31/12


2017

2017, o ano da cara-de-pau

Helena Chagas – Blog Os Divergentes

Poderia ter sido o ano da Justiça – e de seu contrário, representado pelos procuradores e juízes midiáticos que exprapolam seu papel e pelos políicos que jogam o tempo todo para abafar a Lava Jato. Poderia ter sido o ano da recuperação econômica, mas ela veio tênue, vagarosa e dirigida a poucos, sem aplacar o desemprego e a precarização do emprego, jogando no abismo da pobreza muita gente que achava que tinha saído de lá. Poderia ter sido o ano de reformas necessárias no Estado, mas elas vieram com o vicio de origem de mandar, como sempre, a conta para quem não pode pagar mais.

2017 não foi nada disso. O traço marcante deste ano que acaba em poucas horas foi, isso sim, a cara-de-pau. Na política, sobretudo, para onde olharmos, vamos encontrar nessa figura macunaímica do homem público brasileiro os sinais de que se chegou a um limite sem precedentes em matéria de escancaramento e caradurismo. Perderam-se de vez os escrúpulos e a vergonha.

Dificil eleger o campeão da cara-de-pau 2017, mas é certo que no Palácio do Planalto há fortes candidatos. Basta recordar dos ziguezagues do governo Temer, que tomou decisões polêmicas com a maior seriedade e seguidamente recuou – ou foi obrigado a recuar – fazendo ares de João-sem-braço? A Renca, o decreto do trabalho escravo, o indulto de Natal…

Quem não se lembra de Michel Temer, no início do ano, prometendo que afastaria do cargo os ministros que fossem denunciados pela Lava Jato? Daria vontade de rir, se o caso não fosse de chorar, pois uns meses depois estaria o próprio presidente no alvo de duas denúncias, detonadas a partir de gravações de sua conversa com o empresário Joesley Batista na noite do Alvorada. Aliás, tem diálogo mais cara-de-pau do que esse, entre o “isso tem que ser mantido, viu”, e o sujeito que se achava o rei da cocada-preta, fora do alcance da Justiça?

O Congresso Nacional, com a Câmara dos Deputados na dianteira, foi outro forte concorrente ao prêmio de cara-de-pau do ano. Tem atitude mais cara-de-pau do que derrubar uma presidente da República por “pedaladas fiscais” e depois garantir a permanência de outro no cargo enterrando duas (não foi uma só…) denúncias por corrupção?

Pois é. E nem falamos da disputa individual entre os caras-de-pau que puxaram malinhas com rodinhas cheias de dinheiro pelas ruas e os que as guardavam, aos montes, em apartamentos em Salvador. Mas o espaço não dá para falar de todos.

Saindo do Executivo e do Legislativo, vamos encontrar muitos catas-de-pau no Judiciário e no Ministério Público. É só lembrar daqueles que, com salários de mais de R$ 30 mil que fazem questão de auxílio moradia, mesmo na cidade onde nasceram e sempre viveram – e daqueles juízes e ministros que mantém esse privilégio às custas do erário.

E até mesmo na Corte Suprema do país vamos encontrar candidatos ao prêmio cara-de-pau. Afinal, algumas decisões do dividido STF ficaram difíceis de explicar, como aquela que permitiu ao Senado Federal revogar medidas cautelares impostas ao senador Aécio Neves, em contraste com aquela que, pouco depois, impediu assembléias legislativas como a do Rio de fazerem o mesmo com seus acusados. Mas talvez seja melhor deixar o Supremo para ser premiado no ano que vem, depois da revisão da interpretação sobre a prisão após a segunda instância…

Não dá para parar de falar, gente, de tanta cara-de-pau em 2017. E não seria justo não falar da oposição, que quando é governo defende a reforma da Previdência e, quando não é, renega sua necessidade. E nem do Lula, do Bolsonaro, do Alckmin, e de quem mais entrar no páreo. Aliás, tem coisa mais cara-de-pau do que governo com 6% de aprovação apresetar candidato? Só os que votarem nele.  Mas vamos ter muito tempo para falar deles em 2018…


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

JOÃO FREIRE CORRÊA LIMA

Vai Helena, chora por ter perdido a boquinha no governo petralha que seu marido Franklin Martins participou como ministro.


Cabo 2021

Confira os últimos posts



07/03


2021

Ernesto é repreendido por não usar máscara em Israel

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, foi repreendido, hoje, durante evento com o chanceler israelense Gabi Ashkenazi, em Jerusalém, por não utilizar a máscara. A situação constrangedora ocorreu ao final de uma entrevista conjunta entre os dois chanceleres, quando o mestre de cerimônias convidou a dupla para uma foto oficial do encontro.

Enquanto Ashkenazi já havia recolocado a máscara, Araújo estava sem a proteção contra a disseminação da Covid-19. Foi aí que o mestre de cerimônia o repreendeu: "Nós precisamos que coloque a máscara." Assista ao momento.

Uma comitiva brasileira composta por nove autoridades desembarcou, hoje, em Israel para uma série de reuniões em busca de acordos para vacinas e medicamentos contra o novo coronavírus. 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


07/03


2021

Grupo Olinda do Bem faz ação em prol das mulheres

O grupo Olinda do Bem, formado por empresários e pessoas solidárias à causa, realizará amanhã (8), às 6h, no semáforo da Rua do Sol, no Carmo, uma ação de combate à violência contra a mulher, que consiste em panfletagem e adesivaço. "Respeita ela, meu irmão" é o lema e a data é bastante simbólica por se tratar do Dia Internacional da Mulher. Outros detalhes no Instagram do grupo (@olindadobemoficial).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca 2021 IPTU

07/03


2021

Samba para o governador de Pernambuco


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


07/03


2021

Prefeitura de Timbaúba responde sobre UPA fechada

NOTA INFORMATIVA

A Prefeitura Municipal de Timbaúba vem a público esclarecer que atualmente a UPA do nosso município conta com três médicos diariamente no seu quadro de funcionários. Nesta sexta-feira, 5 de março, as três equipes médicas deslocaram-se para hospitais do Recife, acompanhando pacientes em estado grave.

A Prefeitura Municipal de Timbaúba preza pela vida do timbaubense, por isso, sempre que for necessário salvar uma vida, faremos! Referente à criança mencionada em denúncia nas redes sociais, a mesma foi atendida, submetida a exame de raio-x, tendo sido constatado, inclusive, que não houve fratura no braço do paciente.

É importante ressaltar que a pandemia do coronavírus vem assolando a saúde em todo estado e país, não sendo diferente no nosso município. Por isso, nos ajude combatendo esse vírus: se possível, fique em casa, use máscara, mantenha o distanciamento social e a higienização das mãos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Jaboatão Março 2021

07/03


2021

Vice do PSB rebate Miguel Coelho por cobrar vacinas

O vice-presidente nacional de Relações Governamentais do PSB, Beto Albuquerque, rebateu o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), sobre o questionamento feito ao Governo de Pernambuco a respeito da distribuição de vacinas contra a Covid-19 aos municípios.

"Miguel sabe que quem concentra e distribui vacinas é o Governo Federal. Lamentável este comportamento de atacar o lado errado e poupar o lado culpado", declarou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina 2021

07/03


2021

Plantão de Olinda vacina 1,3 mil idosos

Olinda deu continuidade ao plantão de vacinação contra a Covid-19 no fim de semana. Foram 894 pessoas ontem, enquanto 407 olindenses receberam a dose hoje. A força tarefa atendeu os idosos a partir de 78 anos em pontos localizados em Casa Caiada, Rio Doce, Águas Compridas, além dos acamados.

Na ação do fim de semana, 1301 pessoas receberam a vacina. A Secretaria Municipal de Saúde informa que, desde a chegada das doses em Olinda, 7953 delas foram aplicadas em maiores de 78 anos, ou seja, 96% dessa faixa etária.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

07/03


2021

Dom Fernando Saburido: Prioridade é salvar vidas

Queridos irmãos e irmãs,


Fomos informados que, nesta segunda feira, terão início na Assembleia Legislativa as negociações para aprovação do projeto que inclui as atividades religiosas, nos templos, como essenciais.

Reconhecemos a religião como grande conforto espiritual para a nossa vida, sobretudo nas ocasiões mais desafiadoras. Por outro lado, entendemos que, em momento tão grave como estamos passando, quando cresce assustadoramente no Brasil o número de infectados e falecidos por conta da Covid-19, a preocupação com as celebrações nas igrejas não pode ser a principal.

A prioridade deve ser salvar vidas. A prática religiosa independe do templo, conforme Mt 18,20: “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles”. As pessoas podem fazer uso dos recursos da tecnologia para participar das celebrações, à distância, e realizar suas devoções em suas casas, em conjunto com sua família, como “Igreja Doméstica”, tão preconizada no Concílio Vaticano II e no Catecismo da Igreja Católica (cf. LG, 11; CIC 1655 – 1658).

Neste momento devemos concentrar nossas energias no combate à pandemia, procurando fazer a nossa parte, ou seja: ficando o quanto possível em casa, mantendo o distanciamento social, a higienização, fazendo uso permanente da máscara e não deixando de tomar a vacina. Cuidemos uns dos outros, sobretudo dos idosos, dos pobres, daqueles que não têm onde morar.

Achamos importante reconhecer a religião como essencial e agradecemos o empenho do legislativo estadual. Ao mesmo tempo, esperamos dos governantes e legisladores medidas mais eficazes para evitar, ou pelo menos diminuir, o escândalo das aglomerações nos transportes públicos, a aprovação de leis que visem digna condição de vida para os desempregados e melhorias na assistência aos enfermos.

Que Deus tenha misericórdia do nosso povo.


Dom Antônio Fernando Saburido, OSB Arcebispo de Olinda e Recife

Dom Limacêdo Antonio da Silva, Bispo Auxiliar de Olinda e Recife


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Jornao O Poder

07/03


2021

Jefferson responde críticas de Armando ao PTB

O ex-deputado federal e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, não gostou de o ex-senador e ex-ministro Armando Monteiro Neto ter dito que a sigla "parece uma seita" em razão do alinhamento ao presidente Jair Bolsonaro. Em entrevista ao Congresso em Foco, ontem, Armando também criticou diretamente o líder trabalhista. "O partido se tornou tudo o que eu não acredito. Roberto Jefferson chegou a proibir o apoio a candidatos de esquerda em nossos estados", declarou.

Jefferson foi ao Twitter, hoje, para rebater o ex-ministro, a caminho do PSDB: "O ex-senador Armando Monteiro disse que eu comando uma 'seita'. Pois se eu sou seita, ele é uma receita que mistura tudo, comunismo, fabianismo, liberalismo, udenismo, petismo. Se nós somos uma seita, ele é uma receita, desde que ele leve sempre vantagem. Serve a Deus e ao diabo."


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Blog do Magno 15 Milhões de Acessos 2

07/03


2021

Feitosa defende igreja como atividade essencial

O deputado estadual Alberto Feitosa (PSC) considera que as igrejas devem ser consideradas atividades essenciais em Pernambuco. O parlamentar gravou um vídeo e publicou, hoje, nas redes sociais que vai votar a favor do Projeto de Lei nº 1094/2020, de autoria do deputado Cleiton Collins (PP), que reconhece os templos como serviço essencial.

"Eu vou me posicionar votando sim, na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, da qual sou membro titular, e vou votar em plenário sim", afirmou. Com as novas determinações do Governo de Pernambuco, as atividades religiosas estão proibidas de serem exercidas de segunda a sexta, das 20h às 5h, e aos finais de semana. A Secretaria Estadual de Saúde justifica a necessidade das medidas para evitar que a expansão da Covid-19 em Pernambuco.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

ABAIXO FALSO MORALISMO

Filho da puta oportunista



07/03


2021

Líderes religiosos cobram João Campos em protesto

Durante o ato realizado nas proximidades do Palácio do Campos das Princesas, no Recife, hoje, representantes de igrejas evangélicas reclamaram do prefeito João Campos (PSB). Segundo o grupo, o gestor não os atendeu para uma conversa. "Nós votamos em João Campos, e João Campos (nem) sequer recebeu os pastores evangélicos", disse o cantor gospel e pastor Armando Filho.

Os manifestantes também criticaram o governador Paulo Câmara (PSB) pelas novas medidas restritivas, que determinaram o fechamento de serviços não essenciais, em que os templos religiosos estão enquadrados. "O que o governador do Estado está achando? Que nós somos um povinho qualquer? O que Paulo Câmara está achando? Nós somos essenciais", continuou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

ABAIXO FALSO MORALISMO

Vagabunda essa Clarissa , prostituta



07/03


2021

Senador Alessandro Vieira será transferido ao Sírio

Diagnosticado com Covid-19, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) vai ser transferido ainda hoje para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Os médicos decidiram pela internação para um acompanhamento contínuo da doença. As informações são do Sergipe Notícias. Ainda de acordo com a apuração, o senador responde bem aos tratamentos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
Publicidade

TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores