Lavareda

25/10


2020

Jorge vai ao TRE contra deferimento de candidatura de Lupércio

EXCLUSIVO

Candidato à Prefeitura de Olinda pela coligação “Mudança de verdade”, Jorge Federal (PSL) entrou com recurso no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), na última sexta-feira (23), contra a decisão da juíza da 10ª Zona Eleitoral, Isabelle Moitinho Pinto, pelo deferimento do registro de candidatura do prefeito Professor Lupércio (SD), que disputa a reeleição. O motivo alegado pelo prefeiturável liberal é que não foi sequer analisado o mérito da ação de impugnação ajuizada por ele contra o gestor.

Para Jorge, a juíza “se esquivou em analisar se as condutas e fatos irregularidades que ensejaram a reprovação das contas são de natureza insanável e configuram, equiparadamente, ato doloso de improbidade administrativa”. Ainda de acordo com recurso apresentado, a análise é “obrigação de competência privativa e absoluta da Justiça Eleitoral”.

Jorge Federal se apoia numa denúncia feita pelo advogado Antônio Campos contra Lupércio no Tribunal de Contas do Estado pelo uso indevido de verbas indenizatórias enquanto o prefeito de Olinda ocupava o cargo de deputado estadual, em 2016. O TCE julgou procedente a irregularidade à época. Os valores, que chegaram a R$ 135.479,92, foram devolvidos aos cofres públicos por Lupércio.

“Há o reconhecimento por parte daquela própria corte de contas que o ora Impugnado, há época deputado estadual de Pernambuco, de forma dolosa se utilizou de empresas fantasmas – constituídas apenas documentalmente e/ou sem capacidade operacional para o fornecimento dos bens e serviços contratados, para emitir notas frias - sem efetiva comprovação da despesa com locação de veículos e com quantitativos incompatíveis com a demanda de gabinete parlamentar”, argumenta Jorge no recurso.

“Com o objetivo de receber ‘verbas indenizatórias’ da Alepe, através de seu gabinete e só devolveu os referidos valores aos cofres públicos quando do processamento da referida denúncia e auditoria realizada pelo TCE/PE”, continua.

Professor Lupércio chegou a recorrer da decisão, mas no acórdão 1370/17, os conselheiros não acataram a solicitação e mantiveram os efeitos. Em dezembro de 2019, o prefeito ingressou no Tribunal de Contas com um pedido de rescisão, julgado improcedente no último dia 14 de outubro, segundo o acórdão nº 926/2020.

Neste novo acórdão, contudo, os conselheiros atestam que “não houve imputação de multa nem nota de improbidade” contra Lupércio e que “não teve suas contas julgadas irregulares”. Para deferir o registro do prefeito-candidato, a juíza Isabelle Moitinho Pinto levou em conta esta deliberação do TCE.

"Antes de julgar os presentes autos, havendo notícia de sessão no Pleno do Tribunal de Contas do Estado, realizada em 14 de outubro de 2020, tive o cuidado de assistir à referida sessão, disponível no canal do TCE na plataforma do Youtube, em julgamento do pedido de rescisão formulado pelo impugnado. Apesar de ter sido rejeitado, é certo que a denúncia anteriormente julgada em outro processo não tem o condão de tornar inelegível o impugnado", justificou a magistrada na sentença proferida na última terça-feira (20).

"Desta forma, resta claro que o impugnado não teve as suas contas rejeitadas, muito embora os fatos objeto da denúncia sejam relevantes, mas nesse aspecto não cabe ao Juízo Eleitoral a análise da conduta ética do impugnado", prosseguiu a juíza.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

ALEPE

Confira os últimos posts



29/11


2020

João Campos vota no Recife na manhã de hoje

Por Edson Mota - especial para o Blog

Ao lado de representantes políticos, como o governador Paulo Câmara e o prefeito do Recife, Geraldo Julio, o candidato João Campos (PSB) votou, no fim da manhã de hoje, no bairro de Casa Forte, na Zona Norte do Recife.

O socialista afirmou que chega à reta final da campanha eleitoral com o sentimento de dever cumprido. "Chegamos até aqui com o sentimento de dever cumprido e vou me dedicar integralmente à cidade. Aqui é só gratidão", afirmou.

Além dos principais gestores, o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) e o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros (PP), estiveram acompanhando o prefeiturável na Escola Professor Cândido Duarte.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

O Jornal do Poder

29/11


2020

Eleitores são detidos em Paulista por boca de urna

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da promotora Eleitoral Christiana Ramalho Leite, informou que foi realizada, na 146ª Zona Eleitoral, detenção de eleitores na Escola Gil Peres, no bairro de Pau Amarelo, pela realização de crime de boca de urna.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu no Zap

29/11


2020

André Ferreira: Marília é o melhor para Recife

Por Houldine Nascimento da equipe do blog

Outra liderança a acompanhar a candidata a prefeita do Recife Marília Arraes (PT) neste dia de votação foi o deputado federal André Ferreira (PSC), que preside a legenda em Pernambuco. O parlamentar falou sobre a relação de amizade com a prefeiturável e disse que ela representa "o melhor para o Recife".

"É uma alegria estar aqui com vocês hoje. Tive a oportunidade de ser vereador ao lado de Marília, com três mandatos, e agora como deputado. Tenho certeza de que o melhor para o Recife é você. Como Anderson já falou, começar o dia louvando a Deus é um ato de respeito. Lá para a noite, vamos ter a primeira prefeita eleita do Recife. A verdadeira mudança se chama Marília", declarou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


29/11


2020

Nilvan Ferreira: “Fizemos campanha limpa, sem fake news”

O candidato a prefeito de João Pessoa, Nilvan Ferreira (MDB), votou por volta das 10h20 deste domingo (29), na Escola Municipal Seráfico da Nóbrega, na rua Ubirajara Targino Botto, nº 36, no bairro de Tambaú, em João Pessoa.
Nilvan chegou ao local acompanhado do senador José Maranhão, e seu candidato a vice-prefeito, Eduardo Milanez.
"Fizemos uma campanha limpa, sem fake news, uma campanha que falou a verdade para a população", afirmou Nilvan.  A cidade só muda se tiver um gestor diferente. João Pessoa não precisa de um gestor requentado, do passado, acusado de corrupção", disse.

Clickpb


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

29/11


2020

Cícero Lucena: " Fundamental que o governo esteja ao nosso lado"

O candidato a prefeito de Joçao Pessoa, Cícero Lucena (PP) votou por volta das 11h, no colégio Meta, em frente ao canal do Bessa. O candidato estava acompanhado de seu vice-prefeito, Leo Bezerra, pelo governador João Azevêdo e a senadora Daniella Ribeiro. 

"Temos a alegria de ter a companhia do governador João Azevêdo, preparando João Pessoa para um milhão de habitantes. É fundamental que o governo esteja ao nosso lado", disse. 

Clickpb


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


29/11


2020

"Recife precisa de mudança", diz Anderson Ferreira

Por Houldine Nascimento, da equipe do blog

O prefeito reeleito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), foi uma das lideranças evangélicas que se reuniram mais cedo com a candidata do PT à Prefeitura do Recife, Marília Arraes. Na ocasião, o gestor falou sobre o apoio dado à prefeiturável. 

"Marília é uma amiga que conhecemos, e não é de hoje. A convivência demonstrou para todos nós e para a população que o Recife precisava de uma verdadeira mudança, que representasse o futuro da cidade. E hoje nós estamos iniciando um dia importante para a cidade. Estivemos ontem numa carreata e a emoção já tomava conta da nossa prefeita. Eu a admiro pela iniciativa que teve em começar esse dia tão importante agradecendo a Deus", disse Anderson.

"Marília foi uma pessoa que sofreu tantos ataques, foi tão perseguida, mas os humilhados serão exaltados", completou o prefeito de Jaboatão, que falou ainda sobre necessidade de mais parcerias com o Recife.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


29/11


2020

Bolsonaro, Paes e Crivella votam no Rio de Janeiro

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegou por volta das 10h40 na escola municipal Rosa Da Fonseca, que fica na Vila Militar, em Deodoro, na zona oeste do Rio de Janeiro, para votar. Ele deve retornar a Brasília no início da tarde. Acompanhado por seguranças, na chegada o presidente não deu entrevistas a jornalistas e falou rapidamente com alguns apoiadores. Cerca de 30 pessoas o aguardavam no local. Usando máscara, Bolsonaro chegou a pegar uma criança no colo antes de entrar na escola para votar. 

Os candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos) e Eduardo Paes (DEM), votaram na manhã deste domingo, no Rio. 

Crivella foi o primeiro. O atual prefeito do Rio chegou para votar às 10h na Escola Municipal Sérgio Buarque de Holanda, na Barra da Tijuca, zona oeste. Cerca de trinta minutos depois, Paes votou no Gávea Golf Club, em São Conrado, na zona sul. 

 Com informações do UOL e Estadão

     


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Wellington Antunes

Filho 04, aquele que o bozo falou que era o pegador do condomínio, agora é consultor federal da Secretaria Especial de Cultura da União, com um salário de 37.000,00 Reais. É essa a meritocracia que eles falam? Bolsomínion, tu és um OTÁRIO!

Wellington Antunes

Voto perdido no Crivella



29/11


2020

Movimento nos locais de votação é considerado fraco

Por Edson Mota – especial para o Blog

A chuva que caiu no Recife, na manhã de hoje, parece ter inibido os eleitores da capital pernambucana a irem votar. A reportagem visitou alguns locais de votação e o movimento nas primeiras horas do dia foi considerado mais fraco que o primeiro turno.

Na Escola Estadual Barbosa Lima, na área central do Recife, os eleitores que foram ao local relataram que, ao contrário do primeiro turno, o movimento foi inexistente.

O sentimento dos eleitores na Escola Municipal Paulo Freire, na Madalena, Zona Oeste do Recife, é de que o fluxo de pessoas está menor. "Passei de três a quatro minutos na escola e não tive nenhum problema", revela o eleitor Fernando Andrade, que foi votar ao lado da sua esposa, Lucielma Andrade.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


29/11


2020

TSE substitui 194 urnas eletrônicas

Nas primeiras duas horas e meia do segundo turno, a Justiça Eleitoral substituiu 194 urnas eletrônicas. Este número corresponde a 0,13% do total de 97 mil equipamentos distribuídos pelo país. Segundo balanço divulgado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a maior parte dos equipamentos, 65, foram trocados no estado de São Paulo, principal colégio eleitoral do país.

Em seguida há registros de 56 urnas substituídas no Rio de Janeiro e 15 no Ceará. O boletim do TSE foi divulgado às 10h deste domingo com dados compilados até as 9h27. Não foram informados crimes eleitorais. De acordo com o balanço do tribunal, outros 12 estados registraram troca de urnas. São eles: Bahia (2), Espírito Santo (8), Goiás (6), Maranhão (1), Minas Gerais (6), Pará (3), Pernambuco (1), Rondônia (2), Roraima (3), Rio Grande do Sul (11), Santa Catarina (1) e Sergipe (14).

UOL


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


29/11


2020

Até tendas com distribuição de bebida

Na Avenida Hideldrando Vasconcelos, no bairro de Dois Unidos, Zona Norte da cidade, leitores do blog encontraram e denunciaram um verdadeiro comitê de João, uma tenda amarela, com distribuição de bebidas aos eleitores que se aproximam das suas sessões para votar.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha