19/01


2021

Carrero, o trapalhão de Yves em Paulista

Mal começou a gestão em Paulista, o prefeito Yves Ribeiro (MDB) passa a imagem de que governa com o mesmo poder atribuído à rainha da Inglaterra: caneta seca. Já caiu na boca do povo que todo o poder, na verdade, emana do gabinete do super secretário Jorge Carrero, carreirista-mor, que do seu gabinete de Infraestrutura controla mais sete secretarias. 

Depois das trapalhadas na era Júnior Matuto, Carreiro engordou o olho e tem usado a máquina de forma abusiva para sair candidato a deputado estadual em 2022. Não tem feito outra coisa a não ser trabalhar em proveito próprio, com um agravante: Yves sabe das suas pretensões para chegar ao Legislativo estadual a qualquer custo e fecha os olhos,  colocando em risco a gestão com o carimbo da mudança que prometeu ao longo da campanha. 

Além de ocupar a pasta de Infraestrutura e Serviços Públicos, o goela Carrero bancou Kaio Damasceno em Assuntos Jurídicos; Hugo Leonardo Lopes de Souza, na Administração; Marcelo Menezes, em Segurança Cidadã, Defesa Civil e transporte; e Cláudio Nunes, em Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente. Nunca se viu na história de Paulista um prefeito delegar tantos poderes a um auxiliar que não faz gestão, mas politicagem para se eleger deputado.

"É o mais abusivo uso da máquina pública que se tem na história de Paulista", diz um próprio aliado do prefeito, que já começou a perder apoios importantes personagens que ajudaram a elegê-lo no segundo turno, a exemplo do ex-vereador Alemão, o quarto mais votado na disputa pela Prefeitura na eleição de primeiro turno.

"Estou fora desse governo, aliás nunca estive dentro", diz Alemão, confirmando o rompimento. Como ele, diversos candidatos a vereador bem votados, aos quais Yves prometeu o céu e a terra, também já estão do outro lado do balcão, engrossando o bloco de oposição. 

Carrero, o trapalhão, já apelidado de primeiro-ministro de Paulista, governa até com aliados que reinaram na era Júnior Matuto, como é o caso de Paulo Marenga, verdadeiro papel de embrulhar prego, a quem delegou o poder de secretário-executivo na pasta de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente. 

 "Os pequenos e médios construtores estão deixando de investir em Paulista porque não aguentam serem tão maltratados pelo Marenga, que dificulta tudo, inclusive o habite-se", reclama um secretário, já entediado com a falta de rumo na gestão Yves.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo 2021

Confira os últimos posts



05/03


2021

Armando no Frente a Frente

A caminho de uma nova legenda, o PSDB, o ex-senador Armando Monteiro Neto é o convidado de hoje do Frente a Frente. Aborda a dificuldade sanitária com foco nos municípios, que enfrentam, segundo ele, uma crise sem precedentes sem se vislumbrar uma saída enquanto o Governo não acelerar o programa nacional de imunização, do Ministério da Saúde.

O programa começa às 18 horas pela Rede Nordeste de Rádio, formada hoje por 44 emissoras, tendo como cabeça de rede a Hits 103,1 FM. Se você deseja ouvir pela internet e está navegando no blog, clique no botão Rádio acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio no play store.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


05/03


2021

Armando assina ficha de filiação ao PSDB na segunda-feira

O PSDB de Pernambuco irá empossar, na manhã da próxima segunda-feira, na sede da sua presidência, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, que recebe o cargo da atual presidente Alessandra Vieira, e realiza o ato de filiação do ex-ministro e ex-senador Armando Monteiro Neto.

Em virtude da pandemia da Covid-19, o encontro, que contará com a presença do presidente nacional Bruno Araújo, será reservado respeitando todos os protocolos de segurança que o momento exige. Participam de forma remota da reunião filiados do PSDB e lideranças do grupo político de Armando Monteiro.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca 2021

05/03


2021

Na Globo, Roberta revela amor sem limite pela mãe

Na entrevista ao programa de Ana Maria Braga, da Globo, hoje, a jovem Roberta Mascena, 25 anos, emocionou o Brasil ao explicar por que resolveu vestir o uniforme de faxineira da sua mãe Marlene Cordeiro na colação de grau da sua formatura em Pedagogia, em Santos, litoral paulista. "Tenho o maior orgulho dela. Queria apresentar essa mãe maravilhosa, que me deu tudo na vida, principalmente sabedoria. Ela é a minha grande heroína, razão do meu viver", desabafou, sob o olhar emocionado de Marlene Cordeiro, sua mãe, que assistia, simultaneamente, ao vivo.

Firme, inteligente, segura, envolvente e cativante, Roberta não tremeu em nenhum instante diante da telinha da poderosa. Pelo contrário, exibiu uma performance sensacional. Do outro lado, a mãe, sertaneja de fibra de Afogados da Ingazeira, capital do Pajeú das flores, chorou ao confessar que ficou extremamente emocionada e feliz com a homenagem da filha. No próximo domingo, Roberta estará no Fantástico, programa de maior audiência da Globo. Clique e confira.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


05/03


2021

Empreendedorismo feminino em foco no Dia da Mulher

Protagonismo, inovação e autonomia. No Dia da Mulher, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) reúne diversas empreendedoras para bater um papo sobre Economia Criativa. O encontro virtual conta com palestra e mediação da jornalista Patrícia Raposo, editora do site Movimento Econômico, da Rádio CBN Recife. Com o tema “Descubra seu potencial criativo”, as espectadoras serão apresentadas a um panorama do empreendedorismo feminino no Brasil e receberão dicas de como iniciar o próprio negócio. A live será transmitida nesta segunda-feira (8), às 11h, no canal da Fundaj no YouTube.

“A escolha desse tema foi feita pela necessidade de discutir e valorizar o potencial criativo feminino, já que trilhar esta jornada é também um caminho de autoconhecimento”, justifica a coordenadora-geral de Gestão de Pessoas, Mary Ann Pimentel. “Em meio à pandemia, muitas mulheres perderam seus empregos e precisaram pensar estratégias para driblar a crise. Dessa forma, algumas conseguiram uma renda extra e, outras, anteciparam seus sonhos. O caminho para o sucesso está na habilidade para pensar e agir diferente, diante das situações impostas”, aponta.

Anos à frente de processos de gerência e no campo da Economia, a jornalista Patrícia Raposo destaca que empreender é a saída para quem não consegue emprego em meio à crise. “Qualquer pessoa que busque empreender precisa ter em mente que os desafios farão parte de sua rotina, mas com organização e dedicação é possível obter resultado”, avalia Raposo, que promete falar sobre a etapa de planejamento e a importância da comunicação para iniciativas bem-sucedidas. “A nova economia tem nos empurrado para o empreendedorismo e as plataformas digitais podem ajudar.”

É o caso da advogada Suzana Gueiros, idealizadora da Fatto di Fiori — Tábuas Finas, que participará do evento contando sua experiência. Em maio de 2020, ela decidiu investir em uma nova fonte de renda e apostou na apresentação nas redes sociais com fotos profissionais. “Resolvi desde o início focar no marketing, por isso incluí as fotos no meu orçamento inicial”, lembra. Com uma semana do lançamento, Suzana já tinha atendido a 40 pedidos das tábuas personalizadas. Às vésperas de completar um ano, a Fatto di Fiori conta com quase 2,5 mil seguidores no Instagram (@fattodifiori).

“Surgiu de uma junção de oportunidade com necessidade. Comecei a perceber no início da pandemia que o consumo do mercado online cresceu bastante. Principalmente aqueles relacionados à comida. As tábuas de aperitivo já eram algo que eu gostava de produzir para receber visitas. Então, percebi que poderia comercializar”, conta a advogada. “Na crise, nossa renda foi diminuindo. Casei minha habilidade para a montagem, o mercado propício e a necessidade”, avalia. Na live, Suzana conversa com Patrícia sobre as decisões, observações e desafios.

O público vai conferir os depoimentos de colaboradoras da Fundaj que também encontraram no ato de empreender uma possibilidade para complementar a renda. São histórias como a da auxiliar de serviços gerais Sandra dos Santos, que vende picolés gourmets e das auxiliares administrativas Fátima Barroca e Marilia Meirelles. Uma faz feijoada e a outra é especialista em bolo de noiva e recepções, respectivamente. Já no campo das confecções, a educadora Jamille Barros lançou sua própria marca de bijuterias, enquanto Élida Nathália e a auxiliar Joice Oliveira investiram no bordado.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina 2021

05/03


2021

Jaboatão comemora mais um prêmio nacional

O prefeito Anderson Ferreira comemorou, hoje, mais um prêmio nacional de primeiro lugar concedido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. A produção de vídeo, intitulada ‘Turminha do NUPDEC’, superou todos os concorrentes durante a 5ª Campanha #AprenderParaPrevinir, tanto na avaliação dos jurados quanto na votação popular realizada em todo o Brasil. Essa é a segunda vez consecutiva que Jaboatão conquista a premiação do Cemaden.

A campanha pedagógica desenvolvida pelo Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), junto aos estudantes da rede municipal, é realizada desde 2017 nas escolas. Em virtude da suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19, a prefeitura tomou a iniciativa de produzir o vídeo e divulgá-lo através das redes sociais. A produção contou com a participação de alunos da rede municipal que moram na comunidade do Retiro.

“Desde o início da nossa gestão, temos realizado essa campanha nas escolas para conscientizar crianças e adolescentes e estimulá-los a orientar os adultos sobre a importância da preservação de áreas de risco. Com a suspensão das aulas presenciais, causada pela pandemia da Covid-19, tivemos que usar a tecnologia para dar continuidade a esse trabalho. Esse novo prêmio mostra que o nosso esforço tem sido referência para todo o País. Estamos construindo muros de arrimo, monitorando e protegendo as áreas de encostas, mas também contamos com a colaboração dos munícipes nos ambientes onde moram porque a maior prioridade é preservar vidas”, destacou Anderson Ferreira.

A campanha Turminha do NUPDEC utiliza linguagem de fácil entendimento nas atividades desenvolvidas, que integram direitos humanos em situação de emergência, resiliência comunitária, participação cidadã e dicas para redução de riscos de desastres. Os resultados são observados tanto na maior integração da comunidade no que se refere aos problemas enfrentados no cotidiano, quanto nas ações de preventivas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

05/03


2021

Águas turvas

Por Claudemir Gomes

De repente, passei a ter medo das águas de março, que sempre foram tão alvissareiras. A sensação é de que, ano passado, o Covid-19 veio surfando em suas ondas e não respeitou nem São José.

A chuva cai, mas não me enche de esperança, embora no mundo inteiro exista uma proliferação de vacinas. Acredito que nesta pandemia – onde quem mais sabe, não sabe de nada – um número recorde de profissionais busca antídotos que consigam conter o mal universal. As vacinas falam idiomas diferentes, mas a "terceira guerra mundial", segue deixando doutores e gestores batendo cabeça.

As notícias, quando verdadeiras, são óbvias. Quando fakes, servem para alimentar o debate dos imbecis nas redes sociais, que tem causado danos irreparáveis na sociedade. O "ser ou não ser" é a questão mais relevante do momento.

A coisa está tão complicada neste início do mês de março, que o apelo mais contundente, e racional, com repercussão fantástica, viralizou em tudo quanto é rede social, foi proferido por um cara conhecido por: Lisca Doido (atual técnico do América Mineiro, que se posicionou contra a realização de competições nacionais no futebol brasileiro, no momento em que é crescente o número de vítimas da pandemia).

Acordo de madrugada com a zoada dos pingos de chuva batendo na janela do quarto. É a chuva do milho! Pensei cá comigo. Afinal, ouvi essa frase durante toda a minha infância, em Carpina. Época em que as águas de março eram recebidas como bom presságio.

O serviço de meteorologia prevê que, este ano teremos menos chuva que ano passado, no Interior Pernambucano. A notícia não é boa para os plantadores de milho e de feijão. Pior para aqueles que, assim como eu, tinha a esperança de que as águas de março lavassem a arrogância, a maldade e o egoísmo que hoje norteiam a sociedade.

Ah! Segundo o artigo do Dr. Sérgio Gondim – A fobia social normal – publicado na edição desta sexta-feira, no Jornal do Commercio, estou apto para ser atestado como "de boa saúde mental".


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Anuncie Aqui - Blog do Magno

05/03


2021

Recife dribla plano estadual e vacina na frente do interior

Enquanto cidades do interior de Pernambuco estão vacinando idosos apenas com 80 anos ou mais contra a covid-19, o Recife conseguiu antecipar, desde a última sexta-feira, a faixa etária para pessoas a partir de 75 anos.

A medida dribla a orientação da Secretaria Estadual de Saúde de vacinar idosos entre 80 e 84 anos na atual fase da campanha.

A decisão da capital gerou um mal-estar e uma reação em cadeia de prefeituras do interior, que passaram a questionar o critério usado na distribuição de doses no estado. O argumento delas é que apenas com mais imunizantes seria possível avançar de fase na vacinação.

O Portal UOL apurou que, até esta terça-feira (2), o Ministério da Saúde havia encaminhado 641 mil doses de vacinas (CoronaVac ou AstraZeneca) a Pernambuco. Dessas, 158 mil (ou 24,6% do total) foram encaminhadas ao Recife.

Na quarta-feira, um novo lote de 102 mil doses da CoronaVac chegou ao estado, com 23,6 mil (23%) repassadas ao Recife.

O percentual distribuído ao Recife chama a atenção porque a população da capital, estimada em 1,6 milhão de habitantes, representa 17,1% da população do estado. Clique aqui e confira a matéria na íntegra.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Sujeito que chama Lula de Ladrão votou em Collor, no Maluf, em ACM, em Aécio e elegeu Bolzonaro! E diz que o PT afundou o Brasil. Tem que ser um Direitopatas!

JOÃO FREIRE CORRÊA LIMA

Hoje, a partir da 18 horas, o Recife do Prefeito João Campos, estará agendando a vacina para os de 73 anos. Resposta para aqueles que queriam a petralha Marília Arraes na Prefeitura. PT, o partido que afundou e roubou o Brasil como nenhum outro.


Jornao O Poder

05/03


2021

Com Covid, senador Major Olímpio vai para UTI

O senador Major Olímpio (PSL-SP) foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Camilo, em São Paulo (SP), após ser diagnosticado com Covid-19 e ver a doença se agravar.

O senador anunciou ter testado positivo para a doença do novo coronavírus na última terça-feira. Na ocasião, ele disse estar bem, “com sintomas leves e em isolamento domiciliar”.

Na quarta-feira (3/3), contudo, Major Olímpio participou da sessão de discussão da chamada PEC Emergencial, de forma on-line, em uma cama de hospital.

Segundos após ter iniciado sua fala, ele perdeu a conexão de imagem com o sistema do Senado e, diante da dificuldade de ouvi-lo, o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), interrompeu a fala do senador alegando problemas com o áudio.

Em uma rede social, o senador agradeceu, às 19h31 de ontem, as mensagens de carinho e orações pela recuperação do parlamentar.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Blog do Magno 15 Milhões de Acessos 2

05/03


2021

OAB, AAPREV e IAPE acionam CNJ por morosidade

A OAB Pernambuco, por meio da sua Comissão de Direito e Seguridade Social, junto com a AAPREV (Associação dos Advogados Previdenciaristas de Pernambuco) e o IAPE (Instituto dos Advogados Previdenciários), por meio do seu conselho nacional, apresentaram à Corregedoria Nacional de Justiça uma reclamação por excesso de prazo para julgamento de processos em face da 19ª Vara Federa de Pernambuco, que funciona como Juizado Especial Federal (JEF). Na reclamação, as entidades relatam que a espera por sentença tem chegado a três anos.

“A situação de excesso de prazo, objeto da presente reclamação, é facilmente verificada no próprio site do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em consulta à página ‘Processos em ordem cronológica para julgamento’, onde se verifica, conforme relatório anexo, que os feitos chegam a ficar conclusos por até 3 (três) anos, sem qualquer andamento, o que afronta inclusive ao princípio da celeridade processual que norteia os JEFs”, relatam as entidades na reclamação, que está tramitando no CNJ.

A OAB-PE, a AAPREV e a IAPE consideram que “o excesso injustificado de prazo representa infração disciplinar”, cabendo à corregedoria fazer com que a vara federal responda, administrativamente, pela demora na prestação jurisdicional.

O presidente da OAB Pernambuco, Bruno Baptista, informa que a medida foi tomada porque não houve resultado nas tentativas da advocacia de buscar uma solução dialogada para os problemas da vara. “O maior prejudicado com esta situação é o jurisdicionado”, afirma.

“Esta é uma medida que visa preservar o jurisdicionado e a advocacia, que vem enfrentando uma séria de problemas nessa vara e não temos tido uma resposta às diversas queixas já apresentadas pela morosidade na tramitação dos processos”, acrescenta o presidente da Comissão de Direito e Seguridade Social, Felipe Sampaio.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

JOÃO FREIRE CORRÊA LIMA

Eita! A OAB criou coragem.



05/03


2021

Suspensos recursos da Rouanet para cidades com medidas restritivas

A Secretaria Especial de Cultura do governo federal publicou, hoje, portaria que suspende a análise de projetos que buscam recursos via Lei de Incentivo à Cultura, novo nome da Lei Rouanet, que sejam de cidades que estejam com restrições de circulação. As informações são da coluna de Mônica Bergamo.

"Considerando as diversas medidas de restrições de locomoção e de atividades econômicas, decretadas por estados e municípios, só serão analisadas e publicadas no Diário Oficial da União as propostas culturais, que envolvam interação presencial com o público, cujo local da execução não esteja em ente federativo em que haja restrição de circulação, toque de recolher, lockdown ou outras ações que impeçam a execução do projeto", diz a portaria.

A medida valerá por 15 dias, "podendo ser prorrogada ou suspensa, a depender da manutenção ou não das medidas restritivas nos referidos entes da federação".

Ela é assinada pelo secretário André Porciuncula, titular da subpasta de Fomento e Incentivo à Cultura.

A avaliação, entre representantes do setor cultural, é que essa é uma medida de retaliação do governo federal. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem atacado governadores que estão tomando medidas para conter o contágio do novo coronavírus.

No último fim de semana, Bolsonaro voltou a criticar medidas de isolamento social determinadas pelos estados e fez campanha contra governadores ao publicar nas redes sociais tabelas com valores de repasses orçamentários a unidades da federação, sugerindo que não tem responsabilidade pelo momento crítico pelo qual o país passa.

Em resposta, governadores de 16 estados assinaram carta em que criticaram o presidente e afirmaram que a prioridade do governo federal parece ser a criação de confrontos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha