19/10


2020

Ibope: Geraldo é o prefeito mais desaprovado do NE

JC Online

Após sete anos e 10 meses de gestão, o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), se despede do cargo amargando o título de gestor mais mal avaliado do Nordeste e o quinto com a maior desaprovação entre as capitais de todo o Brasil. De acordo com a pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, o socialista tem 55% de desaprovação, ante aprovação de 40% dos recifenses.

Na outra ponta, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), obteve o melhor desempenho entre as 26 capitais pesquisadas pelo Ibope, que ouviu eleitores para saber quem eram os melhores prefeitos. Ele tem 85% de aprovação e 12% de desaprovação.

Assim como Geraldo e ACM Neto, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), não pode concorrer à reeleição, pois já está no segundo mandato. O pedetista é aprovado por 66% dos fortalezenses e desaprovado por 29%. Com isso, no Nordeste, ele fica atrás apenas do gestor soteropolitano.

Apesar do resultado favorável, Roberto não consegue transferir sua popularidade para seu candidato, o deputado estadual José Sarto (PDT), que tem 16% das intenções de voto e está em terceiro lugar no Ibope. Situação parecida vivem os prefeitos de Teresina, no Piauí, Firmino Filho (PSDB), e de São Luiz, no Maranhão, Edivaldo Holanda Júnior (PDT). Com aprovação superior a 55%, os gestores veem seus indicados à sucessão correrem o risco de ficarem de fora da disputa de um eventual segundo turno.

Em João Pessoa, na Paraíba, o cenário é ainda mais adverso para a candidata do prefeito Luciano Cartaxo (PV), que não pode concorrer à reeleição por estar já há quase oito anos à frente da administração municipal. Lá, Edilma Freira (PV) não empolgou e vem patinando nas pesquisas, com apenas 5% das intenções de voto.

De acordo com o cientista político e professor da Faculdade Damas Elton Gomes, isso acontece porque a transferência de popularidade é mais difícil se comparada à transferência de rejeição.

Além disso, conta ele, outros fatores podem se impor na hora do eleitor decidir em quem votar, como uma eventual união do candidato com outras forças políticas que podem ser consideradas impopulares.

"Há uma maior facilidade de repassar o lado negativo para quem recebe o apoio de quem está na cadeira de prefeito. Isso porque, certamente, aquela pessoa já tem uma posição demarcada em relação à gestão, que pode ter mais de 40% de aprovação, mas, por outro lado e ao mesmo tempo, acumular um considerável índice de reprovação", explica o professor. "O eleitor que rejeita quem está na cadeira de prefeito tende a rejeitar também quem recebe seu apoio. O oposto não necessariamente é verdade", completa.

Mesmo com essa tendência, o prefeito do Recife não tem atrapalhado o voo do seu candidato, o deputado federal João Campos (PSB). O filho do ex-governador Eduardo Campos está entre os três candidatos com maior percentual de intenção de votos nas capitais do Nordeste, atrás apenas de Bruno Reis (DEM), em Salvador, com 42%. Segundo a pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, João tem 33% das intenções, número idêntico ao obtido pelo candidato à reeleição em Natal, no Rio Grande do Norte, Álvaro Dias (PSDB). Na capital potiguar, o índice de aprovação de Dias chega a 63%.

Quem também concorre à reeleição aprovado pela maioria dos eleitores é o prefeito pedetista de Aracaju, Sergipe, Edvaldo Nogueira. O gestor tem 58% de aprovação e tem 32% das intenções de voto, o que o torna líder da disputa, segundo aponta pesquisa Ibope. Ele é seguido por Delegada Danielle (Cidadania), que tem 21%.

Para o cientista político e sociólogo Antônio Lavareda, a avaliação do prefeito Geraldo Julio não tem influenciado negativamente o desempenho de João Campos porque o parlamentar tem focado sua campanha em si e na figura do pai. "A campanha de João Campos está fortemente centrada na sua figura, na figura pessoal, apresentando o jovem deputado. Além disso, rearma muito a escola política que teve com o ex-governador Eduardo Campos, que, das lideranças políticas de Pernambuco, é a que tem a melhor avaliação retrospectiva. Tudo isso contribuiu para levá-lo à condição de líder nas pesquisas", afirmou o especialista.

Desaprovado por 49% da população de Maceió, em Alagoas, o atual prefeito da cidade, Rui Palmeira (sem partido), também não tem sido empecilho para o candidato apoiado pela gestão, Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB). O emedebista divide o primeiro lugar da disputa pela prefeitura com JHC, que fora derrotado por Palmeira em 2016. Mendonça tem 26% das intenções de voto, enquanto o socialista registra 25%.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo 2021

Confira os últimos posts



07/03


2021

Plantão de Olinda vacina 1,3 mil idosos

Olinda deu continuidade ao plantão de vacinação contra a Covid-19 no fim de semana. Foram 894 pessoas ontem, enquanto 407 olindenses receberam a dose hoje. A força tarefa atendeu os idosos a partir de 78 anos em pontos localizados em Casa Caiada, Rio Doce, Águas Compridas, além dos acamados.

Na ação do fim de semana, 1301 pessoas receberam a vacina. A Secretaria Municipal de Saúde informa que, desde a chegada das doses em Olinda, 7953 delas foram aplicadas em maiores de 78 anos, ou seja, 96% dessa faixa etária.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


07/03


2021

Dom Fernando Saburido: Prioridade é salvar vidas

Queridos irmãos e irmãs,


Fomos informados que, nesta segunda feira, terão início na Assembleia Legislativa as negociações para aprovação do projeto que inclui as atividades religiosas, nos templos, como essenciais.

Reconhecemos a religião como grande conforto espiritual para a nossa vida, sobretudo nas ocasiões mais desafiadoras. Por outro lado, entendemos que, em momento tão grave como estamos passando, quando cresce assustadoramente no Brasil o número de infectados e falecidos por conta da Covid-19, a preocupação com as celebrações nas igrejas não pode ser a principal.

A prioridade deve ser salvar vidas. A prática religiosa independe do templo, conforme Mt 18,20: “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles”. As pessoas podem fazer uso dos recursos da tecnologia para participar das celebrações, à distância, e realizar suas devoções em suas casas, em conjunto com sua família, como “Igreja Doméstica”, tão preconizada no Concílio Vaticano II e no Catecismo da Igreja Católica (cf. LG, 11; CIC 1655 – 1658).

Neste momento devemos concentrar nossas energias no combate à pandemia, procurando fazer a nossa parte, ou seja: ficando o quanto possível em casa, mantendo o distanciamento social, a higienização, fazendo uso permanente da máscara e não deixando de tomar a vacina. Cuidemos uns dos outros, sobretudo dos idosos, dos pobres, daqueles que não têm onde morar.

Achamos importante reconhecer a religião como essencial e agradecemos o empenho do legislativo estadual. Ao mesmo tempo, esperamos dos governantes e legisladores medidas mais eficazes para evitar, ou pelo menos diminuir, o escândalo das aglomerações nos transportes públicos, a aprovação de leis que visem digna condição de vida para os desempregados e melhorias na assistência aos enfermos.

Que Deus tenha misericórdia do nosso povo.


Dom Antônio Fernando Saburido, OSB Arcebispo de Olinda e Recife

Dom Limacêdo Antonio da Silva, Bispo Auxiliar de Olinda e Recife


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca 2021 IPTU

07/03


2021

Jefferson responde críticas de Armando ao PTB

O ex-deputado federal e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, não gostou de o ex-senador e ex-ministro Armando Monteiro Neto ter dito que a sigla "parece uma seita" em razão do alinhamento ao presidente Jair Bolsonaro. Em entrevista ao Congresso em Foco, ontem, Armando também criticou diretamente o líder trabalhista. "O partido se tornou tudo o que eu não acredito. Roberto Jefferson chegou a proibir o apoio a candidatos de esquerda em nossos estados", declarou.

Jefferson foi ao Twitter, hoje, para rebater o ex-ministro, a caminho do PSDB: "O ex-senador Armando Monteiro disse que eu comando uma 'seita'. Pois se eu sou seita, ele é uma receita que mistura tudo, comunismo, fabianismo, liberalismo, udenismo, petismo. Se nós somos uma seita, ele é uma receita, desde que ele leve sempre vantagem. Serve a Deus e ao diabo."


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


07/03


2021

Feitosa defende igreja como atividade essencial

O deputado estadual Alberto Feitosa (PSC) considera que as igrejas devem ser consideradas atividades essenciais em Pernambuco. O parlamentar gravou um vídeo e publicou, hoje, nas redes sociais que vai votar a favor do Projeto de Lei nº 1094/2020, de autoria do deputado Cleiton Collins (PP), que reconhece os templos como serviço essencial.

"Eu vou me posicionar votando sim, na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, da qual sou membro titular, e vou votar em plenário sim", afirmou. Com as novas determinações do Governo de Pernambuco, as atividades religiosas estão proibidas de serem exercidas de segunda a sexta, das 20h às 5h, e aos finais de semana. A Secretaria Estadual de Saúde justifica a necessidade das medidas para evitar que a expansão da Covid-19 em Pernambuco.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

ABAIXO FALSO MORALISMO

Filho da puta oportunista


Jaboatão Março 2021

07/03


2021

Líderes religiosos cobram João Campos em protesto

Durante o ato realizado nas proximidades do Palácio do Campos das Princesas, no Recife, hoje, representantes de igrejas evangélicas reclamaram do prefeito João Campos (PSB). Segundo o grupo, o gestor não os atendeu para uma conversa. "Nós votamos em João Campos, e João Campos (nem) sequer recebeu os pastores evangélicos", disse o cantor gospel e pastor Armando Filho.

Os manifestantes também criticaram o governador Paulo Câmara (PSB) pelas novas medidas restritivas, que determinaram o fechamento de serviços não essenciais, em que os templos religiosos estão enquadrados. "O que o governador do Estado está achando? Que nós somos um povinho qualquer? O que Paulo Câmara está achando? Nós somos essenciais", continuou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

ABAIXO FALSO MORALISMO

Vagabunda essa Clarissa , prostituta


Petrolina 2021

07/03


2021

Senador Alessandro Vieira será transferido ao Sírio

Diagnosticado com Covid-19, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) vai ser transferido ainda hoje para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Os médicos decidiram pela internação para um acompanhamento contínuo da doença. As informações são do Sergipe Notícias. Ainda de acordo com a apuração, o senador responde bem aos tratamentos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

07/03


2021

Com Alzheimer avançado, Marco Maciel pega Covid

Por Hylda Cavalcanti 
De Brasília

O ex-vice-presidente da República Marco Antonio Maciel, também ex-governador e ex-senador de Pernambuco, hoje morando em Brasília, com a esposa Ana Maria, que acompanha de perto a extensão do Alzheimer dele, bastante avançado, deu entrada num hospital de Brasília com Covid.

Ele apresentou sintomas de resfriado e dificuldade respiratória neste fim de semana, o que acendeu o alerta dos familiares. Foi levado na manhã deste domingo para o Hospital DF Star, em Brasília, onde após uma bateria de exames, os médicos confirmaram que está com a doença.

Conforme contaram ex-assessores próximos da família, o ex-vice-presidente, entretanto, apresenta sinais estáveis, está bem medicado e foi enviado de volta para casa. Há desconfianças de que pegou a doença com uma das suas enfermeiras, que estava assintomática.

Maciel sofre de Alzheimer desde 2014 e desde então vive recluso no apartamento onde mora com a esposa, recebendo apenas visitas de amigos próximos e familiares. 

O ex-vice-presidente completou 80 anos em agosto passado e continua sendo muito reverenciado por toda uma geração de políticos com quem conviveu.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Jornao O Poder

07/03


2021

Empresário Luiz Ceará, do Arriégua, morre de Covid-19

O empresário Luiz Ceará faleceu, hoje, em decorrência da Covid-19. Sua trajetória ficou marcada pelo incentivo a diversos artistas, que eram convidados a se apresentar no Restaurante Arriégua, na Várzea, Zona Oeste do Recife. Atuou no ramo por mais de 30 anos, com o Pai D'Égua, além do citado Arriégua. Além disso, foi professor da Economia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O músico Alcymar Monteiro lembra com carinho de Luiz Ceará: "Era um amigo inconfundível dos artistas. Eu o conheci através de Dominguinhos. Muitos artistas, quando vinham para cá, ficavam na casa dele. É um nome que não será esquecido pelo que fez pela arte, pela cultura, pelo forró."


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

marcos

Que Deus o guarde em um bom lugar, figura humana ímpar.


Blog do Magno 15 Milhões de Acessos 2

07/03


2021

Vitória instala barreiras sanitárias em feira livre

Em uma ação inédita, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vitória de Santo Antão, na Mata Sul pernambucana, instalou barreiras sanitárias de controle da Covid-19 nas entradas da feira livre do centro da cidade. A intenção é que haja disciplinamento na entrada das pessoas que acessam o centro de compras ao ar livre durante todo o dia. 

A medida foi adotada junto com a antecipação da feira, que ocorre aos sábados (6), para a sexta-feira (5) em função da Data Magna de Pernambuco e também pelas medidas mais rígidas implantadas pelo Governo do Estado. A ação foi aprovada pela população. Ao todo foram colocadas quatro barreiras, sendo elas na Praça Luís Boaventura, na Praça Duque de Caxias, na Avenida Mariana Amália e na Praça 13 de Maio.

“Nesses pontos, agentes sanitários, bombeiros civis e guardas municipais orientavam a população sobre medidas preventivas contra a proliferação do coronavírus, além de aferir a temperatura das pessoas, disponibilizar álcool 70% e máscaras”, explicou o secretário de Saúde, Eudes Lorena.

A decisão de antecipara a feira foi tomada em uma reunião na última quarta-feira (3), com a presença do prefeito Paulo Roberto (MDB), do vice-prefeito Edmo Neves, secretários, procurador-geral, coordenadora de Vigilância Sanitária, representantes do Corpo de Bombeiros e comércio, entre outros.

Ficou decidido, também, que as feiras livres do Maués, Lídia Queiroz e Águas Brancas serão mantidas aos domingos. “As feiras do domingo nos bairros são essencialmente de produtos alimentícios, serviço essencial que está liberado pelo Governo do Estado”, destacou o prefeito. Barreiras sanitárias também serão instaladas nestes espaços.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


07/03


2021

Joel da Harpa vai a Garanhuns defender Guarda armada

O deputado estadual Joel da Harpa (PP) passou a última sexta-feira (5) em Garanhuns, no Agreste pernambucano, para uma série de compromissos com foco na segurança pública. Ele foi recebido pelo prefeito Sivaldo Albino (PSB) e discutiu a importância dos guardas civis municipais no combate à violência e defendeu o cumprimento da Lei Federal 13.022/2014, que prevê o armamento dos agentes.

O parlamentar destacou que a atuação da categoria tem reflexo nas outras instituições que atuam no campo da segurança, ajudando as forças policiais, que podem direcionar sua atenção para outras localidades. “Todas as cidades que investiram nas suas guardas com capacitação e armamento tiveram bons resultados quanto à redução da criminalidade”, disse.

Joel também ressalta que foi finalizado o julgamento das ações em tramitação no Supremo Tribunal Federal que questionavam o critério populacional estabelecido no Estatuto do Desarmamento para que as guardas municipais possam se armar. Por 8 votos favoráveis e 3 contrários, o plenário do STF decidiu que todas as Guardas Municipais podem ter acesso ao porte de arma, independente do número de habitantes dos seus Municípios.

O julgamento confirma a decisão do ministro Alexandre de Moraes, exaurida em sede de decisão cautelar.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


07/03


2021

Sem máscaras no Brasil, com máscaras em Israel

O Antagonista

A comitiva do governo brasileiro chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, desembarcou neste domingo em Israel.

É curioso observar que na fotografia divulgada na manhã de hoje, já em território israelense, todos os integrantes do grupo aparecem usando máscaras.

Ontem, pouco antes da partida, os mesmos membros da comitiva posaram para fotos sem o equipamento. O bom exemplo não serve para o Brasil?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha