeitorias. A expectativa da empresa é que novos empreendimentos que estão sendo planejados também possam ser anunciados ainda neste ano, a exemplo da Villa Laranjeiras e Villa Engenho, ampliando ainda mais a oferta de moradias no Jaboatão.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Pernambuco 20.05.2022 19:30

Romero e Andreza lançam pré-candidatura e reafirmam apoio a Miguel Coelho

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O deputado estadual Romero Albuquerque e a vereadora Andreza Romero lançaram suas pré-candidaturas a deputado estadual e federal, respectivamente, ontem. Principais nomes da defesa dos direitos dos animais em Pernambuco, o casal comprovou que será a força política de Miguel Coelho no Recife. O ex-prefeito de Petrolina e pré-candidato ao Governo do Estado também esteve no evento, que aconteceu no Villa Ponte D’Uchoa.

Os anfitriões ainda receberam o senador Fernando Bezerra Coelho e o presidente do Podemos, deputado federal Ricardo Teobaldo. Em seus discursos, Romero e Andreza criticaram a gestão de Paulo Câmara e ressaltaram os bons números do governo de Miguel na capital do Sertão. De acordo com o deputado estadual, R$ 10 milhões das suas emendas parlamentares que foram destinadas para ações e políticas públicas para a causa animal não foram utilizados.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 2 - Abril
Pernambuco 20.05.2022 19:15

Simão Durando reforça ações de fortalecimento da economia na abertura do 1° Salão do Turismo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Petrolina está sediando o 1º Salão de Turismo do Vale do São Francisco. O evento, que iniciou ontem, busca apresentar as culturas e riquezas, além de fortalecer a economia da região. Na abertura, o prefeito Simão Durando destacou o potencial turístico da capital do agronegócio, além de reforçar a importância do retorno das feiras para o fortalecimento do turismo de negócios.

Em seu discurso, o gestor reforçou as ações da prefeitura para auxiliar no retorno da economia e destacou a abertura da licitação para a reforma e ampliação do Centro de Convenções, um importante equipamento para o setor, que irá alavancar ainda mais o turismo de negócios na cidade. 

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE São Lourenço da Mata
Pernambuco 20.05.2022 19:00

Ouça agora o Sextou com Gilliard

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Se o leitor não conseguiu acompanhar a reprise da entrevista com o cantor e compositor Gilliard, um dos maiores astros do romantismo nos anos 80, ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique no link disponível e confira. Está incrível!

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022
Pernambuco 20.05.2022 18:45

Direto do túnel do tempo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A foto é do arquivo do meu amigo Rogerio Mota, o embaixador de Triunfo. Segundo ele, trata de uma confraternização natalina dos funcionários do Diário de Pernambuco. Na foto, o seu pai, o jornalista Zito Mota, e a mãe Mary Lima Mota, com os seus três irmãos. Rogério é o que está em pé, junto com a mamãe. O ano é 1957 e o mês dezembro. No fundo, o detalhe da publicidade da então famosa laranjada Cliper, na placa do estande. Se você tem uma foto histórica no seu baú e deseja vê-la postada neste quadro, envie agora pelo WhatsApp (81) 9.8222-4888.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Nord Hotels
Pernambuco 20.05.2022 18:30

Mourão diz achar difícil que pedido de investigação de Bolsonaro contra Moraes prospere

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou, hoje, achar "difícil" que o pedido de investigação apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes "prospere".

Na terça, Bolsonaro pediu ao STF que Moraes fosse investigado por suposto abuso de autoridade em decisões tomadas no chamado inquérito das fake news. O ministro Dias Toffoli, relator do pedido, rejeitou a ação. O presidente, então, acionou a Procuradoria Geral da República (PGR) com pedido de mesmo teor.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE SESC - Férias de Janeiro
Pernambuco 20.05.2022 18:00

Paulo Câmara anuncia melhorias para Arcoverde e região

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O governador Paulo Câmara comandou, na manhã de hoje, a abertura do Fórum Estadual de Gestoras dos Organismos Municipais de Políticas para Mulheres, no município de Arcoverde, no Sertão do Moxotó. O evento, realizado pela Secretaria Estadual da Mulher, em parceria com a prefeitura, discutiu os avanços e desafios da implementação de ações públicas de gênero em Pernambuco ao longo dos 15 anos de existência desta pasta.

“Mais do que nunca, é momento de enaltecer a força feminina na sociedade e consolidar esse movimento também aqui no interior do Estado. Hoje é uma oportunidade valiosa para reafirmar que essa luta é de todos e todas, homens e mulheres, governo e sociedade civil, em todos os municípios e em todos os Estados do Brasil”, afirmou Paulo Câmara.

...



compartilhamentos
Pernambuco 20.05.2022 17:30

De volta ao beijo na baraúna

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Em Afogados da Ingazeira, a 386 km do Recife, apenas para rever minha baraúna, meu centenário pai Gastão Cerquinha. Há 20 dias, a filharada – cinco homens e quatro mulheres – fez uma festinha para ele em comemoração aos 100 anos, uma dádiva divina.

...



compartilhamentos