Jaboatão - Nova UBS PET

02/08


2021

Um cerzidor para o Santa Cruz

Por Claudemir Gomes

A iminência de ser rebaixado para a Série D do Campeonato Brasileiro deixou o torcedor do Santa Cruz em pavorosa. Sob pressão, o clube não conseguiu retomar o crescimento, se apequenou e atingiu um estado de insolvência ao não entrar em sintonia com o novo tempo. Nas duas primeiras décadas do Século XXI, o Tricolor do Arruda passou de passagem pela Série A duas vezes, e logo se viu em queda livre, numa prova inconteste da incapacidade dos gestores que se perderam nos paliativos.

Carlos Alberto Oliveira, ex-presidente da FPF, gostava de uma metáfora. Certa vez, ao analisar o momento dos três grandes clubes do Recife, foi enfático: "O Santa Cruz está se esgarçando". Roupa que se esgarça dificilmente se conserta.

A briga dos tricolores, com os próprios tricolores, manteve o clube no século passado. A discussão de ideias, que poderia ter sido salutar, caso o crescimento do clube estivesse em primeiro lugar, foi transformada em brigas pessoais que ganharam ramificações e corroeram uma das maiores estruturas socioesportiva do Nordeste, construída num período onde a unidade foi transformada numa força motriz para alavancar o crescimento da agremiação mais popular do Estado.

Com um patrimônio humano de causar inveja, uma das torcidas mais fieis do futebol brasileiro, cujo comportamento foi elogiado pela mídia internacional, num momento de dificuldade na história do clube, os gestores que estiveram à frente do Santa Cruz, não conseguiram potencializar este "exército" que daria sustentação aos esporádicos "saltos" dados pelo Clube do Povo.

A hora é de unir esforços!

Eis a palavra de ordem dada pelos "salvadores da pátria". As ações: formar um conselho consultivo com os ex-presidentes; levar um padre para benzer todas as dependências do clube com o intuito de afastar as mazelas... Retrocesso! Esta a melhor tradução para essas e outras pérolas que emergiram recentemente no Arruda.

Não vamos nos deter na vexatória campanha que o time vem descrevendo na Série C, onde disputou dez partidas e não contabilizou uma vitória sequer. Os números do futebol são o legado deixado por inúmeras gestões desastrosas.

Qual o último bom jogador revelado pelo Santa Cruz?

Este é o ponto de partida para se avaliar as inúmeras gestões de um clube cuja vocação é ser formador. Como formar se não havia sequer lugar para treinar? O CT que está sendo construído em Aldeia é fruto da insistência e perseverança de um abnegado chamado, João Caixero de Vasconcelos, que apesar da rica folha de serviços prestados ao Santa Cruz, foi execrado por neófitos que desconhecem a história do Clube das Multidões.

O Santa Cruz precisa de um projeto exequível, que tenha princípio, meio e fim. Ficar explorando a boa vontade de empresários para pagamentos de folhas e bichos não é solução de problema. É sim, uma gambiarra que se acende para uma festa, mas que não tira o clube da escuridão em que está mergulhado.

O vai e vem de treinadores e jogadores, fato que provocou um inquestionável ciclo vicioso nas Repúblicas Independentes do Arruda, é outro sinal da incompetência de um pelotão de dirigentes que por anos chamou o clube de seu.

Quando o pano se esgarça, não adianta remendo. O conserto tem que ser feito por um bom cerzidor.

Procura-se!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo - Pavimentação e Drenagem

Confira os últimos posts



24/09


2021

Miguel fala em “devolver altivez” a Pernambuco

Por Houldine Nascimento, da equipe do Blog


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina setembro 2

24/09


2021

Mendonça dá as boas-vindas a Miguel Coelho

Por Houldine Nascimento, da equipe do Blog

O presidente estadual do Democratas, Mendonça Filho, saudou o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, na noite de hoje. As boas-vindas ao gestor, que está prestes a se filiar ao DEM, foram dadas em um restaurante no Pina, Zona Sul do Recife.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Sindicontas

24/09


2021

Mais de 40 mil doses de vacinas da Astrazeneca chegam a PE

Uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19, da Astrazeneca/Fiocruz, chegou a Pernambuco na tarde de hoje. As 43.250 doses deverão ser utilizadas, exclusivamente, para a aplicação da segunda dose em trabalhadores industriais. Os lotes foram desembarcados no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre às 16h50, e encaminhados à sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para checagem, armazenamento e separação por município.

Os imunizantes deverão ser enviados às Gerências Regionais de Saúde (Geres) ainda na madrugada deste sábado (25.09), para reforçar a campanha de mobilização pela aplicação da segunda dose nos municípios pernambucanos, chamada de Dia D.

Desde o início da campanha, em janeiro deste ano, Pernambuco já recebeu 12.303.250 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, foram 4.360.020 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 4.481.720 da Coronavac/Butantan, 3.287.700 da Pfizer/BioNTech e 173.810 da Janssen.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/09


2021

Alexandre Garcia é demitido da CNN

Em comunicado oficial, divulgado na noite de hoje, a CNN Brasil afirma que “rescindiu” o contrato com o jornalista Alexandre Garcia após defender o tratamento precoce contra a Covid-19.

“A decisão foi tomada após o comentarista reiterar a defesa do tratamento precoce contra a Covid-19 com o uso de medicamentos sem eficácia comprovada”, diz um trecho da publicação.

“O quadro ‘Liberdade de Opinião’ continuará na programação da emissora, dentro do jornal ‘Novo Dia'”, continua.

A CNN ainda finaliza a nota garantindo que “reforça seu compromisso com os fatos e a pluralidade de opiniões, pilares da democracia e do bom jornalismo”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Joao

Duas alternativas a este imbecil: manicômio ou mesmo cadeia. Lambe coturno !


Ipojuca - Microempreendedores

24/09


2021

Filiação de Miguel já conta com 8 partidos e mais de 30 prefeitos

Além de nomes de peso nacional e estadual do Democratas, a filiação do prefeito Miguel Coelho terá a presença de lideranças de outras sete siglas partidárias. O evento marcado para amanhã, às 10h, no Armazém 14, bairro do Recife, contará ainda com mais de 30 prefeitos das quatro regiões pernambucanas.

O ato político reunirá no total cerca de 500 políticos e convidados de todo o Estado. Segundo Miguel, o evento pretende levar uma mensagem de esperança para as forças políticas do Estado e para a população. "É o início de uma construção, de um debate que o Democratas deseja promover com outros partidos, com a sociedade, com todos que querem fazer a mudança em Pernambuco. Precisamos nos unir todos, discutir a realidade da vida das pessoas, levar esperança e apresentar propostas para superar esse momento difícil que Pernambuco atravessa", avalia o prefeito.

A filiação de Miguel Coelho ao DEM é uma das primeiras movimentações políticas do partido para construir uma candidatura ao Governo do Estado para 2022. Após o evento, o Democratas deve promover encontros para discutir pautas relacionadas a temas de interesse da população como a recuperação da economia, saúde pública, a situação das estradas, abastecimento de água, geração de empregos, segurança, entre outros assuntos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Caruaru volta as aulas 2021

24/09


2021

Ouça agora o Sextou com Maciel Melo

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista do cantor, compositor, poeta e escritor Maciel Melo ao quadro “Sextou” do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique no link disponível e confira. Está incrível!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Clênio de Azevedo Nunes

Boa noite, Magno! Gostaria que você entrevistasse o Poeta Flávio Leandro no \"Sextou\". Soube que ele anunciou o fim da carreira nos palcos.


Serra Talhada 2021

24/09


2021

Aos 116 anos, pobre, dona Rita contraria a ciência

Ao apagar as 116 velinhas do seu aniversário em 5 de março deste ano, com uma lucidez invejável, dona Rita Maria da Conceição, a mulher mais idosa do Brasil e a segunda do mundo, abriu um paradigma contrariando dogmas da Medicina para bater todos os recordes da longevidade: nunca se alimentou bem, não foi adepta de caminhadas, passou fome e, emocionalmente, rangeu muito os dentes, com o coração abalado.

Rangeu os dentes, inicialmente, quando perdeu o seu primeiro filho com apenas seis dias de vida. Rangeu, novamente, ao parir o segundo herdeiro e ser abandonada pelo marido. Sozinha no mundo, na criação de Pedro, seu único filho, que até hoje cuida dela numa casinha de taipa no sítio Bandeira, a 45 km do centro de Brejo da Madre de Deus, no Agreste Setentrional, passou fome para não deixar o filho morrer de fome.

Branca, de olhos azuis, dona Rita tem sangue herdado de DNA holandês. Sua família aportou no Agreste na mesma sina da perseguição portuguesa aos judeus no século passado em Pernambuco. Não é filha única. Seus pais tiveram 14 filhos. Passados 116 anos, o que impressiona nela é a lucidez. A audição praticamente já deu adeus, mas quando consegue compreender uma pergunta responde tudo com um raciocínio lógico e rápido.

Lembra-se dos nomes das irmãs. “Tenho duas irmãs de nome Maria e duas de nome Severina. Viajei muito para Monteiro (PB) para rever meus parentes, espalhados ainda no Recife e em São Paulo”, diz ela. Auxiliada pelo filho Pedro, dona Rita consegue tirar da sua memória muitas pérolas. Lembra dos dias terríveis que viveu cortando cana no canavial para arranjar o dinheiro do leite do filho.

Fala, também, do tempo em que esteve mais ocupada na labuta do dia a dia, como lavandeira. “Lavei muita roupa, meu filho. Limpei mato, lavei banheiro, comi o pão que o diabo amassou”, consegue se expressar. A zona rural de Brejo da Madre de Deus ainda tem casas de taipa, sinal da pobreza extrema manifestada na própria rotina da senhora mais idosa do País.

Há mais de dez anos, passa o dia em cima da cama. Numa queda, quebrou o fêmur há 13 anos, mas mesmo assim diz ser feliz. Segundo o filho, dona Rita come de tudo, não sente sequer uma dor de cabeça. Dias atrás, foi internada num hospital em Santa Cruz do Capibaribe com fortes dores de ouvido. “Mas fez uma lavagem e logo ficou boa. Minha mãe é muito saudável”, diz Pedro, que pegou uma briga com servidores do cartório de Santa Cruz quando foi até ali requisitar uma segunda via da certidão de nascimento da mãe.

“A mulher teimou comigo, disse que minha mãe já tinha morrido e não queria tirar a segunda via”, contou Pedro. Vivendo a velhice na extrema pobreza, Dona Rita ganhou, há pouco, uma corrente de solidariedade que já deu resultado. Uma cama usada apareceu em sua casa. Antes, ela dormia no chão. A ONG Conscientizando Vidas Marly Neves Jordão, administrada pela moradora Carmem Diniz, está tentando construir uma casa digna para ela e o filho, salvando-os da ameaça de contrair a doença de Chagas provocada pelo barbeiro presente em casas de taipa.

Dona Rita também não enxerga por um dos olhos. Recentemente, teve a saúde debilitada após ter contraído Chikungunya. Desde então, Pedro toma conta da mãe e disse que ela "já sofreu muito na vida".

“A gente comia farinha com água para matar a fome. Vi minha mãe dormir com fome para deixar a comida somente para mim, ainda pequeno”, conta Pedro.

"Nunca abandonei nem jamais vou abandonar minha mãe, ela é tudo para mim. Passou por muita coisa nessa vida para eu estar aqui, vivo hoje”, acrescenta. Dona Rita e Pedro vivem apenas com uma pequena aposentadoria e têm uma vida muito sofrida.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Pousada da Paixão

24/09


2021

Maciel Melo daqui a pouco no Sextou

Cantor, compositor, poeta e escritor, Maciel Melo é a atração confirmada para o Sextou de hoje, quadro do programa Frente a Frente com artistas. Vai falar da sua volta aos palcos, das novas músicas que compôs durante a pandemia e da sua bem-sucedida carreira.

Se você deseja ouvir pela internet, clique no botão Rádio acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store.

Imperdível!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

SESC Agosto 2021

24/09


2021

Presidente da Câmara de Timbaúba denuncia promotor ao MP

EXCLUSIVO

O presidente da Câmara Municipal de Timbaúba (PE), Josinaldo Barbosa (foto), do PTB, protocolou ontem uma representação contra o promotor de Justiça João Elias da Silva Filho. Na peça enviada à Procuradoria Geral de Justiça de Pernambuco, o legislador pede que seja instaurado um processo disciplinar contra Filho.

O Blog teve acesso ao documento, que foi produzido no último dia 16. Nele, o vereador alega, entre outros pontos, que foi coagido pelo promotor a custear o transporte para uma viagem ao Maranhão, em novembro de 2019. De acordo com um print de e-mail anexado à denúncia, uma picape foi alugada em uma locadora do Recife no valor de R$ 1.268,43.

"Ao invés de custear o transporte de todo o itinerário com seus recursos financeiros próprios, o referido representado exigiu que a sua viagem fosse custeada pelo representante (então Presidente da Câmara de Vereadores de Timbaúba), em descumprimento ao princípio da moralidade administrativa, o qual, nesse caso, estabelece a impossibilidade de o Promotor de Justiça receber vantagens de quem quer que seja", traz a representação.

Imagens de conversas de WhatsApp entre o representante e o promotor foram anexadas à denúncia. Uma delas mostra que João Elias Filho encaminhou uma foto da carteira de habilitação do motorista responsável por fazer a viagem à época. Mais tarde, este condutor foi indicado pelo próprio promotor como "Oficial do Ministério Público ad hoc", função inexistente no Ministério Público do Estado segundo a representação.

A denúncia também aponta tráfico de influência na “contratação de familiares e empregados pessoais em empresas de Timbaúba e na Câmara Municipal”, vazamento de informações sigilosas e até mesmo exercício de atividade político-partidária, que é vedada pela função que ocupa. Pelas conversas anexadas à representação, o promotor compartilhava enquetes que simulavam uma disputa entre eles e outros nomes à Prefeitura de Timbaúba.

Sobre o tempo levado para fazer a representação, Josinaldo justifica: "Eu precisava ter as provas. Isso começou em 2017 e a coisa desandou de 2019 para cá."

Com o atual prefeito de Timbaúba, Marinaldo Rosendo (PP), consta ao menos um episódio, em 2008, que inclui o emprego de João Elias da Silva Neto, filho do promotor, na Nova Veículos, concessionária que pertence ao gestor.

Uma fonte também afirmou, em reserva, ao Blog que tanto a Prefeitura quanto a Câmara Municipal de Timbaúba têm sido alvo de "perseguição" por parte do promotor: "Foram feitos 80 pedidos de informação ao prefeito este ano e cerca de 40 para a Câmara", disse.

Histórico de suspeitas sobre o promotor

Em 2012, o promotor João Elias Filho respondeu a um processo judicial, que resultou em afastamento temporário de suas funções. Caso semelhante ocorreu em 2014. Desta vez, a representação movida pelo presidente da Câmara de Timbaúba traz gravações telefônicas, testemunhos e outros documentos anexos, que, segundo o chefe do Legislativo, configuram "provas robustas".

O espaço segue aberto para que o promotor se pronuncie, caso deseje.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes Agosto 2021

24/09


2021

Governo abandona Parque das Esculturas do Brejo

Iniciado no final dos anos 70, no Governo Eraldo Gueiros e concluído em 1985, na gestão Roberto Magalhães, o Parque das Esculturas Monumentais Nilo Coelho, em Fazenda Nova, a 2 km do Teatro de Nova Jerusalém, está abandonado há mais de 10 anos. Uma pena! É composto por 37 obras de arte em pedra granito numa área de 60 hectares, dividida em nove estações temáticas.

Se fosse calcular o investimento de cada arte ao preço de R$ 50 mil, cerca de R$ 2 milhões foram jogados fora. O Parque está sendo tomado pela invasão da caatinga e até a casa do administrador foi destruída (foto). O prefeito Roberto Asfora (PL) já apresentou um projeto para municipalizar o Parque e com isso voltar a usá-lo como equipamento turístico, mas o Governo até o momento ignora.

Segundo o secretário de Turismo, Cali Oliveira, o projeto está orçado em R$ 12 milhões. Trata-se de uma PPP – Parceria Público Privada – envolvendo o empresariado da região e a Prefeitura.

Duvido se esse Parque fosse no Ceará ou Bahia estivesse nessas condições de abandono.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha