FMO

23/10


2019

Governo promete enviar recursos a municípios litorâneos

O presidente da Amupe, José Patriota, esteve, na última segunda-feira, no Palácio do Planalto, em Brasília, reunido com a secretária especial de Assuntos Federativos, Déborah Arouxa. A principal pauta foi a emergência na situação do derramamento de óleo no litoral nordestino e a necessidade do Governo Federal em ajudar os municípios litorâneos.

A Amupe pediu as devidas providências para minimizar as consequências provocadas pelo aparecimento desse óleo nas praias, especialmente em Pernambuco, com a liberação de recursos para auxiliar os municípios na compra de materiais adequados para remoção do material e para contratar uma força de trabalho constante, embora a força do voluntariado tem sido de extrema importância, mas as prefeituras precisam ter um contingente de pessoas permanentes e remuneradas enquanto perdurar essa situação. 

Para Patriota, essas Prefeituras já não têm recursos e ainda tiveram que comprar muitos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) com recurso próprio. “É preciso que o Governo Federal ajude os municípios a tomarem esse tipo de iniciativa e muitas outras ações necessárias para os municípios do Nordeste, como o custeio do transporte dos resíduos para zonas adequadas. É preciso fazer um conjunto de ações emergenciais e ações permanentes de médio e longo prazo”, enfatizou.

A Amupe acredita que as ações urgentes devem ser tomadas pois o derramamento do líquido viscoso afeta diretamente a vida marinha e vida de quem depende do litoral para sobreviver: pescadores, comerciantes, barqueiros, rede hoteleira, dentre outros. “Nós estamos em contato direto com os municípios, e eles demonstraram preocupação, a reunião foi até tarde da noite e brevemente deveremos ter novidades nesse sentido”, concluiu José Patriota.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Abreu e Lima

Confira os últimos posts



15/11


2019

“Qualquer cidadão do mundo, hoje, é um repórter”

Do portal da Fundaj

“Qualquer cidadão do mundo, hoje, é um repórter.” A fala do jornalista político Magno Martins, do “Blog do Magno”, diz respeito às transformações provocadas pela democratização da internet e dos dispositivos móveis na Era Digital. Diante deste cenário, o jornalista comandou, na noite desta quinta-feira (14), a palestra “O Novo Jornalismo Online no País”, realizada na Sala João Cardoso Ayres, no campus Derby da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

Colunista político da Folha de Pernambuco, Magno abordou desde as mudanças nos hábitos de consumo dos leitores ao jornalismo amador, e comentou os atuais desafios do repórter político frente ao fenômeno das fake news. “Informação é poder. O monopólio da informação, esse coronelismo, acabou com a internet. Qual o lado ruim? Ela prostituiu a nossa profissão [o jornalismo], que requer rigor da formação do profissional ao trato com a notícia”, provocou. 

Apoiado em dados levantados pela Pesquisa Global Digital 2019, sobre o número atual de usuários das redes sociais no mundo, analisou o uso destes recursos nas Eleições 2018. Também refletiu sobre a migração dos leitores de jornais impressos para o formato digital. “No Brasil, 28 títulos foram encerrados só no último ano. Com a ascensão do online, há um declínio do impresso. E, com ele, acabamos de vez com a figura do grande repórter investigativo”, lamentou Martins, em menção à emergência da internet.

Com uma carreira que beira as quatro décadas, o jornalista tem se desdobrado nos últimos 13 anos para estar “online”. Em 2006, criou o “Blog do Magno”, onde comenta fatos importantes ou pitorescos da política nacional aos acontecimentos de Afogados da Ingazeira, sua cidade natal, e demais interiores. No ano seguinte, passou por mais de 70 municípios com uma oficina sobre o uso da ferramenta e, por isso, recebeu a alcunha de “pai dos blogs no Nordeste”.

Durante a palestra na Fundaj, ele anunciou que seu programa no rádio “Frente a Frente, com Magno Martins” ganhará uma nova versão, que será disponibilizada semanalmente no YouTube, plataforma de streaming de vídeos. A data não foi divulgada. Ao fim da sua fala, agradeceu ao presidente da Fundaj, Antônio Campos, pela presença e abriu para as perguntas do público.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Paulista

15/11


2019

Presidente do Santos pede educação com Bolsonaro

"Merece respeito", disse. Jair Bolsonaro é esperado na Vila Belmiro no sábado para o clássico Santos x São Paulo; campanha de torcedores na internet repudiou a presença do político.

José Carlos Peres e Jair Bolsonaro (Facebook/ Reprodução/ Alan Santos/PR/VEJA)

Da Redação da Veja

 

O presidente do Santos, José Carlos Peres, espera respeito da torcida durante a visita de Jair Bolsonaro, presidente da República que é esperado em jogo do clube no próximo sábado.

Bolsonaro deve assistir ao clássico entre Santos e São Paulo às 17h, na Vila Belmiro, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.

“Quem está vindo é a figura do Presidente da República e merece o respeito e educação do Santos, que é um clube universal e o maior do Brasil no âmbito internacional”, disse Peres ao site Gazeta Esportiva.

Membros da Polícia Federal e do serviço de inteligência do governo estiveram na Vila na tarde desta quinta-feira para alinhar a chegada do presidente. Uma simulação foi feita para evitar qualquer incidente.

Jair Bolsonaro estará na Baixada Santista durante o feriado da Proclamação da República, em ato no Forte dos Andradas, no Guarujá. Partiu dele a decisão de aproveitar a oportunidade para ir ao estádio.

“Se Deus quiser, no sábado, estarei na Vila Belmiro assistindo ao jogo Santos e São Paulo. Como é torcida de um time só, que é lei em São Paulo, estaremos torcendo para o Santos. No futuro, se a torcida do São Paulo me convidar, estarei torcendo para o São Paulo”, disse Bolsonaro, em live no Facebook.

O técnico Jorge Sampaoli, avesso ao governo do presidente brasileiro, não gostou da notícia e espera não ter nenhum contato direto com o presidente antes ou depois do clássico.

Parte da torcida do Santos se mobilizou nas redes sociais e criou a #BolsonaroNaVilaNão. O assunto chegou a ser o mais comentado no Twitter em todo o Brasil na última quarta. As duas maiores organizadas do clube – Torcida Jovem e Sangue Jovem – também repudiaram em nota a presença do presidente.

(Com Gazeta Press)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Serra Talhada

15/11


2019

Trânsito: câmeras instaladas em mais 16 áreas do Recife

Câmeras de trânsito que ajudam a multar infratores são instaladas em mais 16 áreas do Recife.Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) informou, nesta quinta (14), que sistemas de videomonitoramento entram em operação de forma definitiva a partir de 2 de dezembro.

 Foto: Inaldo Lins/CTTU/Divulgação

Por G1 PE

 

Mais 16 áreas da capital pernambucana vão passar a ser monitoradas por sistemas de câmeras de vídeo que ajudam os agentes a registrar multas e punir os infratores no tráfego. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (14), pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). Os equipamentos de fiscalização entram em operação de forma definitiva em 2 de dezembro, em todas as regiões da cidade.

Com essa medida, o sistema de videomonitoramento do Recife passará a contar com 28 câmeras. Isso significa mais do que dobro da quantidade que está em operação atualmente. Hoje, funcionam na cidade 12 equipamentos desse tipo, ligados a uma central.

Confira os novos locais que serão fiscalizados por videomonitoramento:  


Zona Norte

Rua Córrego Euclides, próximo ao miniterminal de ônibus
Entrocamento entre as ruas Córrego do Bartolomeu, Padre Oliveira e Córrego do Euclides, na Praça da

 

Rodinha

Avenida Beberibe, no Largo Comercial de Água Fria
Entrada do Córrego da Areia, nas proximidades da Escola Municipal Professor Moacyr de Albuquerque
Avenida Hildebrando de Vasconcelos, na altura do miniterminal de ônibus, em Dois Unidos
Praça da Convenção, nas proximidades do cruzamento com a Rua Uriel de Holanda, em Beberibe
Cruzamento da Avenida Governador Agamenon Magalhães com a Rua Odorico Mendes, em Campo Grande
Cruzamento das ruas Vasco da Gama e Frederico Ozanan, na entrada do Córrego do Botijão

 

Zona Oeste

Cruzamento da Avenida Caxangá com a Rua São Mateus, na Iputinga
Avenida General San Martin, na altura da rotatória, perto da Rua Doutor Gomes Pôrto, em San Martin

 

Área central

Rua Jenner de Souza, próximo à Praça do Derby
Praça Carlos Pinto, em Santo Amaro, próxima ao Shopping Tacaruna
Cruzamento das avenidas Dantas Barreto e Nossa Senhora do Carmo, em Santo Antônio

 

Zona Sul

Rua Maria Irene, perto da Praça do Jordão
Avenida Dois Rios, próximo ao semáforo 475, no Ibura
Avenida Jean Emile Favre, em frente à Faculdade Boa Viagem, no Ipse

Locais que já contam com fiscalização por videomonitoramento:

Avenida Recife, no cruzamento com a Rua Capitão Jacinto da Cruz
Avenida Antônio de Góes, nas proximidades da Secretaria de Administração do Estado
Avenida Antônio de Góes, nas imediações da saída do Túnel Josué de Castro
Avenida Conselheiro Aguiar, no cruzamento com a Rua Frei Leandro
Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, no sentido subúrbio, no cruzamento com a Av. João de Barros
Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, no cruzamento com a Avenida Professor José dos Anjos
Avenida Governador Agamenon Magalhães, no cruzamento com Rua Dr. Leopoldo Lins
Avenida Dois Rios, no cruzamento com a Rua Pintor Agenor de Albuquerque César
Rua do Acre, no cruzamento com a Estrada dos Remédios, em Afogados
Rua Arabaiana, em Brasília Teimosa, próximo ao cruzamento com a Rua Espadarte
Rua Nova Descoberta, no cruzamento com a Rua Vereador Otacílio de Azevedo, no bairro de Nova Descoberta
Rua Expedicionário Francisco Vitoriano, na UR-5

 

Objetivos

De acordo com a CTTU, os principais objetivos da fiscalização eletrônica são ordenar o estacionamento, auxiliar na mobilidade dos pedestres e facilitar o tráfego de ônibus.

Até o dia 2 de dezembro, placas de sinalização serão instaladas nos novos 16 pontos da cidade para alertar os motoristas. Até lá, os sistemas vão operar em caráter educativo.

Ainda de acordo com a autarquia, a maioria dos equipamentos vai punir infrações em áreas de circulação de ônibus. São pontos em que os veículos são impedidos de passar por causa de estacionamento irregular.

Também ficarão sujeitos a multas os motoristas que pararem em calçadas e em locais proibidos. As imagens captadas pelas câmeras também serão são utilizadas para coibir fila dupla e conversão proibida, além de operações de carga e descarga irregulares.

As câmeras, informou a autarquia, são operadas por um efetivo de 12 profissionais, entre agentes de trânsito e técnicos. Cabe aos agentes o papel de efetuar as autuações. A Central de Operações de Trânsito, que funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana.

A CTTU ressalta que as câmeras não são utilizadas para aplicar multas que só podem ser validadas por equipamentos aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), como excesso de velocidade.

Também não são registradas infrações precisem da abordagem dos agentes de trânsito, como conduzir o veículo sem os documentos obrigatórios ou em mau estado de conservação.

Por isso, as áreas beneficiadas ainda continuarão recebendo a presença física das equipes de agentes de trânsito da autarquia, que trabalham não apenas na fiscalização, como também no monitoramento e na operação do tráfego.

Estatísticas

A CTTU informou que as câmeras de videomonitoramento começaram a ser utilizadas em 2017. Um ano depois, disse a autarquia, foi registrada a redução de 87% no número de infrações registradas.

As estatísticas divulgadas pela CTTU mostram que o número de multas registrado em cada ponto monitorado passou de três por dia para uma diária, em média.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


15/11


2019

Proclamação da República: o que abre e o que fecha no feriado

Grande Recife

O feriado da Proclamação da República, celebrado nesta sexta (15), altera os horários de funcionamento do comércio de rua, shoppings e de serviços públicos no Grande Recife. Os bancos, por sua vez, não têm expediente. A Justiça trabalha em esquema de plantão. Confira o que abre e o que fecha no feriado.

Foto: Reprodução/TV Globo

Do G1 - PE

 

Comércio

As lojas do Centro do Recife, nos bairros de Santo Antônio e Boa Vista, abrem das 9h às 17h, como parte das ações de fim de ano do comércio, mas o funcionamento é facultativo.

Shoppings

 

Shopping Recife

As lojas e quiosques abrem das 12h às 21h. Já as megalojas, praças de alimentação, operações de serviços e áreas de lazer operam das 9h às 21h, mas a abertura às 9h é facultativa.

Shopping Tacaruna

As lojas abrem das 12h às 21h, enquanto megalojas abrem das 9h às 21h. As praças de alimentação e as áreas de lazer e serviços funcionam das 9h às 21h, mas a abertura antecipada é facultativa.

Shopping Plaza

O centro de compras abre das 12h às 21h. Já o cinema funciona de acordo com a programação.

RioMar Shopping

As megalojas do centro de compras abrem das 9h às 21h, enquanto quiosques e demais lojas operam das 12h às 21h. A praça de alimentação e os restaurantes abrem das 11h30 às 23h e o cinema opera conforme a programação.

Shopping Boa Vista

As lojas, os quiosques e as praças de alimentação operam das 10h às 19h. O Game Station abre das 10h às 21h e o cinema funciona de acordo com a programação.

Paço Alfândega

Todas as lojas abrem das 12h às 19h.

Shopping Guararapes

O centro de compras opera das 9h às 22h, exceto os espaços Hope, Boris Berenstein, La Donna e Container Vale Luz.

Shopping Patteo

As lojas, a praça de alimentação e as áreas de lazer funcionam das 9h às 22h. Os serviços funcionam de acordo com a programação própria.

Paulista North Way

O shopping abre a partir das 9h, com todas as operações funcionando até as 22h. O Parks & Games funciona das 12h às 22h.

Shopping Costa Dourada

As lojas, praça de alimentação e o Playtoy funcionam das 10h às 22h, enquanto o supermercado Arco-Vita opera das 8h às 22h. O cinema funciona de acordo com programação própria.

Bancos

As instituições bancárias não têm expediente no feriado da Proclamação da República, segundo a Federação Brasileira de Bancos.

Detran

A sede do órgão, na Iputinga, na Zona Oeste do Recife, não tem expediente nesta sexta (15), assim como as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), lojas em shoppings nas unidades do Expresso Cidadão. No sábado (16), as lojas dos shoppings funcionam conforme a própria programação.

Ministério Público do Trabalho

As atividades ficam suspensas em todas as unidades. O expediente volta na segunda-feira (18).

Tribunal de Justiça de Pernambuco

O órgão não tem expediente nesta sexta (15), retomando as atividades a partir da segunda (18). O TJPE funciona em regime de plantão. De acordo com a instituição, são julgadas somente demandas consideradas urgentes de caráter cível e criminal, como habeas corpus, mandados de segurança e medidas cautelares.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Limoeiro

15/11


2019

Dólar volta a subir

Moeda americana fecha no segundo maior valor da história. Incertezas na América Latina e dados econômicos fracos na Europa e na China levam moeda a ter alta de 0,2% e ser negociada a R$ 4,1934.

Foto: Marcelo Casal JR/Agência Brasil

Da Veja - Por Lucas Costa

 

Em uma semana marcada por tensões e incerteza política na América Latina, o dólar comercial voltou a subir nesta quinta-feira, 14, e fechou no segundo maior valor da história. A moeda teve ligeira alta de 0,16%, mas o suficiente para atingir 4,1934 reais para a venda e se tornar o segundo maior valor desde o início do Plano Real. O recorde ainda é de 4,1957 reais, de 13 de setembro de 2018. A escalada da moeda foi influenciada principalmente pela insegurança econômica no Chile e indicadores aquém do esperado da China e da Alemanha.

Na América Latina, os protestos no Chile deixaram o mercado em movimento de aversão a risco, o que afastou os investimentos na região. A moeda chilena teve forte depreciação mesmo depois de o banco central local anunciar medidas para segurar o peso em declínio. “Os conflitos ocorridos no Chile e a instabilidade econômica no país acabaram contaminando diversas moedas sul-americanas, inclusive o real. Além disso, os investidores estão em cautela com o feriado no Brasil, pois os mercados globais estarão ligados nos eventos, mas nós estaremos desligados. Por isso, houve a alta do dólar”, afirma Pablo Spyer, diretor da corretora Mirae Asset.

Internacionalmente, foram divulgados indicadores econômicos decepcionantes. O crescimento da produção industrial da China desacelerou significativamente mais do que o esperado em outubro, enquanto na Europa a na Alemanha evitou apenas por pouco uma recessão. Ademais, o clima é de incerteza acerca das negociações entre chineses e americanos sobre a guerra comercial. Esse pano de fundo pressionou as divisas de risco pelo mundo. O dólar australiano recuava 1%, enquanto o peso colombiano perdia 0,7%. Já o iene japonês, considerado ativo seguro, ganhava 0,2%.

Já o Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, encerrou esta quinta-feira com leve alta de 0,5%, aos 106.556 pontos. Os balanços trimestrais ditaram o ritmo dos negócios e os papéis de Petrobras impediram um avanço maior. O mercado foi influenciado pela notícia de que a agência de classificação de risco Fitch reafirmou a nota de crédito soberano do Brasil em “BB-“, com perspectiva estável, e ponderou que uma melhora segue limitada por fatores como elevado endividamento público, rígida estrutura fiscal e um Congresso “fragmentado”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Capacitação de Candidatos

15/11


2019

Contra a vontade de Bolsonaro, Brics ignora crise na Venezuela

Da Redação da Veja

 

Os líderes do Brics assinaram nesta quinta-feira, 14, em Brasília, uma declaração com 73 tópicos sobre o futuro do bloco e da política internacional. O texto pede uma reforma no Conselho de Segurança da ONU, mas não menciona a situação da Venezuela, da Bolívia e do Chile. O presidente Jair Bolsonaro chegou a mencionar que pretendia pressionar os outros líderes do bloco a dar mais atenção à crise venezuelana. Mas o desejo brasileiro não foi atendido. Ao contrário do Brasil, China, Rússia, Índia e África do Sul reconhecem o governo de Nicolás Maduro como legítimo.

Os Brics demonstraram preocupação com os conflitos no Iêmen, Síria, Líbia e Golfo Pérsico, pediram uma solução pacífica para a situação na Península Coreana e parabenizaram o Sudão pelo acordo para um governo de transição assinado em agosto que acabou com meses de protestos no país.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Magno coloca pimenta folha

14/11


2019

Palestra na Fundaj foi um sucesso

Do site da Fundaj

“Qualquer cidadão do mundo, hoje, é um repórter”. A fala do jornalista político Magno Martins, do Blog do Magno, diz respeito às transformações provocadas pela democratização da internet e dos dispositivos móveis na Era Digital. Diante deste cenário, o jornalista comandou, na noite de hoje, a palestra “O Novo Jornalismo Online no País”, realizada na Sala João Cardoso Ayres, no campus Derby da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

Colunista político da Folha de Pernambuco, Magno abordou desde as mudanças nos hábitos de consumo dos leitores ao jornalismo amador, e comentou os atuais desafios do repórter político frente ao fenômeno das fake news. “Informação é poder. O monopólio da informação, esse coronelismo, acabou com a internet. Qual o lado ruim? Ela prostituiu a nossa profissão [o jornalismo], que requer rigor da formação do profissional ao trato com a notícia”, provocou.

Apoiado em dados levantados pela Pesquisa Global Digital 2019, sobre o número atual de usuários das redes sociais no mundo, analisou o uso destes recursos nas Eleições 2018. Também refletiu sobre a migração dos leitores de jornais impressos para o formato digital. “No Brasil, 28 títulos foram encerrados só no último ano. Com a ascensão do online, há um declínio do impresso. E, com ele, acabamos de vez com a figura do grande repórter investigativo”, lamentou Martins, em menção à emergência da internet.

Com uma carreira que beira as quatro décadas, o jornalista tem se desdobrado nos últimos 13 anos para estar “online”. Em 2006, criou o Blog do Magno, onde comenta fatos importantes ou pitorescos da política nacional aos acontecimentos de Afogados da Ingazeira, sua cidade natal, e demais interiores. No ano seguinte, passou por mais de 70 municípios com uma oficina sobre o uso da ferramenta e, por isso, recebeu a alcunha de “pai dos blogs no Nordeste”.

Durante a palestra na Fundaj, ele anunciou que seu programa no rádio, o “Frente a Frente, com Magno Martins” ganhará uma nova versão, que será disponibilizada semanalmente no YouTube, plataforma de streaming de vídeos. A data não foi divulgada. Ao fim da sua fala, agradeceu ao presidente da Fundaj, Antônio Campos, pela presença e abriu para as perguntas do público.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banner de Arcoverde

14/11


2019

78ª Exposição de Animais começa amanhã

Começa, a partir de amanhã a 78ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados, promovida pela Sociedade Nordestina de Animais (SNC). O evento será realizado até o dia 24 de novembro, no Parque de Exposições do Cordeio, no Recife, e contará com programação para adultos e crianças com shows infantis e religiosos, feira de agronegócios, leilões e palestras. Os ingressos custam R$ 5 (meia) e R$ 10 (inteira) de segunda a quinta-feira e R$ 6 (meia) e R$ 12 (inteira) de sexta-feira a domingo. A bilheteria aceita também cartão de crédito.

A Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados, realizada desde 1941, reunirá mais de dois mil animais, sendo 900 caprinos e ovinos, 600 bovinos, 500 equinos e 150 suínos, além de pequenos bichos como peixes, coelhos e aves e pássaros exóticos. Para este ano, a expectativa é de que o público ultrapasse a marca de 250 mil pessoas durante os dez dias de evento.

Ao longo dos anos, a Exposição de Animais consolidou-se como a maior feira de agropecuária do Norte e Nordeste, além de ser a terceira maior do Brasil. Em 2019, serão movimentados cerca de R$ 30 milhões em negócios com a participação de criadores de 17 estados brasileiros. O evento ainda contará com mais de 200 expositores de produtos e serviços, com a geração de cerca de dois mil empregos diretos e indiretos.

Pernambuco, por ser um dos estados mais bem ranqueados do Brasil no agronegócio, atrai diversos outros eventos dentro da Exposição Nordestina de Animais. Em 2019 não será diferente. A programação técnica do evento terá julgamento de bovinos, equinos e ovinos, Torneio Leiteiro de Ovino e Bovino, o 1º Leilão Sindi Fazenda Três Irmãos, o 2º Leilão Nordeste Marchador e a 17ª Exposição Nacional da Raça Sindi. Além disso, o público terá toda uma estrutura de lazer, alimentação e lojinhas com plantas ornamentais, artigos em couro e exposição e venda de pequenos animais.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Shopping Aragão

14/11


2019

Maia: Artigo sobre registro de jornalista será retirado de MP

Após pressão da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e Sindicatos de Jornalistas em todo o Brasil, o deputado federal Rodrigo Maia (DEM), presidente da Câmara dos Deputados, se pronunciou sobre à Medida Provisória (MP), que entre outras alterações na lei trabalhista, acaba com a obrigatoriedade de registro profissional para jornalistas e mais 13 profissões regulamentadas.

Em conversa com o presidente da Câmara Federal, o ex-deputado federal Aldo Rebelo afirmou que a medida foi classificada de inaceitável por Rodrigo Maia.

“Hoje à tarde falei com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, sobre a absurda MP que revoga a obrigatoriedade de registro para atuação profissional de jornalistas. O presidente Rodrigo Maia considerou os termos da MP inaceitáveis”, postou no Twitter Aldo Rebelo, que é jornalista profissional.

Também em entrevista a jornalistas na Câmara Federal, Rodrigo Maia afirmou que a MP deverá ser aprovada, mas sem interferir na regulamentação da profissão de jornalista. Ele se solidarizou com os jornalistas brasileiros e salientou que os artigos que prejudicam a classe deverão ser retirados da Medida Provisória, principalmente o que acaba com a obrigatoriedade do registro profissional.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


14/11


2019

MDB debate participação feminina na política

Mulher Mais Política. Esse é o título do seminário que está sendo organizado pelo MDB Mulher de Pernambuco, a ser realizado no próximo dia 22, a partir das 9h, na Di Branco Recepções. Como o próprio nome sugere, o evento pretende estimular e fortalecer a participação feminina na vida pública, além de atrair novas filiadas para a legenda. Para conversar sobre o tema, o partido convidou as duas maiores estrelas do Congresso Nacional: a senadora Simone Tebet (MDB-MS) e a deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP).

“Simone e Tabata irão compartilhar suas experiências e desafios no Senado e na Câmara, respectivamente. Acredito que elas vão inspirar muitas mulheres a seguir o exemplo delas”, afirma o presidente do MDB-PE, o deputado Raul Henry.

Dentro do evento, haverá o lançamento do Prêmio Bárbara de Alencar, em homenagem a essa forte e corajosa sertaneja de Exu, única mulher a participar ativamente da Revolução Pernambucana de 1817 e primeira presa política do país.

“Bárbara de Alencar foi uma mulher muito à frente do seu tempo. O Prêmio com seu nome tem como objetivo promover o reconhecimento de personalidades femininas que se destacarem, ao longo do ano, em sua atuação política e social”, explica a presidente do MDB Mulher de Pernambuco, Miriam Lacerda.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


14/11


2019

Meu editorial no Frente a Frente – 14/11/2019

Se você perdeu o Frente a Frente de hoje, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife, escute agora o meu editorial.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


14/11


2019

Itamaracá sedia congresso da UVP

Entre os dias 20 e 23 de novembro, a região metropolitana do Recife será contemplada com o congresso de vereadores (as), servidores (as) de câmaras municipais e prefeituras do estado de Pernambuco. Desta vez, a União de Vereadores de Pernambuco – UVP escolheu a cidade de Itamaracá para sediar o encontro, que irá reunir, no auditório do Orange Praia Hotel, representantes de diversas cidades pernambucanas.

Nomes experientes como Francisco Dirceu Barros, procurador geral de justiça do Ministério Público de Pernambuco, José Patriota, presidente da Amupe, Eriberto Medeiros, presidente da Alepe, Sílvia Cordeiro, secretária da Mulher em Pernambuco, Pablo Bismark, especialista em Direito Eleitoral são presenças confirmadas no evento.  

Para o presidente da entidade, vereador Josinaldo Barbosa, o congresso cumpre o importante papel de fortalecimento dos legislativos municipais, bem como o aperfeiçoamento da atividade dos parlamentares.

"Essa edição do congresso também traz a inovação de um dia na programação dedicado à socialização das experiências vivenciadas pelas casas legislativas como forma de repercutir projetos que interferem, direta ou indiretamente, na vida do cidadão pernambucano” destacou Josinaldo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


14/11


2019

Joca bate recorde de público em lançamento de livro

O lançamento do novo livro de Joca Souza Leão – A Primeira Vez. Crônicas e 101 Diálogos (im)prováveis – foi um dos mais prestigiados da cidade neste ano. Mais de 200 pessoas, entre amigos e leitores, passaram no Bar Real na última terça-feira (12), para ter seu exemplar assinado pelo autor.

Editado pela Companhia Editora de Pernambuco e com projeto gráfico assinado por Ricardo Melo, capa dura e 236 páginas, o novo livro de Joca Souza Leão é dividido em duas partes, com dois prefácios. Na primeira, 70 crônicas, prefaciadas por Everardo Maciel. Na segunda parte, os 101 diálogos têm prefácio do jornalista, escritor e compositor Aluízio Falcão. 

No repertório, crônicas sobre temas variados. Política, questões urbanas, pequenos dramas e comédias do cotidiano, reminiscências pessoais sobre futebol e cultura, entre outros temas, estão entre os assuntos abordados pelo cronista. Sobre os diálogos contidos no livro serem prováveis ou improváveis, Joca diz que são as duas coisas. “Alguns são literais, ipsis litteris. Outros, metzzo a metzzo. E em alguns, os personagens talvez não tenham falado exatamente o que anotei; mas que pensaram, pensaram”, afirma.

O livro pode ser adquirido pela internet, na loja virtual da Cepe (www.cepe.com.br/lojacepe), e nas melhores livrarias da cidade.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


14/11


2019

Prefeita entrega Unidade de Saúde em Camaragibe

Os moradores de Vera Cruz, em Camaragibe, ganharam um importante equipamento para cuidar de sua saúde. A prefeita Doutora Nadegi inaugurou, hoje, a Unidade Básica de Saúde de Vila Rica, situada na Rua Lauro Miller, atrás do campo. A prefeita destravou a obra, orçada em R$ 81 mil, que estava parada antes do atual governo assumir.

“Com muito trabalho conseguimos reverter e destravar. Nós temos resgatado pedacinho por pedacinho da situação financeira do município. Isso é muito importante. Temos dificuldades, sim, e vamos continuar tendo. Saúde não é fácil. Temos que estar constantemente fazendo conta. Temos discutido muito a economicidade e a maneira de entregar. Nós trabalhamos com legitimidade e legalidade, respeitando o erário público e com muita responsabilidade. Hoje entregamos uma unidade bem construída e bem equipada para cuidar das pessoas”, explicou a Doutora Nadegi.

O equipamento vai oferecer atendimentos em Clínica Geral e Odontologia, além do suporte em Enfermagem, com funcionamento de segunda à sexta, das 7h30 às 16h30. “É uma unidade realmente bem estruturada. Ambulatórios organizados, com médicos, dentistas e todo suporte necessário. A comunidade de Vila Rica será muito beneficiada com certeza”, ressaltou o secretário de Saúde, Arnon Nascimento.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


14/11


2019

MP leva Projeto Educação para Afogados da Ingazeira

O Projeto Educação contra a Sonegação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) estará, na próxima terça-feira, na cidade de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú. A iniciativa, desenvolvida pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Combate à Sonegação Fiscal (Caop Sonegação Fiscal), em parceria com a Secretaria de Educação Estadual (SEE) e o Grupo de Educação Fiscal (GEF), visa apresentar a estudantes do ensino médio, de forma lúdica e pedagógica, lições para combater a sonegação fiscal.

“Combater a sonegação traz resultados diretos à população, porque os recursos arrecadados se traduzem em melhorias nos serviços públicos e também traz resultados para o mercado, para que não se tenha concorrência desleal por empresas que não pagam impostos”, destacou o coordenador do Caop Sonegação Fiscal, procurador de Justiça José Lopes.

O MPPE é a instituição que fiscaliza se o poder público, as empresas e os cidadãos estão cumprindo as leis. O MP atua em diversas áreas, investiga e denuncia à Justiça fraudes fiscais, como a sonegação de impostos. Vários parceiros estão junto com o MPPE nessa luta, inclusive nas ações de educação fiscal para estudantes. Em Afogados da Ingazeira, o evento será realizado na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Ione de Goés Barros, localizada na Rua Artur Padilha, s/n, a partir das 9h.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha