Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão - Cão Terapia
21.01.2022 00:00

Coluna da sexta-feira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Sem mandato, sem sucessor

O governador Paulo Câmara queria ser candidato a senador e convencer o PSB a apoiar a candidatura de Humberto Costa, pelo PT, mas não conseguiu dobrar as principais lideranças socialistas. Contou apenas com o apoio do ex-presidente Lula por razões óbvias. Vai ficar, portanto, até o fim da sua gestão, entrando em 2023 na fase mais difícil da sua vida pública, a condição de político sem mandato.

É o sereno que nenhum homem público deseja. Joaquim Francisco, de quem fui secretário de Imprensa, dizia que político sem mandato é obrigado a cortar o capim que cresce no quintal da sua casa porque não aparece mais nenhum assecla ou bajulador para tal missão. O que não consigo entender é algo muito simples: como Paulo Câmara aceita ficar sem mandato sem o direito de eleger o seu sucessor?

Com José Neto, seu nome preferencial, caso viesse a ser eleito, teria uma espécie de compartilhamento de poder. Com Danilo Cabral, alternativa que se especula já certa pelo PSB para disputar o Palácio em nome da Frente Popular, Paulo Câmara não teria ou terá, se ele também vier a ser eleito, o mesmo trânsito, a mesma liberdade e o mesmo poder de influência na futura gestão. Até porque ficará a versão de que não foi ele que escolheu Danilo, mas o clã Campos.

O governador tende a entrar no ostracismo, portanto, sem ter o direito de fazer o nome de sua preferência. Se Geraldo Júlio, apontado como o candidato natural, abdicou da disputa, Câmara, para um bom entendedor, ficou livre para fazer o seu sucessor, mas tende a não ter esse direito, aceitando Danilo. Mesmo que tenha proximidade com Danilo, tendo sido seu chefe de gabinete na Câmara de Vereadores do Recife, conforme informei ontem, Zé Neto candidato estaria ungido pela força política e escolha pessoal dele, como fez Eduardo Campos quando escolheu o próprio Câmara, há oito anos, para disputar a sua sucessão.

Pela primeira vez se assiste em Pernambuco um governador de dois mandatos ficar desempregado, obrigado a bater ponto como auditor no Tribunal de Contas, sua casa de origem, no futuro, porque não teve o direito legítimo de escolher o seu sucessor. 

Puxão de orelha - Postagem, ontem, do repórter e colunista do sabadão deste Blog, o eclético Houldine Nascimento, extraída de uma entrevista do ex-presidente Lula, deixou os socialistas com os nervos à flor da pele. Tudo porque o petista deu um chega pra lá na cacicada do PSB pernambucano. "Embora o PSB tenha direito em Pernambuco de indicar o candidato a governador, não pode tratar o PT de forma pequena. É apenas isso que está em jogo e Humberto Costa é muito fiel na sua relação com o PSB", desabafou. Por Lula, o candidato seria Humberto e Paulo Câmara disputaria o Senado. 

É o senador? - O deputado André de Paula, presidente estadual do PSD, já se considera o candidato a senador escolhido na chapa da Frente Popular. Deve ter muita força com Lula, porque sem direito de bancar a candidatura de Humberto, o que se esperava é que o PT exigisse em contrapartida a vaga de senador, até porque espaço de vice-governador não interessa em absoluto a Lula. O que o ex-presidente quer é, já se achando eleito de véspera, contar com o maior número possível de candidatos a senador do PT nos Estados.

O benfeitor - Para irritar a prefeita Raquel Lyra (PSDB), o deputado estadual José Queiroz (PDT), que já sonha acordado em disputar a Prefeitura de Caruaru em 2024, espalhou uma penca de outdoors na BR-232 e na própria capital do forró, com uma mensagem sugerindo que foi o grande renovador das políticas públicas do município. Que, acima dele, só Deus. 

A pauleira do neto - De Mário Covas Neto, neto do ex-governador paulista Mário Covas: "O que não entendo é a posição de Geraldo Alckmin. Não ganha nada com isso. Pelo contrário. Ficará marcado como alguém rancoroso, que faz qualquer aliança para poder derrotar o governador João Doria, como alguém que deu as costas ao seu eleitor tucano, ou alguém que lamentavelmente não fez da coerência seu norte político. E, por essas razões, a meu ver, Alckmin está absolutamente equivocado." 

O rebelde Ciro - Na convenção do PDT que oficializará sua pré-candidatura ao Planalto, hoje, em Brasília, o ex-ministro Ciro Gomes dirá que é necessário ser rebelde para enfrentar o desgoverno de Jair Bolsonaro, lutar contra quem não aceita a ciência e para mudar o quadro de polarização entre o atual inquilino do Palácio do Planalto e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Criado pelo publicitário João Santana, o slogan “A rebeldia da esperança” já vem sendo criticado no mercado da política por lembrar o livro "A audácia da esperança", do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. 

CURTAS

REBU JURÍDICO - A OAB investiga a conduta do advogado Rafael Nunes, envolvido na defesa de Marcelo da Silva, suspeito de assassinar a facadas a menina Beatriz Angélica Mota, de 7 anos, em Petrolina, no Sertão. A advogada que estava na defesa antes, Niedja Mônica da Silva, entrou com uma representação na entidade alegando que o cliente foi "coagido" a destituí-la do caso.

ESTRANHO RECUO - Por falar no caso da garota Beatriz, o que ninguém está entendendo é a nova conduta da mãe Lucinha, que passou a confiar cegamente na versão de que foi de fato o presidiário Marcelo da Silva que matou a sua filha. O que leva uma pessoa a tirar a vida de uma criança de apenas 7 anos só porque ela se assustou diante dele? Essa foi a motivação? 

Perguntar não ofende: Para o PT, Alckmin deixou de ser chuchu depois de virar palatável aos olhos de Lula como vice? 

compartilhamentos

Últimos posts

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Pernambuco 26.05.2022 11:00

No túnel do tempo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O imortal Plínio Pacheco e sua Diva, artífices de Nova Jerusalém, o maior teatro ao ar livre do mundo, no distrito de Fazenda Nova, em Brejo da Madre de Deus, recebe a Medalha de Mérito Cultural no Palácio do Planalto, em 2001, das mãos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em evento com a presença do então vice-presidente Marco Maciel. Se você tem uma foto histórica no seu baú e deseja vê-la postada neste quadro, envie agora pelo WhatsApp: (81) 9.8222-4888.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Gravata Coffee Festival
Pernambuco 26.05.2022 10:45

Câmaras de Lagoa Grande e Arcoverde estão entre os alvos da operação da Polícia Civil

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

As Câmaras de Vereadores de Lagoa Grande e Arcoverde, no Sertão, estão sendo alvos de uma operação da Polícia Civil de Pernambuco, deflagrada na manhã de hoje. Batizada de “Capacitados”, a operação tem o objetivo de identificar e desarticular uma associação criminosa voltada à prática de peculato, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro. As informações são do blog do Carlos Britto.

As investigações começaram em agosto de 2019 e foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência (Dintel) e pelo Laboratório de Lavagem de Dinheiro (LAB) da PCPE. Na execução, estão sendo empregados 25 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães.
A ação policial é vinculada à Diretoria Integrada Especializada (Diresp), sob a presidência de Andrei Rocha, titular da 1ª Delegacia de Combate à Corrupção (DECCOR), unidade integrante do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO).

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Pernambuco 26.05.2022 10:30

Repugnante vingança

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Por Cláudio Soares*

É ridículo ver deputados do PT perseguirem o ex-juiz Sérgio Moro pedindo indenização ao erário, alegando que o então juiz causou prejuízo à Petrobras por condenações aos corruptos. Alguns segmentos do TCU conspiram, também, em nome de uma perversa vingança contra o ex-procurador Deltan Dallagnol. 

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - março 2022
Pernambuco 26.05.2022 09:30

O dia em que Lampião deu um fora em Prestes

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Por Antonio Magalhães*

Lampião não é fofo. É tempo perdido procurar fofura e compaixão na vida do cangaceiro Virgulino Ferreira, o Lampião. Um trabalho em vão de acadêmicos, escritores, jornalistas e militantes que fazem de tudo para convertê-lo  num símbolo de resistência dos humildes à opressão das elites, um Robin Wood sertanejo.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Pernambuco 26.05.2022 09:00

Polícia Civil deflagra três operações no Interior de Pernambuco

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, na manhã de hoje, três operações para desarticular associações criminosas voltadas à prática dos crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro. Ao todo, cumpriram-se 26 mandados de busca e apreensão no Estado. As informações são do JC On-line.

As operações deflagradas nesta quinta chamam-se "Cimeiras", "Qualificados" e "Capacitados". Confira mais detalhes sobre cada uma:

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - São João 2022
Coluna 26.05.2022 00:00

Coluna da quinta-feira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A culpa é do PSB

Diante de tudo que foi visto, ontem, no Recife, com ruas que viraram mar, famílias desabrigadas, carros levados pelas enxurradas e ameaças de desabamentos, em consequência das fortes chuvas que caíram na cidade, a pergunta elementar está na boca de todos os recifenses: o que o PSB fez em nove anos para mudar esse quadro?

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Camaragibe - Maio 2022
Pernambuco 25.05.2022 22:45

Bolsonaro veta psiquiatra Nise da Silveira do livro de Heróis da Pátria

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou a inscrição do nome da psiquiatra Nise da Silveira no livro de Heróis e Heroínas da Pátria. O veto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de hoje. A decisão ocorre uma semana depois que é lembrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, em 18 de maio.

Nise da Silveira é conhecida por ter revolucionado a forma como é feita o tratamento de transtornos mentais no Brasil. O Senado tinha aprovado a inscrição dela no livro em 27 de abril. O PL 6.566/2019 foi proposto pela deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Pernambuco 25.05.2022 22:00

Após acordo do PL, Fernando Rodolfo renuncia eleição para a Mesa Diretora da Câmara Federal

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O deputado federal Fernando Rodolfo (PL) renunciou a candidatura à Primeira Vice-Presidência da Câmara dos Deputados, após uma articulação do partido em torno de Lincoln Portela (PL-MG), que terminou eleito. O pernambucano lançou o nome na terça-feira, mas renunciou após um acordo da bancada, que também culminou na retirada de Flávia Arruda (PL-DF). A decisão garantiu a vitória do político mineiro.

Pelo critério da proporcionalidade, a vaga da 1a vice caberia ao PL, após a destituição do antigo ocupante, Marcelo Ramos (PSD-AM). Mesmo renunciando à disputa interna, não houve tempo hábil para que os nomes dos parlamentares fossem retirados das urnas eletrônicas para a votação. Com o acordo, Portela teve 232 votos.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 2 - Abril
Pernambuco 25.05.2022 21:30

Zezo apresenta camarote Dom Vitallino em Caruaru

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O empresário e produtor cultural Zezo, da tradicional Bodega do Zezo, vai reunir a imprensa, parceiros, patrocinadores e formadores de opinião, amanhã, às 12h, no Alto do Moura, um dos principais polos do São João de Caruaru. Na ocasião, será apresentado o projeto da megaestrutura do "Camarote Dom Vitallino", moderna casa de shows comandada por ele, Carlos Augusto, Fátima Pessôa e Everton K9.

A novidade será palco de um festejo junino multicultural, com uma programação que contempla não só o forró raiz, mas também o estilizado, o das antigas e o brega. O Dom Vitallino também contará com uma palhoça que servirá de camarote, com lounge, palco e segurança.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE São Lourenço da Mata
Pernambuco 25.05.2022 21:00

Raquel Lyra destaca que aeroporto é diferencial competitivo em Caruaru

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A pré-candidata a governadora de Pernambuco pelo PSDB, Raquel Lyra, concedeu entrevista, hoje, para a Rádio Cultura do Nordeste, em Caruaru. Na ocasião, a postulante falou dos desafios da região Agreste e reforçou os trabalhos realizados enquanto prefeita da Capital do Forró.

Um dos assuntos abordados durante a entrevista foi o Aeroporto Oscar Laranjeira, localizado no município. Ontem, uma aeronave não conseguiu pousar no local por falta de equipamentos essenciais para a segurança, sendo necessário o retorno ao destino de origem.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022
Pernambuco 25.05.2022 20:30

Romero critica a promessa de reforma no Hospital da Restauração: é a mesma prometida em 2019?

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Pequenas ou amplas, as reformas anunciadas pelo Governo de Pernambuco para o Hospital da Restauração nunca saíram do papel, segundo o deputado estadual Romero Albuquerque (União). Para o parlamentar, a nova promessa da gestão do PSB, uma reforma no valor de R$9,1 milhões, anunciada pela ex-deputada Laura Gomes, não passa de uma tentativa de enganar os eleitores.

“É um governo caricato: três anos de indiferença, um ano a todo vapor. A população não cai nessa. Essa reforma já devia ter acontecido há muito tempo. O Hospital da Restauração, e os outros hospitais estaduais, têm 50 anos. Os problemas na estrutura não são de 2022, são de muito antes. Lembro que, em 2019, o Governo do Estado também anunciou uma reforma. É a mesma?”, disse.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Nord Hotels
Pernambuco 25.05.2022 20:00

Ativista cobra ao prefeito do Recife respeito as pessoas e animais que vivem nas ruas

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O ativista da causa animal Douglas Brito emitiu uma nota, hoje, cobrando das autoridades recifenses que olhassem com mais respeito para as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade no Recife. No documento, Douglas também cobra que o prefeito olhe para o caos em que vivem os animais do da cidade. Confira!

Nota oficial

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE SESC - Férias de Janeiro
Pernambuco 25.05.2022 19:30

Miguel Coelho defende reforma urgente do Hospital da Restauração

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O pré-candidato a governador Miguel Coelho voltou a lamentar as condições precárias a que estão expostos os pacientes e profissionais do Hospital Restauração. Hoje, parte do teto do setor de refeitório da unidade hospitalar desabou. É mais um incidente que ocorre no Restauração em menos de um mês. Há 20 dias, outra ala do hospital teve parte do teto rompido.

Para o pré-candidato do União Brasil, é necessária uma reforma urgente no Restauração. Miguel diz ainda que o Governo do Estado está demorando a agir, colocando pacientes e trabalhadores do equipamento em risco.

...



compartilhamentos