FMO janeiro 2020

16/10


2021

Macunaíma, as formigas e os políticos – parte 2!

O que eles têm em comum?

Por Arnaldo Santos*

Não custa repetir a verdade segundo a qual as formigas são particularmente populares, pois, além de muito comuns na Natureza, são havidas como por demais organizadas. Entre os insetos, são os que atingiram o maior grau de organização biológica, o que é conhecido por “eusocialidade”. Elas, também, são imprescindíveis ao ambiente natural, na  remoção das camadas do solo de baixo para cima, e vice-versa, deixando a terra mais saudável, além do que, enquanto passeiam pelas flores, espalham o pólen, dando origem a mais plantas.

Quando examinamos o grau de organização de uma outra espécie de insetos, igualmente populares e muito comuns entre nós, conhecidos como políticos, identificamos o mesmo grau de organização das formigas, porém com uma abissal diferença entre uma e outra; enquanto as formigas removem e adubam a terra, tornando o solo mais fértil, os políticos remexem das entranhas dos governos, seja de direita, esquerda ou trans-ideológico, camadas e camadas de vantagens espúrias, milhões e milhões em corrupção, para adubar os seus interesses, tornando o País cada vez mais estéril para a população. Enquanto as formigas são indispensáveis à natureza, os políticos...

Nesse âmbito, é imperioso lembrar o fato de que, em um período da história recente do País, uma centena de políticos e empresários, em conluio com alguns diretores e servidores de empresas estatais, agindo como se fossem, “saúvas”, quase devoraram a Petrobrás, o BNDES, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica, e até a Receita Federal, como ficou demostrado na conhecida operação “Zelotes”.

Atuaram como fazem as formigas, que trabalham em rede e dividem as tarefas. Rapidamente, elas atacam, devoram e transportam com a máxima eficiência uma significativa área de folhagem, com o objetivo de alimentar a numerosa família no interior do formigueiro.

Por aqui, a família não é tão numerosa e são poucos os amigos, alguns inclusive conhecidos milicianos; o que é numericamente tão grande ou maior do que a quantidade de formigas no interior do formigueiro é a rentabilidade das rachadinhas. De tão alta, alguns conhecidos políticos com assento na Assembleia, e Câmara Municipal, do Rio de Janeiro, e no Senado, já compraram apartamentos e mansões em conhecidas cidades do País; e continuam irrigando suas ambições e ganâncias sem limites.

“As formigas são animais pertencentes à família formicidae, o grupo mais numeroso dos insetos”. Assim também pode ser considerada a família dos “corruptus”, do latim, que significa quebrado em pedaços”. “O verbo “corromper” significa tornar pútrido”. No Brasil, a família dos que se tornaram “pútridos”, no passado e no presente, parece ser tão numerosa quanto à das formigas e, ao contrário do que ocorre com o restante da população - trabalhadora, e honesta - que está envelhecendo, os corruptos estão se desenvolvendo, muito rapidamente, e são cada vez mais jovens.

Os bancos suíços e de outros paraísos fiscais, historicamente, sempre foram o grande formigueiro desses corruptos que compõem a trama. Foi para esses paraísos que, durante muito tempo, impunemente, eles drenaram os milhões e milhões de dólares da corrupção, que praticaram desse lado de cá, do equador.

De tão abarrotados de dinheiro da corrupção, e monitorados pela - Justiça, esses paraísos fiscais já não aceitam transferências, depósitos ou investimentos, de qualquer natureza, oriundos dos integrantes da família dos pútridos - exceto quando é o caso de recursos pertencentes a autoridades do alto escalão da economia do atual governo, transferidos das suas offshores”.

A diferença substancial, - e isto deve ser registrado - é que as formigas realizam um trabalho coletivo, para alimentar toda a família, que é sempre numerosa, ao passo que esse grupo composto por bípedes formigões, que vivem as sombras do governo...

Contextualizando o escárnio internalizado no comportamento de uma parcela dos pútridos políticos, recorremos à literatura clássica nacional, onde encontramos a reafirmação dessa cultura malsã dos homens públicos brasileiros. Quem teve a curiosidade e o privilégio de ler Macunaíma, de Mário de Andrade, sabe que o personagem à noite, quando ia dormir, subia ao jirau e, quando urinava, molhava a cabeça de sua mãe, que dormia em baixo da sua rede.

Os políticos, empresários, burocratas e os dirigentes de estatais, que historicamente se albergam nessa rede internacional de corrupção, com atuação articulada, dentro e fora dos governos, de direita, esquerda, ou trans-ideológico, urinam e defecam na cabeça de todo o povo brasileiro, dia e noite, o ano inteiro, desde o descobrimento desse País; sendo sua população formada por pessoas ordeiras, trabalhadoras e honestas. Desse ponto de vista, a Nação não merece os políticos que a representam.

Nessa contextura, uma operação, batizada pelo sugestivo nome de “lava jato”, que embora tendo cometido excessos e forjado provas para incriminar alguns dos envolvidos, provocando inclusive anulação de muitas das suas sentenças, realizou uma grande faxina, para varrer do cenário político do País os dejetos acumulados nas últimas décadas, expelidos pela escória dos pútridos.

Macunaíma, ainda na meninice, gostava de tibungar no rio, enquanto tomava banho, nu, junto com a família, tentando pegar guaiamuns. Como todo menino, gostava de brincar, ou de ficar sem fazer nada, só na preguiça. Nessa trama, os personagens, também, não têm lá muito gosto pelo trabalho. Mostram-se tão, ou mais preguiçosos, do que Macunaíma.

Enquanto isso, uma parcela da elite política, e do empresariado brasileiros, envolvidos na trama, prefere tomar banho, em banheiras de espuma, e ofurô, regados a muito champanhe, em companhia de belas, e jovens mulheres, de preferência, em luxuosos hotéis da Europa e dos Estados Unidos. 

Não é só isso, pois, dos seus hábitos de vida, também fazem parte aulas em luxuosas academias de tênis, e outros esportes ainda mais sofisticados, assim como passeio Ferrari, para si, e suas famílias, nas mais modernas e ricas cidades europeias, tudo – claro - bancado com os milhões de dólares, desviados do Brasil. Tal predileção se insere no âmbito do sofisticado estilo de vida, da maioria deles, embora muitos não saibam manusear um talher!

Enquanto isso, o povo é quem fica nu, e seus jovens atletas, muita vez, não têm sequer um par de tênis para treinar, em meio aos canaviais e estradas de chão batido, transformadas em pistas de atletismo. No País do futebol, que sediou a Copa do Mundo em 2014, e as Olimpíadas em 2016, é assim que se cuida dos atletas, ainda hoje.

Mesmo identificando todas essas semelhanças, desde logo, advertimos adiante o distinto público leitor, e pedindo permissão ao genial Mário de Andrade para que possamos fazer essa que talvez seja considerada uma infâmia comparação, sem, no entanto, pretender, sob qualquer hipótese, agredir ou sujar a figura mítica e de múltiplas representações do personagem Macunaíma.

Com essa maneira de agir e de ser do mandarinato brasileiro, seria até previsível imaginar que os personagens que compõem a representação da política e da economia brasileira, nessa trama, tivessem um perfil de "heróis", cuja característica de maior relevo fosse a ausência total de caráter (em Macunaíma o caráter era apenas vacilante), já que, na tradição malsadia, da política, não se percebe a presença da virtù, maquiaveliana porque a virtude não é o elemento fundante da política, ainda que o discurso seja continuadamente virtuoso.

Racionalmente, recorremos a Mário de Andrade, e tomamos por empréstimo o personagem Macunaíma, porque, como preguiçoso, mentiroso, trapaceiro, sem palavra e traidor, consubstancia como nenhum outro as figuras dos milhares de políticos embusteiros e empresários oportunistas pelo País afora.

Esses, historicamente, sempre se locupletaram das benesses estatais; afinal, parcela significativa da nossa elite política e econômica é composta de muitos macunaímas, com os quais os leitores já têm até alguma familiaridade, pois, no dia a dia, mantêm com eles algum contato nos noticiários que a imprensa reproduz sobre suas peraltices.

*Jornalista, sociólogo e doutor em Ciências Políticas. Comentários e críticas para: [email protected]


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Jaboatão - Família Acolhedora

Confira os últimos posts



03/12


2021

Sudene aprova financiamento para usina no Maranhão

Com capacidade instalada de 1,4 GW e mais 470 MW em desenvolvimento, o complexo está localizado no centro da Bacia do Parnaíba, em Santo Antônio dos Lopes (MA). O projeto da usina que vai contar com aporte financeiro da Sudene possui 92,3 MW de capacidade instalada e 76,9 MW médios de garantia física de energia.

O investimento total é de R$ 548,3 milhões, com participação de R$ 274,1 milhões do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), administrado pela Sudene. O cronograma prevê nove liberações até o final de 2023. A expectativa é de que sejam criados 1230 empregos (30 diretos e 1200 indiretos).

Segundo a Coordenação de Fundos de Desenvolvimento e de Financiamento da Autarquia, o complexo apresenta um modelo de exploração dos recursos e aproveitamento energético denominado Reservoir to Wire (R2W), que consiste na geração térmica nas proximidades dos campos produtores onshore (em terra) de gás natural.

Destacou, ainda, que um diferencial competitivo do empreendimento é não depender da queima de combustíveis fósseis para geração de energia, uma vez que será adotada a tecnologia de ciclo combinado, que consiste no aproveitamento do vapor resultante da operação de outra usina termelétrica do complexo como combustível para sua produção, o que garante maior eficiência e aproveitamento energético.

O empreendimento atende aos objetivos de promoção do desenvolvimento includente e sustentável, enquadrando-se nas diretrizes e prioridades espaciais e setoriais para a aplicação dos recursos do FDNE, de acordo com a Diretoria de Gestão de Fundos, Incentivos e de Atração de Investimentos da Sudene.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

ALEPE - Ações Sociais

03/12


2021

Organização Mundial do Turismo terá escritório no Brasil

O Brasil foi confirmado oficialmente, hoje, em Madrid, na Espanha, como sede de um dos escritórios regionais da Organização Mundial do Turismo (OMT) no mundo. O anúncio foi feito após 114ª Reunião do Conselho Executivo, pelo secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili. A decisão ocorre um dia depois de o ministro Gilson Machado Neto discursar em Assembleia Geral e defender instalação no Brasil. O objetivo é que o escritório seja inaugurado em meados de 2022.

Gilson comemorou o resultado e destacou o potencial do Brasil. As negociações para a instalação de um escritório regional da OMT no Brasil acontecem desde 2020. Este será o primeiro escritório da entidade nas Américas e terá a função de alinhar medidas para fortalecer o setor e divulgar não apenas do Brasil como de todo os países das Américas. Assista!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Joao

Estava demorando, ele apareceu , o puxa mor! O blog demorou.


Cabo - Pavimentação e Drenagem

03/12


2021

Zeca lança pré-candidatura a deputado estadual

Duas vezes prefeito de Arcoverde, ex-deputado federal, Zeca Cavalcanti (PTB) solta o verbo e se coloca como pré-candidato a deputado estadual por Pernambuco. O anúncio foi feito em entrevista ao comunicador João Ferreira, na Rádio Itapuama FM, em Arcoverde, na manhã de hoje, “Todo recomeço é válido. Não tenho a vaidade de dizer a patente que vou assumir. Minha meta é trabalhar por Pernambuco”, falou ele.

Zeca Cavalcanti tem o apoio dos vereadores arcoverdenses Rodrigo Roa e Célia Galindo para representar Arcoverde na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). “Meu apoio é por Arcoverde, candidatos tem que ser da terra. Arcoverde continua com uma falha brutal. Zeca precisa dessa chance para lutar pelo povo. Arcoverde precisa de um líder. E ele tem conhecimento e sabe como trazer recursos para a cidade e para o Estado”, disse o vereador que também é médico na região.

Arcoverdense nato, Zeca foi indagado na entrevista sobre as perdas políticas sofridas nos últimos anos. “A minha decisão de investir em 2022 não é um projeto pessoal. Escuto o anseio da sociedade. Sobre as perdas costumo dizer que: só não perde quem não disputa! As derrotas serviram como aprendizado. Não tive êxito, mas o que importa também é que o povo me ouviu todas as vezes que fui para as ruas”, lembra ele, salientando que Arcoverde perdeu representação tanto na Assembleia, quanto na Câmara Federal.

Para 2022, Zeca Cavalcanti já tem candidato a governador. Miguel Coelho é o nome encampado pelo arcoverdense que aposta num projeto de renovação para Pernambuco. “O Estado precisa respirar novos ares. Faz quase 16 anos que o Governo está nas mãos do mesmo grupo. A alternância de poder é importante para a democracia. Há tempos percebemos a estagnação do Estado em várias áreas. Novos projetos serão capazes de trazer um novo olhar para Pernambuco. Miguel tem experiência, vontade e juventude para fazer diferente”, frisa Zeca Cavalcanti.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


03/12


2021

Ouça agora o Sextou com Josildo Sá

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista do cantor e compositor Josildo Sá ao quadro “Sextou” do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique no link disponível e confira. Está incrível!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina outubro 2021

03/12


2021

Escola de Negócios do IEL está com inscrições abertas

Entender a finalidade e a importância de um sistema de gestão da qualidade. Este é o principal objetivo do curso Auditor Interno Sistema de Gestão Integrado (ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018) que a Escola de Negócios do IEL-PE vai realizar nos dias 17 e 18 deste mês na unidade do SENAI Petrolina, na Avenida Ângelo Sampaio, 267, Vila Eduardo.

A capacitação presencial visa formar auditores Internos para que ele adquira conhecimento das etapas de uma auditoria, aprimorando também a relação interpessoal, o planejamento, a realização e os relatórios. Os encontros vão acontecer na sexta-feira (17) das 13h às 17h e de 18h às 22h; no sábado, será das 8h às 12h e 13h às 17h.

De acordo com a gestora regional do Sistema FIEPE, Annielly Trindade, o curso prepara ainda para realização periódica de auditorias e acompanhamentos das ações visando o tratamento das não-conformidades relativas ao sistema de gestão, orientando os profissionais para a implantação da ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001.

"O conteúdo programático inclui também análise do contexto da organização, liderança, planejamento, suporte, operação, avaliação de desempenho e melhoria, além de definir princípios e estudar tipos, evidências, constatações e conclusões da auditoria".


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Sindicontas

03/12


2021

Gilson garante que taxa de importação não será zerada

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, afirmou, em vídeo endereçado aos comerciantes do polo de confecções pernambucano, que trabalhará para que um possível acordo comercial entre o Brasil e Países Asiáticos seja vetado. Isso porque, se aprovado, esse acordo zeraria a taxa de importação de confecções e os comerciantes sofreriam danos irreparáveis. Confira.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca - Novembro

03/12


2021

Daqui a pouco tem Sextou com Josildo Sá

Um dos maiores intérpretes do samba de latada, o cantor e compositor Josildo Sá é o entrevistado de daqui a pouco do Sextou. “A latada começa com a zabumba, o triângulo e a sanfona. Em seguida vem o suingue do pandeiro saudando o terreiro e seus orixás, que são o toque da percussão”, diz Josildo, pernambucano de Floresta, mas criado em Tacaratu.

Transmitido pela Rede Nordeste de Rádio, hoje com 44 emissoras em Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Bahia, o Frente a Frente vai ar com o Sextou, tendo como cabeça de rede a Nova FM 98.7, no Recife. Se você deseja ouvir pela internet, clique no botão Rádio acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Caruaru - Feira da Sulanca

03/12


2021

Michelle Bolsonaro comemora aprovação de André Mendonça

A primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, aparece em um vídeo, gravado na última quarta-feira, comemorando de forma efusiva a aprovação do nome de André Mendonça para ocupar o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Nas imagens, após a aprovação, Michelle pula em comemoração e repete diversas vezes expressões religiosas como “glória a Deus” e “aleluia”. Confira!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Arcoverde novembro 2021

03/12


2021

Sudene apresenta impactos para novos municípios

O superintendente da Sudene, general Araújo Lima, abriu a participação da Autarquia no debate em audiência pública na Câmara dos Deputados e afirmou que ela vem atuando para apoiar os municípios, através da busca por recursos financeiros e da implementação de ações que se traduzam na redução dos desníveis sociais e econômicos. Anunciou que pretende visitar os municípios mineiros abrangidos pela Superintendência e que fará um acompanhamento efetivo dos recursos repassados, para que sejam aplicados da melhor forma possível.

O diretor de Planejamento e Articulação de Políticas da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, Raimundo Gomes de Matos, detalhou, em sua apresentação, as ações voltadas para a interiorização do desenvolvimento, buscando fortalecer os pequenos municípios. Segundo o gestor, a Autarquia quer identificar as potencialidades de cada localidade, impulsionando-as e verificando como elas podem contribuir para melhorar a qualidade de vida da população, especialmente através de um planejamento estratégico.

Sobre os principais benefícios para os 84 municípios (81 de Minas Gerais e 03 do Espírito Santo) incluídos recentemente na área de abrangência da Sudene, Raimundo destacou o acesso aos recursos dos fundos regionais (FNE e FDNE), além dos incentivos fiscais administrados pela Superintendência. Juntos, os Fundos Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) contam com orçamento anual superior a R$ 30 bilhões. Já os incentivos fiscais, representaram investimentos na região (por parte das empresas incentivadas) de, aproximadamente, R$ 272,4 bilhões entre 2013 e novembro deste ano.

A participação da Sudene na audiência pública contou com uma explanação do coordenador geral de Estudos e Pesquisas, Tecnologia e Inovação da Sudene, Marcos Falcão, sobre as implicações da aprovação da Lei Complementar 185/2021, que trata da inclusão dos novos munícipios. Segundo o coordenador, o território sob influência da autarquia passa a contar com 2.074 municípios, que abrigam 62,6 milhões de habitantes e representam um PIB de, aproximadamente, R$ 1,1 trilhão. Ele enfatizou que essas localidades agora contam com os instrumentos de atuação da Superintendência (FNE, FDNE e incentivos fiscais), que vêm contribuindo para atrair investimentos e “modernizar os empreendimentos, aumentando a competitividade e a renda dos municípios”. Marcos afirmou que os fundos regionais são “extremamente atrativos, para a iniciativa privada, com taxa de juros de até 3% ao ano”.

De acordo com o coordenador, os projetos de infraestrutura são os que apresentam maior demanda, especialmente os de energia. “A Sudene e o Banco do Nordeste têm exercido um papel importante na estruturação do mercado de energias renováveis”, afirmou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

03/12


2021

PF prende 25 pessoas em operação contra pornografia infantil

Do G1/PE

Ao menos 25 pessoas foram presas pela Polícia Federal (PF) dentro da Operação Lobos 2, que investiga suspeitos de abuso sexual de crianças e de adolescentes e de produzir, divulgar e armazenar pornografia infantil. Além disso, segundo a PF, três vítimas de violência, todas com menos de 18 anos, foram resgatadas hoje.

“Toda vez que a gente tem a identificação de uma criança em um ambiente de exploração e vê que essa criança está no ciclo íntimo familiar do abusador, a gente chama os órgãos de apoio para dar o suporte. E eram crianças do vínculo familiar desses alvos [as resgatadas]”, disse a delegada federal Rafaella Parca.

A reportagem questionou se eram, de fato, apenas crianças resgatadas ou se havia adolescentes, mas a PF informou que não poderia divulgar qualquer informação que viesse a identificar as vítimas.

A operação foi o resultado de um trabalho coletivo de forças policiais do Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Alemanha, Portugal, Itália, Noruega, França e Áustria.

Apesar de não entrar em detalhes sobre os resgatados nesta sexta, Rafaella Parca afirmou que as investigações realizadas em conjunto ao longo dos últimos anos apontam para vítimas de abuso cada vez mais jovens. "Percebemos cada vez crianças mais novas. Até 11, 12 anos. Muitas crianças de 0 a 5 anos. Isso também por conta da dificuldade da criança entender uma situação de abuso e conseguir denunciar", disse a delegada federal.

Até a última atualização desta reportagem, foram efetuados 18 prisões em flagrante efetuadas e sete de oito mandados de prisão cumpridos. A PF informou não iria divulgar em quais locais foram efetuadas as prisões e resgates. Ao menos uma das prisões ocorreu no Espírito Santo e outra em Pernambuco.

"Tratando-se de investigação dessa natureza, é até complicado a gente apontar qual o município em que houve a prisão porque são medidas mais gravosas [vexatório] e pode resultar, inclusive, em danos a familiares e pessoas mais próximas dos alvos", disse o delegado federal Márcio Tenório.

Um dos homens mais procurados do mundo devido à produção de pornografia infantil foi preso em 2019 em uma fase anterior da operação, que não foi divulgada, informou a PF nesta sexta.

"Os sites que esse indivíduo organizava e fomentava estavam espalhados pelo mundo. [...] Essa produção de material era uma das mais relevantes a se combater no mundo. Era um dos alvos prioritários de várias polícias internacionais na temática de pornografia infantil", declarou o delegado federal Cléo Mazzotti.

A partir dessa prisão, a polícia chegou aos alvos desta sexta e apreendeu vários computadores, aparelhos celulares, brinquedos e roupas de bebês. Entre os alvos dos mandados de prisão nesta sexta, segundo a PF, estavam pessoas que montaram outros sites para manter a produção e compartilhamento de cenas de abuso sexual.

Nesta sexta, foram cumpridas 104 ordens judiciais de busca e apreensão, distribuídos em 55 cidades de 20 estados e no Distrito Federal. A partir desses mandados, foram realizadas as 18 prisões em flagrante.

"A grande maioria dos mandados foram em residências. Mas temos também em locais de trabalho, por exemplo escritório de advocacia de um advogado", disse o delegado federal Renato Cintra.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

SESC - Férias de Janeiro