FMO janeiro 2020

08/07


2020

Facebook remove rede de contas falsas ligada ao PSL

O Facebook anunciou, hoje, a remoção de uma rede de contas e páginas, tanto na rede social quanto no Instagram, ligadas ao Partido Social Liberal (PSL) e a gabinetes da família Bolsonaro. Segundo a empresa, essas contas estavam envolvidas com a criação de perfis falsos e com "comportamento inautêntico" – quando um grupo de páginas e pessoas atuam em conjunto para enganar outros usuários sobre quem são e o que estão fazendo.

Mesmo com os responsáveis tentando ocultar suas identidades, as investigações da rede social encontraram ligações de pessoas associadas ao PSL e a alguns dos funcionários nos gabinetes do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos -RJ), do presidente Jair Bolsonaro, e também de Anderson Moraes e Alana Passos, ambos deputados estaduais pelo PSL no Rio de Janeiro.

O Facebook afirmou que quando investiga e remove esse tipo de operação se concentra mais "no comportamento, e não no conteúdo – independentemente de quem esteja por trás dessas redes, qual conteúdo elas compartilhem, ou se elas são estrangeiras ou domésticas."

"A atividade incluiu a criação de pessoas fictícias fingindo ser repórteres, publicação de conteúdo e gerenciamento de páginas fingindo ser veículos de notícias", disse o Facebook em comunicado.

Alguns dos conteúdos publicados por essa rede foram removidos automaticamente pelo Facebook por terem violado a política interna da rede social, inclusive por discurso de ódio.

Segundo a rede social, o grupo usava uma combinação de contas duplicadas e contas falsas para evitar a aplicação de políticas da plataforma. As contas removidas não foram divulgadas, mas, na imagem usada como exemplo dos conteúdos divulgados, é possível ver as páginas "Jogo Político" e "Bolsonaro News" no Facebook.

O Facebook afirmou que chegou ao grupo a partir de notícias na imprensa e por meio de referências durante audiência no Congresso brasileiro.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Jaboatão

Confira os últimos posts



06/08


2020

Desembargador de SP volta a sair sem máscara

O desembargador paulista Eduardo Siqueira foi flagrado novamente circulando sem máscara na praia de Santos. O registro foi feito na manhã de ontem por uma moradora da cidade que preferiu não se identificar. As imagens foram obtidas, hoje, pela equipe do G1.

Ela contou que o desembargador estava caminhando pela faixa de areia, com a máscara no pescoço, enquanto falava ao celular, do Canal 4 até o Canal 5, por cerca de 20 minutos. “Passou a Rua General Rondon, avistou uma viatura da GCM, deu meia volta e colocou a máscara”, relatou.

Ao ser questionado pelo G1, Siqueira não negou que estava no local e debochou dos guardas, alegando que “não dá bola” e que os agentes “poluem a praia”.

Eduardo Siqueira ficou conhecido após aparecer em um vídeo humilhando um agente da Guarda Civil de Santos no último mês de julho. Por isso, o Conselho Nacional de Justiça e o Tribunal de Justiça de São Paulo abriram investigação para apurar o caso.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo de Santo Agostinho

06/08


2020

Agrovale é destino da comitiva do Governo da Bahia

Referência internacional na produtividade de cana-de-açúcar em área irrigada, a Agrovale, em Juazeiro, foi visitada, nesta quinta-feira (06), pela comitiva técnica do Governo do Estado da Bahia que está no Vale do São Francisco para potencializar o Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco baiano.

 Considerada a maior produtora de açúcar, etanol e bioeletricidade da Bahia, com mais de 5 mil funcionários, a empresa vai integrar o projeto da Fazenda Escola Modelo, no município de Barra.

Chefiada pelo vice-governador da Bahia, João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico, a delegação está na região desde a última quarta-feira (05) e é composta pelas secretarias estaduais da Agricultura (Seagri) e do Desenvolvimento Rural (SDR), por membros do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Universidade do Vale do São Francisco (Univasf).

“A Agrovale é um exemplo de sucesso para o desenvolvimento desta região que tem enorme potencial. Com o Polo Agroindustrial pretendemos trazer no mínimo cinco novas usinas e gerar mais de 21 mil empregos no Vale e Médio São Francisco. E a parceria da Agrovale com a Fazenda Escola Modelo, que é o embrião, o 'apartamento decorado' deste grande projeto, vai torná-lo ainda mais viável”, destaca Leão.

A Fazenda Escola Modelo vai desenvolver técnicas agrícolas dentro do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Águas, no município de Barra, numa área de 140 hectares. Está prevista a implantação de um complexo de agroindústrias, projetos de irrigação de frutas e grãos, além de pecuária. O objetivo é que a escola seja um referencial na formação agrotécnica e agroindustrial. A Agrovale vai implantar um sistema de irrigação por gotejamento em 10 hectares de cana no projeto.

De acordo com o diretor Financeiro e TI da Agrovale, Guilherme Colaço Filho, que recepcionou a comitiva, o Polo Agroindustrial será um novo vetor de crescimento e promete mudanças significativas em vários segmentos produtivos regionais. "Contribuiremos com o desenvolvimento de técnicas agrícolas e a formação de novos quadros profissionais com a implantação de um sistema de irrigação por gotejamento na Fazenda Escola Modelo", ressaltou.

Com uma área cultivada de 17.700 mil hectares, a Agrovale produziu na última safra (2019), 2,8 milhões de sacos de açúcar com 50 quilos cada, 67 milhões de litros de etanol e gerou 20.000 MW de energia a partir do bagaço da cana.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Serra Talhada

06/08


2020

Frente a Frente faz homenagem ao Carcará

O programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro pela Rede Nordeste de Rádio, no horário das 18 às 19 horas, em 40 emissoras, tendo como cabeça de rede a Hits 103,1 FM, no Grande Recife, dedica sua audição de hoje ao Salgueiro Futebol Clube, o Carcará, o primeiro time do Interior a conquistar o campeonato pernambucano de futebol. Se você deseja ouvir pela Internet clique no botão Rádio acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio no play store.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


06/08


2020

Mendonça quer Guarda Municipal na segurança pública

O ex-ministro e pré-candidato a prefeito do Recife, Mendonça Filho (DEM), defendeu, hoje, durante debate no SindGuardas Recife, a criação da academia de formação de guardas municipais e a sua incorporação da categoria como atuação complementar para a defesa do cidadão recifense. “A violência é um dos principais problemas da nossa capital e a Guarda Municipal tem papel legal importante na defesa do cidadão. Para exercê-lo precisa ser valorizada, treinada e capacitada com a formação inicial e continuada com cursos bem focados. A educação profissional é um ativo para qualquer categoria”, defendeu Mendonça, lembrando que já discutiu com o ministro da Justiça, André Mendonça, essa e outras propostas para reforçar o combate a segurança no Recife.

“Discuti com o ministro da Justiça projetos para a área de segurança,  como a Academia de Formação, o acesso a posse e ao porte de arma, projetos e possíveis convênios”, afirmou, destacando que o Governo Federal tem planejamento para reforçar o apoio à atuação de combate à violência, por intermédio das polícias, civis e militares, e, também, por intermédio dos municípios. “Recife não pode ficar de fora, ser penalizada, porque o prefeito é adversário do presidente Bolsonaro ou por questões ideológicas”, afirmou, ressaltando que tem disposição de diálogo e canal aberto com o Governo Federal para buscar recursos não só para a área de segurança.

Com mais de dois mil guardas municipais, o Recife é uma das poucas capitais do país a não incorporar o papel suplementar da Guarda Municipal na segurança pública, previsto pela Lei 13.022. “A Guarda Municipal deve ser armada. O problema é uma Guarda Municipal desvalorizada, sem treinamento e subutilizada no seu potencial de proteção do patrimônio público e da defesa do cidadão”, afirmou. No debate, Mendonça falou sobre saúde, plano de cargos e carreira, condições insalubres de trabalho, escolha do chefe da guarda municipal e a desvalorização da categoria, que, segundo relato dos próprios diretores do Sindguardas Recife, é vista de forma preconceituosa pela sociedade.

Com relação à saúde, Mendonça defendeu a reformulação do Saúde Recife, plano de saúde dos servidores municipais, que para ter benefício tem que, muitas vezes, brigar na Justiça. “Temos que melhorar o atendimento à saúde, melhorando o plano existente ou até buscando um plano privado que atue no serviço público”, afirmou. Questionado sobre a questão da habitação, Mendonça defende que a Prefeitura busque recursos junto à Caixa Econômica Federal e projetos de financiamento que assegure habitação para os profissionais da Guarda Municipal.

Outro compromisso de Mendonça foi discutir propostas para viabilizar o acesso de filhos de guardas municipais a colégios como o da Polícia Militar.  “As opções de construir projetos que valorizem o servidor municipal e, carreiras como a de guarda municipal, são muitas. É ter boas ideias e inovar na gestão dos recursos. Mas, fundamentalmente, é preciso mudar. Tirar o Recife das mãos da dinastia do PSB/PT “, defendeu.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu e Lima - Prefeitura - Abreunozap

06/08


2020

Juiz favorece Bolsonaro com prisão de Baldy

Quando se diz que juízes não devem se meter em política não é à toa.

Veja esse caso da prisão do secretário estadual de Transportes de São Paulo, Alexandre Baldy, determinada pelo juiz Marcelo Bretas, que comanda a Operação Lava Jato no Rio de Janeiro.

Digamos que as suspeitas levantadas pelos investigadores sejam corretas.

A proximidade entre Marcelo Bretas e o presidente Jair Bolsonaro servirá de argumento para os acusados dizerem que estão sendo vítimas de uma perseguição política.

Durante o governo Bolsonaro, haverá pelo menos duas vagas abertas no Supremo Tribunal Federal. E a imprensa já noticiou por diversas vezes que Bretas é um dos possíveis candidatos evangélicos ao posto. Ou mesmo a ministro da Justiça, se o atual titular do cargo, o também evangélico André Mendonça, for ele o indicado ao STF.

Alexandre Baldy foi deputado federal pelo PP e pelo Podemos. Como se sabe, é secretário do governador João Doria, do PSDB, hoje um dos maiores adversários do presidente Bolsonaro. Diz-se que ele foi escolhido por Doria também por sua grande amizade com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, outro desafeto de Bolsonaro. Clique aqui e confira a matéria do jornalista Tales Faria na íntegra.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

06/08


2020

Curva de rio

Por Luis Jorge Natal

Por questões profissionais, fui dar com os costados no interior de São Paulo. Precisamente em São José do Rio Preto, no Nortão do estado. Era 1996, no já quase longínquo século passado. Gostei da cidade de supetão, nem o calor me incomodou tanto. E lá tive o privilégio de fazer novos amigos.

Há diversas teses sobre a hora em que você constitui os verdadeiros. Uma garante que é na escola, em qualquer uma, desde a alfabetização até a faculdade. Outra sustenta que é no início da vida profissional. E, a mais tolerante, afirma que é durante toda a vida. Concordo com todas, mas só constatei isso in loco naquela cidade do Nortão paulista. Aliás, sentia uma certa estranheza nesse negócio de Nortão. Nordestino de raiz, criado em Brasília, esse tal de Nortão para mim era o Pará, onde também tenho amigos.

Pois bem, em Rio Preto, como a chamam carinhosamente, conheci um pouco mais da ocupação bandeirante. Vi a força e a influência da migração sírio-libanesa. A cidade é cortada por rodovias e três largas avenidas, todas com nomes de migrantes da antiga Fenícia, berço das velhas civilizações do Mediterrâneo. E lá, depois do trabalho cumprido, deixei dois bons amigos, quase de dinheiro emprestado. Cada um ao seu jeito me ensinou como é esse sertão de São Paulo. Nessa digressão, cabe uma rápida apresentação:

1) Márcio Jacovani, Marcinho ou Marcião. Um gigante com tamanho e peso de impressionar. O melhor técnico de áudio que conheci. Capaz de ser premiado em festivais de cinema como responsável pelo som direto mesmo em filmes horríveis. Grande papo, regado sempre a generosas doses de uísques, disfarçadas com muita água e gelo, valoriza como poucos a sabedoria do caboclo. Certa vez, contou ele, um engenheiro eletrônico contratado por uma grande emissora de televisão precisou averiguar o alcance do sinal da nova antena. E saiu ele, mato adentro, até vislumbrar uma casinha com antena parabólica. Não pestanejou, bateu na porta e chamou o dono da casa. Surgiu um capiau, carregando todos os estereótipos possíveis de um jeca tatu de romance. O moço da cidade, bem formado, se apresentou e indagou:

– Na televisão do senhor, há uma boa recepção de áudio e vídeo?

Educado, o capiau respondeu:

– Ô doutor, disso que o senhor tá falando entendo direito não. Mas aqui funciona assim: quando tem proseio, não tem figura; quando tem figura, não tem proseio.

O engenheiro entendeu.

2) Paulo Cezar Martins, vulgo Tubão. Engenheiro casado desde sempre com a dona Sílvia. Pai, avô, uma figuraça. Tentou sair do interior, mas o interior nunca saiu dele. Conhece gente em todas as cidades em volta de Rio Preto. Sabe o nome de um excelente restaurante em Bálsamo; onde se toma uma cerveja gelada em Monte Aprazível; e a melhor feijoada de Mirassol. Certa vez conversava com ele no Kiberama, ponto das fofocas políticas não virtuais de Rio Preto, quando chegou um candidato a prefeito. Depois da rápida campanha, conhecida como corpo a corpo (sem sacanagem), o postulador foi pedir votos em outras paragens. Nem bem havia dobrado a esquina, Tubão cravou:

– Esse é uma curva de rio pequeno, só junta tranqueira.

Não conhecia a expressão, achei ótima. Hoje, lembrando dessa época, quase 25 anos depois, vejo que a sabedoria popular é para sempre e serve para ilustrar bem a realidade. Este governo, por exemplo, tem uma péssima imagem e não tem proseio possível. É, ainda, curva de rio pequeno: nenhum outro presidente seria capaz de juntar tanta tranqueira numa administração só.

Continuo amigo dos dois e nos falamos com frequência.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

O Jornal do Poder

06/08


2020

Guedes: Governo vai anunciar 3 ou 4 grandes privatizações

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou, hoje, que o governo irá propor, em até 60 dias, a privatização de três ou quatro grandes empresas públicas.

"Eu acho que o congresso estará ao nosso lado. O presidente estará nos ajudando com a coordenação política", declarou. Porém, Guedes não citou o nome das empresas a ser vendidas. As declarações foram dadas em um evento online promovido pela "Fundación Internacional para la Libertad" (FIL).

Segundo o ministro, as privatizações são uma estratégia para melhorar as contas públicas e o perfil da dívida pública. Esses dois indicadores pioraram por conta dos gastos extraordinários com a pandemia do novo coronavírus.

"Temos menos tempo, perdemos um ano em termos de espaço fiscal, mas ganhamos milhões de vidas, a economia continuou com os sinais vitais preservados. Então, estou dizendo que o Brasil vai surpreender o mundo de novo. No ano passado, passamos uma reforma difícil [Previdência] e vamos surpreender neste ano, porque estávamos votando as propostas", declarou o ministro.

Questionado sobre a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) prevista para 2021, Guedes estimou uma alta de 3% a 3,5% no período. O mercado financeiro estima uma expansão de 3,5% para a economia brasileira no próximo ano.

"Mas não gosto de previsões. O que podemos fazer é atuar como um bom jardineiro. Só podemos cuidar do jardim e esperar que as borboletas venham. Acho que o Brasil vai voltar logo, talvez mais cedo o que muitos países avançados", afirmou.

O ministro da Economia disse que o Brasil vai "surpreender o mundo de novo" e lembrou que, no ano passado, foi aprovada a reforma da Previdência Social. "O Congresso é pré-reformas e nos dará apoio. Estou otimista com o que acontecerá neste ano", declarou.

Guedes informou que o governo buscará aprovar no Congresso, em até duas semanas, o marco legal do gás natural. De acordo com o ministro, as novas regras promoverão "choque de energia barata" na economia brasileira.

Ele voltou a dizer que não haverá um aumento do nível geral de impostos com a reforma tributária, mas que pode haver substituições. "Se uma taxa aparece, é para substituir outra", declarou.

O ministro acrescento que, se a reforma provocar um aumento da arrecadação acima do previsto, as alíquotas serão posteriormente reduzidas.

Segundo o ministro da Economia, impostos sobre a folha de salários são uma "arma de destruição de empregos" e são a "taxa mais estúpida que pode haver no mundo". A área econômica tem defendido um imposto sobre pagamentos eletrônicos para conseguir reduzir a tributação sobre a folha de pagamentos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Potencial Pesquisa & Informação

06/08


2020

TCE confirma sobrepreço de 338% em compras da PCR

A equipe de auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) identificou mais duas dispensas de licitação da Secretaria de Saúde do Recife com irregularidades que apontam para prejuízo ao erário municipal. Em despacho que solicitou ao relator das contas da unidade, conselheiro Carlos Neves, a expedição de medida cautelar para evitar que novas compras nesse sentido fossem realizadas, o corpo técnico responsável pela análise apontou falhas como ausência de prévia pesquisa de preços, superfaturamento na aquisição do material e superdimensionamento dos quantitativos contratados pela Prefeitura.

No último dia 15 de julho, a deputada estadual Priscila Krause (DEM) notificou os órgãos de controle estaduais e federais a respeito dessas mesmas irregularidades praticadas nas respectivas contratações - Dispensas de Licitação 78/2020 e 83/2020.

Apesar de o relator das contas ter indeferido o pedido de cautelar solicitado pela equipe técnica do Tribunal, informação publicada no portal de notícias do TCE-PE registra que foi enviado alerta ao secretário de Saúde, Jailson Barros de Correia, no sentido de evitar a realização de novos empenhos, liquidação ou pagamento referentes às contratações em questão. Ainda de acordo com o próprio TCE, a Secretaria de Saúde do Recife assumiu que havia realizado estimativa superestimada de itens e se “comprometeu a não emitir novos empenhos”.

Os números contratados pela gestão municipal, que totalizam 75 mil filtros higroscópicos para ventilação mecânica, são sete vezes maiores que o quantitativo adquirido pelo governo de Pernambuco no mesmo período (10.790 unidade), conforme registrado na representação da parlamentar. Ainda de acordo com Priscila, os hospitais municipais com leitos de UTI são todos geridos por Organizações Sociais, que compraram diretamente unidades desses mesmos filtros, a preços muito mais baixos. Exemplo é o próprio Hospital da Mulher do Recife (Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer), que adquiriu entre março e julho 10 mil unidades, e o Hospital Provisório dos Coelhos (Imip - Fundação Martiniano Fernandes), que adquiriu 675.

Do ponto de vista dos preços praticados, as dispensas de licitação - realizadas com diferença de apenas dois dias – apresentam divergência significativa, apesar de a empresa fornecedora ser a mesma (Nordeste Medical, Representação, Importação e Exportação de Produtos Hospitalares LTDA.). Enquanto em 25 de março as 9.600 unidades foram vendidas por R$ 12,50, dois dias depois foram contratadas mais 65.400 unidades ao preço de R$ 33,50.

Para a deputada estadual Priscila Krause, o trabalho da equipe técnica do Tribunal de Contas do Estado vai ao encontro dos interesses da população e aponta para a forma incompetente e irresponsável com a gestão municipal tratou das compras emergenciais para o combate ao novo coronavírus. “É estarrecedor que os processos tenham ocorrido sem qualquer controle, propiciando situação como essa. Uma mesma empresa vendendo uma quantidade superestimada de itens a preços que divergem entre si de forma absurda. O fato de haver superdimensionamento no quantitativo dos itens, que temos chamando atenção há tempo, é uma forma de turbinar os contratos em benefício de algo que certamente não é a saúde da população”, registrou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


06/08


2020

Caso da delegada vai à Corregedoria

O grupo de advogados que entrou com ação popular contra a delegada e pré-candidata à prefeita do Recife pelo Podemos, Patrícia Domingos, levou o caso à Corregedoria de Defesa Social, com um agravante disciplinar gravíssimo: segundo o Art 31,inciso XXIV, ela não poderia “valer-se do cargo com o fim ostensivo ou velado de participar de qualquer atividade de natureza político-partidária ou dela obter proveito próprio ou alheio”.

 Essa confusão promete!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


06/08


2020

A chegada festiva em sua terra do Carcará campeão

Salgueiro está em festa! Confira nesse vídeo a comemoração dos sertanejos com a chegada do time campeão do Campeonato Pernambucano de 2020, o Salgueiro Atlético Clube.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


06/08


2020

Um fato novo na história

Por Claudemir Gomes

O silencio da noite da quarta-feira (05/08/2020) foi quebrado pelo espocar de alguns fogos. Pensei: alguém estocou nitrato de amônio em casa. De imediato, volto a concentrar minha atenção na televisão, que me mostra um estádio vazio e um grupo de jogadores pulando com uma taça na mão. Um tipo de comemoração comum, corriqueiro, que estamos acostumados a ver em todos os continentes do planeta terra.

O fato saiu do lugar comum por conta dos protagonistas. Aqueles que festejavam a conquista não eram jogadores do Sport, Náutico ou Santa Cruz, como estamos acostumados a ver há mais de cem anos. Aqueles atletas que mudaram o curso da história eram do time do Salgueiro. A façanha não foi testemunhada por torcedores nas arquibancadas do estádio do Arruda por imposição da pandemia que o mundo atravessa. Tal detalhe, tornou o acontecimento ainda mais surreal, diante da monótona tradição que se seguia no futebol pernambucano.

Certa vez, num agradável bate papo com o técnico Geninho, ele me falou que, "a bola bate na trave uma vez, duas vezes, mas na terceira vez ela entra". Sua premonição se consolidou na noite fria, nas Repúblicas Independentes do Arruda. O Carcará havia sido vice-campeão em 2015 e 2017. Enfim, chegou a sua vez: a bola entrou.

SALGUEIRO CAMPEÃO!

Campeão pernambucano. Campeão na pandemia. Surreal!

Fecho os olhos e lembro da frase antológica com a qual o saudoso Ivan Lima finalizava as jornadas que comandava: "O palco da luta está deserto".

O fato histórico não era respaldado pelo eco dos gritos dos torcedores. Faltou o referendo popular.

Solto a imaginação nas asas do Carcará. Vejo o sertanejo, Raimundo Carrero, um dos maiores escritores brasileiros da atualidade, chegando na sua cidade natal, Salgueiro, liderando uma carreata a bordo de uma carruagem de fogo tocando Bolero de Ravel com o seu saxofone mágico.

O gol foi legitimo!

Grita o tricolor, Mala Muniz, registrando que, durante o jogo houve um erro crasso da arbitragem na anulação de um gol do Santa Cruz. Recordo que, em 2017, no seu estádio, o Cornélio de Barros, o Salgueiro foi garfado na decisão do título com o Sport. Um erro que, inclusive, foi referendado pelo VAR, ainda em fase de testes no futebol brasileiro.

A polêmica sobre a arbitragem serve para mostrar que a conquista do Salgueiro é real. Deixou de ser um sonho. Ser campeão estadual não é mais uma meta inatingível para os clubes do Interior.

O feito não chega a ser um fato transformador. Os grandes clubes da Capital – Sport, Náutico e Santa Cruz – seguem sendo os maiorais. O fato histórico serve apenas de grito de alerta, para mostrar que as estruturas do Trio de Ferro foram corroídas pela incompetência de várias gestões.

E o Carcará fez mais estragos no futebol pernambucano que o coronavírus.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


06/08


2020

Sivaldo Albino confirma pré-candidatura em Garanhuns

O deputado estadual Sivaldo Albino realizou uma Live, na noite de ontem, em seu Instagram e no seu Facebook, ao lado dos presidentes dos partidos que fazem a Frente Popular no município, onde declarou oficialmente que é pré-candidato a prefeito de Garanhuns. Foi a primeira vez que Albino assumiu publicamente a postulação. A Live aconteceu sob as regras e cuidados de prevenção da pandemia.

"Estamos aqui ao lado de Dorgival Figueiredo (PSB), Paulo Couto (PDT) e Rafael Peixoto (PSD), e aproveito para agradecer também o apoio do PCdoB, com sua presidente Isabella, para apresentar a Garanhuns nosso nome como pré-candidato a prefeito. Este projeto nasceu da participação de todos, principalmente do meio da sociedade, da população, que assim como nós, também querem a mudança, um novo olhar para Garanhuns, uma nova gestão, mais participativa e eficiente", afirmou Sivaldo.

Albino contou um pouco de sua história, nascido em Garanhuns, começou a trabalhar como garçom e depois de fiscal em uma empresa de transporte urbano. "Foi onde aprendi a ouvir. Conversava com as pessoas, comecei a buscar formas de atender estas necessidades, e o caminho foi a política. Primeiro vereador, presidente da Câmara, e agora deputado, mas agora com o pensamento, a vontade e o projeto de ser prefeito da cidade que nasci, para continuar atendendo as pessoas que precisam da presença do poder público municipal", revelou o deputado.

"Garanhuns precisa avançar, priorizar o desenvolvimento econômico. O futuro traz novos desafios, e estaremos prontos para eles, com muita determinação. Saúde, educação, assistência social, turismo, cultura, esporte e lazer, segurança, entre tantos outros assuntos, devem ser debatidos sob um novo olhar, e apresentamos a opção da mudança. Garanhuns precisa de uma nova forma de gestão", defendeu.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


06/08


2020

Bate papo da manhã analisa vitória do Salgueiro

No “Bate Papo da Manhã”, programa que apresento todos os dias, às 11h, no meu canal do YouTube, o assunto hoje foi a vitória do Salgueiro no Campeonato Pernambucano na noite de ontem. O time quebrou a invencibilidade das equipes da capital e provou que o futebol do Sertão tem seu valor. Vale a pena conferir!

Para assistir ao programa diariamente, basta se inscrever no meu canal, o https://www.youtube.com/user/blogdomagno e ativar as notificações clicando no sininho.

A propósito, minha gente, preciso que meu canal no YouTube cresça e apareça! Vamos ampliar essa corrente. Quem me segue aqui ou é amigo entre os cinco mil amigos e os 17 mil seguidores e ainda não se inscreveu no canal do meu blog vai lá, dá uma forcinha. Imprensa livre e independente se faz com a ajuda e a colaboração de quem gosta e se sente representado pelo nosso trabalho. Se inscreva no link acima e indique para mais alguém.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Ver o (Santa) Cruz perder o título no (Arruda) com o estádio vazio, e depois ver os torcedores e o treinador reclamando, não tem preço. Aha,uhu, o Salgueiro é nosso!



06/08


2020

Jaques Cerqueira precisa de doação de sangue

O jornalista Jacques Cerqueira, 70 anos, que foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, ontem, e está internado na UTI de um hospital de traumas, na rua Fernandes Vieira, no Recife, está precisando de doação de sangue. Após o AVC, ele precisou fazer uma cirurgia e, com isso, perdeu bastante sangue.

Quem puder doar e ajudar este amigo num momento tão difícil, deve procurar o IHENE – Banco de Sangue, que fica localizado na Rua Tabira, número 54, Boa Vista e falar que quer fazer a doação para o paciente Jacques Antônio Barbosa de Cerqueira.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


06/08


2020

Pernambuco chega a 100 mil casos de Covid-19

Do G1/PE

Ontem, Pernambuco ultrapassou a marca de 100 mil casos de Covid-19, depois de 127 dias das primeiras confirmações, ocorridas em 12 de março. O estado, que já chegou a ter o mais alto nível do país na transparência na divulgação dos dados do novo coronavírus, hoje é o único a não revelar o número total de ocorrências por municípios. São, atualmente, 100.321 casos, mas apenas 23.955 (ou 23,87%) têm a cidade divulgada nos boletins diários.

De acordo com levantamento, todos os outros estados do país e o Distrito Federal divulgam, diariamente, o número de casos cidade por cidade. Pernambuco, no entanto, decidiu, em abril, não mais incluir nos boletins epidemiológicos a localização dos casos considerados leves, que são aqueles que, majoritariamente, não demandam internação na rede hospitalar.

O número de casos que, atualmente, têm a localização divulgada, em todo o estado, é menor até mesmo que o número total de casos no Recife, que tem, ao todo, 27.618 confirmações para a Covid-19. No boletim do governo do estado, no entanto, aparecem apenas os 8.680 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) da capital, que representam apenas 31,4% do total.

A última vez que o estado divulgou o número total de casos, por município, foi em 23 de abril, quando havia 3.604 confirmações. No dia seguinte, 24 de abril, havia 3.999 casos, mas somente se sabia a localização de 3.041 deles, devido à mudança na metodologia de divulgação dos dados. Esse número é referente ao índice de pessoas com Srag. Foram omitidas, então, as localizações de, ao menos, 563 casos leves.

Questionada sobre a mudança, a Secretaria Estadual de Saúde havia informado que a mudança tinha ocorrido devido a uma modificação no sistema de notificações do Ministério da Saúde. No dia 14 de julho, o secretário André Longo afirmou que o governo tinha parado de divulgar a localização dos casos leves devido a um pedido da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), que teria alegado que algumas cidades enfrentavam problemas na notificação de casos junto aos sistemas do Ministério da Saúde.

À reportagem, no entanto, o Ministério da Saúde informou ser de "responsabilidade das Secretarias de Saúde municipais e estaduais" a divulgação dos dados regionais. André Longo informou, na mesma coletiva de imprensa, que, posteriormente, a SES voltaria a divulgar os números, já que, com a persistência da pandemia, os municípios e regiões de Saúde poderiam estar mais preparados para fazer as notificações.

A reportagem voltou a questionar a SES no dia 22 de julho, por e-mail, mas não obteve resposta. No dia 20, a reportagem solicitou ao governo do estado os dados totais por município baseando-se na Lei de Acesso à Informação (LAI). A lei regulamenta um trecho da Constituição Federal que estabelece como direito de qualquer cidadão receber, do poder público, informações de interesse da sociedade. Até a última atualização desta reportagem, a resposta não chegou.

Foi solicitada uma entrevista com algum representante da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), mas a pasta preferiu se manifestar por meio de nota e informou que, desde o início da pandemia, "vem trabalhando com transparência para informar toda a população pernambucana sobre os casos da Covid-19" e que, "desde o final de fevereiro, são divulgados boletins diários e realizadas coletivas de imprensa periódicas, com transmissão online e abertas para o grande público, explicitando a situação do estado e as medidas que estão sendo implementadas para ampliar a rede de assistência e para conter o avanço dos adoecimentos".

A SES, no entanto, não respondeu aos questionamentos sobre a divulgação total de casos por cidade. Na nota, a secretaria informou que, "ao longo da pandemia, vem qualificando e otimizando os dados repassados" e reiterou "seu compromisso com a transparência e em continuar qualificando as informações sobre a doença, além de manter diálogo aberto com o meio acadêmico para auxiliar nas análises e pesquisas que estão em curso".


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha