Blog do Magno 15 Milhões de Acessos

29/11


2020

Eduardo Braide é eleito prefeito de São Luís

Eduardo Braide, do Podemos, foi eleito prefeito de São Luís, hoje, no segundo turno. O resultado saiu às 18h22, com 95,56% das urnas apuradas. Braide tinha 55,87% dos votos válidos, totalizando 260.886.

Braide venceu Duarte Júnior (Republicanos) e ficará no cargo de prefeito a partir de janeiro de 2021. Será o primeiro mandato de Braide como prefeito na capital e a vice dele será Esmênia Miranda (PSD).

A primeira parcial da apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) saiu por volta das 17h45. A partir daí, foram cerca de 45 minutos até a confirmação da eleição de Eduardo Braide.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

O Jornal do Poder

Confira os últimos posts



16/01


2021

Morre engenheiro agrônomo sanharoense Zé Laci

Faleceu na tarde de hoje, no Hospital Memorial São José, no Recife, o engenheiro agrônomo sanharoense José Laci de Freitas, 80 anos. A causa da morte não foi divulgada. As informações são do blogueiro Paulinho Muniz, do site O Abelhudo.

Nascido no Sítio Água Branca, em Sanharó, Zé Laci passou a infância na sua cidade natal e se mudou para Pesqueira. Ele é um dos fundadores do Rotary Club pesqueirense: com um grupo de honoráveis, criou um núcleo da instituição em 1971.

Seu trabalho em Agronomia é reconhecido: Laci integrou grandes projetos de agropecuária no Nordeste, com destaque para os da antiga Mafisa e Palmeiron. Ele deixa os filhos Lacizinho e Ana Céli.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu no Zap

16/01


2021

TSE define data das eleições suplementares em 2021

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu as datas para a realização das eleições suplementares em 2021. Esses pleitos acontecerão para suprir os cargos de prefeitos e vice-prefeitos municipais que ficarem vagos em decorrência do indeferimento definitivo, pela Justiça Eleitoral, do registro dos candidatos mais votados nas Eleições Municipais de 2020.

A Portaria TSE nº 875/2020 estabeleceu 10 datas, ao longo dos meses de março a dezembro de 2021, nas quais os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) poderão marcar eleições suplementares, conforme a situação jurídica dos candidatos mais votados no ano passado nas localidades sob a sua jurisdição.

Após o julgamento dos recursos pelo TSE, cabe a cada TRE definir, entre as datas fixadas na Portaria, quando ocorrerão as eleições suplementares. Essa escolha é feita de acordo com a capacidade logística das Cortes Eleitorais e os prazos do processo eleitoral.

Assim, são datas possíveis para a realização de eleições suplementares em 2021: 7 de março, 11 de abril, 2 de maio, 13 de junho, 4 de julho, 1º de agosto, 12 de setembro, 3 de outubro, 7 de novembro e 5 de dezembro.

A realização dos pleitos nessas datas preestabelecidas surge por questões logísticas e pela necessidade de que os sistemas dos TREs e do TSE estejam operantes e alinhados para captação, apuração, transmissão e totalização dos votos em cada localidade.

Eleições suplementares

A legislação eleitoral determina que sejam realizadas novas eleições quando o candidato mais votado tiver o seu registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral de forma definitiva.

Os candidatos cujos processos de registro de candidatura ainda estavam pendentes de julgamento após as Eleições Municipais de 2020 não foram diplomados nem puderam tomar posse em 1º de janeiro de 2021. Nas localidades em que isso ocorreu, o presidente da Câmara de Vereadores passou a exercer interinamente a função de prefeito.

*Informaçõs dIsponibilizadas pelo TSE


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


16/01


2021

A maior vassourada da história de Camaragibe

Em plena pandemia, quando o desemprego se alastra, a prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz (Republicanos), deu uma vassourada ampla, geral e irrestrita nos cargos comissionados. Com uma só canetada, não se sabe por economia ou para abrir vagas para apadrinhados, demitiu todos os que ocupam cargos de confiança. Novos tempos em Camaragibe?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


16/01


2021

Novo procurador de PE fala em combater desigualdades

O novo procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Paulo Augusto Freitas, tomou posse na última quinta-feira (14). A solenidade ocorreu de forma virtual devido à pandemia. No primeiro discurso à frente da Procuradoria, ele agradeceu pelos 299 votos recebidos, que o fizeram ser o primeiro da lista tríplice do Ministério Público do Estado. O governador Paulo Câmara (PSB) respeitou a vontade dos promotores e o escolheu para o cargo.

Paulo Freitas falou que vai trabalhar para que o MPPE ganhe celeridade nos processos por meio de um sistema mais integrado com a Justiça. “Pretendemos inovar, deixando nossa instituição ainda mais digital, plenamente conectada com o sistema de Justiça, com outras instituições e com a sociedade em geral, para que atenda as demandas com mais eficiência, segurança e efetividade”, discursou.

Durante sua fala, o procurador-geral também afirmou que está empenhado em garantir mais inclusão a grupos diversos e em combater as desigualdades. “A inclusão e a redução das desigualdades, em todos os seus aspectos conjunturais, serão nossas bandeiras para transformação do cenário atual. Iremos fortalecer e resgatar as estruturas internas de apoio às Promotorias com atuação na cidadania, a exemplo dos Centros de Apoio Opoeracionais, do GT Racismo, do Núcleo de Apoio à Mulher, da Comissão de Direitos Homoafetivos, entre outros, para que viabilizem e impulsionem ações institucionais em todo Estado.”

Reforma administrativa

Como um dos primeiros atos depois de empossado, o procurador-geral Paulo Freitas publicou a Resolução PGJ n.º 02/2021, que estabelece o novo regimento interno do Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça e realiza um choque de gestão na estrutura do Ministério Público de Pernambuco. A primeira parte da Reforma Administrativa, já em funcionamento, é reflexo de estudos feitos junto a outros MPs estaduais e de contribuição de diversos membros e servidores do MPPE, estabelecendo na organização um modelo de gestão eficiente, voltado para resultados concretos e com reflexos diretos à sociedade.

“Muito pouco foi aperfeiçoado ao longo dos últimos 15 anos, de maneira que convivemos com estruturas já ultrapassadas, em total desuso. Assim, iniciaremos uma grande reforma administrativa e estruturante na governança da Procuradoria-Geral de Justiça, modernizando os espaços de gestão, seus cargos e funções correlatas, a fim de darmos mais celeridade, transparência, eficiência e efetividade ao volume de demandas que aportam na alta administração”, declarou ao site do MPPE.

Ele deu novas atribuições às Subprocuradorias-gerais de Justiça. “Estamos realizando uma adequada reforma na estrutura organizacional do MPPE, descentralizando a tomada de decisão do órgão. Uma das prioridades será estruturação e organização das Procuradorias e Promotorias de Justiça, pois não podemos mais conviver com essa histórica falta de estrutura de trabalho. Aonde estiver uma unidade do MPPE, do Sertão à Capital, chegaremos juntos, investindo em equipamentos, tecnologia de ponta, apoio de pessoal e digno ambiente de trabalho, a fim de atendermos às crescentes demandas e continuarmos seguindo os novos paradigmas do mundo digital, a exemplo do teletrabalho e suas ferramentas”, concluiu.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

16/01


2021

Leitores comemoram recuperação de Daniel Bueno

A postagem que fiz, logo cedo, sobre a plena recuperação do cantor Daniel Bueno, que deu um susto nos seus fãs, sofrendo um aneurisma cerebral em julho do ano passado, foi extremamente comemorada pelos leitores. Aos que não conhecem o seu trabalho, resolvi postar "No céu dos braços teus", um dos seus maiores sucessos. Daniel é como o rei Roberto Carlos, só canta o amor. Confira!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


16/01


2021

João Campos testa positivo para Covid-19

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), informou em sua conta oficinal no Instagram, há pouco, que está com Covid-19. Sua companheira, a deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP), já havia testado positivo.

"Ao longo de toda a pandemia, realizei exames de forma periódica para Covid-19, sempre com o resultado negativo. Procedimento que repeti por duas vezes nos últimos dois dias. O primeiro teste, na sexta, deu negativo, porém a contraprova, realizada neste sábado, deu positivo. Seguirei cumprindo o isolamento e coordenando as ações da Prefeitura do Recife de forma remota", declarou João.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Jornao O Poder

16/01


2021

Prefeitura do Ipojuca fiscaliza transporte público

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte do Ipojuca (AMTTRANS) realizou, ontem, fiscalização nos transporte público de passageiros. Além de promover a conscientização da obrigatoriedade do uso da máscara, a ação visou dar fluidez às viagens, encurtando o tempo e evitando a superlotação. 

Em Nossa Senhora do Ó, a operação aconteceu em dois pontos simultâneos: terminal da Escola Eduardo Campos e giradouro do Oense. De acordo com o presidente da AMTTRANS, George Barros, a operação também contempla a reclamação dos usuários de que, sem a fiscalização nestes dois pontos, o transporte passa até 40 minutos parado. “Isto gera aglomeração nas paradas, superlota no transporte aumentando a contaminação da Covid-19 e aumento no tempo de viagem. Portanto, vamos reforçar a fiscalização para evitar que aconteça”, explicou.

Na ação de fiscalização, os agentes de trânsito entraram nos veículos públicos, informaram sobre a obrigatoriedade do uso da máscara e orientaram os motoristas e cobradores para que exijam que os passageiros usem a proteção. Nenhum motorista ou passageiro foi contrário à orientação da AMTTRANS.

Disnaldo dos Santos Filho, técnico de enfermagem que veio de Tamandaré passar o dia em Porto de Galinhas, estava de máscara dentro do ônibus, mas diz que nem todos têm consciência. “Pego transporte todos os dias e ainda tem muita gente sem usar máscara. Por isso, a contaminação no Estado está tão grande. A gente tem que fazer a nossa parte”, lamentou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


16/01


2021

Meira nomeia novos líderes de diretórios do PTB em PE

Os novos representantes dos diretórios de Belo Jardim, Gravatá, Pesqueira e São Lourenço da Mata estiveram, ontem, na sede do PTB Pernambuco, no Recife, onde receberam suas nomeações pelo Coronel Meira, presidente estadual da legenda.

São eles: Ed Júnior, Dr. Hilton Pimentel, Marcos André e Netinho Lapenda respectivamente. "Estamos trabalhando firmemente para reorganização do PTB em Pernambuco. O planejamento e as mudanças nos diretórios estão 100% alinhados com a Executiva Nacional, de que faço parte, e passam pelo direcionamento ideológico defendido pelo novo PTB: Deus, Pátria, Família e Liberdade", explicou Meira.

Desde o final de 2019, o partido tem feito mudanças estruturais e políticas, caminhando mais à direita. "A saída e a chegada de novos membros são naturais e necessárias. Desta maneira, teremos outros momentos de nomeações como este. Gradativamente vamos remontando o PTB baseado nas bandeiras conservadoras", completou Coronel Meira.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


16/01


2021

Oposição anuncia novo pedido de impeachment contra Bolsonaro

Estadão

Partidos de oposição da Câmara dos Deputados vão protocolar, nos próximos dias, um pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro, sob o argumento de que ele cometeu “crimes de responsabilidade em série” na condução da pandemia do coronavírus. Assinado por Rede, PSB, PT, PCdoB e PDT, que reúnem 119 deputados, o pedido cita o colapso da saúde em Manaus e diz já ter passado a hora de o Congresso reagir.

“O presidente da República deve ser política e criminalmente responsabilizado por deixar sem oxigênio o Amazonas, por sabotar pesquisas e campanhas de vacinação, por desincentivar o uso de máscaras e incentivar o uso de medicamentos ineficazes, por difundir desinformação, além de violar o pacto constitucional entre União, Estados e Municípios”, diz nota conjunta dos partidos, que defendem a volta imediata dos trabalhos do Congresso.

Mais cedo, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), comentou que essa decisão não caberia mais a ele e, sim, ao próximo presidente, a ser eleito no início de fevereiro. “Disse que esse assunto vai ser discutido no futuro, porque tem parte da sociedade que cobra. Não sou eu mais que vou tratar desse assunto. Eu foquei o meu trabalho no último ano na pandemia”, afirmou Maia. “Achei que era a prioridade, e foi isso que fiz. Acho que o Parlamento tem que voltar a funcionar independente de qualquer decisão sobre esse tema no futuro."


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


16/01


2021

Falta de oxigênio pode avançar no Brasil, dizem especialistas

O Globo

A falta de oxigênio nos hospitais em Manaus com a escalada de casos de coronavírus é um alerta para o restante do país, na avaliação de especialistas. Para eles, há risco de novas falhas no abastecimento, em especial na Região Norte. O drama registrado na capital do Amazonas reflete a combinação da falta de uma ação planejada com a indústria — que agora se desdobra para elevar rapidamente a produção — e uma complexa estrutura de escoamento, que pode levar dias para entregar um produto que precisa ser reposto em caráter imediato. Industriais da região afirmam que as doações se avolumam, mas o oxigênio não chega a tempo. Neste sábado, Manaus recebeu 70 mil metros cúbicos de oxigênio vindos de Belém por balsa.

Na primeira onda de Covid-19, no ano passado, o consumo de oxigênio era de 30 mil metros cúbicos em Manaus, patamar muito acima do registrado antes da pandemia. Agora, segundo a White Martins, empresa que tem a maior fatia do mercado, a demanda já chegou a 70 mil metros cúbicos diários, quase três vezes a capacidade de produção da empresa na cidade.

A White Martins produz 25 mil metros cúbicos diários e está ampliando esse patamar para 28 mil metros cúbicos, além de deslocar oxigênio de outras sete fábricas do país. A empresa recebeu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para reduzir temporariamente o percentual de pureza do oxigênio de 99% para 95%, o que facilitaria o aumento da produção.

Transporte e tanques

Há uma multiplicação de gargalos para fazer chegar o oxigênio de outros estados. Ele pode ser transportado nas formas líquida ou gasosa, por barco ou avião. O transporte, a pouca oferta de tanques de armazenamento para o produto na forma líquida e o impacto da crise econômica, que reduziu a produção em cerca de 30% no ano passado, segundo a consultoria R S Santos, são alguns dos entraves.

O oxigênio pode ser usado tanto para a indústria quanto na medicina. Segundo o consultor Ronaldo S Santos, diante da redução no ano passado, não haveria um problema de capacidade para elevar a produção de oxigênio para os hospitais. Mas pondera que a falta de planejamento público explica o quadro atual: "Deveria ter sido pedido um plano de ação das empresas para fornecimento ao longo do ano passado."

Para o professor de Gestão de Cadeia de Suprimentos do Insper Vinícius Picanço, o que está acontecendo em Manaus, com a nova cepa, pode se repetir em outras localidades com limitações na infraestrutura de transportes, em parte do Nordeste e no interior, o que evidencia a importância do planejamento.

"Não dá para dizer que era imprevisível a escassez. Por mais que a demanda tenha um comportamento exponencial, existem modelos matemáticos para isso. A questão envolve logística e previsão de estoque", disse. "Houve teve tempo na pandemia de posicionar os estoques adequadamente, de armazenar insumos em regiões estratégicas."

A matéria completa está disponível no site de O Globo.

 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha