15/01


2021

81% das obras de Brennand roubadas no Recife Antigo

Por Mauro Ferreira Lima*

Após vários dias de descaso, a Prefeitura do Recife informou à Câmara Municipal o tamanho do prejuízo causado à cidade com o absurdo roubo das esculturas de Francisco Brennand, expostas no parque em frente ao Marco Zero.

É revoltante constatar que 81% delas, 64 das 79 existentes, doadas ao Recife a partir dos anos 2000, tenham sido surrupiadas daquele parque. Nunca se teve notícias de ter havido providências efetivas para pôr fim ao furto "continuado" daquelas extraordinárias obras. Um descaso inominável!

Onde estavam as "autoridades" municipais e estaduais que permitiram que tudo aquilo acontecesse sem que se tomassem medidas pontuais, de fato, para identificar autores e pôr um fim ao descalabro desses contumazes e deploráveis roubos?

Não foi por falta de advertências, minha e de tantos cidadãos desta cidade, que protestaram, escreveram, falaram, bradaram... contra este infame descaso.

O pior de tudo é que ninguém nunca assumiu a responsabilidade por tais temeridades. Tudo continuou como se nada houvesse acontecido, até se chegar a este assombroso e quase inacreditável ataque.

Identificados órgãos responsáveis pela segurança do local, o "Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand" deveria consultar sua assessoria jurídica para ingressar com uma ação contra tais relapsas figuras por "crime contra o patrimônio público". Apesar de remotas chances, deveria se exigir providências para localização do que estiver restado do conjunto furtado em 04 de dezembro passado, há 42 dias! Seria o mínimo a se esperar do ausente poder público municipal e estadual.

Inteligência policial existe também para destrinchar casos como esses. Se assim o quisessem, poderia haver chances de chegar aos autores destes execráveis crimes.

Isto não deveria ficar impune. Se nada se fizer, será a concessão de permissividade para que se levem até as antigas estátuas monumentais das pontes do Recife. Perplexos estamos e mais pobres em atrativos turístico-culturais. Triste realidade!

*Analista Econômico


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo 2021

Confira os últimos posts



01/03


2021

MPP pede mais diálogo

As novas medidas restritivas, anunciadas hoje pelo Governo de Pernambuco, que proíbem as atividades não essenciais das 20h às 5h durante a semana, e ao longo de todo o dia nos sábados e domingos, foram recebidas com surpresa pelo Movimento Pró-Pernambuco.

A entidade lamenta e reconhece a piora do quadro epidemiológico no Estado e entende que no momento são necessárias ações de contenção de aglomerações para se evitar um colapso na saúde.

No entanto, as entidades que integram o movimento se ressentem de uma conversa mais transparente com o Governo do Estado no sentido de maior participação na tomada de decisão. O MPP ressalta que apoia as ações do governo, mas gostaria de cooperar com as medidas.

“Como sempre, o estado não coloca o setor produtivo no debate, embora apoiemos o que está sendo feito. Mas, se participássemos do processo decisório poderíamos colaborar opinando sobre pequenos ajustes para passarmos por esse período tão difícil de forma menos danosa”, opina Avelar Loureiro Filho, presidente do MPP.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


01/03


2021

Editorial analisa homenagem de filha à mãe faxineira

No Frente a Frente de hoje, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, o meu editorial foi sobre a homenagem que a filha Roberta Mascena fez à sua mãe, Marlene Cordeiro de Oliveira, de Afogados da Ingazeira, ao se vestir de faxineira durante a sua colação de grau na faculdade. Vale a pena conferir!

O Frente a Frente tem como cabeça de rede a Rádio Hits 103,1 FM, em Jaboatão dos Guararapes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banner Jaboatao 2021

01/03


2021

Barroso recebe Lira para discutir reforma eleitoral

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se reuniu, na tarde de hoje, com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, para tratar de uma proposta de reforma eleitoral. O tema do encontro foi informado pela assessoria do TSE.

Também estavam presentes na reunião os deputados Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) e Margarete Coelho (PP-PI), que são, respectivamente, presidente e relatora de um grupo de trabalho da Câmara destinado a tratar de alterações na legislação eleitoral, além de debater outras normas, como a lei das eleições e a lei da inelegibilidade.

Segundo o ato de criação do grupo de trabalho, publicado no "Diário da Câmara dos Deputados", o colegiado é "destinado a avaliar e propor estratégias normativas com vistas ao aperfeiçoamento e sistematização da legislação eleitoral e processual eleitoral brasileira".

Lira argumentou, dias antes de ter sido eleito para o cargo, que os tribunais regionais eleitorais (TREs) tomam "decisões diversas sobre o mesmo assunto" e que, por isso, deveria haver uma "sistematização".

Segundo o presidente da Câmara, a padronização dará mais transparência e segurança jurídica aos políticos sobre as penalidades previstas para cada conduta, evitando subjetividade e interpretações diversas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


01/03


2021

Marília visita sede da Fecomércio e discute projetos

A deputada federal e segunda secretária da Câmara dos Deputados, Marília Arraes (PT-PE), visitou a sede da Fecomércio, hoje, e foi recebida pelo presidente da instituição, Bernardo Peixoto.

A Fecomércio é uma das instituições de maior importância para o desenvolvimento econômico e a geração de empregos em Pernambuco. "Esse encontro é fundamental para colocar o nosso mandato à disposição para pensar em projetos que sejam interessantes para o nosso estado".

O presidente da entidade agradeceu a visita da parlamentar e parabenizou Marília pela segunda secretaria da Câmara dos Deputados. "Ficamos muito felizes com a visita da deputada. É muito importante essa relação com os nossos parlamentares", afirmou Peixoto.

Um dos eixos de trabalho da Fecomércio, além de desenvolver bens, serviços e turismo em Pernambuco, é promover intercâmbios comerciais entre o Brasil e vários países ao redor do mundo. "A segunda secretaria é responsável pelas relações internacionais da Casa, além de trabalhar com a parte de formação. São atribuições que tem tudo a ver com o perfil e atuação da Fecomércio", ressalta Marília.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina 2021

01/03


2021

No Frente a Frente, a emoção da filha da faxineira

Localizada em Ubatuba, interior de São Paulo, a jovem Roberta Mascena, 25 anos, filha de Marlene Cordeiro de Oliveira, de Afogados da Ingazeira, que emocionou o País, ontem, ao revelar que vestiu o uniforme de trabalho da mãe faxineira para homenageá-la durante a formatura, concedeu, há pouco, uma entrevista exclusiva ao Frente a Frente. Revelou que fez a surpresa a mãe, ao colocar sua roupa do trabalho debaixo da beca, para tentar torná-la conhecida.

“Eu queria que o mundo conhecesse uma mulher de fibra, que amo muito, que deu seu sangue e sua energia para me fazer gente na vida”, confessou Roberta. Segundo ela, a mãe nunca viveu na miséria, como o site do G-1 chegou a destacar, mas na pobreza. “Tivemos uma vida de muitas dificuldades, somos pobres, mas não miseráveis”, ressaltou, adiantando que a mãe, quando nova, viveu um turbilhão de dificuldades, mas nunca passou fome.

A entrevista vai ao ar durante o programa, que começa às 18 horas pela Rede Nordeste de Rádio, formada por 44 emissoras em Pernambuco, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Hits 103,1 FM, no Grande Recife. Se você deseja ouvir a entrevista pela internet e está navegando no blog, clique no botão Rádio acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store. 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

01/03


2021

CMR suspende atividades presenciais a partir de amanhã

A Câmara Municipal do Recife irá suspender todas as atividades presenciais, a partir de amanhã, por tempo indeterminado. A decisão, tomada pela Comissão Executiva hoje à tarde, tem como objetivo reduzir os casos de Covid-19 na capital pernambucana, que está com ocupação acima dos 90% dos leitos hospitalares.

Com isso, o atendimento presencial que vinha acontecendo nos gabinetes fica suspenso, assim como o acesso à Casa de José Mariano, que só poderá ser feito por servidores autorizados para as funções essenciais. O texto com a resolução nº 203/2021, que orienta sobre as novas medidas administrativas, já seguiu para publicação no Diário Oficial do Legislativo.

“Temos acompanhado os dados da pandemia no Recife e no restante do Estado e compreendemos que o momento é extremamente preocupante. Decidimos por fechar mais uma vez a Casa para tentar impedir o fluxo de pessoas, na tentativa de achatar a curva”, afirmou o presidente da Câmara, Romerinho Jatobá (PSB). Ele explicou que as reuniões de todas as comissões, assim como as reuniões ordinárias, discussões e votações, seguem acontecendo de forma remota.

Desde março do ano passado, quando os números da Covid atingiram os primeiros indicadores elevados, a Câmara Municipal tem realizado as reuniões online, com transmissão via web para o público. “Vamos prosseguir com toda nossa pauta, votando e discutindo os projetos de interesse do povo recifense. Os parlamentares já estão familiarizados com o modelo e, infelizmente, essa é uma ação necessária para proteger a saúde das pessoas que vão à Câmara e também dos servidores que trabalham diariamente na Casa”, concluiu Romerinho.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Anuncie Aqui - Blog do Magno

01/03


2021

Amupe transmite posse da nova diretoria ao vivo

Prefeitos e prefeitas votam, hoje, para eleger a nova diretoria da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) para o biênio 2019-2021. Logo mais, em assembleia extraordinária, os gestores eleitos tomarão posse na presença do governador Paulo Câmara e demais autoridades. Toda a cerimônia será transmitida ao vivo nos canais oficiais da Amupe no Youtube (www.youtube.com/amupe)  e Facebook (Amupe Oficial).

A composição da chapa possui representantes de todas as regiões de desenvolvimento de Pernambuco. Com 85% de renovação dos nomes, a chapa agrega também 15 dos 17 partidos políticos que elegeram prefeitos e prefeitas no Estado. A representação feminina obteve um salto positivo, o número de prefeitas na diretoria executiva, conselho fiscal e deliberativo dobrou de 6 para 12.

Durante a solenidade, o governador Paulo Câmara vai anunciar um conjunto de ações de apoio aos municípios. Já confirmaram presença o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE), Dirceu Rodolfo, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros, o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Fernando Cerqueira, o superintendente do Sebrae/PE, Francisco Saboya, o presidente da OAB/PE, Bruno Baptista, entre outras autoridades.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Jornao O Poder

01/03


2021

Parques serão fechados nos fins de semana

O Governo de Pernambuco, após análise do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, anunciou, hoje, a proibição das atividades não essenciais das 20h às 5h, de segunda a sexta em todo o Estado. Além disso, aos sábados e domingos, somente serviços essenciais poderão funcionar. Também estarão fechados clubes sociais, praias e parques nos finais de semana. Nas praias, no entanto, será permitida apenas a prática de atividades esportivas individuais. As medidas, anunciadas pelo governador Paulo Câmara em pronunciamento, entram em vigor na próxima quarta-feira e são válidas até o dia 17 de março.

“Passamos o final de semana monitorando os dados da pandemia. O trabalho continuou nesta segunda-feira e, infelizmente, o cenário só se agravou, mesmo com a abertura de novos leitos de UTI. Estamos agora com 93% de ocupação em nossos leitos de terapia intensiva, e nada aponta para a melhora desse quadro. A contaminação e a hospitalização decorrentes da Covid-19 estão em aceleração, e precisamos reduzir o contato social para frear essa escalada dos números”, afirmou Paulo Câmara, lembrando ainda que supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina e serviços de delivery e pontos de coleta dos restaurantes permanecerão funcionando.

O governador anunciou também que o esforço de abertura de leitos de UTI continua. “Amanhã, teremos 18 novos leitos no Hospital Agamenon Magalhães em funcionamento, e até o final da semana chegaremos a 50 novas vagas. Estamos trabalhando com dedicação total para colocar em funcionamento a segunda maior rede de leitos de terapia intensiva do País”, reforçou Paulo Câmara, justificando que o cenário de aceleração da doença levou a taxa de ocupação para perto dos piores índices registrados no ano passado.

Amanhã, o governador estará em Brasília, para negociar a aquisição direta da vacina Sputnik. “Vamos buscar todas as possibilidades existentes para ampliar a imunização de todos os pernambucanos e pernambucanas”, finalizou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Blog do Magno 15 Milhões de Acessos 2

01/03


2021

Cresce procura por consignado no Vale do São Francisco

O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo cujas parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou benefício da pessoa física.

Com taxas bem atrativas e longos prazos para pagar, essa linha de crédito vem ampliando o número de clientes no Vale do São Francisco, principalmente em Juazeiro e Petrolina, por atender satisfatoriamente o servidor público, funcionários do setor privado, aposentados e pensionistas da Previdência Social.

O consignado para o servidor público, oferece prazo de até 120 meses para pagamentos e as parcelas são descontadas da folha, não podendo ultrapassar 30% do valor total recebido e taxas a partir de 1,0%. Segundo o diretor Executivo do Sicredi Vale do São Francisco, Albérico Pena, o maior movimento desse segmento na atualidade tem sido feito pelos servidores da Codevasf, Univasf e IF-Sertão além dos funcionários do Governo do Estado de Pernambuco e prefeitura de Petrolina.

O diretor lembrou também que o Sicredi disponibiliza ainda a opção de crédito consignado, para os funcionários do setor privado. "As parcelas, para esse setor, são descontadas diretamente da folha de pagamento, sem poder ultrapassar 30% do valor recebido, taxas a partir de 1,0% a.m., sem exigência de garantias e até 48 meses para pagamento", ressaltou.

O crédito consignado INSS é uma modalidade que atende a todos os aposentados e pensionistas da Previdência Social. O valor é depositado em conta-corrente, e as parcelas são descontadas do próprio benefício, não ultrapassando 30% do valor recebido, com taxas a partir de 1,0% e prazo de até 84 meses para pagar. "Essa modalidade de empréstimo garante mais comodidade para os aposentados e pensionistas da Previdência Social", garantiu. Alberico Pena destacou ainda a Portabilidade Sicredi, que é a possibilidade da pessoa interessada trazer o empréstimo consignado para o Sicredi e aproveitar as condições visando a redução do valor das parcelas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


01/03


2021

É pernambucana

Da coluna de João Alberto 

A Associação Médicos pela Vida, que publicou nota paga em vários jornais defendendo o uso de medicamentos de prevenção ao coronavírus, todos desaconselhados pela ciência, tem sede no Recife.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha