FMO janeiro 2020

24/10


2021

Armando lidera corrida para o Senado

Por Houldine Nascimento, da equipe do Blog

A nova pesquisa do Instituto Opinião (PB) feita com exclusividade para este Blog aponta que o ex-ministro Armando Monteiro Neto (PSDB) lidera com folga a corrida eleitoral para o Senado, com 23,1%. Os demais pré-candidatos aparecem tecnicamente empatados.

O deputado federal André de Paula (PSD) surge com 7,1%, seguido pelo colega de Câmara Silvio Costa Filho (Republicanos), que tem 6,8%. O deputado Eduardo da Fonte (PP) é o quarto, com 4,8%, e o jornalista Magno Martins (sem partido) tem 3,2%. Brancos e nulos somam 26,9% e os indecisos chegam a 28,1%. Dos nomes estimulados nesta consulta, apenas Armando (14,8%) e Da Fonte (1,7%) haviam aparecido no levantamento anterior, em maio deste ano.

Já na pesquisa espontânea, modelo em que o entrevistado precisa lembrar o nome do candidato de preferência sem o auxílio da lista, 20 nomes foram mencionados. Armando Monteiro foi o mais citado (2,5%), acompanhado por Humberto Costa (1%), André de Paula (0,9%), Dudu da Fonte (0,6%), Fernando Bezerra Coelho (0,6%), Silvio Costa Filho (0,4%), Anderson Ferreira (0,3%) e Miguel Coelho (0,3%).

A lista segue: Geraldo Julio (0,2%), Gilson Machado Neto (0,2%), Jarbas (0,2%), Marília Arraes (0,2%), Paulo Câmara (0,2%); Albanise, Clarissa Tércio, Mendonça Filho, Fernandha Batista, João Campos, Liana Cirne e Renildo Calheiros (ambos com 0,1%). Neste cenário, os indecisos saltam para 78,2% e brancos e nulos vão a 13,5%.

Quando o eleitorado é perguntado em quem não votaria para senador, Armando Monteiro também surge em primeiro: 10,8% dos entrevistados afirmaram que não votariam nele, enquanto 8,3% rejeitam Silvio Costa Filho, seguido por Eduardo da Fonte (7,5%), André de Paula (5,1%) e Magno Martins (2,7%). Dos consultados, 24,2% disseram rejeitar todos e 41,4% declararam não rejeitar nenhum dos nomes estimulados.  

SOBRE A PESQUISA

O levantamento foi a campo entre os dias 16 e 20 de outubro e aplicou 2 mil questionários em 80 municípios pernambucanos. O intervalo de confiança estimado é de 95,5% e a margem de erro máxima estimada é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares.

ESTRATIFICAÇÃO

Armando Monteiro chega aos melhores índices entre os eleitores com renda familiar entre dois e cinco salários (25,5%), entre os eleitores com ensino médio (24,1%) e entre os idosos (27,1%). Por sexo, 24,1% dos homens o apoiam, enquanto 22,3% das mulheres votam nele

André de Paula, por sua vez, tem os maiores percentuais entre os que possuem renda familiar de dois a cinco salários (8,4%), entre os eleitores com grau de instrução superior (7,2%) e entre os eleitores na faixa etária dos 16 aos 24 anos (9%). Ele tem a preferência de 7,7% das mulheres e de 6,3% dos homens

Já Silvio Filho atinge os melhores indicadores entre os que estudaram até o ensino fundamental (7,2%), entre os eleitores com renda familiar de até dois salários (7,5%) e entre os eleitores com faixa etária dos 16 aos 24 anos (9%). Por sexo, 7% dos seus potenciais eleitores são homens e 6,5% são mulheres.

Ainda segundo a pesquisa, Eduardo da Fonte alcança os maiores índices entre os eleitores com faixa etária dos 16 aos 24 anos (6,2%), entre os que estudaram até o 9º ano (5,6%) e os que possuem renda de dois a cinco salários (6%). Dos consultados, 5,3% dos homens e 4,4% das mulheres declararam voto nele.

O jornalista Magno Martins tem melhor desempenho entre os eleitores que concluíram o ensino superior (5,2%), entre os que possuem renda familiar acima de dez salários (6,7%) e entre os que estão na faixa etária dos 35 aos 44 anos (4,2%). Por sexo, tem a preferência de 4,4% dos homens e de 2% das mulheres.

POR REGIÃO

Na liderança absoluta na projeção para o Senado, Armando Monteiro tem maior densidade no Sertão do São Francisco (34,8%) e no Sertão em geral (32,3%), seguido do Agreste (25,2%), Região Metropolitana do Recife (19,6%) e Zona da Mata (17,1%). Já André de Paula se apresenta melhor na Zona da Mata (11,1%), no Agreste (7,9%) e no Grande Recife (7,1%). Ele atinge 2,7% dos eleitores no Sertão e 1,5% no São Francisco.  

Silvio Costa Filho tem a preferência de 10,1% dos eleitores da Zona da Mata, 7,9% da RMR, 6,8% do São Francisco, 4,4% do Agreste e 3,5% do Sertão geral. Eduardo da Fonte se sai melhor na Metropolitana (5,5%), seguido do Sertão (4,9%), Zona da Mata (4,7%), Agreste (4,4%) e São Francisco (2,3%). Magno Martins, por sua vez, tem melhor desempenho no Sertão geral (7,5%), no Agreste (5%) e no São Francisco (4,5%). No Grande Recife, chega a 1,7% e na Zona da Mata, vai a 0,3%.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Wellington Antunes

O sanfoneiro para Governador e o blogueiro para senador. A chapa \"lambe botas\" do Bozo. Pense numa dupla imbatível?

gilson

Jornalista Magno Martins, piada mesmo, deve ser o candidato da chapa do sanfoneiro puxa saco.


Olinda - Prefeitura que Trabalha

Confira os últimos posts



08/12


2021

Câmara de Paudalho aprova contas de Marcelo

Em sessão realizada hoje, a Câmara dos Vereadores de Paudalho, na Mata Norte pernambucana, aprovou as contas da gestão do prefeito Marcelo Gouveia (PSD) referentes ao exercício financeiro de 2019. A decisão foi tomada por unanimidade.

Antes, as contas de 2017 e 2018 haviam sido aprovadas. “Nossa gestão trabalha com transparência e compromisso. São pilares que temos em nosso trabalho. Fico muito feliz em dizer que estamos no caminho certo”, comentou o prefeito.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo - Pavimentação e Drenagem

08/12


2021

Cayo Albino assume vice do PSB Garanhuns

Pré-candidato a deputado estadual, o jovem Cayo Albino, 23 anos, assumiu a vice-presidência do diretório do PSB em Garanhuns. Ele é secretário executivo da Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codeam) e ganhou experiência política na época em que o pai, o prefeito Sivaldo Albino, exercia um mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina outubro 2021

08/12


2021

Sebá festeja obra do Ramal da Adutora do Pajeú

Um dos principais responsáveis pela viabilização da obra de construção do Ramal da Adutora do Pajeú, o deputado federal Sebastião Oliveira (Avante-PE) comemora o avanço dos serviços. O parlamentar recebeu com alegria a notícia de que já foram assentados 12 dos 17 quilômetros da tubulação que levará água para as casas dos moradores dos municípios de Triunfo e Santa Maria da Baixa Verde. O investimento total nesta importante intervenção hídrica é de R$ 37 milhões.

“Desde 2014, a Adutora do Pajeú era aguardada. O esforço foi grande, mas a satisfação de ajudar a acabar com o sofrimento de milhares de famílias pernambucanas não tem preço. Os sertanejos sabem como ninguém o que é não ter água na torneira. Conseguir tirar do papel uma obra dessa relevância no momento atual de turbulência econômica que o Brasil atravessa traz muita felicidade e gratidão”, destacou Sebastião Oliveira.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


08/12


2021

Marília Arraes também sobe o Morro

A deputada federal Marília Arraes (PT) manteve a tradição ao subir o Morro da Conceição para homenagear a santa querida dos recifenses hoje (8). Grávida de nove meses e mantendo uma agenda intensa de atividades, a parlamentar foi bem recebida por moradores e visitantes.

Marília destaca que nasceu e cresceu na Zona Norte do Recife e que, por isso, tem uma forte ligação com a mais tradicional festa religiosa da capital. Apoiadores a cumprimentaram durante o trajeto e ela parou várias vezes para atender a pedidos de fotos, apertos de mão e abraços. 

A comitiva que acompanhou a parlamentar contou com lideranças políticas de todas as regiões do Estado, parlamentares do PT e do PSOL e militantes de diversas entidades da sociedade civil. Antes da subida ao morro, Marília reuniu em sua residência, cerca de 80 pessoas – entre lideranças, amigos, parlamentares e apoiadores – em um café da manhã.

Entre os políticos presentes, estiveram ex-deputado federal Fernando Ferro (PT), o ex-vereador do Recife Jurandir Liberal, e nomes do PSOL: o vereador do Recife Ivan Moraes, a vereadora do Recife Dani Portela, as deputadas estaduais do mandato coletivo Juntas, o advogado e ex-candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Marília na disputa pela Prefeitura do Recife, em 2020, João Arnaldo, o presidente estadual do PSOL, Tiago Paraíba, e a presidende do partido em Olinda, Eugênia Lima.

Aos pés da imagem de Nossa Senhora da Conceição, Marília fez questão de agradecer pelas bençãos recebidas ao longo do ano, em especial a segunda gravidez, que está na reta final. A pequena Bárbara tem previsão de nascer na primeira semana de janeiro. A parlamentar, que já é mãe de Maria Isabel, de seis anos, é a única mulher na bancada federal de Pernambuco na Câmara dos Deputados. 

“Agradeci por todas as bençãos que eu e minha família recebemos e pedi pela saúde, pela segurança, pelo bem estar de nosso povo, que tem sofrido tanto com o descaso, o desrespeito, falta de cuidado de governos que não os tem como prioridade. Pedi em especial pelas mães do Recife, de Pernambuco e do Brasil, que assim como eu desejam acima de tudo que nossos filhos tenham uma vida melhor”, afirmou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Sindicontas

08/12


2021

TJPE cancela solenidade com Pedro Eurico

EXCLUSIVO

Por Houldine Nascimento, repórter do Blog

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) cancelou a solenidade de entrega da Medalha de Mérito Desembargador Nildo Nery dos Santos e do Prêmio de Justiça Social, prevista para a próxima sexta-feira (10). O presidente da Comissão de Direitos Humanos do TJPE, desembargador Bartolomeu Bueno de Freitas, informou o Blog sobre a decisão tomada há pouco. 

O então secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, estava entre os convidados. Diante da denúncia da ex-esposa, a economista Maria Eduarda Marques de Carvalho, de que sofreu agressões e ameaças de morte dele, a cerimônia do Tribunal passou a sofrer críticas.

Bartolomeu Bueno, no entanto, afirma que a homenagem se direcionava a oito programas sociais da pasta. "Pedro Eurico não ia receber nada do TJPE ou da Comissão, e sim a Secretaria. Como ele foi exonerado ontem, nem iria à solenidade", explica.  

Ainda de acordo com Bueno, a medida foi tomada em conjunto com o presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira, para evitar mal-entendido. "A gente não poderia adivinhar dois dias antes porque ele recebeu todos os prêmios possíveis na área de Direitos Humanos e o evento estava programado há vários meses. Pedro Eurico era o braço-direito de Dom Helder e lançou um livro com duas mil pessoas no Palácio dos Manguinhos [sede da Cúria Metropolitana]. Ninguém podia imaginar", continua.

Bartolomeu Bueno informa que as medalhas serão entregues individualmente aos homenageados, em data a ser definida. Entre os agraciados, estão a vice-governadora, Luciana Santos, os prefeitos João Campos (Recife), Lupércio Nascimento (Olinda), Raquel Lyra (Caruaru) e Miguel Coelho (Petrolina), entre outros. 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca - Novembro

08/12


2021

Carnaval não terá famoso batuqueiro

Da coluna de João Alberto

Em entrevista ao Diario, Silvio Meira revelou que não irá participar do carnaval, caso seja realizado. Batuqueiro apaixonado do maracatu Cabra Alada, Silvio fez suas as palavras do prefeito de Carpina, Manuel Botafogo: “Não tem coisa melhor do que a vida. Carnaval passa, e a vida, se for embora, quem traz ela de volta? Ninguém”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Caruaru - Prêmio Cidades Excelentes 2021

08/12


2021

Amigos se despedem do pai do prefeito de Abreu

Ex-secretário de finanças de Abreu e Lima, Antônio Gadelha faleceu, ontem, aos 81 anos. Ele era pai do prefeito Flávio Gadelha (PSL).

Antônio foi diagnosticado com câncer e vinha em tratamento contra a doença. Há pouco, teve o corpo velado na Câmara Municipal de Abreu e Lima.

Seus filhos, Flávio e Toni, estavam à frente da solenidade.

*Com informações do Correio Abreulimense e da Folha Metropolitana


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Arcoverde novembro 2021

08/12


2021

Cisneiros sobre Eurico: “Ele que não encontre comigo”

O consultor Geraldo Cisneiros chamou o ex-secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco Pedro Eurico de "psicopata". Em entrevista ao Frente a Frente, hoje, ele falou sobre o episódio de violência revelado pela economista Maria Eduarda Marques de Carvalho, com quem teve dois filhos (ouça acima).

Maria Eduarda relatou à TV Globo, ontem, que Pedro Eurico, com quem ela foi casada, a agrediu e ameaçou de morte diversas vezes. De acordo com Cisneiros, Eurico chegou a ir atrás dele em Brasília para casar com Eduarda.

"Eu disse que ele tinha que pedir em casamento ao pai dela, não a mim, que achava uma coisa normal. Mas não sabia que se tratava de um psicopata", pontuou. Ainda segundo ele, Pedro Eurico o procurou várias vezes chorando e pedindo para Maria Eduarda voltar nas crises conjugais. Em um grande desabafo, Geraldo Cisneiros disse que os filhos esconderam o caso de violência dele.

Na entrevista, Cisneiros afirma que tentou contato com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire de Barros, para pedir uma medida protetiva, mas não teve êxito. Diante disso, se dispôs a fazer a segurança da ex-esposa.

Cisneiros não mediu palavras ao falar sobre Eurico. "Ele é uma pessoa sem dimensão, sem caráter, sem escrúpulos. É um covarde. Ele que não encontre comigo no meio da rua e que não passe na porta da calçada do prédio da minha ex-mulher porque eu estou lá", disparou. "Ele sempre viveu na sombra do poder sem ter poder", continuou.

Geraldo Cisneiros fez críticas ao Governo do Estado por sustentar Eurico na pasta de Justiça e Direitos Humanos durante vários anos em meio a uma atuação constrangedora. "Um homem que foi para a televisão, durante a pandemia, dizer que quem andava de ônibus não pegava Covid. Isso qualquer Governo demitiria na hora. Ele foi o porta-voz do Governo durante muito tempo, depois virou chacota", disse.

Frente a Frente vai ao ar, logo mais, às 18h. O programa é retransmitido por 44 emissoras em Pernambuco, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Nova FM 98,7, no Recife.

Se você deseja ouvir pela internet, clique no botão Rádio acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

08/12


2021

Morre Ayrton Cardoso, dono do Costa Dourada

Faleceu, na manhã de hoje, o empresário Ayrton Cardoso, 82 anos. Ele foi um dos grandes empreendedores do Estado e fundador do Shopping Costa Dourada, no Cabo de Santo Agostinho (PE).

Cardoso estava internado no Real Hospital Português, no Recife, há mais de um mês. Ainda não há detalhes sobre velório e sepultamento. As informações são da TV Marazul.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

SESC - Férias de Janeiro

08/12


2021

Pelé é internado em hospital em SP

O ex-jogador de futebol Edson Arantes Nascimento, o Pelé, de 81 anos, está internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, para dar sequência ao tratamento do tumor de cólon, segundo informou a assessoria de imprensa do hospital. De acordo com boletim médico divulgado na manhã desta quarta (8), o paciente está estável e deve receber alta nos próximos dias.

"Edson Arantes do Nascimento encontra-se internado no Hospital Israelita Albert Einstein para dar sequência ao tratamento do tumor de cólon, identificado em setembro deste ano. O paciente está estável, e a previsão é que receba alta nos próximos dias", diz o boletim.

Na terça (7), a assessoria de imprensa do jogador informou que ele tinha passado por exames no hospital. No fim de setembro, Pelé teve alta da mesma unidade, após passar um mês internado devido a uma cirurgia para a remoção de um tumor no cólon direito.

*Do g1 SP


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes novembro 2021
Coluna do Blog
Publicidade

Publicidade

Publicidade

TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Opinião

Publicidade
Apoiadores
Parceiros