20/01


2021

Manaus sem ar, cheiro de morte e golpe

Por José Nêumanne*

Governo ignora fim de estoques de oxigênio na capital do Amazonas, Bolsonaro não toma providências e ameaça com autogolpe a democracia, que evitaria chegar a 300 mil mortes na pandemia

Partindo de relatos no WhatsApp enviados por Edilson Martins, nortista, jornalista, meu colega no Jornal do Brasil, e Ophir de Castro, empresário brasileiro que mora na Flórida, reconstituo o relato de fatos que revelam os verdadeiros responsáveis pela tragédia da falta de oxigênio em Manaus: Jair Bolsonaro, o Rocinante, e Eduardo Pesadelo, o Sancho Pançudo.

Colunista pioneiro de meio ambiente, no Pasquim, periódico de resistência à ditadura militar, Martins escreveu no Facebook: “Os brasileiros, em razão da peste açoitando, sem controle, o país, passam a ser afugentados, recusados nas principais cidades do mundo. Viramos cães pirentos” (ou seja, com perebas).

Uma consulta rápida ao Google dá conta de que o governador do Amazonas, Wilson Lima, apoiou e foi apoiado pelo então candidato a presidente, Jair Bolsonaro, que teve na capital amazonense 66% dos votos válidos no segundo turno. Segundo Martins, “Lima pisou na jaca, entre outras acusações, ao contratar uma empresa que opera na área de vinhos, na compra de equipamentos inadequados, para combater a Covid-19. Só não respondeu a impeachment, até agora, pelos ilustres deputados da  Assembleia Legislativa, bom… cala-te boca”.

E Ophir lembrou que, “pouco antes do Natal, um decreto estadual proibiu a abertura do comércio não essencial em Manaus por quinze dias a partir de 26 de dezembro. Na manhã de 26, uma turba enfurecida, de verde-amarelo, protestou no centro de Manaus contra o decreto do governo. O governador Wilson Lima atendeu à plebe e autorizou a reabertura do comércio. Eduardo Bolsonaro comemorou: ‘1.º Búzios e agora Manaus. Todo poder emana do povo’. O deputado bolsonarista Daniel Silveira acompanhou o patrão: ‘E aí @wilsonlimaAM, viu quem manda no estado? Para com essa palhaçada de lockdown, senão vai ser arrancado do palácio pelas mãos do povo, literalmente. Recado dado e que os outros ditadorezinhos de porcaria entendam a mensagem. O poder emana do povo’, repetiu. A deputada Bia Kicis fez eco ao chefe no Twitter, ‘A pressão do povo funcionou também em Manaus. O governador do Amazonas, @wilsonlimaAM, voltou atrás em seu decreto de lockdown. Parabéns, povo amazonense, vocês fizeram valer seu poder!’. É a autora do PL 4650/20, que desobriga o uso de máscaras de proteção individual para evitar a contaminação por (sic) novo coronavírus”.

“Osmar Terra, médico, candidato a ministro da Saúde e defensor da cloroquina, postou na semana passada: ‘Embora noticiário alarmista, Manaus tem queda importante de óbitos desde julho, mostrando uma imunidade coletiva (de rebanho) em formação e se manteve assim até o último dia do ano’”, registrou o executivo.

No começo da semana passada, o intendente incompetente visitou Manaus, reforçou o tratamento precoce contra a covid-19 e disse que a prescrição da cloroquina pode ser feita pelo médico antes dos resultados dos testes. Daí veio a notícia nefasta: “Manaus vive colapso com hospitais sem oxigênio, doentes levados a outros Estados, cemitérios sem vagas e toque de recolher”. A média móvel de mortes no estado cresceu 183% nos últimos sete dias e num só dia morreram três médicos.

Sem oxigênio, Manaus não ficou em chamas, como Paris sob Hitler, no filme do gênio do cinema francês René Clément. O Ministério da Saúde mobilizou sete Estados para receberem 750 pacientes do Amazonas. Na quarta-feira, 13, uma aeronave levou oito toneladas de equipamentos hospitalares para a cidade, incluindo cilindros de oxigênio. Mas os estoques terminaram. Como é notório, o general Pesadelo comandou tropas do Exército e tem parentes na capital amazonense. Saiu dizendo que não havia o que fazer. No dia seguinte, os noticiários da TV registraram um brigadeiro no comando de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) levando pacientes manauaras para outras capitais e trazendo no voo de volta cilindros para atender quem não pudesse viajar.

Na live de quinta-feira, 14, Bolsonaro pediu calma, sem manifestar nenhuma empatia, sensibilidade ou solidariedade. Nem lamentar o luto das famílias atingidas. Como de hábito, transferiu a culpa para o governador do Amazonas e o prefeito da capital. OMas o hospital de referência para covid-19 é da Universidade Federal da Amazônia (UFAM), ou seja, da União. O Sistema Único de Saúde (SUS), subordinado ao Ministério da Saúde é, aliás, a única repartição pública federal que funciona na pandemia.

Em novembro, Bolsonaro vetou a compra de um jato da Boeing. Em janeiro, o governo pediu um avião da Força Aérea dos EUA  para transportar cilindros de oxigênio para Manaus. A White Martins, principal fornecedora de oxigênio, anunciou que deverá  trazer estoques do produto da sua fábrica da… Venezuela.

Aí apareceu o vice, Hamilton Mourão, e disse que a tragédia de Manaus foi imprevista. Em março de 2020, o então ministro da Saúde, Luiz Henrique  Mandetta, previu o colapso no sistema de saúde e o registro de 180 mil mortos por covid no Brasil. Ele foi demitido e o Ministério da Saúde cancelou as informações diárias das estatísticas em entrevistas coletivas. Os meios de comunicação obtêm os dados das Secretarias de Saúde e na manhã da segunda-feira, 18 de janeiro, o consórcio relatava que 209.906 brasileiros haviam morrido de covid.

Também no primeiro dia da semana o Ministério da Saúde, enfim, anunciou um plano nacional de imunização sem vacinas suficientes para tanto. Disponíveis só dez milhões de doses no País, graças a convênio do Instituto Butantan, paulista, com o laboratório chinês Sinovac, de setembro. Que o artilheiro mortal chama de “vachina”. O sinistro Pesadelo, que marcou o início para o “dia D, hora H”, viu o governador de São Paulo, João Doria, acompanhar a vacina sendo aplicada na enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, negra, corintiana, moradora de Itaquera, na periferia paulistana. O dia D virou dia do Doria. Da hora H nem Deus é capaz de dar conta. Ignorados pelo governo federal, os brasileiros contam com uma compra de 160 milhões de vacinas produzidas pela parceria Oxford-AstraZeneca com a Fiocruz. Ilusão! A vacina em questão é produzida pelo laboratório indiano, com insumos chineses (ou seja, “comunistas”), Serum, e este não liberou sequer os 2 milhões de doses que o governo brasileiro mandaria buscar em Mumbai num avião da Azul especialmente fretado para tanto. Não há calendário de vacinação nem perspectiva de produção da Fiocruz. As remessas de coronavac também podem não ser feitas logo pelo mesmo motivo: a escassez dos insumos da China. Ou seja, estamos acuados numa árvore da Amazônia pela cachorrada perebenta.

Sem vacina, humilhado pela Anvisa por cinco a zero e engolindo a vitória do rival que escolheu para disputa eleitoral, Bolsonaro resolveu ameaçar o País com a ditadura. Ao gado que o segue cegamente disse no jardim do Alvorada: “Nós, militares, somos o último obstáculo para o socialismo. Quem decide se um povo vai viver na democracia ou na ditadura são as suas Forças Armadas. Não tem ditadura onde (sic) as Forças Armadas não apoiam”, E ainda cometeu um ato falho: “Apesar das vacinas”. Xô, Bolsonaro, já! Antes que dê o autogolpe e continue boicotando a única esperança de fim da pandemia e da recessão, que é a “vachina”, que ele e seu gado desprezam por ignorância e arrogância.

QED (quod erat demonstrandum, o que havia de ser demonstrado)

*Jornalista, poeta e escritor


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo 2021

Confira os últimos posts



07/03


2021

Para ter Luciano Huck, PSB abraça social-democracia

Por Sérgio Roxo, de O Globo

De olho na eleição presidencial de 2022, o PSB iniciou uma reformulação de seu programa partidário para retirar do texto pontos de defesa da implantação do socialismo considerados ultrapassados e fora da realidade atual. A ideia é que a legenda assuma princípios mais próximos da social-democracia. Para a próxima disputa ao Palácio do Planalto, a sigla busca atrair um candidato de fora do mundo da política para encabeçar a chapa, como a empresária Luiza Trajano ou o apresentador Luciano Huck.

Um dos itens do programa diz que o “objetivo do partido, no terreno econômico, é a transformação da estrutura da sociedade, incluída a gradual e progressiva socialização dos meios de produção, que procurará realizar na medida em que as condições do país a exigirem”. "Não faz mais sentido nesta altura dos acontecimentos falar de socialização dos meios de produção. Isso é anacrônico e não corresponde ao nosso pensamento atual", afirma o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira.

Fundado em 1947, o Partido Socialista Brasileiro foi extinto pela ditadura militar. Refundado em 1985, após a redemocratização, adotou o programa original. Em 2014, quando lançou candidatura encabeçada por Eduardo Campos, o partido enfrentou questionamentos nas redes sociais em razão dos textos de seu programa e de seu manifesto. Campos, que defendia propostas liberais como a autonomia do Banco Central, chegou a prometer rever as publicações para tirar as referências ao socialismo, mas isso acabou não acontecendo.

Refundação da legenda

A ideia agora é aprovar, até novembro, um novo programa, que, segundo Siqueira, significará uma refundação do partido. O processo foi batizado de autorreforma. Um texto usado para as discussões internas critica a desigualdade social brasileira e diz que doutrina liberal tem falhado para combatê-la, mas defende a “adoção de políticas públicas que promovam o crescimento e a prosperidade”.

Apesar das mudanças de rumo, o partido não planeja deixar o termo socialismo para trás. No texto que está em discussão, o PSB fala em “socialismo criativo” para tratar da revolução tecnológica e em “ecossocialismo” ao abordar as saídas para a crise ambiental do planeta.

Uma alteração do nome da legenda está descartada. "Não precisamos mudar de nome, não nos envergonhamos de ser socialistas", afirma Siqueira, que cita os triunfos eleitorais recentes de partidos socialistas em Portugal e na Espanha."

O dirigente descarta que as mudanças no programa partidário tenham sido planejadas para atrair Huck ou Luiza Trajano, mas reconhece que a alteração possa ser útil nesse processo: "Precisamos colocar os nossos interesses partidários um pouco à parte e filiar uma pessoa que represente muito além do PSB, embora possa aproveitar muito do que o partido vai apresentar na sua renovação programática."

Defensor da renovação promovida pelo PSB e integrante da executiva do partido, o ex-prefeito de Campinas Jonas Donizette acredita que a alteração facilitaria a entrada de Huck. "A gente não está fazendo (a mudança) pensando num nome, está pensando numa ideia. Mas acho que o Huck se sentiria confortável (com esse novo programa)", reconhece.

Para Donizette, a autorreforma ajudará também a evitar que o partido seja atacado pelos rivais de direita, que muitas vezes relacionam a sigla aos regimes de países como Cuba, Venezuela e Coreia do Norte. "Não tenho dúvida de que o PSB vai se diferenciar muito dos partidos de esquerda. A gente vai querer ampliar o nosso leque de diálogo", afirma o ex-prefeito de Campinas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


07/03


2021

"Tábua de pirulito", diz leitor sobre PE-45

Um leitor que optou por não se identificar entrou em contato, hoje, para reclamar do péssimo estado da PE-45, rodovia que liga Vitória de Santo Antão a Escada, cidades da Mata Sul pernambucana. O Blog já noticiou em outro momento a buraqueira que persiste na pista. Veja o desabafo:,

"Magno,

Com a força do seu Blog, gostaria que você mostrasse a situação precária da rodovia que liga Escada a Vitória de Santo Antão, a PE-45. Estrada 'tábua de pirulitos', buracos grandes, profundos, trechos sem asfaltos, sem nenhuma sinalização, abandonada.

Importante rota do desenvolvimento, região de diversos engenhos, onde passam diversos caminhões com cana de açúcar, álcool, etc, caminhões que vem de suape com destino a Caruaru, Gravatá, Bezerros e tantas outras cidades, pois utilizam pra diminuir o percurso e fugir do trânsito caótico da BR-101. 

Por ali passam tanto caminhões de cargas como também botijões de gás, combustíveis, e tantos outros veículos. Cidades importantes da região com diversas fábricas sofrem com a situação da rodovia, sem falar nos riscos de acidentes pelo fato de os veículos trafegarem na contramão para se livrar dos buracos,  mas, pelo visto, vidas não são importantes pra atual governador."


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca 2021 IPTU

07/03


2021

Rui Costa decreta lockdown no norte da Bahia

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou, hoje, a suspensão de atividades consideradas não essenciais no norte do Estado. A medida passa a valer a partir de amanhã segue até as 5h da quarta-feira (10), abrangendo cidades como Juazeiro do Norte e Canudos. A justificativa é frear o avanço da Covid-19 na região.

"Com o objetivo de conter o avanço da #Covid19 no norte do estado e salvar vidas, decidimos suspender as atividades não essenciais em 20 municípios da região de Juazeiro e Senhor do Bonfim desta segunda até 5h de quarta, dia 10. As cidades que terão medidas mais restritivas são Andorinha, Antônio Gonçalves, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Cansanção, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Filadélfia, Itiúba, Jaguarari, Juazeiro, Pilão Arcado, Pindobaçu, Ponto Novo, Remanso, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Sobradinho e Uauá", escreveu.

"Outros 22 municípios da região de Guanambi e 15 da região de Serrinha seguem com comércio não essencial também fechado até 10/03. Em Salvador e RMS, a restrição destas atividades vai até 5h de 15/03. Já o toque de recolher permanece em vigor em toda a #Bahia até 01/04", prosseguiu Costa.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


07/03


2021

Consumidor registra salto no ICMS do diesel em PE

Um consumidor fez um comparativo, em vídeo, dos impostos cobrados sobre o preço do diesel em Pernambuco antes e após a isenção do Governo Federal do PIS e Cofins no último dia 1º. Duas notas fiscais são apresentadas nas imagens: uma datada de 19 de fevereiro, que registra 26,06% de ICMS, e outra em 04 de março, que aponta 49,61%.

A compra de combustível ocorreu em um posto de Goiana, na Mata Norte do Estado, como é possível ver nas imagens. Apesar da reclamação, as duas notas fiscais mostram uma queda no valor do litro do diesel: antes custava R$ 4,34 e passou para R$ 4,20.

Confusão no aumento do diesel

O cálculo é difícil de entender pela variação de preços constantes em razão da política da Petrobras, que anunciou na última segunda-feira (1º) um novo aumento no preço do diesel, de 5%. De acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), houve alta de R$ 0,55 no diesel desde o início do ano (de R$ 3,63 para R$ 4,18, ou 15%).

A isenção de impostos federais reduz R$ 0,31, o que representa no fim das contas R$ 0,24 a mais do que o cobrado no ano passado. Já a consultoria Ticket Log diz que o preço do diesel deve diminuir R$ 0,05 em relação ao que era cobrado em dezembro devido à suspensão dos impostos federais.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Jaboatão Março 2021

07/03


2021

Ernesto é repreendido por não usar máscara em Israel

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, foi repreendido, hoje, durante evento com o chanceler israelense Gabi Ashkenazi, em Jerusalém, por não utilizar a máscara. A situação constrangedora ocorreu ao final de uma entrevista conjunta entre os dois chanceleres, quando o mestre de cerimônias convidou a dupla para uma foto oficial do encontro.

Enquanto Ashkenazi já havia recolocado a máscara, Araújo estava sem a proteção contra a disseminação da Covid-19. Foi aí que o mestre de cerimônia o repreendeu: "Nós precisamos que coloque a máscara." Assista ao momento.

Uma comitiva brasileira composta por nove autoridades desembarcou, hoje, em Israel para uma série de reuniões em busca de acordos para vacinas e medicamentos contra o novo coronavírus. 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

ABAIXO FALSO MORALISMO

Pau no cu mal educado .... vergonha pro país . Parece um menino buchudo


Petrolina 2021

07/03


2021

Grupo Olinda do Bem faz ação em prol das mulheres

O grupo Olinda do Bem, formado por empresários e pessoas solidárias à causa, realizará amanhã (8), às 6h, no semáforo da Rua do Sol, no Carmo, uma ação de combate à violência contra a mulher, que consiste em panfletagem e adesivaço. "Respeita ela, meu irmão" é o lema e a data é bastante simbólica por se tratar do Dia Internacional da Mulher. Outros detalhes no Instagram do grupo (@olindadobemoficial).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

07/03


2021

Samba para o governador de Pernambuco


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Jornao O Poder

07/03


2021

Prefeitura de Timbaúba responde sobre UPA fechada

NOTA INFORMATIVA

A Prefeitura Municipal de Timbaúba vem a público esclarecer que atualmente a UPA do nosso município conta com três médicos diariamente no seu quadro de funcionários. Nesta sexta-feira, 5 de março, as três equipes médicas deslocaram-se para hospitais do Recife, acompanhando pacientes em estado grave.

A Prefeitura Municipal de Timbaúba preza pela vida do timbaubense, por isso, sempre que for necessário salvar uma vida, faremos! Referente à criança mencionada em denúncia nas redes sociais, a mesma foi atendida, submetida a exame de raio-x, tendo sido constatado, inclusive, que não houve fratura no braço do paciente.

É importante ressaltar que a pandemia do coronavírus vem assolando a saúde em todo estado e país, não sendo diferente no nosso município. Por isso, nos ajude combatendo esse vírus: se possível, fique em casa, use máscara, mantenha o distanciamento social e a higienização das mãos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Blog do Magno 15 Milhões de Acessos 2

07/03


2021

Vice do PSB rebate Miguel Coelho por cobrar vacinas

O vice-presidente nacional de Relações Governamentais do PSB, Beto Albuquerque, rebateu o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), sobre o questionamento feito ao Governo de Pernambuco a respeito da distribuição de vacinas contra a Covid-19 aos municípios.

"Miguel sabe que quem concentra e distribui vacinas é o Governo Federal. Lamentável este comportamento de atacar o lado errado e poupar o lado culpado", declarou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

gilson

Manda o filhinho cobrar a Vacina do PAPAI SENADOR, Líder do BOLZO no Senador, BASTA de HIPOCRISIA>



07/03


2021

Plantão de Olinda vacina 1,3 mil idosos

Olinda deu continuidade ao plantão de vacinação contra a Covid-19 no fim de semana. Foram 894 pessoas ontem, enquanto 407 olindenses receberam a dose hoje. A força tarefa atendeu os idosos a partir de 78 anos em pontos localizados em Casa Caiada, Rio Doce, Águas Compridas, além dos acamados.

Na ação do fim de semana, 1301 pessoas receberam a vacina. A Secretaria Municipal de Saúde informa que, desde a chegada das doses em Olinda, 7953 delas foram aplicadas em maiores de 78 anos, ou seja, 96% dessa faixa etária.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha