FMO - Previnir é a melhor forma de lutar

26/10


2016

Lésbica assumida derrota coronelismo em Passira

PASSIRA – No Nordeste arraigado de preconceitos, mitos e tabus que pareciam invioláveis, as eleições municipais deste ano abriram paradigmas também no campo da sexualidade. Em Passira, no Agreste Setentrional, a 79 km do Recife, onde a feminilidade brota desde cedo na tradição de tecer bordados, com peças que ganharam o mundo pela sua originalidade e capricho no design, a prefeita eleita Rênya Carla Medeiros da Silva, 37 anos, filiada ao PP, ganhou notabilidade não apenas por ter derrotado um típico coronel do asfalto, mas por ser assumidamente homossexual.

Na linguagem LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais – Rênya se define como lésbica. Diante da sociedade conservadora da sua terra, sem nenhum receio por ser uma pessoa pública, oficializou, há quatro anos, a união conjugal com Karla, uma conterrânea de 26 anos, que tem um filho de sete anos. Passira não é diferente de nenhum grotão machista do Nordeste, onde impera o viés preconceituoso aos que fogem do padrão em opção sexual.

Por isso mesmo, ao longo da campanha, os adversários de Rênya a agrediram no campo da homoafetividade. Os bombardeios, entretanto, produziram efeito contrário. A campanha ganhou musculatura e passou a ser uma ameaça ao fim do coronelismo no município, pela sua bela história de mulher pública. Rênya não caiu de paraquedas em Passira. Nascida em Taó, comunidade pobre da zona rural, a 13 km do centro urbano, já havia sido testada nas urnas nas eleições de 2012, eleita vereadora com 687 votos.

No mesmo ano, não foi a única homossexual no Nordeste a ganhar do povo legitimidade para defender as bandeiras do movimento, que tem como símbolo na Câmara Federal o deputado Jean Wyllys. Em Cajazeiras e Pilar, na Paraíba, e Palmares, Zona da Mata pernambucana, foram eleitos, respectivamente, Julcinário Felix (PTB), Shirley Costa (PP) e Paulete (PHS). Naquela eleição, de 150 candidatos homossexuais que pediram o batismo das urnas, 12 foram aprovados.

Em Passira, entretanto, Rênya nunca usou o movimento LGBT como bandeira, nem quando se elegeu vereadora nem tampouco agora quando derrotou o prefeito Severino Silvestre, do PSD, por uma diferença de apenas 116 votos. Na contabilidade das urnas, teve 10.013 votos contra 9.897 do adversário em 79 seções, de onde saíram ainda 477 votos brancos 1.194 nulos. “Enfrentei a maior guerra eleitoral e psicológica da minha vida”, admite, referindo-se ao poderio do grupo que pôs abaixo pela sua liderança, obstinação e capacidade de resistência.

Sua transferência, pela força do voto livre e democrático, da Câmara para a Prefeitura Municipal, certamente será objeto de um estudo sociológico no futuro. Com pinta e ação de coronel, o prefeito, que nunca imaginou ser batido nas urnas por uma pessoa simples, sem grupos fortes financiando, espalhou terrorismo, disseminou ódio e preconceito.

“Venci o medo, o dinheiro e as agressões com a minha história de vida. Aos que me atacavam no campo da sexualidade, nunca dei ouvidos, porque sei separar minha vida pessoal da pública”, desabafou a prefeita eleita, numa primeira conversa em seu escritório político, localizado ao lado oposto de uma loja de material de construção de sua propriedade, onde bate o ponto todos os dias antes de entrar na política.

Além de comerciante, Rênya é conhecida na cidade por outro viés da sua personalidade humana: o solo do sítio onde foi criada com seus três irmãos é rico em água, produto raro na região. Ali, ela abriu ao público duas fontes de água potável, que viraram objeto de uma verdadeira romaria por parte da população. Sua família tem três carros pipas para socorrer a necessidade dos sedentos, que representam a maioria da população.

“Na seca, que é uma rotina em nosso município, a demanda é muito grande, mas nossos poços são profundos e jorram água em abundância”, diz. Num deles, o irmão Eurico Medeiros, 52 anos, foi encontrado, ontem, por volta de 11 horas, abastecendo um pipa para atender uma comunidade rural atingida pela estiagem.

Orgulhoso pela eleição da irmã, Medeiros disse que os adversários nunca tiveram coragem de agredi-la em sua frente. “Eles falavam mal dela por trás, não tinham coragem de dizer as coisas olhando no meu olho porque são covardes”, desabafou. O agricultor Cicero Soares, 55 anos, da comunidade de Taó, revela que votou em Rênya com fé e orgulho. “Para tudo que ela se candidatar eu voto, porque ela é do povo e faz as coisas por nós”, afirmou.

De fato, a prefeita eleita tem uma afinidade impressionante com a população. A jovem Ana Karla, residente na cidade, a esperava ontem pela manhã na entrada do seu escritório para presentear-lhe com uma peça de bordado e uma cartinha amorosa, na qual revelava ser sua fã e ter a certeza de que será bem sucedida na Prefeitura. “Receba esta pequena lembrança de quem te admira muito”, dizia um dos trechos da carta.

A construção da vitória de Rênya contou também com caras familiares no município, entre os quais o ex-prefeito Miguel Freitas, um dos coordenadores da campanha a quem entregou a missão de abrir as negociações para a transição de governo com o prefeito. “Já estive com Miguel na campanha de 2012 quando apoiamos o deputado Henrique Queiroz, derrotado por Silvestre. Miguel é correto e nos ajudará bastante na gestão”, destaca a prefeita eleita.

Comerciante de sucesso em Passira, Roberto Felix da Silva, conhecido como “Boy de Zezé”, rompeu com o prefeito e aceitou compor a chapa de Rênya apostando na mudança. “Silvestre fez uma péssima gestão. Na eleição passada, ajudei muito na sua eleição, mas ele se afastou de todos os que contribuíram para sua vitória, o que me fez apostar num projeto novo, representado por Rênya, uma mulher simples, que sabe dialogar com o povo. Sua eleição não foi fácil. Aqui, comemos o pão que o diabo amassou”, afirmou.

Até a oposição reconhece os bons propósitos da prefeita eleita. Vereador mais votado no município, com 1.282 votos, Toinho de Antônio Luis, aliado do prefeito derrotado, integrante da família Luis, que elegeu mais três dos 11 vereadores de Passira, afirma que está disposto a apoiar projetos de interesse do município. “Não vou fazer oposição burra e irresponsável. O que for bom para Passira terá o meu apoio”, garante. Na Câmara, Rênya só terá de fato ao seu lado três dos 11 vereadores, eleitos em sua coligação.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Juliana Patricia Gomes Pereira

Será uma grande gestora, estamos com esperança e sei que ela é capaz! A gestão anterior foi um descaso para o nosso Município, governava para poucos, e a população menos favorecida sofreram e vem sofrendo até 31/12/2016. Nossa bandeira é RENOVAÇÃO.

ObservatorioDoPovo

Do PP....... partido do pedro (correia) é um péssimo sinal. Só tem ladrão.


Jaboatão - regularizacao-fundiaria

Confira os últimos posts



04/07


2012

Geraldo Julio agradece apoio de Jarbas durante encontro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O candidato a prefeito do Recife pela Frente Popular, Geraldo Julio (PSB), se encontrou, na noite de hoje, com o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB). Durante o encontro realizado no apartamento do senador, no bairro do Recife, Geraldo, acompanhado do candidato à vice na chapa, Luciano Siqueira (PCdoB), aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio do peemedebista.

 

A conversa durou quase uma hora e serviu para abrir as portas para um possível engajamento do senador na campanha socialista. Quem também participou do encontro foi a namorada de Jarbas, Meyrielle Abrantes.

 

Para Geraldo, a experiência de Jarbas será muito bem vinda durante o processo eleitoral e até um futuro mandado, caso seja eleito em outubro. O senador já foi prefeito do Recife por duas vezes (1986-1988 e 1993-1996). “Ele tem muito a contribuir. Jarbas conhece muito bem a cidade e uma larga experiência administrativa”, ressaltou o socialista.

 

Geraldo Julio disse que ainda será discutida a melhor forma de Jarbas se engajar na campanha. “Essa participação se dará com a liderança que ele tem na cidade, com a liderança que ele representa no Estado. A gente não conversou sobre prazos. Deixei-o muito à vontade. Assim que estiver preparado, ele vai participar”, destacou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

JORGE GUERREIRO

AVANTE GERALDO JÚLIO (PSB)!!! O Recife vai melhorar 100%, com a dobradinha EDUARDO CAMPOS (PSB)- Governador e Geraldo Júlio (PSB)-Prefeito. O Recife quer mudança. hehehehe...


Cabo - Pavimentação e Drenagem

04/07


2012

PSB de Camaragibe explica troca-troca de vice

O PSB de Camaragibe encaminhou, há pouco, uma nota ao blog esclarecendo que durante convenção realizada no sábado (30), o candidato socialista a prefeito no município, Demóstenes Meira, não rifou Alamar Dias da vice na sua chapa.

 

De acordo com a nota enviada, “na convenção, foi homologada a chapa encabeçada por Meira, tendo como vice, Marcelo Corrêa (PSD), e que, diferente de outro candidato, não divulgou vice em convenção para mudá-lo posteriormente”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Ana Claudia Pereira Campelo

Nadje estava no fundo do posso,recebeu varias criticas da prefeito em todas as entrevista que dava,chegou até em uma r´dio a chamala de mal carater,e agora ela esta beijando a sua mão,mas nadej não é PT ela esta PT,vcs vão ter a resposta dela logo.

marcos almeida de oliveira

o sujo falando do mal lavado kkkk, 2 candidatos q nao tem palavra. a resposta vai ser dado nas urnas nadege pra prefeita!! a unica q pelo menos tem palavra


Petrolina setembro 2

04/07


2012

Em greve, servidores do Executivo protestam em Brasília

 

 

 

 

 

 

 

 

Além dos servidores da Justiça Eleitoral, os servidores do Executivo Federal também estão em greve. Estes, há 17 dias de braços cruzados, realizaram hoje (4), um ato público em frente ao Ministério do Planejamento, em Brasília, para cobrar o atendimento da pauta de reivindicações da categoria. De acordo com a Agência Brasil, a mobilização também serviu para lembrar o Dia Nacional de Lutas e foi comandada pela Condsef – Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal.

A paralisação dos servidores públicos federais é nacional, teve início no dia 18 de junho e conta com a adesão de 22 estados e o Distrito Federal. De forma geral, o funcionalismo pede a recomposição salarial, extensão do plano de carreira estabelecido pela Lei 12.277/2010 a todos os servidores, ampliação de auxílio-alimentação e saúde e a realização de concurso público.
 
Ontem (3), servidores de vários setores se reuniram com o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, para que ele intercedesse no ministério em favor das negociações. Entre as atividades de greve programadas pela Condsef, está a realização de um acampamento entre os dias 16 e 20, na Esplanada dos Ministérios. No dia 18, os servidores participam de uma grande marcha e, no dia 20, realizarão uma plenária unificada para uma avaliação do movimento.

 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

S. C. B. M.

JÁ ESTÃO RECLAMANDO ? BENFEITOR QUEM MANDOU VOTAR NO PT.



04/07


2012

Eduardo sobre Rands: “Preferia que ele continuasse no governo”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O governador Eduardo Campos lamentou hoje (4), a decisão do ex-deputado Maurício Rands de pedir exoneração do cargo de secretário de Estado, sair do PT e entregar o mandato de deputado federal. “Preferia que ele continuasse no governo, pois vinha fazendo um excelente trabalho”, lastimou Eduardo.

 

Rands, que foi recebido pelo governador, em seu gabinete, no final da tarde desta quarta-feira, entregou a Eduardo uma cópia da carta enviada ao povo de Pernambuco (divulgada pelo blog mais cedo) e o pedido de exoneração. Com a decisão de Maurício Rands, o governador convidou o secretário executivo Lauro Gusmão para substituir o ex-deputado.

 

“Testemunhei, de longa data, a militância política de Maurício nos movimentos sociais, no exercício da atividade parlamentar, e sua atuação como Secretário, sempre presididas por espírito público, ética e defesa dos melhores interesses de Pernambuco e do Brasil”, disse o Governador. Eduardo acrescentou ainda que ''o Parlamento Brasileiro perde o melhor representante da minha geração, o PT perde um grande militante e o nosso governo um extraordinário secretário. A Maurício, o nosso respeito''.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

luciano ferreira de oliveira

É muito cacique prá pouco indio. Sempre que um politico cresce um pouquinho quer ser o lider maior, quando não conseguem caem fora e vão cantar de galo em outro terreiro. A hostória tá cheia de exemplos. O mais histórico ARRAES e JARBAS.

JORGE GUERREIRO

EDSON AXÉ, faltou falar do mas NOVO CACIQUE e MILITANTE PTista, quem é ???... PAULO SALIM LARÁPIO MALUF. kkkkkkkkkk...

JORGE GUERREIRO

MAURICIO RANDS, assim como: GABEIRA; HELOISA HELENA; LUCIANA GENRO; MARINA SILVA; PAULO RUBEM e outros, não se deixaram DOMINAR por essa CORJA de BANDIDOS PTistas, que acha que a "sigla" (PT) lhes pertencem. Que sirva de EXEMPLO, para o até então Prefeito do Recife JOÃO DA COSTA.

Edson Axé

Militantes Petistas, sigamos em frente com LULA, DILMA, HUMBERTO E JOÃO PAULO. O Projeto do PT é maior que as personalidades. MARCHEMOS RUMO A VITÓRIA!

Edson Axé

Maurício, ainda não entendi sua posição de se afastar deste Partido que ajudaste junto a tantos outros e outras fortalecer e hastear bandeiras jamais entendidas pelos coronéis da politica . Sua bravura na retira do nome nas previas em detrimento de uma unidade e soberania de um projeto coletivo, me


Sindicontas

04/07


2012

Jaboatão: Elias promete inaugurar 164 obras em 36 horas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Durante uma verdadeira maratona de inaugurações, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes e candidato à reeleição, Elias Gomes (PSDB), promete entregar até amanhã, dia 5,  à tarde, 164 obras aos jaboatonenses. “Jaboatão anda em velocidade máxima. Não há agenda normal que dê conta do volume de obras a ser entregue”, destacou o gestor. O investimento total ultrapassa os R$ 140 milhões. A corrida contra o tempo é necessária porque o prefeito só tem até às 23h59 do dia 6 de julho para participar da inauguração de obras devido à campanha eleitoral.

 

A maratona começou hoje (4), com a entrega de várias obras como drenagem, calçamento, inauguração da Casa de Passagem de Barra de Jangada e da Unidade de Básica de Saúde Barra de Jangada II. Entre as obras que serão entregues à população estão à requalificação da Casa da Cultura de Jaboatão Centro, o Centro de Atendimento ao Cidadão de Engenho Velho, também em Jaboatão Centro, e a requalificação da Avenida Agamenon Magalhães, em Cavaleiro.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

milton tenorio

O binário de Jaboatão Centro ficou excelente! O Centro de Jaboatão ficou muito bom..


Ipojuca - Outubro

04/07


2012

Humberto Costa se diz surpreso com decisão de Rands

Veja a nota encaminhada à imprensa, há pouco, pelo candidato a prefeito do Recife, senador Humberto Costa (PT), falando sobre a saída do ex-deputado federal, Maurício Rands, do PT, do Governo do Estado e da vida pública.

 

“Causa surpresa a decisão do deputado Maurício Rands de renunciar ao mandato e deixar a legenda. Como candidato espontâneo nas prévias convocadas para escolher o nome do PT na eleição municipal do Recife, Rands teve apoio de lideranças expressivas do partido.

 

Diante do acirramento da disputa e dos questionamentos jurídicos suscitados pelas prévias, o PT nacional buscou o entendimento entre os dois pré-candidatos e Mauricio Rands renunciou às prévias em prol desse entendimento.

 

No processo de definição da candidatura, Rands nunca havia manifestado desconforto com as decisões partidárias. Lamento que sua decisão tenha sido tomada de maneira unilateral, sem um processo de avaliação ou discussão interna do partido.

 

Reafirmamos a convicção de que o atual momento deve ser dedicado à discussão dos desafios da nossa cidade. Estamos trabalhando com determinação para avançar no processo de mudanças iniciado pelo PT no Recife. Seguimos em frente com Humberto Costa e João Paulo.”


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

JORGE GUERREIRO

MAURICIO RANDS, assim como: GABEIRA; HELOISA HELENA; LUCIANA GENRO; MARINA SILVA; PAULO RUBEM e outros, não se deixaram DOMINAR por essa CORJA de BANDIDOS PTistas, que acha que a "sigla" (PT) lhes pertencem. Que sirva de EXEMPLO, para o até então Prefeito do Recife JOÃO DA COSTA.

assuero vasconcelos de arruda

sempre haverá colheita, após semeadura.ditadura partidaria só dá nisso. já vimos esse filme antes.

Idelfonso do Amarante Silva

Eu nunca gostei muito de Rands, mais parabenizo ele. depois q fizeram ele se expor disputando contra JC deram-lhe um chute e colocaram Humberto. E ele mostra que é possivel ser feliz sem precisar está na politica Partidária e nos governos. E sai de tudo. Parabéns!!

S. C. B. M.

QUE BOM, UM AMENOS CONTA OS APOSENTADOS; NOJENTOS.

severino ramos rodrigues

EM TEMPO NOS MILITANTES DA HISTORICA VARZEA VAMOS OVACIONAR HUMBERTO COSTA E JOAO PAULO quando aqui eles passarem os ovos ja estao enterrados porque para golpista e pilantra so ovo podre.


Caruaru - Transparência em 1° Lugar

04/07


2012

Dilma e Marco Maia avaliam que PT continuará crescendo

Durante um encontro ocorrido na noite de ontem (3), a presidente Dilma Rousseff (PT) e o presidente da Câmara, Marco Maia (PT), avaliaram como sendo positivo para o governo, o momento político que deverá surgir com a chegada das eleições municipais de outubro. No cenário projetado pelos dois, candidatos dos partidos da base aliada deverão vencer na maioria das cidades e capitais com mais de 200 mil habitantes.

 

De acordo com o relato de Maia, o Partido dos Trabalhadores continuará crescendo nas próximas eleições. Segundo ele, a presidente Dilma possui “profundo conhecimento” do atual cenário político e eleitoral, ainda que tenha afirmado que a sua participação nas campanhas será pequena devido às disputas entre os partidos que formam a base de sustentação do governo.

 

O otimismo do petista é estendido ainda para o setor econômico. “As projeções são muito positivas. O Brasil tem instrumentos para enfrentar a crise econômica e financeira internacional, ainda sem prazo para terminar”, disse Maia. Também estiveram presentes no jantar a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

JORGE GUERREIRO

D.DILMA, o PT vai continuar crescendo feito RABO DE CAVALO, para BAIXO. kkkkkkkkk...

S. C. B. M.

DIGO ADENTRO

S. C. B. M.

NOS APOSENTADOS TEMOS FÉ Q O PT CRESÇA COMO CAUDA DE CAVALO OU MELHOR,RAIZ ENFIANDO DE CHÃO A DENTRO.

Arnaldo Amaral

Dilma saí dessa ! Volta pro PDT, Lupi te ama. E o PT de Zé Dirceu te ODEIA !


Serra Talhada 2021

04/07


2012

Depois de sete anos, PM acusado de balear menina é julgado

Será realizado, amanhã (5), às 14 horas, na Sessão Criminal do Tribunal de Justiça de Pernambuco, o julgamento de Tibério Gentil Figueiredo de Lima, policial militar que teria efetivado o disparo de arma de fogo que acertou a menina Lara de Menezes Albert no apartamento onde ela morava, em Boa Viagem. O caso data de 2003, quando a menina tinha apenas sete anos.

A família enviou nota à imprensa convocando a sociedade para acompanhar o julgamento, que tinha sido adiado (a previsão inicial era para o último dia 21). Ainda na nota, a família atenta para o incômodo com o adiamento, uma vez que espera pelo julgamento desde 2003.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Pousada da Paixão

04/07


2012

João da Costa anuncia Ciclo do Orçamento Participativo 2012

Na manhã desta quinta-feira (5), o prefeito do Recife, João da Costa, anunciará os detalhes do novo ciclo do Orçamento Participativo 2012. O anúncio será feito às 11h, no auditório Capiba, no 15° andar da sede da Prefeitura. Esta é mais uma oportunidade que o povo do Recife terá de decidir em que projetos a gestão municipal deve aplicar os recursos do município, participando de forma direta da administração pública.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

antonio carlos da silva

"JOÃO DA COSTA E SUA TRUPE INOPERANTE"São 43 meses do "CICLO" de uma gestão desleixada e degradadora nunca antes vista na história da cidade do REC.Ainda bem q só faltam 5 meses para o REC se livrar desta gestão falaciosa...aql abr(ANTONIO SALADA).


SESC Outubro 2021

04/07


2012

Negão Abençoado volta ao Congresso

Com a renúncia do deputado Maurício Rands (PT), o terceiro suplente da coligação Frente Popular de Pernambuco, o ex-deputado Negão Abençoado (PMN), volta à Câmara dos Deputados na condição de suplente. É que o governador convocou dois federais para a sua equipe e a ex-deputada Ana Arraes, assumiu o Tribunal de Contas da União (TCU). Com isso, ficam no exercício do mandato dois suplentes: Severino Ninho (PSB) e, agora, o Negão Abençoado, enquanto Vilalba de Jesus, que era o primeiro suplente, se efetiva.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Arnaldo Amaral

Que merda é essa Rands ? Votei em tu e tô elegendo deputado federal esse tal de negão, vendilhão da Palavra. Porca miséria !


Bandeirantes Agosto 2021

04/07


2012

Ciro critica Aécio e PT

Momentos antes de participar de uma reunião da Executiva Nacional do PSB para discutir a situação do partido em Belo Horizonte, o ex-ministro Ciro Gomes (CE) fez duras críticas ao senador Aécio Neves (PSDB-MG), com quem sempre teve uma relação próxima, e ao PT, um aliado nos últimos anos, segundo a Folha.com.
 
Ciro declarou-se decepcionado com o comportamento do tucano nas costuras locais para definir um arco de alianças à Prefeitura de Belo Horizonte --onde PSB e PSDB alijaram o PT de uma aliança que já vigorava há quatro anos. Tratava-se de um caso raro na política, com petistas dividindo com tucanos não só o palanque, mas também o governo.
 
"Se Aécio tem essa missão histórica [de herdeiro de Tancredo Neves], não pode ficar botando faca no pescoço para cuidar de aliança para vereador", disse Ciro.
 
Já sobre o PT, Ciro Gomes disse que o partido trabalha para "aniquilar" os companheiros, como PDT e PC do B. "O PSB não pode se prestar a esse papel", sentenciou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

jose gilvan macedo filho

o melhor quadro do PSB pelomenos tem posiçao forte e determinada um homem serio e inteligente competente e um conhecedor do Brasil so nao ta hj no governo federal por medo Eduardo q sabe da capacideda dele um forte cand. a presidente contra Eduardo alias melhor q Eduardo

Republicano

Não há de falar em decepção, o Ciro Gomes! Não sei a quantos frustrou esse cidadão quando canditato a presidente, no meu caso foi o suficiente para achá-lo um desequilibrado moral e mental. Vence o que se apresentar primeiro!