Lavareda

18/09


2020

O Posto Ipiranga abasteceu o BTG?

Por Arnaldo Santos*

“De repente tudo vai ficando tão simples que assusta”. Tem razão o poeta! Assusta ver a naturalidade com que os mandarins da República estão transferindo o patrimônio pertencente à sociedade brasileira para a corriola de especuladores do mercado financeiro.

A frase com a qual iniciamos essa reflexão foi extraída de um poema do genial Mário Quintana, e sua sensibilidade ilustra bem a maneira simples e assustadora com que bilhões em ativos financeiros do povo brasileiro estão sendo entregues por esse governo para a turma da banca, devidamente autorizado pelo Ministério da Economia, que, embora pareça legal, é imoral!

Para entender como se dá essa promiscuidade e identificar a sua gênese, é preciso voltar um pouco no tempo, ao ano de 1983 – quando o então economista Paulo Roberto Nunes Guedes, hoje Ministro da Economia, fundou o BTG - Pactual, um banco de investimento especializado em capital de “risco”, além de administração de fundos e gerenciamento de ativos globais.

É consabido o fato de que, em julho último, o Banco do Brasil realizou sua primeira transação envolvendo créditos fora do seu conglomerado. Quer dizer, com um banco privado. A operação envolveu uma carteira de créditos avaliada em 2,9 bilhões, vendida pelo simbólico valor de 371 milhões. Se o leitor está imaginando que esse lucrativo negócio foi transacionado com o BTG – Pactual, acertou! Percebeu o tamanho do “risco”?

É imperioso afirmar que toda a negociação foi feita sem o mínimo de transparência, e quando veio a público, o negócio já estava concluído. Nem os servidores do Banco souberam da transação, pois não houve licitação nem qualquer outro processo que possibilitasse a participação de outras instituições financeiras na disputa, conforme aponta matéria publicada pelo site The Intercept-Brasil, onde relata toda essa história nada honrosa para os personagens da trama.

De tão suspeita a tal operação, os funcionários do Banco do Brasil formularam denúncia junto ao TCU, pedindo uma investigação, cujo relatório final é aguardado com muita expectativa. O sigilo envolvendo o referido conluio, desde o início, teve nome e sobrenome – BTG – Pactual Guedes.

Se o leitor está ruborizado por saber que um ativo financeiro, patrimônio do povo brasileiro, de quase 3 bilhões de reais, foi “vendido” por pouco mais de 10% por cento do valor, o que já é gravíssimo, o mais escandaloso você vai ler nos parágrafos subsequentes.

Mencionada operação, digamos, “estruturada”, (não sei se essa expressão lhe lembra algum episódio recente de corrupção), ganha contornos ainda mais impensáveis, quando o economista Mansueto Almeida, que deixou o governo recentemente é contratado pelo BTG, mesmo antes de deixar o cargo. De reconhecida capacidade técnica, já estava no governo desde 2016, é amigo do Ministro da Economia Paulo Guedes, e foi convidado para permanecer em sua equipe como secretário nacional do Tesouro.

É cediço o fato de que, no último mês de junho, alegando cansaço, Mansueto anunciou que deixaria o governo, pois não aguentaria ficar até 2022. Logo que surgiram boatos de que já estaria negociando um novo emprego no setor privado, afirmou: “[…] não é verdade. Seria maluquice eu estar no governo e vendo para onde ir. Vou definir isso na quarentena depois que sair”.

A quarentena a que ele se refere é o tempo que os agentes públicos devem cumprir antes de irem trabalhar no setor privado (por lei, são seis meses), para evitar o uso de informações privilegiadas obtidas enquanto estiverem no governo, em favor dos interesses privados, especialmente em uma área estratégica como a de política econômica, como o Mansueto exercia.

Mas para surpresa, entretanto,  dos bem-intencionados desta Nação, o que se viu já no primeiro mês da quarentena foi o anúncio da sua ida para o BTG – Pactual, apesar de ele ter considerado “maluquice” imaginar que estaria negociando emprego no setor privado, enquanto ainda estava como secretário do Tesouro. Ficou escandalizado?

Por compromisso com a verdade deve ser dito ao leitor que esse troca-troca de cargos públicos e privados, embora escandaloso virou uma prática corriqueira no Brasil, desde a redemocratização, e a lista dos que deixaram esse, e o governo anterior, e foram para iniciativa privada cumprindo ou não a quarentena é extensa.

Além de Mansueto Almeida, o caso mais recente é o do ex-assessor especial do Ministro Paulo Guedes, Caio Megale, que pediu para sair agora em julho, foi dispensado de cumprir a quarentena, e há uma semana foi contratado como economista-chefe da XP Investimento. Outro que percorreu o mesmo caminho, foi o então Ministro da Fazenda no governo Temer, Eduardo Guardia, que desde julho do ano passado assumiu a presidência da área de gestão de ativos do mesmo BTG. Ana Paula Vescovi, ex-secretária do Tesouro, atualmente é economista-chefe do Santander. Ilan Goldfain, ex-presidente do Banco Central, é o presidente do Credit Suisse no Brasil, e a relação continua aumentando.

Diante dessa promiscuidade, ao MPF, cabe investigar o descumprimento da quarentena, e ao Congresso Nacional, aprovar uma lei mais rígida que ponha um fim a essa prática vergonhosa, que revela a um só tempo falta de ética e desvio de conduta enquanto agente público.

O mais grave você vai saber agora. De acordo com informações publicadas na mídia grande nacional, inclusive nas redes de televisão, Mansueto  será sócio, e por tanto um dos donos dessa carteira trilionária, (como assim, sócio de um banco ao pedir demissão do tesouro nacional), economista-chefe do BTG, que por uma dessas coincidências, foi fundado por Paulo Guedes, seu amigo e ex-chefe, o mesmo que autorizou a transferência da carteira do Banco do Brasil, pelo simbólico valor de 371 milhões. Não é preciso dizer mais! Como nesse governo o conceito de corrupção foi relativizado, tudo parece tão simples e normal, que até assusta!

De tão vergonhosa essa operação, Rubens Novaes, então presidente do Banco do Brasil, ainda em julho, após a conclusão desse escandaloso negócio, onde o governo entregou esse mimo de 3 bilhões do povo brasileiro, para o BTG, encaminhou  sua carta de demissão ao posto Ipiranga-BTG, alegando não ter se adaptado a cultura do compadrio predominante em Brasília, leia-se, no governo do Presidente Bolsonaro.

Apesar de o economista Mansueto só poder assumir suas novas funções em janeiro, o BTG, da corriola do Paulo Guedes, não teve o pudor nem de esperar até lá, e já está  faturando no mercado com o anúncio de sua contratação; afinal, é alguém que passou quatro anos, somando os períodos dos governos Temer e Bolsonaro, acumulando informações privilegiadas no Tesouro, o que faz seu nome valer muito para o mercado. De tão boa essa transação, e de tão benéfica sua saída do governo, nem é preciso ir para Pasárgada, pois aqui também ele é amigo do Rei!

A indecência dessa operação “estruturada” e camuflada, para a venda dessa carteira, serviu para escancarar de vez a promiscuidade que existe entre os interesses públicos e privados, em um governo, cujo Presidente se elegeu ancorado em um discurso nacionalista, assegurando a defesa do patrimônio estatal, indignado e intransigente no combate à corrupção.

Ante esse despudor e os escassos escrúpulos éticos do mandarim da economia, não é sem propósito imaginar que, com o objetivo de promover outras negociatas de transferências de mais ativos do patrimônio da nossa Nação, para a banca, o agora ex-posto Ipiranga tenha levado um cartão vermelho do Presidente, no início da semana, e fingiu que não foi com ele.

Como é típico dos vassalos, além de não defender sua equipe da humilhação pública sofrida no episódio da suspensão do Projeto Renda Brasil, sem nenhum resquício de dignidade, cinicamente, afirmou que o cartão vermelho não foi para ele. A conclusão a que se chega é que, o posto Ipiranga depois de abastecer o BTG, ficou sem combustível para fazer funcionar o Renda Brasil.

Para um Ministro da Economia aceitar ser desautorizado publicamente pela segunda vez, e ainda concordar com a grosseria do Presidente, sendo ele um professor de respeitadas instituições de ensino superior, tido e havido como homem supervalorizado pela banca da qual ele mesmo é um  renomeado integrante, dá até para desconfiar de tanta abnegação, e perguntar que outros interesses o levam a permanecer no cargo. Não vai querer nos convencer de que é por amor à Pátria! As evidências revelam uma total ausência de amor-próprio do Ministro, e me permitem afirmar que As vaidades e as ambições dos homens apagam suas biografias!

Em artigo publicado na mídia nacional, com o título A Porta-giratória Mercado-Governo, o economista Alexandre Andrada destaca a facilidade e o cinismo com que as autoridades públicas permitem que os interesses privados sequestrem os proveitos públicos à luz do dia. E assinala: “[…] ao chamar gente do mercado para comandar a política monetária, cambial e financeira do País, o governo, em certa medida, entrega superpoderes aos grupos privados que atuam nesse setor. Ao contratar com frequência funcionários e gestores públicos em troca de salários milionários, as empresas financeiras geram incentivos para que essas pessoas se comportem desde sempre em favor dos interesses de futuros e potenciais empregadores”.

No BTG, por exemplo, além de André Esteves, Pérsio Aridas, um dos seus donos, economista que trabalhou no Plano Cruzado, e foi um dos mentores do Plano Real, foi também presidente do BNDES e do Banco Central no governo FHC. Isso evidencia que, além de um problema de caráter dos indivíduos, revela a existência de uma questão de ordem estrutural, no Estado Brasileiro.

Também deve ser dito que, “[…] esse tipo de conflito de interesses nunca foi problema para esses liberais do alto escalão do mercado financeiro”, especialmente se um deles é o próprio Ministro da Economia.

*Jornalista, sociólogo e doutor em Ciências Políticas


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

marcos

PERGUNTAS A UM BANDIDO CANALHA !!!.......... Ministro Celso de Melo , o Sr. sentiu a democracia ameaçada quando Jacques Wagner disse que o erro do PT foi não fazer uma revolução como Cuba ? O Sr. sentiu a democracia ameaçada quando José Dirceu disse que se deveria tirar todos os poderes do STF? O Sr. sentiu a democracia ameaçada quando o deputado Wadih Damous falou em fechar o STF? O Sr. sentiu a democracia ameaçada quando Marilena Chaui na frente de Lula da Silva disse que odiava a classe média? O Sr. sentiu a democracia ameaçada quando Lula da Silva disse em discurso que “somos nós contra eles”? O Sr. sentiu a democracia ameaçada quando por duas vezes através de decreto lei os governos do PT tentaram controlar a mídia? O Sr. sentiu a democracia ameaçada quando o PT publicou em 2014 na sua página uma lista de jornalistas desafetos colocando-os em risco? O Sr. sentiu a democracia ameaçada quando dois pugilistas pediram asilo político ao Brasil e foram devolvidos à Cuba? O Sr. sentiu a democracia ameaçada quando o líder da CUT ameaçou pegar em armas dentro do Palácio do Alvorada? O Sr. sentiu a democracia ameaçada quando Mauro Iasi, dirigente do Partido Comunista Brasileiro (PCB), falou que - “para militantes de direita, um bom paredão, onde vamos colocá-lo na frente de uma boa espingarda, com uma boa bala e vamos oferecer, depois, uma boa pá, uma boa cova. Com a direita e o conservadorismo, nenhum diálogo, luta.”? O Sr. sentiu a democracia ameaçada quando Lula afirma a Dilma que a Suprema Corte está “totalmente acovardada”? O Sr. sentiu a democracia ameaçada com a criação do Foro de São Paulo? Sr. Ministro , a justiça não pode ser cega apenas quando interessa. Sr. Ministro pare de ameaçar o Estado Democrático de Direito. Divulgue ao máximo!


O Jornal do Poder

Confira os últimos posts



27/10


2020

Gilvandro tem 7 pontos de vantagem em Belo Jardim

A pesquisa do Instituto Opinião em Belo Jardim, em parceria com este blog, aponta o candidato do DEM na frente, abrindo uma vantagem de sete pontos percentuais em relação ao segundo colocado. Se as eleições fossem hoje, Gilvandro Estrela teria 34,6% dos votos, seguido por Isabelle Mendonça, do PSB, com 26,9%. Wilsinho, do PTB, está em terceiro, com 14,9%. Já o candidato Beto de Lulão (PT) tem apenas 2,9%. Os outros dois prefeituráveis, Bernardo da Água (PRTB) e Edson (PMN), não atingiram 1% das intenções. Brancos e nulos somam 11,7% e indecisos são 9%.

Na pesquisa espontânea, em que o entrevistado precisa lembrar o nome do candidato sem o auxílio do disco com o nome de todos os concorrentes, Gilvandro também lidera, com 25,1%, enquanto Isabelle tem 21,4%. Wilsinho foi citado por 10,9% dos eleitores e Beto de Lulão por 1,7%. Brancos e nulos chegam a 10,3% e 30,6% não souberam responder.

No quesito rejeição, Wilsinho assume a ponta: 31,1% dos consultados disseram que não votariam no petebista de jeito nenhum. Isabella é rejeitada por 21,7% e Gilvandro Estrela por apenas 8,6%. Bernardo da Água tem rejeição de 4,3%, seguido por Beto de Lulão (3,4%) e Edson (2,9%). Entre os eleitores, 9,4% rejeitam todos e 18,6% não rejeitam nenhum.

O levantamento do Instituto Opinião, de Campina Grande (PB), foi a campo entre os dias 19 e 20 deste mês, com a aplicação de 350 questionários. A margem de erro é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança de 95%. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação.

A consulta é representativa dos eleitores da área pesquisada (o município de Belo Jardim) e foi feita da seguinte forma: primeiro na aleatorização da amostra em quatro estágios (bairro/localização, rua, domicílio e entrevistado) e depois em um controle das variáveis (sexo e faixa etária), ponderado de acordo com os dados obtidos junto ao TSE e TRE-PE. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo PE-04271/2020.

Quando o levantamento é estratificado, os maiores índices de intenção de voto de Gilvandro estão entre os eleitores da faixa etária entre 35 e 44 anos (39,1%), entre os eleitores com grau de instrução superior (47,4%) e entre os eleitores com renda familiar acima de dois salários (36,4%). Por sexo, tem a preferência de 37,5% das mulheres e de 31,3% dos homens.

Isabelle tem a preferência do eleitorado jovem (39,7%), do eleitorado com grau de instrução fundamental 2 (31,3%) e do eleitorado com renda de até dois salários (31%). Por sexo, 27,2% são mulheres e 26,5% são homens.

Wilsinho, por sua vez, tem seus maiores índices de voto entre os eleitores idosos (20,3%), entre os eleitores com grau de instrução superior (21,1%) e entre os eleitores com renda familiar acima de dois salários (21,5%). Por sexo, 15,7% são homens e 14,1% são mulheres.

AVALIAÇÃO DE GESTÃO

O Instituto Opinião também perguntou aos entrevistados sobre o grau de satisfação com os três níveis de poder – federal, estadual e municipal. A administração do prefeito Hélio dos Terrenos (PTB) tem a reprovação recorde de 84,9% e apenas 10% de aprovação. Dos consultados, 5,1% não souberam responder.

O governador Paulo Câmara (PSB) tem desaprovação de 41,1% e é aprovado por 39,7%, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) possui aprovação de 51,7% e é desaprovado por 39,4% do eleitorado.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu no Zap

26/10


2020

Tensão marca corrida eleitoral em Quipapá

Por Houldine Nascimento, da equipe do blog

A corrida eleitoral em Quipapá, na Mata Sul pernambucana, tem sido marcada por uma tensão crescente entre os dois grupos políticos que disputam a Prefeitura. No último final de semana, ficou evidente o acirramento em razão de uma forte discussão entre o vereador Sandro da Vila (PP) e o prefeiturável Alvinho Porto (DEM), na comunidade Nova Vila.

Aliado da candidata a prefeita Lucemar Dias (PP), o legislador chegou a fazer sérias acusações contra apoiadores de Alvinho, a ponto de registrar um boletim de ocorrência. Sandro também disse que foi agredido fisicamente e responsabilizou o deputado Álvaro Porto (PTB), pai do prefeiturável do DEM, por ameaças. “Ele proferiu as seguintes palavras: ‘Se você comentar com alguém, encho sua cara de bala”, afirmou.

Alvinho Porto, por sua vez, diz que vem sofrendo intimidações do grupo adversário e atesta que vai processar o vereador Sandro por calúnia. “Ele inventou que foi agredido. Hora nenhuma isso aconteceu. Vamos mover uma ação contra o vereador, que inclusive já foi preso algumas vezes e é envolvido em um monte de coisa errada. Eles é que andam ameaçando as pessoas do nosso grupo e se fazem de vítimas”, declarou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

26/10


2020

Belo Jardim dorme mais tarde hoje

Exatamente à meia noite, este blog, em parceria com o Instituto Opinião, de Campina Grande (PB), traz a primeira pesquisa de intenção de voto para prefeito de Belo Jardim, no Agreste, município que costuma ter eleições acirradas e disputadas.

No levantamento, também a avaliação dos três níveis de poder – Municipal, Estadual e Federal. Belo Jardim tem 62 mil eleitores, segundo registro oficial do Tribunal Regional Eleitoral. A cidade dos músicos e das marocas encontra na pesquisa uma boa razão para dormir um pouco mais tarde hoje.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Eliezer

Quando teremos uma pesquisa no Cabo de Santo Agostinho



26/10


2020

Editorial analisa distribuição do fundo eleitoral

No Frente a Frente de hoje, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, o meu editorial foi sobre os números divulgados pela Folha de São Paulo referentes ao fundo eleitoral. Vale a pena conferir!

O Frente a Frente tem como cabeça de rede a Rádio Hits 103,1 FM, em Jaboatão dos Guararapes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/10


2020

Noronha passa a contar com serviços do INSS

Os cidadãos noronhenses agora contam com mais facilidade para acessar os serviços previdenciários. Hoje, a Administração de Noronha firmou Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), representado pela Gerência-Executiva Recife. O objetivo é disponibilizar na ilha um espaço para acolher requerimentos direcionados ao INSS e facilitar o acesso das pessoas às demandas relacionadas a assuntos de natureza previdenciária, de forma segura e rápida, através do compartilhamento da base de dados dos sistemas implantados.

Com a iniciativa, a população poderá solicitar benefícios previdenciários, assistenciais e do seguro-defeso do pescador artesanal, (exceto benefícios por incapacidade como auxílio-doença, auxílio-acidente e aposentadoria por invalidez), Certidão de Tempo de Contribuição, revisão de benefícios, certidões variadas, recurso, atualizações para manutenção de benefício, entre outros serviços relacionados ao INSS, na modalidade de atendimento à distância, através de sistema eletrônico.

“Esse Acordo de Cooperação Técnica tem por objetivo facilitar a vida da comunidade noronhense, das pessoas que precisam realizar os serviços junto ao INSS, evitando o deslocamento para o Recife, encaminhando as demandas na própria ilha. Os serviços serão disponibilizados na Casa de Cidadania e Justiça, de segunda a sexta, das 9h às 17h”, diz Felipe Campos, superintendente Jurídico do arquipélago.

A expectativa é de que a população possa começar a utilizar os serviços a partir do dia 16 de novembro. A reunião que firmou o acordo ocorreu no escritório de apoio da administração, no bairro de São José, com as presenças do administrador da ilha, Guilherme Rocha, do desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Erick Simões, do superintendente regional do INSS, Marcos de Brito Campos, da gerente-executiva do INSS em Recife, Denise Martins, e do chefe da Divisão de Benefícios da superintendência regional do INSS, Rodrigo Meireles.

“É com grande satisfação que estamos aqui hoje assinando esse termo de cooperação técnica entre o INSS e Administração da ilha. A partir de agora, todos os noronhenses podem ter o serviço do INSS em uma agência digital que será instalada na ilha. Então, toda a população ganha e todos os segurados vão ter acesso aos serviços do INSS”, comemorou Marcos de Brito Campos, superintendente regional do INSS.

"Estávamos atendendo Noronha por meio de ações programadas, levando servidores até a Ilha. Esse acordo é possível pelo INSS Digital que trouxe uma série de avanços, diminuiu distâncias e fluxos. Parabenizo a todos os envolvidos nesta ação", pontuou Denise Martins, gerente-executiva do INSS em Recife.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/10


2020

Ibope passa vexame no Rio

Pesquisa do Ibope no Rio, parceria com a TV Globo, registrada no último dia 24 para divulgação no dia 30, foi impugnada na justiça, que determinou a inclusão das candidatas Marta Rocha e Benedita da Silva nos cenários de segundo turno. O questionário já foi alterado em tempo recorde, conforme decisão judicial.

No Recife, os questionamentos em relação ao Ibope também se somam como noticiamos com exclusividade, o que só coloca também em dúvida os seus últimos e próximos resultados. Clique aqui e confira a notícia sobre a pesquisa no Rio.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

MARCOS MORAIS

Isso é uma grande besteira, chororô de quem está atrás e muito nas pesquisas, Magno aceita que dói menos, sua candidata estacionou e está sendo ultrapassada por outros candidatos. Aceita a vitória de João Campos e para de colocar dúvida sobre a pesquisa do IBOPE por que o Data folha também deu o mesmo resultado. ACEITA QUE DOI MENOS.

Rafael C.Soares Quintas

Vamos acordar meu povo, não dá pra acreditar em pesquisa patrocinada pela Rede Globo, todo mundo sabe do ódio que essa emissora tem do presidente Bolsonaro, então os candidatos apoiados por ele vão estar sempre por baixo, 2022 tá vindo aí, logo quanto mais prefeito eleito contra o presidente melhor.



26/10


2020

Nadegi realiza carreata pelas ruas de Camaragibe

A prefeita de Camaragibe e candidata à reeleição, Doutora Nadegi (Republicanos), realizou, ontem, uma carreata que percorreu doze bairros da cidade.

Nadegi fez todo o percurso ao lado do seu vice, Délio Júnior, o presidente da Assembleia Legislativa, Eriberto Medeiros, o deputado federal Silvio Costa Filho e as centenas de candidatos a vereadores que integram a coligação Nosso Tempo É Agora.

O roteiro da carreata começou no Ramal da Arena, em Santa Mônica, e seguiu por Cosme e Damião, Bairro dos Estados, Areinha, Nazaré, Vila da Inabi, Aldeia de Baixo, Tabatinga, Vila da Fábrica, Bairro Novo, Timbi e Santana.

A prefeita de Camaragibe agradeceu o carinho recebido. “O sucesso dessa carreata muito nos anima porque mostra a força do povo. Camaragibe nunca viu algo dessa magnitude e isso nos fortalece. Esse ato só reforça que a gente está no caminho certo e que vamos, no nosso tempo, colocar a cidade no caminho certo", declarou a Doutora Nadegi.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/10


2020

Ponto a Ponto entrevista presidente do TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, é o convidado da jornalista Mônica Bergamo e do cientista político Antonio Lavareda, no programa Ponto a Ponto desta quarta-feira, às 23h, no BandNewsTV. A conversa vai girar em torno das eleições 2020 e do esquema montado para quem vai trabalhar e votar.

Barroso tem se empenhado para que as eleições municipais sejam realizadas com tranquilidade. As chamadas eleições da pandemia geram expectativas e muito se especula sobre a possibilidade de alta abstenção. Se as pessoas vão ter medo de sair de casa para votar. Se depender da intenção do eleitorado brasileiro no levantamento da pesquisa XP-Ipespe, de 19 a 20 último, o presidente do TSE pode seguir tranquilo rumo ao pleito: 81% dos brasileiros garantem comparecerem às urnas para votar.

Diante do medo gerado pela Covid-19, 12% afirmam que ainda vão decidir se comparecem para votar e só sairão de casa rumos às urnas dependendo de como esteja a situação da pandemia. Mas 6% acham que não irão comparecer para votar devido ao risco do coronavírus.

O programa Ponto a Ponto é semanal e será reprisado na quinta à meia noite, no sábado às 11h e domingo às 17h30.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/10


2020

Mendonça responsabiliza PSB pelo aumento da violência

Mendonça Filho, candidato a prefeito do Recife pelo DEM, reuniu-se, na tarde de hoje, na sede do Sindicato dos Guardas Civis Municipais (Sindguarda-PE), na Boa Vista, para ouvir a categoria e debater sobre segurança pública para a cidade.

O ex-ministro da educação responsabilizou as gestões do PSB pelo aumento da violência no Recife e reiterou que, em sua gestão, a segurança pública será prioridade. “O Recife é uma cidade insegura. Todo pai, toda mãe, fica com medo quando seus filhos saem de casa sem saber se voltam, pois somos a 7ª capital do país com maior taxa de homicídios, e isso é resultado do descaso das gestões do PSB no combate à violência. Quem mais sofre são os mais pobres. As drogas, o crime e o tráfico estão tomando conta dos bairros. O prefeito tem que ter liderança, compromisso e coragem para fazer a sua parte. E nós, eu e Priscila, vamos cumprir nosso dever de proteger a população e a cidade”, afirmou.

No encontro, Mendonça assinou uma carta de compromissos de fortalecimento e valorização da categoria dos guardas municipais e ressaltou que, para melhorar a segurança no Recife, a Guarda Municipal da capital será capacitada e andará armada. “O Recife é uma das duas únicas capitais do Brasil que ainda não faz isso, por decisão do prefeito Geraldo Júlio. Uma guarda armada e bem treinada é um dos pontos importantes para, não apenas proteger o patrimônio público do município, mas também oferecer segurança às famílias recifenses”, afirmou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/10


2020

Justiça defere candidatura de Joelson em Calumbi

A Justiça deferiu, hoje, o registro de candidatura de Joelson (Avante) à Prefeitura de Calumbi, no Sertão do Pajeú. O juiz da 108ª Zona Eleitoral, Manoel Belmiro Neto, considerou improcedente o pedido de impugnação feito pela prefeita Sandra da Farmácia (PT), que disputa a reeleição.

Na visão do magistrado, Joelson comprovou condições de elegibilidade. “Não havendo informação de causa de inelegibilidade, o deferimento do pedido de registro de candidatura é medida que se impõe”, sentenciou.

Em 2017, a Câmara de Vereadores de Calumbi chegou a reprovar as contas do exercício financeiro de 2012, quando Joelson era prefeito. No entanto, o candidato do Avante recorreu e conseguiu suspender os efeitos da medida.

Foi nisso que o juiz Manoel Belmiro Neto se baseou para chegar à decisão. “No presente momento, a decisão oriunda do Decreto Legislativo nº 01/2017 da Câmara Municipal de Calumbi/PE se encontra com seus efeitos suspensos”, reforça o magistrado.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/10


2020

Marília grava com Lula e se diz entusiasmada com crescimento

A candidata a prefeita do Recife pelo PT, Marília Arraes, cumpriu, hoje, uma agenda de gravações com o ex-presidente Lula, em São Paulo. Os vídeos e áudios serão usados nos programas eleitorais de rádio e televisão, além dos atos da militância e agendas de rua que Marília irá cumprir daqui pra frente.

“Lula fez questão de gravar comigo, principalmente para fortalecer ainda mais a nossa campanha, que já conquistou o Recife e que tem crescido a cada dia. Ter Lula ao meu lado é um orgulho, pois o Recife é grato a tudo o que ele fez pela nossa cidade, como a retirada das palafitas de Brasília Teimosa”, afirma Marília.

De acordo com Marília, durante o encontro Lula reforçou que para ele e para o PT a vitória de Marília é uma prioridade, por todo o legado de avanços que o partido proporcionou à cidade e também por Marília ser a verdadeira representante do projeto de esquerda que ele sempre defendeu, de combate às desigualdades, de inclusão social. Um projeto que também carrega a marca de Miguel Arraes.

“Eu sempre tive lado, sempre estive com Lula, e ele reconhece isto. Assim como ele também vê, pela minha trajetória política, os três mandatos de vereadora do Recife, a atuação na Câmara Federal, a defesa do legado de Arraes, que sou a mais preparada para governar a nossa cidade”, concluiu Marília.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/10


2020

Jaboatão ganha Prêmio InovaCidade 2020

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes ganhou o Prêmio InovaCidade 2020, que é concedido anualmente pelo Instituto Smart City Business America (SCBA) em reconhecimento às práticas de gestão inovadoras, com chancela da ONU-Habitat. O programa vencedor na 8ª edição do evento mais renomado da América Latina foi o Juntos – Avaliação de Resultados em Áreas Estratégicas do Município do Jaboatão dos Guararapes. A cerimônia oficial de entrega da premiação será realizada de forma virtual, devido à pandemia da Covid-19, no dia 10 de novembro, durante a abertura do Congresso do SCBA, que vai até o dia 12, em São Paulo.

O prefeito Anderson Ferreira ressaltou o reconhecimento de um instituto de renome internacional ao Programa Juntos. “Implantamos um programa com foco nos mais vulneráveis, que visa melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo município. A partir da consolidação dos dados e análise das evidências, identificamos os equipamentos prioritários e buscamos as soluções mais adequadas para a melhoria dos serviços prestados. Os resultados são compartilhados e as ações são implementadas com mais efetividade”, destaca.

O Smart City Business America é um instituto formado por especialistas, empresas e organizações públicas que atuam na área de inovação, e está presente em vários países do continente americano. Além da cerimônia oficial de entrega da premiação, o congresso, que acontecerá em novembro, servirá para debater temas fundamentais para tornar as cidades mais inteligentes com ênfase na sustentabilidade.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/10


2020

Clebel e Paizinha realizam bate-papo no Santa Margarida

O prefeito e candidato à reeleição de Salgueiro, Clebel Cordeiro, e a vice Paizinha Patriota, realizam um bate-papo, hoje, a partir das 19 horas, no bairro Santa Margarida. Na ocasião, ele vai ouvir as sugestões dos moradores e apresentar o Plano de Governo.

Durante o bate-papo, Clebel também vai anunciar, dentro do programa de malha asfáltica, obras na área de infraestrutura para melhorar a qualidade de vida dos moradores. Os serviços de calçamento asfáltico serão realizados na região do Estádio Cornélio de Barros até a Asa Branca, uma antiga reivindicação da localidade. 

Na noite de ontem, Clebel visitou a região quilombola de Conceição das Crioulas e anunciou a construção de uma academia das cidades e recursos para fazer a malha asfáltica.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/10


2020

Sebá acompanha chegada de água para os sertanejos

Cumprindo agenda na Zona Rural de Serra Talhada, ontem, o deputado federal Sebastião Oliveira participou da entrega de importantes intervenções na área hídrica, que eram aguardadas pelas famílias sertanejas. A reforma da Barragem de Serrinha, a implantação do Sistema Simplificado da Emprapa (Umburana do Tonhé) e a construção de dois poços (Comunidade do Santana e Poço da Roça) já estão garantindo acesso à água a muitas pessoas que sofriam com as torneiras vazias.

“A recuperação do sistema hidromecânico de Serrinha possibilita a perenização de 70 km do Rio Pajeú, garantindo mais sustentabilidade para as comunidades ribeirinhas que vivem basicamente da pesca artesanal, da agricultura e da criação de animais. Sou grato ao presidente Jair Bolsonaro pela realização desta intervenção, em atendimento ao meu pleito. Não sossegarei, enquanto tiver gente sofrendo sem água”, destacou Sebastião Oliveira.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/10


2020

Inajá: Leonardo promete cuidar do homem do campo

O candidato a prefeito de Inajá pelo PP, Leonardo Martins, realizou, ontem, um encontro com agricultores e agricultoras do município. Na ocasião, ele prometeu que, caso eleito, uma de suas missões seria cuidar do “homem do campo”, através de incentivos e apoios.

Durante o encontro, Leonardo ouviu os produtores e apresentou as propostas do seu plano de governo. "A principal vocação econômica de Inajá é a agricultura. É preciso fortalecer o setor que mais produz para crescermos. Já conseguimos vários poços artesianos e muitas outras ações, mas precisamos fazer mais, como implantar a Balança Comunitária. Iremos lutar pela máquina perfuratriz para perfurar e instalar poços com a finalidade de acabar com a necessidade do caminhão pipa", afirmou Leonardo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha