Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão - Cão Terapia
19.01.2022 10:15

Padre Simões precisa da mão amiga para sua obra social

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Encerrando as minhas férias vapt-vupt, ontem, em Arcoverde, terra da minha Nayla, visitei a obra espiritual e social do padre Adilson Simões, o Cedec - Centro de Educação e Desenvolvimento Comunitário. Fica na Serra das Varas, a menos de 10 km do centro da cidade, uma região lindíssima e produtiva.

"Nunca imaginei morar no campo, foi desígnio de Deus", disse o pároco, que já o conhecia pelo tronco familiar. É irmão de Gisa Simões, já falecida, ex-prefeita de Afogados da Ingazeira, meu berço natal.

Adilson tem fala mansa e leve como uma pena, como todo padre. Implantou a semente do Cedec há mais de 20 anos e deu muitos frutos. Trata-se de uma instituição não-governamental de assistência social e promoção humana, "com opção clara pelos mais pobres no meio dos pobres", conforme faz questão de ressaltar. Com muito esforço e a colaboração dos fiéis, montou uma estrutura tão gigantesca que funciona até como um mini-hotel.

Isso para quem deseja passar um fim de semana lá em retiro de oração e reflexão. Em obras sociais, montou uma escola de música, cursos de profissionalização e capacitação para o trabalho, apoio aos pequenos agricultores, construção de casas sob o sistema de ajuda mútua, implantação de hortas comunitárias e produção de flores.

Desenvolve o plantio de árvores frutíferas, criação de caprinos e ovinos, em sistema de partilha, cultivo de colmeias para produção de mel e cursos profissionalizantes, entre os quais informática e música. "Todos esses projetos visam o atendimento às pessoas carentes, conjugando esforços para solução de problemas comunitários da região. Todos os nossos projetos visam estimular e fortalecer a dimensão da pessoa como base de sustentação da consciência coletiva", diz Simões.

Além da questão espiritual, o Cedec, segundo ele, desenvolve práticas críticas das relações com o meio ambiente. "Nossa meta é superar desafios e construir uma sociedade nova, pondo em prática o nosso lema: Construir vidas e salvar almas", afirmou. No momento sua maior preocupação é consolidar projetos no campo da educação cultural, das tecnologias da informação e formação cidadã aos jovens entre crianças e adolescentes da zona rural. "É despertar a consciência dos direitos de cidadãos, promover o protagonismo e o empoderamento dos nossos jovens do campo", destaca.

Padre Simões, na verdade, tira água de pedra. Na visita, conheci também a escolinha de futebol de campo, vôlei de areia e judô para 60 crianças da zona rural, sob a orientação de um profissional habilitado, além de palestras motivacionais com matérias ou apostilas e mensagens que ajudam as crianças a terem um desenvolvimento positivo, em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Social.

Na Terra da Misericórdia, como é conhecido o santuário tocado pelo padre, vi que está em construção também um grande centro para celebrações religiosas coberto, com palco e até arquibancadas. A obra não está mais avançada ainda porque depende de doações. Aproveito aos que desejam ajudar esse projeto social maravilhoso uma visita ao local para conhecer os bons propósitos da instituição, que está carente de colaboradores de corações grandes e generosos. 

Serviços
Cedec Arcoverde 
Serra das Varas - Sítio Mocó 
Fone: 87. 3822.7150

compartilhamentos

Últimos posts

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Pernambuco 27.05.2022 20:00

Lideranças da Mata Norte se reúnem em Paudalho para reforçar apoio a Miguel Coelho

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O ex-prefeito de Paudalho José Pereira organizou, hoje, um encontro com aliados para reforçar o compromisso do seu grupo político com a pré-candidatura de Miguel Coelho ao Governo do Estado. Além das lideranças locais, o almoço teve a presença de diversos prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e outras representações políticas da Mata Norte.

No encontro, José Pereira destacou diversos predicados de Miguel Coelho para recuperar o protagonismo de Pernambuco e fazer a Zona da Mata voltar a ser priorizada. “Não há um nome melhor. Miguel é o que simboliza a mudança verdadeira. Mesmo sendo oposição, conseguiu ser o melhor prefeito de Pernambuco, transformou Petrolina na melhor cidade do Nordeste. Por isso e por toda a sua garra, Miguel vai ser governador para recuperar Pernambuco e fazer a Mata Norte ser respeitada de novo”, defendeu o ex-prefeito de Paudalho por quatro mandatos.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Gravata Coffee Festival
Pernambuco 27.05.2022 19:00

Ouça agora o Sextou com Joanna

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com a cantora e compositora Joanna ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique no link disponível e confira. Está incrível!

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Pernambuco 27.05.2022 18:30

Direto do túnel do tempo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Lula, Marcelo Santa Cruz, advogado e militante de esquerda de Olinda, e o deputado João Paulo, na campanha presidencial de 89, na qual Lula perdeu para Collor. A foto é do arquivo de Marcelo Santa Cruz. Se você tem uma foto histórica no seu baú e deseja vê-la postada neste quadro, envie agora pelo WhatsApp: (81) 9.8222-4888.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - março 2022
Pernambuco 27.05.2022 18:00

Patrícia Henry lança pré-campanha a deputada estadual

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A engenheira Patrícia Henry lançará sua pré-candidatura a deputada estadual, hoje, em Olinda. O ato terá a participação do pré-candidato a governador Miguel Coelho. O evento começa às 19h, no Hotel Costeiro.

Filiada ao União Brasil, Patrícia Henry é um dos nomes do partido em busca de renovação na Assembleia Legislativa. Nas últimas eleições, ela concorreu ao cargo de vice-prefeita de Olinda. Agora, a olindense busca o mandato de deputada tendo como bandeiras o combate à desigualdade social, a causa animal e o maior engajamento das mulheres nos espaços de poder.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Pernambuco 27.05.2022 17:45

Daqui a pouco tem Joanna no Sextou

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

De volta ao Nordeste, onde faz show amanhã no Recife, encerrando o Festival Nacional da Seresta, a cantora Joanna é a grande atração, daqui a pouco, do Sextou, quadro do Frente a Frente que abre espaço para artistas com transmissão pela Rede Nordeste de Rádio, integrada por mais de 40 emissoras em Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Bahia.

O programa vai ao ar das 18h às 19h. Joanna fala da sua carreira bem-sucedida, alicerçada no romantismo. Suas músicas, como “Amanhã talvez”, “Tô fazendo falta”, “Amor bandido”, “Momentos” e tantas outras estão entre as mais ouvidas no rádio. Sua voz suave e bela já foi usada também para homenagear lendas do romantismo, como Lupicínio Rodrigues, num show ao vivo celebrado no mundo inteiro.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - São João 2022
Pernambuco 27.05.2022 17:30

Em Passira, Raquel visita feira livre e ouve demandas de comerciantes e moradores

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A pré-candidata a governadora de Pernambuco pelo PSDB, Raquel Lyra, esteve, durante a manhã de hoje, na feira livre de Passira, Agreste do estado. A postulante caminhou pelas ruas e conversou com os comerciantes e moradores sobre as principais demandas da região.

Entre os assuntos abordados, a pavimentação da PE-078, que liga Passira a Gravatá; desemprego e condições de trabalho. Também esteve em pauta um importante artesanato, que é tradicional na cultura do município, o bordado manual.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Camaragibe - Maio 2022
Pernambuco 27.05.2022 17:00

Compesa implode Vertentes e causa danos aos moradores

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O prefeito do município de Vertentes, Romero Leal, denuncia a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) por implodir a cidade em diversas ruas, provocando o desperdício e a falta de água para os munícipes. Segundo o gestor, o feito da Compesa se dá pela visita do governador Paulo Câmara neste fim de semana ao município. Confira o vídeo!

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Pernambuco 27.05.2022 16:30

1º Encontro dos Sambas de Coco de Arcoverde começa hoje

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Tem início hoje o 1º Encontro dos Sambas de Coco de Arcoverde. O evento, produzido pelas produtoras Amannda Oliveira e Amanda Lopes juntamente com a Associação ComunicArte, contará com Salas de Coco, Oficinas, ações nas escolas e feira livre, exibição de filmes e terá como encerramento, no dia 31 de maio, Dia Municipal do Samba de Coco, uma serenata para o mestre Biu Neguinho com todos os grupos de coco da cidade.

“Buscamos retomar nesse evento a simplicidade que havia e a troca das Salas de Coco, as rodas de diálogo e contação de história por acreditarmos que é preciso revisitar as nossas origens e renovar o que fazemos lembrando de onde viemos”, destacou Amanda Lopes.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 2 - Abril
Pernambuco 27.05.2022 16:15

Mais um avião não consegue pouso em Caruaru

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Mais um avião da companhia aérea Azul não conseguiu pousar em Caruaru, no Agreste do Estado, na tarde de hoje. De acordo com informações repassadas ao blog por um leitor, o problema relatado por funcionários do aeroporto foi a falta de condições de pouso e a falta de estrutura do Aeroporto Oscar Laranjeira

Na última terça-feira, outra aeronave também não conseguiu pousar em Caruaru "devido à falta de condições meteorológicas para o pouso". A aeronave de hoje retornou ao Recife e os passageiros que esperavam para embarcar em Caruaru foram transferidos para a capital de van.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE São Lourenço da Mata
Pernambuco 27.05.2022 16:00

Onda de Leste deve intensificar chuvas no fim de semana

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A semana foi de chuvas e transtornos, com registro de, ao menos, cinco mortes e 980 pessoas que tiveram de deixar suas casas em Pernambuco. Hoje, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) identificou a aproximação de um Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL), que deve intensificar as precipitações no fim de semana. As informações são do G1 Pernambuco.

O DOL é um sistema meteorológico conhecido também como Onda de Leste, que é uma perturbação nos campos de vento e pressão que atuam na faixa tropical do globo terrestre, em área de influência dos ventos alísios, que se deslocam desde a costa da África até o Litoral leste do Brasil.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022
Pernambuco 27.05.2022 15:45

Jaboatão recebe Prêmio InovaCidade pela segunda vez

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Jaboatão dos Guararapes recebeu o Prêmio InovaCidade 2022, durante o 9º congresso realizado pelo Instituto Smart City Business America, que aconteceu até essa quinta-feira, em São Paulo. O município figurou entre os vencedores com o Sistema de Monitoramento Painel de Gestão, implantado com o objetivo de garantir mais entregas à população. No ano de 2020, Jaboatão também já havia ganho o prêmio concedido pelo Instituto com o Programa Juntos – Avaliação de Resultados em Áreas Estratégicas.

O evento deste ano teve 24 iniciativas premiadas e Jaboatão foi o único de Pernambuco na lista. O critério da escolha destaca projetos que tenham causado impactos positivos, mensuráveis e reconhecidos pela sociedade, realizados pela administração pública, iniciativa privada ou entidades da sociedade civil.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Nord Hotels
Pernambuco 27.05.2022 15:30

Cidades suspendem aulas para crianças de até 5 anos por aumento de doenças respiratórias

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Ao menos quatro cidades de Pernambuco anunciaram a suspensão de aulas nas redes municipais para crianças de até 5 anos, diante do aumento de casos de doenças respiratórias graves na faixa etária: Alagoinha, no Agreste; e Serra Talhada, Triunfo e Sertânia, no Sertão do Estado. As informações são do portal Folha de Pernambuco.

Segundo os dados mais recentes do Governo do Estado, divulgados na última terça-feira, há 96 crianças e bebês na fila de espera por um leito.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE SESC - Férias de Janeiro