FMO

13/12


2019

Dom Malan, dos Bororos à Catedral

Por Carlos Laerte*

Quando nesta segunda-feira, 16 de dezembro de 2019, estivermos agradecendo a Deus o centésimo quinquagésimo quinto aniversário de nascimento de Antonio Maria Malan, essas mesmas graças e louvores também serão ouvidas com festa e flores nos distantes campos da região Centro – Oeste do Brasil.

Se por aqui este italiano de São Paulo de Coni escreveu seu nome como o primeiro bispo de Petrolina, deixando para a posteridade uma obra fundamental nas áreas religiosa, educacional e de saúde, foi como padre Malan que ele ficou conhecido nos sertões indígenas de Mato Grosso. O primeiro inspetor da Missão Salesiana que fundou colégios em Cuiabá e Corumbá, as escolas agrícolas de Coxipó da Ponte e Palmeiras além das missões do Sagrado Coração do Rio Barreiro, da Imaculada no Rio das Garças e de São José no Sangradouro.

Em 1895, com as recém-chegadas Filhas de Maria Auxiliadora, assume os trabalhos à frente dos Salesianos junto aos índios Bororos, às margens do Rio São Lourenço na Colônia Teresa Cristina. Um projeto de educação que ensinava música, português, matemática, prática agrícola e ciências, além de promover a evangelização.

Segundo a historiadora Maria Isabel Ribeiro Lenzi, esse projeto se tornaria conhecido em todo Brasil em 1908, quando da realização, no Rio de Janeiro, da Exposição Nacional que comemorou o Centenário da Abertura dos Portos às Nações Amigas. O padre Malan, depois de uma turnê por várias cidades do Sudeste, chega a então capital do país trazendo uma banda de música formada por crianças indígenas da Missão Salesiana Sagrado Coração do Rio Barreiro.

A banda, com 21 índios Bororos, tocou no Teatro João Caetano, na Câmara dos Deputados, no Senado e, diante do presidente Afonso Pena, no Palácio do Catete, então sede da Presidência da República. Interpretações impecáveis de temas clássicos, inclusive o Hino Nacional, chamaram a atenção para a causa indígena e figuraram nos principais jornais da imprensa à época.

Uma nota destoante, porém, espalhou muita tristeza e dor. Três dos músicos Bororós morreram ao longo da turnê após contraírem doenças nas cidades percorridas. O fato foi ironizado pelo cronista e jornalista, João do Rio, que em artigo publicado posteriormente no livro 'Cinematógrafo, Crônicas Cariocas', brinca chamando o visionário religioso de “padre inexoravelmente civilizador que conseguiu domesticar meia dúzia de guris bravios ensinando-os a tocar bombardão e flautim”. Mas, o salesiano que estudou no Oratório de Turim, concluiu os estudos secundários em Paris, recebeu o hábito religioso na Casa do Noviçado, em Marselha e chegou à América do Sul pelas mãos de Dom Bosco, tinha ainda muito chão pela frente e uma missão evangelizadora do tamanho dos seus sonhos. Em 1914, depois que a Santa Sé criou a Prelazia do Registro do Araguaia, foi ordenado seu primeiro prelado com a dignidade de bispo titular.

Depois disso, ele chega a Petrolina, em 15 de agosto de 1924, para fazer uma obra monumental em apenas sete anos. Construiu o Palácio Episcopal, os colégios Maria Auxiliadora e Dom Bosco, além de ter inaugurado o hospital de Nossa Senhora da Piedade, que hoje leva o seu nome e acionado a chave inaugurando a energia elétrica da cidade em 1927. 

Entretanto, foi na edificação da Igreja Catedral do Sagrado Coração de Jesus Cristo Rei do Universo, majestoso “Poema de Pedra”, pelas mãos do poeta José Raulino Sampaio, que o religioso deixou mais vivo na memória da população o exemplo imortalizado na determinação e na fé. “Façamos a casa de Deus e tudo crescerá ao seu redor”, vaticinou.

Depois de assistir à solenidade de inauguração do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, Dom Malan foi internado no Hospital do Brás, em São Paulo, com complicações respiratórias. Morreu de pneumonia em 28 de outubro de 1931, aos 67 anos. Seus restos mortais estão sepultados na Capela São José, atrás do altar-mor da igreja por ele concretizada. Hoje, tanto a Catedral como a obra evangelizadora junto aos índios Bororos são símbolos, exemplos vivos da fé do visionário religioso de gestos calmos, passos tranquilos e olhar de avenidas.

*Poeta, jornalista e diretor da Clas Comunicação e Marketing


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Governo de PE - Redução nos Homicídios

Confira os últimos posts



22/01


2020

Meu editorial no Frente a Frente – 22/01/2020

Se você perdeu o Frente a Frente de hoje, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, tendo como cabeça de rede a Rádio Nova 98,7 FM, no Recife, escute agora o meu editorial.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

acolher

22/01


2020

Cel Meira critica governador em rádio de Belo Jardim

Um dos maiores apoiadores do presidente Jair Bolsonaro em Pernambuco, o ex-candidato a deputado federal Coronel Meira (Aliança Pelo Brasil) teceu duras criticas ao governador Paulo Câmara (PSB), hoje, em entrevista à rádio Belo Jardim FM 104,9.

Pela programação da Rádio, o entrevistado de hoje seria justamente o governador, que não compareceu. Ao ser convidado para "tapar o buraco" deixado pelo gestor, o Coronel Meira não aliviou para o governador e para outros politicos da cidade. “Vocês deveriam estar presos, pois lugar de bandido é na cadeia. O governador Paulo Câmara está assinando a ordem de serviço da PE-166. Por que somente agora? Porque é ano de eleição! Ele deveria ter assinado há muito tempo”, disse o Coronel.

A entrevista, que durou cerca de 15 minutos, foi removida do Facebook da rádio momentos depois da publicação. Segundo a produção do programa, Paulo Câmara estava em Belo Jardim e cancelou a entrevista que daria na emissora de última hora. Indagado por outra emissora de rádio local se estaria junto com a comitiva de Paulo Câmara, Coronel Meira cravou: “Eu sou polícia e ali só tem bandido”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Serra Talhada

22/01


2020

José Nivaldo nos estúdios do Frente a Frente

O publicitário José Nivaldo Júnior, comentarista político do Frente a Frente, visitou, há pouco, os estúdios do programa, no Recife. A conversa, bastante interessante e oportuna, acabou se transformando numa boa pauta. Vai ao ar pela Rede Nordeste de Rádio, às 18 horas, tendo como cabeça de rede a Nova FM Recife 98,7.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


22/01


2020

Dr. Gabriel reafirma pré candidatura em São Lourenço

Intensificando as ações políticas de olho na eleição de outubro, o atual vice e pré candidato a prefeito de São Lourenço da Mata, Dr. Gabriel Neto, reafirmou que continua forte na disputa. O anúncio foi feito ontem, durante um encontro com o deputado federal Daniel Coelho.

Ainda na ocasião, Dr. Gabriel recebeu a confirmação que Daniel estará no seu palanque, assim como o Cidadania, partido presidido pelo próprio Daniel. “É motivo de orgulho ter um político jovem, visionário e descente como Daniel Coelho em meu palanque”, disse o pré-candidato.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Limoeiro

22/01


2020

Lula convoca PT para decidir Recife

EXCLUSIVO

Ficou para a próxima terça-feira, em São Paulo, a discussão sobre a candidatura própria do PT no Recife, envolvendo de um lado a executiva nacional, com Lula presente, e os principais líderes do partido. Nesse encontro, Marília Arraes, que estará presente ao lado de Humberto Costa e outras lideranças petistas no Estado, ficará sabendo se terá o aval da cúpula nacional para disputar a Prefeitura do Recife.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banner de Arcoverde

22/01


2020

Melhora avaliação do governo Bolsonaro

A avaliação positiva do governo Jair Bolsonaro (sem partido) cresceu de 29,4% para 34,5% nos últimos meses, segundo pesquisa CNT/MDA, divulgada hoje, em Brasília. A avaliação negativa do governo teve queda: passou de 39,5%, em agosto de 2019, para 31%, em janeiro deste ano.

A pesquisa da CNT (Confederação Nacional dos Transporte) foi encomendada ao instituto MDA. O estudo ouviu 2.002 pessoas, de 15 a 18 de janeiro, em 137 municípios de 25 Unidades da Federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, segundo o instituto. Clique aqui e confira a matéria na íntegra.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


22/01


2020

Paulo Câmara na estrada

O governador Paulo Câmara cumpre agenda no Agreste no dia de hoje, inaugurando obras e prestigiando aliados políticos, numa demonstração de que vai dar carga total para eleger e reeleger uma base de prefeitos nas eleições deste ano.

A programação iniciou às 8h30 em Jucati, inaugurando o Sistema de Abastecimento d'água da cidade, que vai beneficiar, além da população urbana, as comunidades dos distritos de São Pedro e Neves, este no município vizinho de Jupi.

Em seguida, reuniu centenas de populares de Belo Jardim, pra assinar a Ordem de Serviço de requalificação da PE 166, estrada que liga o distrito de  Serra dos Ventos até a BR 232, e que se prolonga até o município de Brejo da Madre de Deus, num total de 22 km. Valor da obra: R$ 23 milhões.

Esta programação foi o ponto mais politico da agenda. O governador assinou a ordem de serviço na presença do ex-prefeito João Mendonça e de sua esposa, Isabelle (ambos na foto ao lado de Câmara), futura candidata à Prefeitura. O atual prefeito, Hélio dos Terrenos (PTB), adversário, não compareceu. 

A agenda de Paulo Câmara se encerra agora à tarde em Caruaru, ou cidade administrada pela adversária Raquel Lyra (PSDB), com a assinatura de ordem de serviço da requalificação e complementação da Rede Coletora do Sistema de Esgotamento do município.

Unidade – Detalhe na agenda de Paulo Câmara em Belo Jardim que chamou a atenção dos presentes: o governador reuniu no mesmo palanque, além do grupo João  Mendonça, as lideranças Cecílio e Fábio Galvão (ex-prefeitos), Luís Carlos (ex-vice prefeito), sinalizando um palanque novo contra o atual prefeito Hélio dos Terrenos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


22/01


2020

Bolsonaro diz que evitará imprensa após ataques

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, hoje, que vai evitar falar com a imprensa após levantamento da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) indicar que ele foi responsável por 58% dos ataques à categoria no ano passado. O relatório da entidade, divulgado na quinta-feira passada, mostra que 208 ataques a veículos de comunicação e jornalistas foram registrados no ano passado. Desses, Bolsonaro foi responsável por 121.

Ao falar com jornalistas que o aguardavam na entrada do Palácio da Alvorada, na manhã desta quarta, Bolsonaro fez referência a um suposto processo contra ele da "Associação Nacional de Jornalistas". O Palácio do Planalto não soube informar, até o momento, de qual processo se trata.

"Eu quero falar com vocês, mas a Associação Nacional de Jornalistas diz que, quando eu falo, eu agrido vocês. Como eu sou uma pessoa da paz, não vou dar entrevista. Não posso agredir vocês aí. Manda tirar o processo que eu volto a conversar", disse Bolsonaro.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


22/01


2020

Elias entre PSD, MDB e Cidadania

O ex-prefeito de Jaboatão e Cabo, Elias Gomes, que tornou pública, há pouco, sua desfiliação do PSDB, ainda não bateu o martelo quanto ao partido que ingressará para disputar a Prefeitura do Cabo. "Minha opção será uma legenda de centro esquerda", diz. Entre os partidos na sua pauta para conversações estão o MDB, o PSD e o Cidadania.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

as claras

Preclaro Elias Gomes, vc empresta brilho e valor para qualquer sigla que porventura venha fazer a escolha ! Evidentemente que para um político do seu quilate, marcado pela ética, competência e exito nas gestões, seu caminho é o CIDADANIA !



22/01


2020

Chuva forte alaga centro de Lagoa Grande

Por Didi Galvão

Chove, desde as 04:30h de hoje, no município de Lagoa Grande, no Sertão pernambucano. O centro da cidade está completamente alagado e, por conta disso, o transito na cidade enfrenta problemas.

A chuva desta manhã foi acima do esperado, com isso, o sistema de drenagem não suportou e o alagamento foi bem maior que o de costume.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


22/01


2020

Justiça suspende investigação sobre sócio de Flávio Bolsonaro

A Justiça do Rio de Janeiro suspendeu, na noite de ontem, a investigação sobre o empresário Alexandre Ferreira Dias Santini, sócio de Flávio Bolsonaro em uma franquia de uma loja de chocolates. A decisão foi do desembargador Antônio Carlos Nascimento Amado, da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), que concedeu habeas corpus pedida pela defesa do empresário.

Os advogados de Santini alegam que o empresário não constava como investigado no Procedimento Investigatório Criminal sobre o caso e, portanto, não poderia ter sido incluído nos pedidos de busca e apreensão feitos pelo Ministério Público do Rio (MP-RJ). Flávio Bolsonaro, por sua vez, continua sendo investigado por supostamente participar de um esquema de “rachadinha” na Assembleia Legislativa do Rio.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


22/01


2020

Procedimento cardiológico inédito é feito Vale do São Francisco

Foi revestida de pleno sucesso a implantação de uma válvula no coração de um paciente sem precisar abrir o tórax, apenas por cateterismo, através da artéria femoral com uma pequena incisão na virilha. Passa muito bem de saúde o agricultor Lourival Maniçoba, de 69 anos, que vinha sofrendo com Estenose Aórtica e realizou há um mês o primeiro implante Transcateter de Válvula Aórtica (TAVI) do Vale do São Francisco.

O procedimento, realizado no Hospital Unimed de Petrolina por uma equipe médica multidisciplinar liderada pelos hemodinamicistas, Lucas Novaes e Rodrigo Cantarelli, teve a coordenação do chefe do Serviço de Cardiologia Intervencionista do IECAC – Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro, do Rio de Janeiro – RJ, Márcio Montenegro.

Considerado uma das maiores conquistas na área cardiológica em todo mundo, o procedimento que foi realizado pela primeira vez na França em 2003, possibilitou ao agricultor uma alta hospitalar após dois dias, e o que é melhor, sem os sintomas e os incômodos das fortes dores no peito, desmaios e falta de ar. “Saí do hospital Unimed andando, tranquilo e livre das dores que impossibilitavam até que eu lavasse a cabeça. Estou ótimo e disposto para tudo”, acrescentou Lourival, dizendo ainda que já voltou às atividades na fazenda onde planta cebola.

De acordo com o cardiologista intervencionista (especialista em cateterismo e angioplastia coronárias), Lucas Novaes, o período de recuperação da cirurgia convencional é de três meses com um tempo de internamento entre 7 e 10 dias. “Além de evitar o desconforto com a cirurgia de abertura do tórax, o Transcateter de Válvula Aórtica (TAVI), possibilita um tempo mínimo de internamento e de recuperação além de diminuir os índices de mortalidade em 25% em relação a cirurgia convencional no paciente com perfil de alto risco cirúrgico (conforme scores de avaliação pré-operatória)”, ressaltou.

Para o médico e diretor de marketing da Unimed VSF, Francisco Aires, o sucesso do procedimento, inédito na região, é uma resposta imediata aos grandes investimentos feitos com o Hospital. “Dispomos de todo um aparato tecnológico que vem permitindo avanços significativos no diagnóstico de doenças e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Este procedimento, onde todos os passos dos médicos foram guiados por uma tela de raio X (acessando o coração através da veia femoral) só foi possível graças a uma moderna máquina de Hemodinâmica, única neste modelo no Vale do São Francisco”, concluiu Francisco Aires.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


22/01


2020

Ruas ficam alagadas após chuva forte em Caruaru

Fortes chuvas foram registradas durante a tarde e a noite de ontem, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), choveu 51 milímetros no município. Diversas ruas e casas ficaram alagadas durante a chuva. Também foram assinaladas quedas de energia em bairros da cidade.

A APAC informou também que durante a noite poderá chover com intensidade de fraca a moderada. Para hoje, a previsão é que o tempo continue parcialmente nublado com pancadas de chuva isoladas no período da tarde e da noite, com mínima de 18 graus e máxima de 34 graus.

Outras cidades como Santa Cruz do Capibaribe, Brejo da Madre de Deus, Riacho das Almas, e outros municípios do Agreste, também registraram chuvas ontem.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


22/01


2020

Registro da chuva na Zona Rural de Petrolina

Blog da Josélia Maria


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


22/01


2020

Aena Brasil inicia operações no Aeroporto do Recife

O governador Paulo Câmara recebeu, ontem, no Palácio do Campo das Princesas, o diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus. Na reunião, que também contou com a presença do prefeito do Recife, Geraldo Julio, o executivo atualizou os gestores sobre o andamento da concessão do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, e anunciou que as operações da Aena serão iniciadas em março, logo após o Carnaval. De acordo com Paulo Câmara, a expectativa para o início dos serviços prestados pela empresa espanhola, que administrará o Aeroporto do Recife, é positiva.

“Pernambuco tem, nos últimos anos, avançado na questão da aviação. Hoje, o Aeroporto do Recife é o mais movimentado do Nordeste, e nós queremos que continue assim: com conforto, pontualidade e qualidade dos serviços. Para isso, contamos com a parceria da Aena Brasil, que se comprometeu a iniciar as ações no mês de março. Além disso, a empresa também se comprometeu a, até abril, apresentar o plano de investimentos e as etapas para que o nosso aeroporto continue sendo referência no Nordeste, porta de entrada para quem vem da Europa e, acima de tudo, um hub de opções para o turismo e a economia de Pernambuco”, afirmou Paulo Câmara.

Santiago Yus explicou que o plano de investimentos, previsto para acontecer ao longo dos 36 meses após o início das operações da Aena Brasil, está sendo analisado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). “O plano remete às ações em infraestrutura do aeroporto, como, por exemplo, check-in, segurança, embarque. Tudo tem que ser melhorado”, frisou Santiago, complementando que algumas ações imediatas, entretanto, serão realizadas até junho deste ano. “Entre essas ações estão a reforma de sanitários, melhorias na iluminação e na acessibilidade”, completou.

Na semana passada, a Aena Brasil iniciou as operações nos aeroportos de Juazeiro do Norte (CE) e de Campina Grande (PB). O cronograma segue com os de Maceió (AL), Aracaju (SE) e João Pessoa (PB), que também compõem o bloco de aeroportos do Nordeste arrematado pela Aena Brasil no leilão do ano passado.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Aceita dói menos. Direitalha.

JOÃO FREIRE CORRÊA LIMA

Esse governador é um grande aproveitador. O Aeroporto do Recife é administrado pela Infraero, portanto, é Governo Federal. Foi o Governo Bolsonaro que privatizou o Aeroporto. É o mesmo que quis se aproveitar do Bolsa Família. Essa turma de comunista sempre viveu e vive às custas dos outros.


Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores