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23.01.2022 00:00

De bigu com a modernidade

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Jeep Compass: o que o faz ser tão popular?

 O SUV médio chegou ao Brasil, importado dos Estados Unidos, em 2012. Passou despercebido. No fim de 2016, a FCA, nascida da junção das marcas Jeep, Fiat e Chrysler, descobriu a bússola (compass, em inglês). Por isso, neste começo de 2022, as várias versões do Compass bateram a histórica marca de 300 mil unidades vendidas no Brasil. De nada adiantaram, desde então, lava-jatismo, derrubada de presidente legitimamente eleito, pandemia, crise econômica e negacionismo. Em 2017, primeiro ano fechado de vendas, os brasileiros levaram para suas garagens 49.194 Compass; em 2021, já tinham sido 70.918 unidades vendidas - o que garantia sozinho quase a metade (48,5%) de participação no segmento de SUVs médios. Foi um dos 10 veículos mais comprados: ficou na sexta posição no ranking geral e na segunda entre os SUVs - atrás apenas de seu irmão Renegade. 

Enfim, quais as razões de tanto sucesso para esse modelo global, que começou a ser fabricado no Brasil e só depois no México, na China, na Índia e na Itália? Este colunista testou o modelo em quatro versões de acabamento ao longo dos últimos quatro meses. Uma, com motor turbodiesel 2.0 e 170cv de potência e câmbio automático de 9 marchas associados ao sistema de tração 4x4 com reduzida e seleção de terreno. As demais, com o 1.3 turboflex T270 de até 185cv e 27,5kgfm de torque e transmissão automática de 6 marchas. Vamos, então, tentar entender esse SUV? “O Compass é sucesso porque trouxe para a sua categoria um alto nível de tecnologia e design”, avalia Alexandre Aquino, diretor do Brand Jeep para a América Latina.

Tecnologia - O modelo ganhou, por exemplo, a Adventure Intelligence, uma plataforma de serviços conectados exclusiva da Jeep, para entregar conveniência, assistência e entretenimento com mapas inteligentes, chamadas de emergência e Wi-fi hotspot, que conecta até oito aparelhos no sistema nativo do automóvel. A operação é intuitiva. Foi fácil obter informações, de longe, sobre o nível de combustível e pressão dos pneus. O Wi-fi embarcado, embora não seja novidade no mercado (e aí, sim, pouco intuitivo), tem detalhes interessantes a partir do mapa integrado - que, sob comando, cruzou a distância de Pirenópolis com o que tinha de combustível no tanque e indicou qual seria o melhor posto para abastecimento. O Adventure, aliás, pode usar a Alexa, assistente da Amazon, e a tela do multimídia de 10,1" tem excelente resolução, com respostas rápidas. O Apple CarPlay e Android Auto não exigem fio para se conectar e ainda com carregador por indução. 

Motor - O novo motor turbo flex T270 acabou com um travador de vendas: Compass só valia a pena, entendiam os consumidores, se fosse a diesel. O motor 2.0 flex, aspirado, que entregava até 166cv e 20,5kgfm era bem mais fraco do que o atual 1.3 turbo - que rende até 185cv com etanol e torque de 27,5kgfm (daí o nome T270). 

Já o Compass equipado com o TD350, o antigo comando giratório no console central para acionar a tração integral passou a usar botões discretos (lock 4WD e 4WD low). E ainda tem auto hold e assistente de descida de rampas. E a autonomia e o consumo? Vejamos: o 1.3 turbo, se abastecido com gasolina, fica na faixa dos 9,0 km/litro na cidade - e dependendo da força do pé do condutor. Ou pouco mais de 13km/litro na estrada. O câmbio de 9 marchas do diesel é mais suave e rápido nas trocas. 

Segurança - Além disso, também trouxe novos itens de direção autônoma e no mínimo seis airbags até mesmo nas versões mais baratas. O opcional Pack High Tech, por exemplo, reconhece placas de trânsito, tem farol alto automático e detector de fadiga do motorista. E, claro, alertas de colisão com frenagem automática e de saída de faixas, piloto automático adaptativo. A versão avaliada no sertão e litoral nordestino foi a S, com motor 1.3.  A quantidade de mimos é generosa: até o banco do acompanhante tem acionamento elétrico. 

Aventura - A marca preza, historicamente, pelo incentivo à fuga do lugar-comum (neste caso, físico): a adrenalina tem que pulsar nas veias, a barriga deve sentir aquele frio característico, a emoção deve ser mote de vida. Aliás, vale ver (ou rever) o vídeo que a Jeep mostrou em suas redes sociais no fim do ano. Nele, a questão: o que é aventura? Uma viagem longa ou alguns segundos mais ousados, digamos assim?  A preocupação com um estilo aventureiro tem como foco a topo de linha Trailhawk, diesel, testada pela coluna De bigu com a modernidade: pneus de uso misto, um charmoso capô adesivado e teto preto e suspensão elevada off-road, protetores de cárter etc. Esta versão leva o selo "Trail Rated", uma espécie de chancela da marca para a capacidade off-road nas piores (ou melhores) trilhas. Ela vem com tração integral (drive low) e câmbio de nove marchas até com paddle shift. 

Estilo - As mudanças recentes no Compass o deixaram mais estiloso, principalmente por causa do interior, totalmente inédito com bom acabamento no painel das portas e volante, por exemplo. Desde a versão mais básica, faróis full-LED e pareamento sem fio com o Android Auto e Apple CarPlay. Aliás, o estilo foi o ponto mais forte citado pelos donos do Compass na tradicional pesquisa da revista Quatro Rodas. Em seguida, vêm ergonomia, espaço, tamanho da rede e preço de revenda. A porta USB, as tomadas e a saída de ar para os passageiros de trás dão um toque final. Ah, por fim, o sistema de som de 506 watts da Beats.

O que pesa contra - O motor aspirado 2.0 era o calo, mas foi eliminado. O porta-malas poderia ser maior? Por quase 2 quilômetros rodados pelo interior de Pernambuco e litoral da Paraíba, deu um certo trabalho acomodar duas malas (uma de 23km admitida em voos nacionais e outra de 32 km). E vejam que a Jeep diz que, na reformulação da linha 2022, o volume que era de 410 litros pulou 476 litros! Na verdade, isso merece uma explicação à parte: os engenheiros da marca apenas adotaram outro método de aferição de volume (no caso, levando em conta o espaço integral, em líquido, não o que usa formas cúbicas variadas até completar o todo o porta-malas). Os preços das peças e de contratação de seguro? Nos fóruns das comunidades de fãs da marca, esse são os dois problemas apontados. Quanto ao preço, veja a imagem ao lado: o preço final da versão mais barata, a Sport, com poucos acessórios, sai por R$ 164 mil. A Limited com cor especial e um pack de segurança e condução semi-autônoma vai aos R$ 201,8 mil.

Curiosidades - O Jeep Compass produzido em Goiana (PE) abastece 16 países de língua espanhola: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicaragua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
E é vendido em mais de 100 mercados em todo o mundo. No Brasil, a cor branca é mais vendida - sendo a versão Longitude flex a queridinha por aqui. 
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Briga de ‘populares’: o que muda no Mobi e no Kwid - Os dois subcompactos mais conhecidos - e relativamente baratos - do mercado nacional apresentam neste começo de 2022 algumas mudanças. O segmento dos chamados populares, deixado de lado por várias montadoras, ganha uma sobrevida: entre perdas e ganhos, qual ficou mais interessante para o consumidor que leva em conta na hora da compra preço, consumo, conforto e segurança? Vejamos: A linha Mobi 2022 ganhou nova calibração do motor - o que significa uma redução no consumo em até 7,9% e uma autonomia que pode superar os 700 km. Para tanto, perdeu (pouco, na verdade) potência e torque: antes, rendia até 75 cv e 9,9 kgmf com etanol - e agora entrega até 74cv e 9,7mkgf. 

O modelo também passa também a vir com sistema de monitoramento contínuo da pressão dos pneus. Se o sistema detectar a perda de pressão em um ou mais deles, um alerta é emitido na cabine. Além de ser um aviso antecipado em caso de furos, serve como aviso quando os pneus estiverem com baixa pressão, contribuindo para que o Mobi tenha a melhor eficiência energética possível. Em relação ao motor, o Fire Evo foi adequado para atender às novas normas de emissões Proconve L-7 (PL7) e isso permite agora um consumo de até 15 km/l com gasolina no circuito rodoviário. 

O pacote de mimos de série continua: ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, freios ABS e airbag duplo. Como opcional, volante multifuncional com controles do som, bluetooth com conexão simultânea para até dois smartphones e sistema multimídia UConnect com tela de 7 polegadas e conexão Android Auto e Apple CarPlay sem a necessidade de fios.  O Mobi tem 3,566m de comprimento, 1,633m de largura, 1,505m de altura e 2,305m de entre-eixos. O porta-malas só leva o equivalente a 215 e o tanque de combustível tem capacidade para 47 litros. O pequenino teve emplacadas no ano passado 65.847 unidades.

Preços: R$ 60.990 para a versão Like e R$ 63.990 para a Trekking

Segurança a mais - O Renault Kwid, popular hatch da marca francesa, ganhou mudanças visuais, passou por uma atualização mecânica e até incluiu mais equipamentos - essencialmente de segurança, o que é muito bom. Por exemplo: ele terá controles de tração e estabilidade de série - e em todas as versões, incluindo os já tradicionais 4 airbags. Além de assistente de partida em rampas, monitoramento de pressão dos pneus e computador de bordo em todas as versões. 

Para tanto, os preços vão de R$ 59.890 a R$ 67.690. 

Em relação ao design, os faróis dianteiros ficaram mais abaixo, com as luzes diurnas em LEDs um pouco acima. Nas laterais, só troca de rodas e calotas. Internamente, painel de instrumentos com tela digital, nas versões mais caras, um multimídia de 8" com espelhamento via Apple CarPlay e Android Auto.

Mercedes-Benz: chega a nova geração do Classe C - A nova geração do sedã premium da marca alemã vem para o Brasil em duas versões (a C200 AMG Line e C 300 AMG Line), com preços de R$ 349.900 e R$ 399.900, respectivamente. Ele ficou maior (com 4,75 m de comprimento, ou 65 mm a mais) e ganha uma cara bem esportiva da AMG (faróis com formato angular e luzes de led na versão C 200, por exemplo) e grade conta com dimensões maiores. Os motores (turbo a gasolina de quatro cilindros) agora têm um gerador de partida integrado (ISG) para assistência inteligente em baixas rotações: é uma espécie de híbrido leve, de segunda geração, de 48 volts, que garante funções como impulso ou recuperação de energia. Assim, a partida é rápida e confortável, de modo que a função start/stop é quase  imperceptível. As versões C 200 (204 cv) e C 300 (258 cv) são equipadas com o motor a gasolina M254 de quatro cilindros.

JAC E-J7: elétrico com preço de rivais a combustão - E acaba de desembarcar no mercado brasileiro o primeiro sedã 100% elétrico da JAC Motors, é o décimo veículo elétrico da marca chinesa controlada no país pelo brasileiro Sérgio Habib. Com 193cv de potência, 34,7kgfm de torque e 4,77 metros de comprimento, ele promete encarar até os modelos premium do mercado nacional - como o BMW 320i GP, dono de 66% das vendas do segmento de sedãs grandes. O elétrico da JAC é 6cm maior e 1cm mais largo e o motor oferece 6cv a mais, assim como o torque máximo de 4,1kgfm extras, e ainda leva a vantagem de emitir zero poluentes. Seu preço? R$ 264.900, ou R$ 34 mil mais barato do que o BMW 320i GP. O E-J7 possui 402km de autonomia e baterias de fosfato de ferro de lítio com capacidade máxima de 50,1 kWh. Faz, de 0 a 100 km/h, em 5,9 segundos. O custo por km rodado é de R$ 7,75/100 km.Como mimos, um sistema multimídia com conectividade Apple CarPlay e Android Auto e tela vertical de 13 polegadas (como um iPod). 

A Neoenergia e os elétricos - A empresa de energia integrante do grupo espanhol Iberdrola e com atuação em 18 estados brasileiros e no Distrito Federal vai oferecer soluções de mobilidade para seus clientes - residenciais e comerciais ou mesmo empresas que queiram eletrificar suas frotas de veículos. As soluções são diversas e vão desde a configuração à vistoria técnica e à instalação. Por enquanto, o DF e mais oito estados – São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte – oferecem o serviço. O trabalho é feito em parceria com a fabricante brasileira de estações de recarga WEG. Essas estações possuem medição de energia e são inteligentes, com protocolo de comunicação aberto, conexão à internet e a plataformas de gestão de recarga. 

Novo Cruze - O sedã médio da Chevrolet vai ganhar uma versão especial, a Midnight - aquela com foco na cor preta. O evento de apresentação on-line para jornalistas será em 26 de janeiro. Não devem surgir novidades em relação ao tradicional conjunto de motor e câmbio. 

VW 25.460: caminhão conectado e confortável - O modelo Volkswagen com motor MAN D26 12.4 para entregar 460 cavalos veio para mostrar uma série de novidades no portfólio estradeiro da marca. A  transmissão automatizada Traxon de 12 marchas ganhou nova calibração: o modelo com tração 6x2 tem capacidade máxima de 70 toneladas. A cabine ganha mais atributos: suspensão com quatro bolsões pneumáticos trazendo um nível de conforto diferenciado, cinto de segurança integrado no banco do motorista e climatizador montado de fábrica. Todas as unidades do modelo já saem de fábrica com a plataforma de conectividade RIO, para propiciar a telemetria e os consequentes ganhos operacionais.

O sistema de direção é totalmente novo. Dois tanques de 470 litros de combustível agilizam a logística operacional, garantindo grande autonomia. O extrapesado VW também dispõe de tanque para 100 litros de Arla 32, a maior capacidade da categoria, o que maximiza a produtividade por evitar a necessidade de abastecimento durante a viagem. O 25.460 vem  bloqueio do diferencial do eixo traseiro e o sensor de inclinação para ajustar a rotação e melhorar o consumo de combustível. Já o Eco-roll aproveita a inércia quando possível e coloca a transmissão em neutro de forma segura e controlada, reduzindo o consumo de combustível.?

Bateria: cuide do coração do carro - Você costuma revisar o estado do óleo, do filtro de ar, dos pneus e até do limpador de parabrisas, certo? E da bateria? Espera que ela ‘apague’ para agir? A Heliar, conhecida marca desse produto, montou uma pequena cartilha - que o blog compartilha aqui. Éder Inácio, analista de suporte técnico na Clarios, responsável pela produção da marca Heliar, explica que o primeiro passo é atentar para o estado atual da bateria instalada no carro, seguindo essas orientações:
Inspecionar os terminais para verificar se não existe alguma oxidação ou zinabre, que é gerado a partir da reação química do ácido sulfúrico, oxigênio do ar e metal do polo ou contato.

Checar se a bateria está bem presa aos terminais dos polos. 

Se a bateria possuir um indicador de carga, observar qual é a coloração atual. A leitura da indicação desse dispositivo permite saber se está carregada ou não.

Checar o sistema de carga do carro (em loja de confiança) para avaliar, por meio do equipamento de descarga, se a bateria está “prestes a morrer” ou se está apta para uma viagem.

Caso seja necessário trocar a bateria, optar por uma substituta que apresente a mesma capacidade de C20 (tempo de descarga de 20 horas) ou maior, nunca menor. Ampere-hora ou C20 é um indicador de quanta energia é armazenada em uma bateria, ou seja, a energia que uma bateria pode fornecer continuamente por 20 horas, a 25 °C, sem cair abaixo de 10,5 volts.

Outra medida importante quando se trata de bateria são os amperes de partida a frio, a corrente de descarga de alta taxa em baixa temperatura também conhecida como amperes de partida a frio (CCA). “Um CCA baixo acelera a manutenção do carro, pois pode causar problemas como maior desgaste das escovas do motor de partida, desgaste das velas e em todo o conjunto da partida do carro.

Por isso, é importante optar por uma bateria com uma boa especificação, CCA alto e a capacidade de C20 igual ou maior em relação à original do carro. Assim, a tendência é que a bateria sofra menos desgaste e tenha uma maior durabilidade e melhor desempenho no carro”, aconselha Eder Inácio.

Carro parado - Mesmo sem uso, os sistemas elétricos como o computador de bordo e o relógio podem descarregar a bateria lentamente, o que significa que o carro pode não dar partida se ficar parado por muito tempo. Se o veículo precisar ficar parado por mais de 21 dias, uma alternativa é desconectar a bateria, tendo ciência de que isso irá redefinir todos os sistemas eletrônicos e configurações do veículo, portanto, é bom estar preparado para reajustar o relógio e demais itens. 

Para desconectar a bateria, basta remover o cabo da porta negativa. Ao realizar esse procedimento, não deixar as extremidades negativa e positiva do cabo se tocarem em nenhuma circunstância. Se os cabos entrarem em contato ou até mesmo fecharem, pode haver consequências, incluindo danos ao alternador e cabos ou até mesmo ferimentos.

“Após o período de 21 dias, corre-se o risco de ficar sem a partida, mesmo o carro não apresentando uma excessiva fuga de corrente. Antes disso, é preciso andar com o carro para que a bateria recarregue”, recomenda o analista de suporte técnico na Clarios.

*Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.

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Coluna 21.05.2022 00:00

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Chance real jogada pela janela

Antes mesmo de largarem as prefeituras para entrarem na disputa ao Governo do Estado, Raquel Lyra (PSDB) e Miguel Coelho (UB), respectivamente gestores de Caruaru e Petrolina, já vinham conversando sobre a necessidade de a oposição enfrentar o poderio do PSB, há 16 anos no poder, unida num único palanque.

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Pernambuco 20.05.2022 22:30

Paulinho de Devá é reeleito na Câmara de Bonito

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A Câmara estava lotada e os discursos foram inflamados na reunião que elegeu a nova Mesa Diretora da Câmara de Bonito. A votação realizada na noite da última terça-feira, enredo de novela que teve até confinamento, coação e ameaças veladas ou não, terminou com Paulinho de Devá reeleito presidente junto a Adones Lagartão como vice. João Diniz será o primeiro secretário e Maroja o segundo. O resultado foi unânime e os vencedores tomarão posse em janeiro de 2023.

Na fala de Lagartão, ele contou que, apesar de diversas tentativas de corrupção, ele não cedeu. "Estou aqui para ajudar, mas o Legislativo tem o direito de escolher em quem votar. Alguém disse que eu era um jovem e quando mostrasse em cima de uma mesa muito dinheiro eu não iria aguentar. Dinheiro eu já vi e vejo todos os dias, mas minha dignidade ninguém compra. Eu tenho valor e não preço, acredito que tem um Deus acima, dono do ouro e da prata, ele tem mais para me dar”, desabafou. O vereador ainda relatou que todo projeto a favor do povo será votado e que é necessário respeitar os 13 parlamentares.

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Pernambuco 20.05.2022 21:00

Assessoria Jurídica de João Mendonça via tomar medidas judiciais contra Hélio e ex-esposa

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Após a repercussão, hoje, da reconciliação entre o ex-prefeito de Belo Jardim Hélio dos Terrenos e sua até então ex-esposa, Aline do Bola, depois de toda uma exposição da briga de ambos na mídia e da mesma ter relatado que foi influenciada a denunciar o ex-marido, a assessoria jurídica do ex-prefeito João Mendonça informou que vai tomar as medidas judiciais cabíveis em resposta às falsas acusações do casal. Confira abaixo a nota na íntegra:

Nota à população belo-jardinense

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Pernambuco 20.05.2022 20:30

Moro confirma que irá colaborar com plano de governo de Luciano Bivar

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O ex-juiz Sergio Moro confirmou, à CNN, hoje, que aceitou o convite do pré-candidato à Presidência pelo União Brasil, Luciano Bivar, para colaborar com seu plano de governo.

Ex-ministro da Justiça e Segurança Pública do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), Moro deverá contribuir com temas como segurança pública e combate à corrupção.

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“O PSB é fim de festa”, diz prefeito de Petrolina sobre as eleições

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O prefeito de Petrolina, no Sertão pernambucano, Simão Durando (UB), afirmou considerar o governo do PSB como “fim de festa” e que o povo pernambucano deseja mudança de gestão a partir de 2023. Em entrevista ao programa Cidade em Foco, da Rede Pernambuco de Rádios, o gestor ainda falou sobre a pré-candidatura de Miguel Coelho (UB) para o Governo do Estado.

Com a saída de Miguel Coelho para disputar as eleições deste ano, Simão Durando assumiu o cargo de prefeito de Petrolina. Indagado sobre a possibilidade de união entre a ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) e Miguel, Simão respondeu: “Meu sentimento, enquanto pernambucano, é que Pernambuco pode mais do que está acontecendo hoje. O PSB é fim de festa. A população já sentiu isso e existe um cheiro muito forte de mudança”, declarou o gestor sertanejo.

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Jaboatão atrai novos empreendimentos imobiliários

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O município do Jaboatão dos Guararapes continua atraindo empreendimentos imobiliários, principalmente, para quem tem acesso ao Programa Casa Verde Amarela. É a forma de reduzir o déficit habitacional e gerar emprego no setor da construção civil. Durante reunião com o prefeito Mano Medeiros, representantes da construtora MRV anunciaram novos habitacionais no município, com a oferta de mais de 700 unidades.

Dois lançamentos já estão definidos para este ano. O Recanto da Lagoa terá com 500 unidades e investimento de R$ 48 milhões, incluindo urbanização, sistema viário, praças e equipamentos públicos. E o Candeias Garden, que será a primeira torre na categoria popular, com 16 andares, num investimento de R$ 29,2 milhões, com as mesmas benfeitorias. A expectativa da empresa é que novos empreendimentos que estão sendo planejados também possam ser anunciados ainda neste ano, a exemplo da Villa Laranjeiras e Villa Engenho, ampliando ainda mais a oferta de moradias no Jaboatão.

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Romero e Andreza lançam pré-candidatura e reafirmam apoio a Miguel Coelho

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O deputado estadual Romero Albuquerque e a vereadora Andreza Romero lançaram suas pré-candidaturas a deputado estadual e federal, respectivamente, ontem. Principais nomes da defesa dos direitos dos animais em Pernambuco, o casal comprovou que será a força política de Miguel Coelho no Recife. O ex-prefeito de Petrolina e pré-candidato ao Governo do Estado também esteve no evento, que aconteceu no Villa Ponte D’Uchoa.

Os anfitriões ainda receberam o senador Fernando Bezerra Coelho e o presidente do Podemos, deputado federal Ricardo Teobaldo. Em seus discursos, Romero e Andreza criticaram a gestão de Paulo Câmara e ressaltaram os bons números do governo de Miguel na capital do Sertão. De acordo com o deputado estadual, R$ 10 milhões das suas emendas parlamentares que foram destinadas para ações e políticas públicas para a causa animal não foram utilizados.

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Simão Durando reforça ações de fortalecimento da economia na abertura do 1° Salão do Turismo

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Petrolina está sediando o 1º Salão de Turismo do Vale do São Francisco. O evento, que iniciou ontem, busca apresentar as culturas e riquezas, além de fortalecer a economia da região. Na abertura, o prefeito Simão Durando destacou o potencial turístico da capital do agronegócio, além de reforçar a importância do retorno das feiras para o fortalecimento do turismo de negócios.

Em seu discurso, o gestor reforçou as ações da prefeitura para auxiliar no retorno da economia e destacou a abertura da licitação para a reforma e ampliação do Centro de Convenções, um importante equipamento para o setor, que irá alavancar ainda mais o turismo de negócios na cidade. 

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Ouça agora o Sextou com Gilliard

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Se o leitor não conseguiu acompanhar a reprise da entrevista com o cantor e compositor Gilliard, um dos maiores astros do romantismo nos anos 80, ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique no link disponível e confira. Está incrível!

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Direto do túnel do tempo

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A foto é do arquivo do meu amigo Rogerio Mota, o embaixador de Triunfo. Segundo ele, trata de uma confraternização natalina dos funcionários do Diário de Pernambuco. Na foto, o seu pai, o jornalista Zito Mota, e a mãe Mary Lima Mota, com os seus três irmãos. Rogério é o que está em pé, junto com a mamãe. O ano é 1957 e o mês dezembro. No fundo, o detalhe da publicidade da então famosa laranjada Cliper, na placa do estande. Se você tem uma foto histórica no seu baú e deseja vê-la postada neste quadro, envie agora pelo WhatsApp (81) 9.8222-4888.

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Mourão diz achar difícil que pedido de investigação de Bolsonaro contra Moraes prospere

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O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou, hoje, achar "difícil" que o pedido de investigação apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes "prospere".

Na terça, Bolsonaro pediu ao STF que Moraes fosse investigado por suposto abuso de autoridade em decisões tomadas no chamado inquérito das fake news. O ministro Dias Toffoli, relator do pedido, rejeitou a ação. O presidente, então, acionou a Procuradoria Geral da República (PGR) com pedido de mesmo teor.

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Paulo Câmara anuncia melhorias para Arcoverde e região

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O governador Paulo Câmara comandou, na manhã de hoje, a abertura do Fórum Estadual de Gestoras dos Organismos Municipais de Políticas para Mulheres, no município de Arcoverde, no Sertão do Moxotó. O evento, realizado pela Secretaria Estadual da Mulher, em parceria com a prefeitura, discutiu os avanços e desafios da implementação de ações públicas de gênero em Pernambuco ao longo dos 15 anos de existência desta pasta.

“Mais do que nunca, é momento de enaltecer a força feminina na sociedade e consolidar esse movimento também aqui no interior do Estado. Hoje é uma oportunidade valiosa para reafirmar que essa luta é de todos e todas, homens e mulheres, governo e sociedade civil, em todos os municípios e em todos os Estados do Brasil”, afirmou Paulo Câmara.

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De volta ao beijo na baraúna

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Em Afogados da Ingazeira, a 386 km do Recife, apenas para rever minha baraúna, meu centenário pai Gastão Cerquinha. Há 20 dias, a filharada – cinco homens e quatro mulheres – fez uma festinha para ele em comemoração aos 100 anos, uma dádiva divina.

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