Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão - Cão Terapia
12.01.2022 00:00

Coluna da quarta-feira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A dor de Lucinha e Sandro

Por Houldine Nascimento – interino

Os pais da menina Beatriz Angélica, Lúcia Mota e Sandro Romilton, anunciaram que estarão na entrevista coletiva que ocorre hoje, às 9h, no auditório da Secretaria de Defesa Social (SDS), no Recife. A garota foi assassinada em 10 de dezembro de 2015 dentro de uma escola particular em Petrolina, no Sertão pernambucano. Desde então, o crime seguiu sem uma resolução.

Em uma live realizada na noite de ontem, Lucinha revelou que soube pela imprensa que a força tarefa responsável pelas investigações identificou o assassino. De acordo com ela, não houve uma procura do Governo do Estado. "Fomos pegos de surpresa. Eu acho desumano por parte da Polícia fazer algo nesse sentido e não nos comunicar. São quatro delegados que estão no inquérito e um não podia parar para me ligar?", questionou.

O possível desfecho do caso Beatriz chega quase duas semanas depois de o governador Paulo Câmara (PSB) aceitar o pedido da família para federalizar as investigações. Para isso, Lucinha e Sandro caminharam mais de 700 km de Petrolina até o Recife em um ato que comoveu diversos pernambucanos nas cidades por onde passaram. Uma jornada que teve início em 5 de dezembro e foi concluída no último dia 28.

"Eu tenho certeza de que amanhã a gente vai saber o que está acontecendo. Se essa pessoa que foi presa é o assassino de Beatriz. Eu oro todos os dias para a gente chegar até ele. Peço a Deus que se confirme e tudo isso acabe", desabafou Lucinha.

Segundo apuração da TV Globo, que teve acesso ao laudo final do caso, o assassino se chama Marcelo da Silva e está preso em Salgueiro, no Sertão do Estado. Por meio de nota, a SDS disse que o suspeito está detido por outros delitos e confessou o crime.

"A identificação do suspeito se deu por meio de análises do banco de perfis genéticos do Instituto de Genética Forense Eduardo Campos, que identificou o DNA recolhido na faca utilizada no crime. Em confrontação de perfis genéticos do banco, chegou-se ao DNA do suspeito", traz um trecho do comunicado.

Esclarecimentos – Representantes da Polícia Civil, Polícia Científica e Ministério Público de Pernambuco prometem detalhar como chegaram ao assassino da menina Beatriz na coletiva desta quarta-feira (12). Na nota de ontem, a SDS afirmou que a força tarefa “foi mantida mobilizada até a elucidação deste crime” por determinação de Paulo Câmara. “A equipe revisitou todo o inquérito e realizou novas diligências”, completou.

Pressão sobre Paulo – Dezembro de 2021 foi difícil para o governador Paulo Câmara, que teve de lidar com a pressão da família de Beatriz para que houvesse a federalização das investigações. Se levada adiante, atestaria a incompetência do Governo para todo o Brasil, já que não conseguiu elucidar o caso por mais de seis anos. As denúncias de violência doméstica contra o então secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, também deixaram o gestor em uma situação desconfortável.

Nem Freud explica – O senador Humberto Costa (PT) vem expondo na imprensa o seu desejo de concorrer ao Governo de Pernambuco, mas de um jeito esquisito: só é candidato se for dentro da Frente Popular, grupo político chefiado pelo PSB e de que os petistas oficialmente não fazem parte. A presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, foi mobilizada para endossar o nome de Humberto em veículos nacionais. O parlamentar também defende que Paulo Câmara concorra ao Senado. Assim, o caminho ficaria livre para o PT.

Eventos se recolhem – Com o novo protocolo de enfrentamento à Covid-19 e ao surto de Influenza A em Pernambuco, diversos eventos anunciaram a suspensão. Foi o caso do Olinda Beer, uma das maiores prévias carnavalescas do Estado. Em comunicado, os organizadores afirmam que a realização “se tornou inviável”. A festividade estava prevista para ocorrer no dia 20 de fevereiro.

Movimentações – Dois dos pré-candidatos de oposição fizeram movimentações fora do Estado nos últimos dias. O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), se reuniu com o presidente da Petrobras, general Silva e Luna, na última segunda (10). A justificativa foi a de avaliar o plano de investimentos para a conclusão da Refinaria Abreu e Lima, que promete gerar até 10 mil empregos. Já o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (DEM), fez uma visita técnica ao governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), ontem, em Maceió.

CURTAS

DOAÇÃO – A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) doou 1 mil cestas básicas a Ilhéus, uma das cidades baianas atingidas pelas fortes chuvas no final do ano passado.

FILA ZERADA – O Ministério da Cidadania informa que zerou a fila do programa Auxílio Brasil ao incluir 3 milhões de famílias na folha de pagamento. Com isso, passa a atender 17,5 mi.

Perguntar não ofende: Por que o Governo de Pernambuco encontrou o assassino da menina Beatriz só depois de decidir federalizar o caso?

compartilhamentos

Últimos posts

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Pernambuco 25.05.2022 22:00

Após acordo do PL, Fernando Rodolfo renuncia eleição para a Mesa Diretora da Câmara Federal

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O deputado federal Fernando Rodolfo (PL) renunciou a candidatura à Primeira Vice-Presidência da Câmara dos Deputados, após uma articulação do partido em torno de Lincoln Portela (PL-MG), que terminou eleito. O pernambucano lançou o nome na terça-feira, mas renunciou após um acordo da bancada, que também culminou na retirada de Flávia Arruda (PL-DF). A decisão garantiu a vitória do político mineiro.

Pelo critério da proporcionalidade, a vaga da 1a vice caberia ao PL, após a destituição do antigo ocupante, Marcelo Ramos (PSD-AM). Mesmo renunciando à disputa interna, não houve tempo hábil para que os nomes dos parlamentares fossem retirados das urnas eletrônicas para a votação. Com o acordo, Portela teve 232 votos.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Gravata Coffee Festival
Pernambuco 25.05.2022 21:30

Zezo apresenta camarote Dom Vitallino em Caruaru

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O empresário e produtor cultural Zezo, da tradicional Bodega do Zezo, vai reunir a imprensa, parceiros, patrocinadores e formadores de opinião, amanhã, às 12h, no Alto do Moura, um dos principais polos do São João de Caruaru. Na ocasião, será apresentado o projeto da megaestrutura do "Camarote Dom Vitallino", moderna casa de shows comandada por ele, Carlos Augusto, Fátima Pessôa e Everton K9.

A novidade será palco de um festejo junino multicultural, com uma programação que contempla não só o forró raiz, mas também o estilizado, o das antigas e o brega. O Dom Vitallino também contará com uma palhoça que servirá de camarote, com lounge, palco e segurança.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Pernambuco 25.05.2022 21:00

Raquel Lyra destaca que aeroporto é diferencial competitivo em Caruaru

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A pré-candidata a governadora de Pernambuco pelo PSDB, Raquel Lyra, concedeu entrevista, hoje, para a Rádio Cultura do Nordeste, em Caruaru. Na ocasião, a postulante falou dos desafios da região Agreste e reforçou os trabalhos realizados enquanto prefeita da Capital do Forró.

Um dos assuntos abordados durante a entrevista foi o Aeroporto Oscar Laranjeira, localizado no município. Ontem, uma aeronave não conseguiu pousar no local por falta de equipamentos essenciais para a segurança, sendo necessário o retorno ao destino de origem.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - março 2022
Pernambuco 25.05.2022 20:30

Romero critica a promessa de reforma no Hospital da Restauração: é a mesma prometida em 2019?

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Pequenas ou amplas, as reformas anunciadas pelo Governo de Pernambuco para o Hospital da Restauração nunca saíram do papel, segundo o deputado estadual Romero Albuquerque (União). Para o parlamentar, a nova promessa da gestão do PSB, uma reforma no valor de R$9,1 milhões, anunciada pela ex-deputada Laura Gomes, não passa de uma tentativa de enganar os eleitores.

“É um governo caricato: três anos de indiferença, um ano a todo vapor. A população não cai nessa. Essa reforma já devia ter acontecido há muito tempo. O Hospital da Restauração, e os outros hospitais estaduais, têm 50 anos. Os problemas na estrutura não são de 2022, são de muito antes. Lembro que, em 2019, o Governo do Estado também anunciou uma reforma. É a mesma?”, disse.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Pernambuco 25.05.2022 20:00

Ativista cobra ao prefeito do Recife respeito as pessoas e animais que vivem nas ruas

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O ativista da causa animal Douglas Brito emitiu uma nota, hoje, cobrando das autoridades recifenses que olhassem com mais respeito para as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade no Recife. No documento, Douglas também cobra que o prefeito olhe para o caos em que vivem os animais do da cidade. Confira!

Nota oficial

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - São João 2022
Pernambuco 25.05.2022 19:30

Miguel Coelho defende reforma urgente do Hospital da Restauração

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O pré-candidato a governador Miguel Coelho voltou a lamentar as condições precárias a que estão expostos os pacientes e profissionais do Hospital Restauração. Hoje, parte do teto do setor de refeitório da unidade hospitalar desabou. É mais um incidente que ocorre no Restauração em menos de um mês. Há 20 dias, outra ala do hospital teve parte do teto rompido.

Para o pré-candidato do União Brasil, é necessária uma reforma urgente no Restauração. Miguel diz ainda que o Governo do Estado está demorando a agir, colocando pacientes e trabalhadores do equipamento em risco.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Camaragibe - Maio 2022
Pernambuco 25.05.2022 19:00

Deputado solicita ao Ministério do Desenvolvimento medidas de enfrentamento aos efeitos causados pelas chuvas

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) solicitou, hoje, ao ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel de Oliveira Duarte Ferreira, por meio do Ofício n° 376, a adoção de medidas urgentes de enfrentamento aos efeitos das fortes chuvas na Região Metropolitana do Recife (RMR). Dentre as medidas solicitadas, está o pedido de envio de equipes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil à região para prestarem apoio às famílias afetadas.

“Estamos aqui, em Brasília, monitorando a situação e buscando junto ao Governo Federal medidas emergenciais para prestar ajuda às famílias atingidas. Muitos estão ilhados e já foi notificado um óbito em razão de um deslizamento de barreira em Olinda. Precisamos de um reforço da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para ajudar a combater os desastres provocados no Grande Recife", destacou o deputado.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Pernambuco 25.05.2022 18:45

Prefeito de Brejo da Madre de Deus é finalista em prêmio do Sebrae

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O prefeito de Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora, concorre como finalista do Prêmio Sebrae Empreendedor 2022 em uma categoria com um projeto da Secretaria de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico.

O projeto que o município está inscrito trata-se da retomada do artesanato de palha de coco catolé, feito por artesãs de mãos cheias do Sítio Riacho do Pedro, que voltaram a produzir suas artes.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 2 - Abril
Pernambuco 25.05.2022 17:45

Teto do refeitório do Hospital da Restauração desaba na tarde de hoje

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Na tarde de hoje, parte do teto do refeitório do Hospital da Restauração, no Recife, desabou. No momento da queda alguns funcionários estavam no local. Os vídeos que circulam nas redes sociais mostram o buraco e um fio solto. Também é possível observar no audiovisual que se trata de refeitório. As informações são do Diário de Pernambuco.

A denúncia foi feita ao Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe) devido à falta de condições estruturais adequadas do hospital. "Pedaços de gesso bateram no prato de um funcionário que estava almoçando, mas não se feriu", disse uma funcionária.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE São Lourenço da Mata
Pernambuco 25.05.2022 17:30

Joanna confirma entrevista ao Sextou do Frente a Frente

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Principal atração do Festival Nacional da Seresta do Recife, no próximo sábado, a cantora romântica Joanna confirmou, há pouco, sua presença no Sextou da próxima sexta-feira, no horário do Frente a Frente, de 18 às 19 horas, com transmissão pela Rede Nordeste de Rádio, formada por 44 emissoras em Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Bahia.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022
Pernambuco 25.05.2022 17:15

Passeio de jet ski nas ruas alagadas do Recife

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Após as fortes chuvas que caíram no Recife e Região Metropolitana terem deixado as principais vias da capital pernambucana alagadas, os recifenses encontraram um modo cômico e sarcástico para protestar. Provando que o sistema de drenagem da cidade não serve para nada, dois homens fizeram um passeio de jet ski na Avenida Recife, nas imediações do Armazém Coral, na Zona Sul do município. Confira!

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Nord Hotels
Pernambuco 25.05.2022 17:00

Anderson cobra explicações do Governo do Estado sobre novo subsídio a empresas de ônibus

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Ao tomar conhecimento sobre os quase R$ 17 milhões que serão repassados pelo Governo do Estado para o Sistema de Transporte Coletivo Intermunicipal de Passageiros de Pernambuco, sob a alegação de que seria uma medida para reparar os efeitos causados pela pandemia da Covid-19, o pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Anderson Ferreira (PL), reagiu e cobrou explicações da gestão Paulo Câmara (PSB) quanto ao decreto. Anderson questionou o benefício da medida à população e lembrou que o setor conta com subsídio fiscal, por meio da isenção de ICMS sobre o óleo diesel, que representa quase R$ 60 milhões ao ano.

“É muito dinheiro sendo colocado nas mãos de um grupo de empresários e a população segue sem perceber, na prática, no dia a dia, qualquer melhora na qualidade dos serviços prestados ao usuário do sistema. E agora, por meio de decreto, o governador Paulo Câmara vem com um novo subsídio de R$ 17 milhões, com a justificativa de que seria preciso auxiliar o setor. E por que essa mesma vontade de ajudar não se estende aos taxistas e outros setores que também foram impactados pelas medidas restritivas do próprio governo estadual?”, apontou.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE SESC - Férias de Janeiro
Pernambuco 25.05.2022 16:30

Incêndio no Mercado de Camaragibe pode ter afetado 170 lojas

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A prefeitura de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, aguarda resultado de laudo técnico sobre o incêndio que atingiu o Mercado Público do município, na madrugada de hoje. A última informação, ainda não oficial, é que pelo menos 170 lojas foram atingidas pelo fogo. Não houve vítimas, segundo o Corpo de Bombeiros. As informações são do portal FolhaPE.

A corporação foi acionada por volta das 2h10 de hoje. Foram enviadas cinco viaturas ao local, sendo quatro de combate a incêndio e uma de comando operacional. A ocorrência foi concluída por volta das 8h30. Toda a área atingida acabou interditada e a prefeitura enviou a Defesa Civil para verificar as causas do incidente e os prejuízos à estrutura do Mercado.

...



compartilhamentos