FMO janeiro 2020

17/11


2019

Professor: República ainda não cumpriu importantes promessas

Imagem: Arquivo TV Brasil

"República não garantiu fim de mecanismos que reproduzem desigualdades"

Para o professor da Faculdade de Economia da USP, República ainda não cumpriu algumas de suas promessas importantes.

Do Terra - Por Douglas Gavras, do Estado de S. Paulo

 

Para o professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) Renato Colistete, a experiência republicana no Brasil, apesar de bem-sucedida, ainda tem promessas importantes que não foram cumpridas, como igualdade de oportunidades, acesso à terra e educação de qualidade para grande parte da população. A seguir, os principais trechos da entrevista.

Na virada da monarquia para a República, o manejo da economia era mais conservador?

A tendência, em geral, dos gabinetes imperiais era de um predomínio da opinião de que a política fiscal e monetária teriam de ser administradas de maneira rigorosa. Em alguns momentos, esse rigor foi flexibilizado e acabou causando problemas de oferta de moeda e de desconfiança em relação ao seu valor. Era uma economia baseada na exportação de produtos agrícolas.

Como os políticos de tendência mais liberal contribuíram para a troca de regime?

Ao longo do Império, conservadores e liberais tiveram, muitas vezes, semelhanças. A diferenciação que surge nesse sistema é a presença de políticos republicanos, como um desdobramento da ala mais radical dos liberais. No fim da década de 1870, vão surgir os primeiros clubes republicanos, e se destacam figuras como Américo Brasiliense, Prudente de Morais e Campos Sales. Esses homens estão ligados à produção agrícola exportadora de café. A sociedade brasileira do fim do século 19 ainda é uma grande fazenda, mas que já tem elementos novos, com novas ideias circulando, que vão aparecer no cenário político também.

Confira a íntegra da entrevista clicando aqui: 'República não garantiu fim de mecanismos que reproduzem ...


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

Confira os últimos posts



03/07


2020

Frente a Frente reproduz entrevista de Ciro Gomes

O Frente a Frente de hoje traz a íntegra da entrevista do ex-ministro e pré-candidato à Presidência da República em 2022 pelo PDT, Ciro Gomes, na live de ontem pelo Instagram deste blog. Ancorado por este blogueiro, o programa é gerado para 37 emissoras do Nordeste pela Rede Nordeste de Rádio, tendo como cabeça de rede a Rádio Hits 103,1 FM, no Grande Recife.

Se você deseja ouvir pela internet, dois caminhos: clique no botão acima Rádio ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio pelo Play Store. E bom programa!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

O Jornal do Poder

03/07


2020

Mãe de Miguel tem conta de rede social hackeada

Do G1/PE

Mãe de Miguel Otávio, criança que morreu ao cair de um prédio de luxo no Recife no dia 2 de junho, Mirtes Renata de Souza relatou que sua conta no Instagram foi hackeada. Segundo ela, todas as fotos foram apagadas do perfil.

“Algumas fotos de Miguel eu só tinha ali. Minha sobrinha tentou recuperar, mas não conseguiu. Já avisei aos advogados”, disse Mirtes.

As fotos foram apagadas no dia 25 de junho. A Polícia Civil ainda não foi acionada, segundo Mirtes, até a última atualização desta reportagem.

“Eu não sei o que aconteceu, não sei se foi por causa das solicitações para seguir. Eu tinha mais de 1 mil solicitações, mas não estava conseguindo aceitar. Não sei se a pessoa hackeou porque queria os seguidores ou se foi por ruindade”, contou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


03/07


2020

Morre ex-prefeito de Timbaúba

Faleceu, no início da manhã de hoje, vítima de complicações cardíacas, o ex-prefeito de Timbaúba (1989-1992) e ex-deputado estadual (1995/1998), Gilson Muniz Dias, aos 77 anos.

Gilson Muniz era casado com Emércia, também ex-prefeita de Timbaúba (1997-2000). No ano de 2018 ele foi candidato nas eleições de 2018 pelo PSL e apoiou a candidatura a governador de Armando Monteiro, mas não obteve êxito na disputa. O sepultamento está marcado para amanhã na sua cidade.

O também ex-deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de Timbaúba pelo PP, Marinaldo Rosendo, emitiu uma nota lamentando o falecimento do colega. Confira abaixo.

“Grande personalidade no estado de Pernambuco, Gilson Muniz foi importantíssimo para a representatividade timbaubense no cenário político regional e estadual.

Foi um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento timbaubense em diversos aspectos, principalmente quanto a saúde, estrutura e eventos.

Seu olhar sobre os morros será sempre seu maior exemplo e prova do quanto se doou para o bem-estar do povo. Com certeza, Doutor Gilson (como era carinhosamente chamado), deixa seu legado, muitas lições e, com certeza, muitas saudades.

Meus pêsames à sua família e ao povo timbaubense.”


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


03/07


2020

Morre Aristoteles Atheniense

Blog de Irineu Tamanini

Acaba de falecer em Belo Horizonte, vítima da Covid-19, o ex-vice-presidente nacional da OAB, o advogado mineiro Aristoteles Atheniense. Nascido em Rio Novo (MG), próximo a Juiz de Fora, em 01 de fevereiro de 1936, Aristoteles estava com 84 anos.

Entre as ocupações que teve em vida, Aristoteles foi presidente da Seccional mineira da OAB por dois períodos (1979 a 1983); secretário Geral do Conselho Federal (1993/1995); vice-presidente Nacional da OAB (Jan./2004 a Jan./2007) e membro da Federação Interamericana dos Advogados, do American Bar Association, da Federação Internacional dos Advogados, do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (Cadeira nº 6 – Rodolpho Jacob).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


03/07


2020

PSOL Olinda discute chances da legenda no próximo pleito

Com o objetivo de municipalizar o debate político na cidade de Olinda, avaliar a participação do PSOL nas eleições municipais de 2020, as chances da legenda no pleito e a importância da renovação da Câmara de Vereadores, o ciclo de formação política denominado de “Olinda tem a sua cara” promove, amanhã, às 14h, em plataforma online, com integrantes da direção partidária e pré-candidatos e pré-candidatas à vereança, um amplo debate. O bate-papo será conduzido pela presidente do PSOL municipal, Eugênia Lima.

“Nosso objetivo é traçar perspectivas para que o partido possa contribuir nas discussões da cidade na educação, saúde, planejamento urbano, cultura, assistência social, juventude e transparência de recursos. Além de tratar de temas como o feminismo, o antifascismo e o antirracismo. Nossas pré-candidatas e pré-candidatos não são postos à prova no pleito aleatoriamente, queremos construir uma Olinda com mais possibilidades para todos, justa e melhor para se viver”, salienta Eugênia.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


03/07


2020

Prefeita privilegia rádio e anuncia ricaço

Finalmente, a prefeita de Arcoverde, Madalena Brito (PSB), anunciou o candidato do seu grupo ao Governo Municipal, mas de forma atabalhoada.

Além de privilegiar um único canal de comunicação, a Rádio Independente, permitiu aglomerações em torno do prédio da emissora e ainda foi responsável por uma grande poluição sonora e do meio ambiente, queimando fogos, cena típica da folclórica e divertida Sucupira de Odorico Paraguaçu.

O candidato é o maior ricaço da cidade, o empresário Wellington Maciel, que, no município, só não controla o dízimo dos que frequentam a paróquia.

 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


03/07


2020

Um apelo aos amigos, leitores e seguidores

Gente,

Venho pedir que sigam o canal do meu blog no YouTube. Estou precisando da força de vocês para crescer o número de seguidores. Somos mais de 100 mil leitores inscritos no blog, cinco mil amigos no Facebook e mais 17 mil seguidores, além dos 35 mil seguidores do Instagram.

Se cada um dedicar um pouco do seu tempo para se inscrever no seguinte canal (https://www.youtube.com/user/blogdomagno) e ativar o sininho das notificações, todos vão receber as notícias, comentários e entrevistas postadas no YouTube. Faça já a sua inscrição!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


03/07


2020

José Serra critica ação da Lava Jato em sua casa em SP

Denunciado pela força-tarefa da Operação Lava Jato em São Paulo por lavagem de dinheiro, o senador e ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) criticou, em nota à imprensa, a operação realizada pela Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) hoje, afirmando que a busca e apreensão realizada em sua residência foram "medidas invasivas e agressivas".

Serra também afirmou acreditar na Justiça e disse que todos os atos de sua vida pública foram com base "na licitude e na integridade".

Nesta manhã, a PF fez buscas na casa em que ele e a filha Verônica Allende Serra, que também foi denunciada, moram em Alto de Pinheiros, Zona Oeste da capital paulista. Segundo os investigadores, os agentes foram recebidos apenas pela ex-mulher de Serra, Mônica. No local foram apreendidos pen-drives, HDs e computadores.

Serra, que tem 78 anos, foi eleito governador do estado no pleito de 2006, tendo assumido e governado de 1º de janeiro de 2007 até abril de 2010. Ele não estava no local no momento da operação.

Em nota divulgada à imprensa por meio de sua assessoria, Serra afirmou ainda que a operação, "em meio à uma pandemia", é "desarrazoada".

"A operação realizou busca e apreensão com base em fatos antigos e prescritos e após denúncia já feita, o que comprova falta de urgência e de lastro probatório da acusação", disse Serra na nota.

Veja a íntegra da nota de José Serra sobre a operação e a denúncia:

"Causa estranheza e indignação a ação deflagrada pela Força Tarefa da Lava Jato de São Paulo na manhã desta sexta-feira (3) em endereços ligados ao senador José Serra. Em meio à pandemia da Covid-19, em uma ação completamente desarrazoada, a operação realizou busca e apreensão com base em fatos antigos e prescritos e após denúncia já feita, o que comprova falta de urgência e de lastro probatório da acusação.

É lamentável que medidas invasivas e agressivas como a de hoje sejam feitas sem o respeito à Lei e à decisão já tomada no caso pela Suprema Corte, em movimento ilegal que busca constranger e expor um senador da República.

O senador José Serra reforça a licitude dos seus atos e a integridade que sempre permeou sua vida pública. Ele mantém sua confiança na Justiça brasileira, esperando que os fatos sejam esclarecidos e as arbitrariedades cometidas devidamente apuradas".


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


03/07


2020

Passando a borracha na história

A Câmara de Vereadores do Recife vai votar, na próxima segunda-feira, uma proposta do vereador Ivan Moraes, do PSOL, cujo foco tangencia episódios repugnantes do obscurantismo, da inquisição, da queima de livros e das fogueiras medievais. A iniciativa pretende derrubar o busto do ex-presidente Humberto de Alencar Castello Branco, que assumiu o governo com o golpe ou a derrubada do então presidente João Goulart em 1964.

Será votada em sessão online no grande expediente da Casa de José Mariano. Se aprovada, os senhores vereadores da atual legislatura municipal recifense serão comparados aos equivocados militantes da cegueira ideológica que pensam em apagar a história e não valorizar como fazem as civilizações mais sábias. As marcas do passado são símbolos de ciclos que os povos viveram, aprovam ou desaprovam, gostariam de repetir os exemplos ou evitá-los para sempre.

Derrubar monumentos que dizem respeito a uma história, levado tão somente por uma convicção ideológica pessoal ou partidária, configura um gesto de autoritarismo e uma agressão à doutrina democrática inaceitável. É um desrespeito aos valores vigentes entre parte ou maioria da sociedade do tempo histórico em que os fatos ocorreram.

Na mesma linha de pensamento do vereador Ivan Moraes, estaria na hora de o poder legislativo cancelar também os nomes de avenidas e os bustos de Getúlio Vargas e de Agamenon Magalhães, apenas para citar duas das maiores expressões do Estado Novo de 1930 a 1945 quando o Brasil viveu uma ditadura clássica sem retoques. Em sua sanha para tentar apagar a história e seus exemplos, não seria surpresa se o vereador Ivan Moraes reativasse a proposta da ex-vereadora e deputada federal Marilia Arraes, candidata a prefeita do Recife, que num de seus últimos discursos na Casa de José Mariano defendeu o cancelamento dos nomes de toda as ruas que lembrassem alguém vinculado aos governos militares.

Como se vê, o Recife apresenta um dos piores índices de qualidade de vida, sem saneamento e sem uma educação pública de qualidade, repleta de palafitas miseráveis e favelas verdadeiros guetos de pobreza e de miséria, mas os socialistas acham que ao apagar a história dentro do figurino do obscurantismo estão dando a sua contribuição.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


03/07


2020

Detran amplia horário de serviço nos shoppings

A partir da próxima segunda-feira, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, ampliará o horário da entrega de documentos no sistema Drive-Thru, que será das 12h às 20h, nos Shoppings Plaza, Tacaruna, Recife e Guararapes. Um caminhão Detran Itinerante estará no estacionamento dos quatros centros de compras, onde serão entregues, por meio de biometria, Carteira Nacional de Habilitação – CNH, e Certificado de Registro e Licenciamento do Veículos – CRLV. Os usuários que estavam agendados e tiveram os seus documentos retidos durante a pandemia, serão atendidos por hora marcada.

O diretor de Atendimento do Detran, Cel. Felipe Nascimento, informa que os usuários do Órgão de trânsito estão sendo convocados por telefone para irem aos shoppings receber os documentos. Ele lembra ainda que o modelo de drive-thur visa obedecer ao plano de convivência do Governo do Estado, para o enfrentamento ao Covid-19. “Estamos abrindo esses pontos de entrega do licenciamento e CNH no modelo drive-thru, onde a pessoa não vai precisar sair do veículo para pegar o documento. Aos poucos iremos aumentar o número de unidades para retornar aos atendimentos com segurança que o período exige. Lembramos que o uso de máscaras é obrigatório”, ressaltou Nascimento.

De acordo com a Resolução 782/20 do Contran, de 18 de junho, continuam interrompidos por tempo indeterminado os serviços:

  • Validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou permissão para dirigir (PPD) vencida desde 19/02/2020;
  • Registro e licenciamento de veículos novos, desde que ainda não expirados;
  • Recursos de suspensão do direito de dirigir e de cassação da Carteira de
  • Defesa de autuação (multas);
  • Recursos de multas;
  • Defesa processual;
  • Identificação de condutor infrator (inclusive os processos em andamento);
  • Expedição de Certificado de Registro de veículo (CRV/recibo ou DUT) em caso de transferência de propriedade do veículo adquirido desde 19/02/2020;
  • Notificações de penalidades somente poderão ser expedidas e enviadas pelos Correios após a revogação da Deliberação 185 do Contran, que suspende por tempo indeterminado os prazos de Defesa de Autuação e Identificação de Condutor Infrator;
  • O prazo para que o processo de habilitação do candidato permaneça ativo no Detran-PE FICA AMPLIADO PARA 18 (DEZOITO) MESES, inclusive para os processos administrativos em andamento;


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


03/07


2020

Filha de José Serra tinha conta para lavar dinheiro do pai

A filha de José Serra, Verônica, também é alvo da Operação Revoada, ela foi denunciada por lavagem de dinheiro. Segundo a força-tarefa da Lava Jato em São Paulo, pai e filha ocultaram dinheiro “sabidamente proveniente de crimes”.

A denúncia do MPF, obtida por O Antagonista, traz os detalhes dessa relação familiar em um esquemão de pagamentos de propinas. Clique aqui e leia a denúncia na íntegra.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Igual a família Bozo. kkkkkkkkkkkkkkkkk



03/07


2020

Caixa anuncia R$ 6,5 milhões em financiamentos

A Superintendência Executiva de Varejo da Caixa Econômica Federal de Petrolina anunciou, ontem, um aporte de recursos de crédito da ordem de R$ 6,5 milhões e boas perspectivas de novos financiamentos pelo Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

O anúncio, feito durante reunião online da Unidade Regional da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco - URSF/ FIEPE, animou os empresários e dirigentes da entidade que fizeram perguntas acerca do programa do Governo Federal instituído pela Lei nº 13.999, de 18 de maio de 2020.

De acordo com o superintendente de Varejo da Caixa, Santiago Queiroz, o Pronampe foi criado para fazer girar a roda da economia nestes tempos de pandemia da Covid-19. "Estes R$ 6,5 milhões já estão nos caixas das empresas e existe a perspectiva de um montante ainda maior até o final do programa. O objetivo é garantir recursos para o estímulo e fortalecimento dos pequenos negócios, além de manter os empregos", ressaltou o representante da superintendência que abrange ainda os municípios de Cabrobó, Araripina, Salgueiro e Ouricuri, em Pernambuco e Juazeiro, Casa Nova e Remanso, na Bahia.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


03/07


2020

Ex-superintendente do Incra na disputa no Cabo

Em encontro com o presidente estadual do Solidariedade, deputado federal Augusto Coutinho, o ex-superintendente do Incra no Estado e servidor de carreira do órgão, Heliodoro Daltino, bateu o martelo: sairá candidato à vereador do Cabo nas eleições municipais, agora marcadas para 15 de novembro.

Além de ser uma figura bem conhecida da burocracia federal no universo Recife-Brasília, Heliodoro é presbítero da Assembleia de Deus, no bairro da Charneca, irmão do atual vereador e pré-candidato a prefeito do Cabo, Professor Arimatéia, do PSDB.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


03/07


2020

Ricardo Coutinho e a esposa viram réus suspeitos de fraudes

O ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, e a esposa, que é ex-secretária de Finanças do Estado, Amanda Rodrigues, se tornaram réus suspeitos de fraudes no Laboratório Industrial Farmacêutico do estado (Lifesa). Além deles, Coriolano Coutinho, o ex-secretário de saúde, Waldson de Sousa, o ex-procurador-geral, Gilberto Carneiro, Maurício Rocha e Aluísio Freitas. A denúncia do Ministério Público da Paraíba (MPPB) foi aceita pelo juiz Adilson Fabrício, da 1ª Vara Criminal de João Pessoa.

O processo compõe o âmbito da Operação Calvário que investiga irregularidades em contratos estabelecidos na gestão de Ricardo com organizações sociais que coordenam serviços de educação e saúde.

A decisão do magistrado aponta que o "MP relata que os réus uniram esforços com o fim de praticar delitos de lesa-pátria e para isso arquitetaram engenhoso esquema para apropriação de verbas públicas, praticando fraudes, valendo-se de organizações sociais e da adoção massiva de métodos fraudulentos de contratação, tais como superfaturamento, dispensa indevida de licitação, processos licitatórios viciados, entre outras práticas desvirtuadas”.

"Segundo a acusação, o ex-governador- o Sr. Ricardo Vieira Coutinho comandava a ORCrim formado pelos denunciados, com braço forte e olhar atento, agindo diretamente, ou por meio de seus comandados mais próximos, como seu irmão, do cognome "Ministro", Coriolano Coutinho, e a namorada, Amanda Rodrigues", diz a decisão.

Ainda conforme as investigações, Amanda Rodrigues, "foi alçada como a pessoa de comando dentro da empresa encapada, passando-se a OrCrum a atual o modo a perpetrar inúmeras irregularidades sob o manto da pessoa jurídica de participação pública, havendo várias irregularidades detectadas por órgãos de controle do TCE”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


03/07


2020

Governo quer recriar TV Internacional

Com a imagem do Brasil desgastada no exterior pela política ambiental e por passos em falso no enfrentamento à pandemia do coronavírus, o governo Jair Bolsonaro planeja recriar a TV Brasil Internacional. A programação do canal será voltada ao público estrangeiro no momento em que o País enfrenta uma crise de credibilidade que ultrapassa a fronteira doméstica.

Uma das ideias do ministro das Comunicações, Fábio Faria, é tornar disponível o conteúdo da TV Brasil Internacional pelo serviço de streaming, para ser acessado por smartphones, tablets e televisões ligados à internet, além de usar programas já realizados pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

As críticas da imprensa e organismos estrangeiros incomodam o governo, para quem as notícias não correspondem à realidade. No encontro da Cúpula do Mercosul, realizado na quinta-feira, 2, por videoconferência, Bolsonaro afirmou que buscará um esforço para “desfazer opiniões distorcidas” sobre a política ambiental do Brasil no exterior.

A proposta de usar o streaming é uma das alternativas para executar o projeto sem aumentar os custos para a emissora pública. Fábio Faria se comprometeu com o presidente Bolsonaro – que diversas vezes já defendeu a privatização da EBC – a tornar o conglomerado de emissoras de TV, rádio e agência de notícias mais eficiente. Embora a EBC esteja na lista das empresas que devem ser privatizadas, a venda não ocorrerá agora porque, antes, será necessário “enxugar” a companhia.

A preocupação do Palácio do Planalto com o impacto das turbulências no exterior tem aumentado por motivos bem pragmáticos. Recentemente, por exemplo, um grupo de 29 instituições financeiras internacionais fez um alerta ao governo brasileiro sobre os riscos de saída dos investimentos do País, após a constatação de falhas no combate ao desmatamento. Com fundos de aproximadamente US$ 3,7 trilhões, o grupo exigiu que o Brasil barrasse o desmatamento, que assume proporções cada vez maiores.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores