FMO - Previnir é a melhor forma de lutar

02/02


2015

Dilma: “País chegou ao "limite" fiscal”

A mensagem da presidente Dilma Rousseff (PT) entregue na abertura dos trabalhos do Congresso Nacional em 2015 disse que o país chegou ao "limite" fiscal. De acordo com a mensagem, lida durante mais de uma hora nesta segunda-feira na Câmara, o Brasil foi afetado por "mudanças no cenário econômico e climático" e que ajustes fiscais são "necessários" para que a economia volte a crescer.

Em reunião ministerial na semana passada, Dilma também havia defendido os ajustes feitos pela equipe econômica. Desde que Dilma foi reeleita, sua equipe econômica anunciou uma série de medidas no campo econômico, como a restrição da concessão de benefícios trabalhistas como o seguro desemprego e seguro-defeso, e o aumento das alíquotas de impostos sobre cosméticos.

Os cortes vêm sendo criticados por centrais sindicais e políticos tanto da base aliada quanto da oposição. O governo também vem sendo criticado pela alta na taxa da inflação que, segundo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) fechou 2014 em 6,41%. O índice é muito próximo do teto da meta estipulada pelo governo para o ano, que era de 6,5%.

A mensagem da presidente Dilma foi lida pelo primeiro-vice-secretário da Mesa Diretora da Câmara, Beto Mansur (PRB-SP), e entregue pelo ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Ataufo Tavares

O PIOR PODE VIR POR AI, COM O DIABO A QUATRO E MOSTRAR O QUE É BOM PARA TOSSE, FAZER UMA REVOLTA DOS INFERNOS. O DIABO FAZ TUDO, MAS DEPOIS ELE COBRA.

Ataufo Tavares

DEPOIS DISSO O DIABO COMEÇOU A FAZER CORPO MOLE E TRABALHAR MENOS E OS RESULTADOS NEGATIVOS JÁ ESTÃO APARECENDO.

Ataufo Tavares

ALÉM DISSO O CAPETA CONSULTOU A LEGISLAÇÃO E CONSTATOU QUE ESTAVA SENDO USADO COMO MÃO-DE OBRAS ESCRAVA, FICANDO REVOLTADO, PORQUE ANTES DE NINGUÉM DEBOCHOU DELE DESTA MANEIRA. AVISOU QUE QUER RECEBER UMA PROMESSA DE QUE RECEBERIA, MAS ATÉ AGORA NADA.

Ataufo Tavares

O DIABO ESTÁ CANSADO DE TANTO SER USADO. DILMA E LULA DISSERAM QUE IA FAZER O DIABO NAS ELEIÇÕES E TANTAS MAIS, FEZ CANTANDO SEMPRE COM O AUXÍLIO DELE E SEMPRE QUERENDO MAIS E SEM DAR DESCANSO AO DEMO QUE ELE COMEÇAA FICAR CHATEADO PELA SOBREGARGA DE TRABALHO E HORAS EXTRAS.


Jaboatão - regularizacao-fundiaria

Confira os últimos posts



10/10


2021

Leitora cumprimenta editor do jornal O Poder

"Parabenizo o Sr. Antônio Magalhães, editor do Jornal “O PODER, pelas excelentes matérias que tem publicado com as quais tenho me identificado. Concordo com seu ponto de vista sobre o Decreto da Câmara Municipal de São Paulo que criou o DIA DO NORDESTINO realçando os nordestinos apenas como produtores culturais mas  que não  destaca a maior contribuição desses valentes à economia de São Paulo.

Ele chamou de DIA FAKE DO NORDESTINO pela ingratidão do paulista aos trabalhadores que construíram São Paulo. Sem desmerecer aqueles que nos enriquecem no mundo cultural ressalta que o outro lado existe, chama atenção de quê:

- Pelo censo de 2015, mais de 5,6 milhões de pessoas são do Nordeste ou 12% da população paulista; 
- Estes chegaram  à capital em busca de trabalho na área da construção civil; 
- São trabalhadores do pesado que levantaram São Paulo do chão. 

 Não somos somente produtores culturais mas, também, trabalhadores do pesado. Esta verdade precisa ser explicitada.

Ele ainda nos informa que, hoje, este perfil mudou pelos dados do IBGE do início do ano, para 2021, Sul e Nordeste devem puxar a retomada da economia e devem crescer 4% cada. E agora? 

Que bom saber que o Nordeste está oferecendo mais oportunidade de trabalho. Esta semana tive contato com uma pessoa, em Goiana, que disse ter voltado para Pernambuco por falta de emprego em São Paulo depois de residir lá por 14 anos em serviços domésticos.

Conclusão: o Dia do Nordestino não foi criado por nós, mas uma criação dos paulistas que, segundo ele, “querendo ser bonzinho”. Bonzinho por que ou pra quê, pergunto eu? 

Busquemos a resposta."

Solange Guimarães Valadares de Sousa
Cidadã goianense. Mestra em História da Educação pela UFPE.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo - Pavimentação e Drenagem

10/10


2021

Rodrigo Novaes celebra Abav Expo em Pernambuco

Pernambuco recebeu, na última sexta-feira (8), a confirmação de que sediará a Abav Expo no próximo ano. Trata-se do evento mais importante voltado ao Turismo no Brasil.

Há 20 anos, o Estado não recebia a feira. A expectativa é de que 40 mil pessoas participem da edição em setembro de 2022, no Centro de Convenções, situado entre Recife e Olinda.

O secretário estadual de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, comemora o retorno da Abav Expo a Pernambuco. "Disputamos com 12 estados e conquistamos a indicação para sermos sede da Abav Expo em 2022, a maior feira de Turismo do país, das maiores da América Latina. A perspectiva é de receber mais de 40 mil pessoas de todas as regiões e de dezenas de países. Uma conquista importante para Pernambuco!", declara.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina setembro 2

10/10


2021

Arcoverde: Siqueirinha responde sobre ações na Câmara

O presidente da Câmara Municipal de Arcoverde, Siqueirinha (PSB), enviou uma mensagem ao Blog, em resposta à matéria "Trapalhada de vereador em Arcoverde prejudica população", publicada pela manhã. Leia abaixo o comunicado na íntegra:

"Caro Magno, 

Primeiramente saudar o nobre jornalista e esclarecer alguns fatos colocados de forma distorcidas dos que pregam quanto pior melhor. Temos a clareza e a importância de cada ação do executivo e as respeitamos, como as do legislativo também devem ser respeitadas. Os poços de mágoas talvez caibam em quem sonhava ser presidente da Casa James Pacheco a todo custo e não conseguiu seu intento.

Cumprimos o dever de assumir a prefeitura de Arcoverde como mandava a lei diante das questões jurídicas que envolviam as eleições no município. E como seguidor da lei, cumprimos nossa missão do primeiro ao último dia, sendo inclusive responsável pelo maior programa de assistência social durante a pandemia, quando garantimos um auxilio financeiro a mais de 5 mil famílias arcoverdenses e demos inícios a obras importantes, como dezenas de calçamentos não permitindo a paralisação da administração pública. Construímos a maior barragem da história de Arcoverde, um sonho de mais de 20 anos dos moradores da Queimada da Onça e honramos mensalmente com o funcionalismo, inclusive com as horas extras e gratificações, o que não ocorre hoje. Talvez essas atitudes aprovadas pela população tenham causado inveja, mas em nada esses sentimentos menores mudarão nossa determinação de seguir a lei. 

A Agência do Trabalho chegou a Arcoverde em 2006, há exatos 15 anos e um dos compromissos do Governo do Estado foi a sua manutenção, não do Governo Federal. Ressalte-se o fato que chegou-se mesmo a retirar da fachada do prédio o brasão do município, símbolo de Arcoverde, que identificava esse patrimônio do povo de Arcoverde. Foi resposto após denúncias. O prédio passou por um incêndio, nunca teve o merecido cuidados por parte do Governo do Estado como comprova fotos e a referida agência foi tranquilamente deslocada para outro imóvel, pago pela municipalidade, sem nenhum problema, comprovando que é mentirosa a alegação de que Arcoverde pode perder a agência caso mude de endereço. Se perder é por incompetência do poder público. 

Um novo espaço, o do prédio do SASSEPE inclusive esteve sendo objeto para abrigar a agência após o prédio da prefeitura velha ser doado à Câmara Municipal no governo passado, de forma legal, sem nenhuma contestação, como forma de ser restaurado por ser um dos poucos patrimônios públicos sobreviventes de nossa história, além de servir para abrigar outros serviços da casa legislativa.

Recursos já foram empregados na gestão anterior desta casa legislativa, há recursos para sua reforma e em nada isso afetará a permanência da Agência do Trabalho ou a vinda do COPE, prevista há mais de 03 anos para Arcoverde. A mudança de tal situação, aí sim, irá gerar gastos ao erário público ao desconsiderar os investimentos já feitos em projetos e a necessidade da casa legislativa de ter um anexo para localizar seus mais de 80 servidores efetivos e comissionados.

Se há 03 anos o COPE estava previsto para Arcoverde, porque somente agora sua vinda depende da Câmara abrir mão de algo que lhe foi repassado dentro da leu e se há outros espaços públicos, a exemplo do SASSEPE, da estrutura da Secretaria de Saúde que funciona no antigo DNOCS e conta com espaços ociosos? Recentemente a prefeitura alugou vários imóveis para abrigar outros órgãos. Meios existem, o que está faltando é seriedade. 

Quem não está gerando empregos é a administração municipal, com um leque de demissões e falta de projetos estruturadores que empreguem os filhos de Arcoverde e não de algumas famílias. Queremos empregos, obras, queremos o shopping prometido, as empresas que iam chegar ainda em janeiro para empregar o nosso povo e não chegaram. Como poder legislativo, estamos prontos a aprovar os projetos que gerem empregos, mas sempre com respeitos aos poderes. 

Lamentamos a prática dos que pregam o quanto pior melhor por despeito ou frustrações políticas eleitorais. Como presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Arcoverde vamos seguir a lei, respeitando as decisões anteriormente dadas de forma legal e sem contestação. Todas as atitudes tomadas por essa presidência se baseiam na lei, de forma a respeitar a todos e não incorrer em atos de improbidade administrativa por permitir que um prédio doado a esta casa legislativa pela, friso, administração municipal passada, seja utilizado indevidamente. 

Como parlamentar e presidente da Câmara de Vereadores estamos abertos ao diálogo, sempre respeitando as leis e as decisões legalmente tomadas, assim como esperamos que os demais poderes se comportem, respeitando as mesmas lei e atos proferidos por eles próprios." 

Wevertton Siqueira
Presidente da Câmara de Vereadores de Arcoverde


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


10/10


2021

Monteiro ressalta apoio às vocações regionais de PE

Reforçando seu apoio ao desenvolvimento das vocações regionais, o deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE) prestigiou os produtores pernambucanos na 28ª edição da Agrinordeste. O evento, considerado a maior feira de agronegócio do Norte e Nordeste, promovido pela Federação da Agricultura de Pernambuco (Faepe) terminou na última sexta-feira (8) e reuniu 290 estandes e produtores de 13 estados no Centro de Convenções, em Olinda.

“Temos uma capacidade de desenvolvimento inigualável. Nossa produção agrícola e pecuária, assim como nossas riquezas turísticas, nos fazem um Estado único”, afirmou. A convite do prefeito Uilas Leal (PSB), de Alagoinha, o deputado esteve no estande que mostrou desde o artesanato até a produção de queijos da cidade do Agreste. Fernando Monteiro também visitou as exposições de Afrânio, Petrolina e de Floresta.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Sindicontas

10/10


2021

Paulo vai à Bienal do Livro de PE e discute retomada

O governador Paulo Câmara (PSB) debateu, durante a XIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, ontem, os desafios do Estado neste período em que estão evidenciados os efeitos da pandemia da Covid-19. Durante o evento, ele destacou a importância de manter o diálogo aberto sobre os assuntos políticos relevantes, principalmente neste momento de retomada das atividades.

“Vivenciamos um dia dedicado à educação, à cultura e aos esportes. A pandemia ainda está presente, mas nós estamos determinados e vamos retomar o emprego, a renda e incentivar a economia, garantindo também o futuro das novas gerações de pernambucanos, com a valorização de debates como esse”, pontuou.

A roda de conversa foi mediada pelo economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômico (Dieese), Chico de Oliveira, e contou com a participação do secretário estadual de Cultura, Gilberto Freyre Neto, do diretor geral de Fomento, Inovação e Arranjos Produtivos da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), João Suassuna, e do senador Humberto Costa (PT-PE). A 13ª edição da Bienal do Livro teve início no dia 1º de outubro e segue até a próxima terça-feira (12). 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca - Outubro

10/10


2021

Guedes diz que caso de offshore é “barulho”

O ministro Paulo Guedes (Economia) se defendeu após a revelação de que ele mantém recursos em um paraíso fiscal. Segundo o ministro, a offshore nas Ilhas Virgens Britânicas é legal, foi declarada, e reforçou que se afastou da gestão da empresa antes de assumir o cargo no governo do presidente Jair Bolsonaro.

"Não teve movimentação de trazer dinheiro do exterior, levar dinheiro para o exterior desde que coloquei dinheiro lá", disse o ministro.
Essa foi a primeira vez em que Guedes falou publicamente sobre o assunto, durante evento virtual do banco Itaú, na última sexta-feira (8). O ministro não foi questionado sobre o tema, mas quis se pronunciar a respeito do caso.

Antes, ele havia se manifestado por meio de notas à imprensa e também pelos advogados. O ministro negou haver conflito de interesse por causa do recursos no exterior. "O resto é barulho, barulho, barulho, e acho que isso vai piorar com a proximidade das eleições", afirmou.

A existência dos investimentos de Guedes no exterior foi revelada no domingo passado (3) por veículos como a revista Piauí e o jornal El País, que participam do projeto do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, o ICIJ. Os documentos fazem parte da Pandora Papers, investigação sobre paraísos fiscais promovida pelo consórcio.

Segundo as reportagens, Guedes, sua esposa e sua filha são acionistas de uma offshore nas Ilhas Virgens Britânicas, conhecido paraíso fiscal. Em 2015, ela tinha US$ 9,5 milhões (aproximadamente R$ 51 milhões, em valores atuais).

*Com informações da Folha


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Caruaru - Transparência em 1° Lugar

10/10


2021

Peruíbe multa Bolsonaro por ausência de máscara

Poder360

A Prefeitura de Peruíbe (SP) multou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em R$ 500 por não usar máscara ao andar pela cidade. Sem compromissos oficiais, o chefe do Executivo passa o feriado prolongado no litoral paulista.

Bolsonaro está hospedado no Forte dos Andradas, no Guarujá. No sábado (9), visitou Peruíbe, cidade vizinha, e causou aglomeração ao cumprimentar apoiadores.

A interação foi transmitida ao vivo nas redes sociais de Bolsonaro. No vídeo, o presidente aparece, sem máscara, pegando duas crianças no colo para tirar fotos.

O Departamento Municipal de Fiscalização de Posturas informou que Bolsonaro será notificado da multa via AR (Aviso de Recebimento). Em uma banca, Bolsonaro comeu pastel e tomou caldo de cana. 

Bolsonaro já foi autuado ao menos 7 vezes pelo mesmo motivo. Entre elas, ao participar de manifestações –como o ato no 7 de Setembro– e ao visitar Sorocaba (SP), Presidente Prudente (SP) e 3 municípios do Vale do Ribeira (SP).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

10/10


2021

Os grandes escultores pernambucanos

Da coluna de João Alberto

Francisco Brennand: Um dos maiores artistas brasileiros, brilhou muito como ceramista, desenhista, pintor, tapeceiro, gravador e ilustrador, mas foi como escultor que deixou seu maior legado. Começou a modelar com Abelardo da Hora. Depois foi estudar na França, incentivado por Cícero Dias. Entre 1958 a 1999, produziu diversos painéis e murais cerâmicos em várias cidades do Brasil e dos Estados Unidos. Em 1971, iniciou a restauração de uma velha olaria que pertencia ao seu pai, na Vàrzea, transformando-a em ateliê, onde expõe permanentemente objetos cerâmicos, painéis e esculturas.

Um espaço deslumbrante, com mais de duas mil peças, que se tornou a grande paixão dele e onde o encontrei incontáveis vezes. Foi polêmico por imprimir em várias de suas obras um estilo fálico. Outro espaço que o consagrou foi o Parque de Escultura no Marco Zero, com 90 peças, que está sendo restaurado. Suas obras participaram de centenas de exposições em importantes museus do mundo, A mais recente na Pinacoteca de São Paulo. Tive o privilégio de ser amigo dele.

Abelardo da Hora: Responsável por iniciar Francisco Brennand como escultor, foi uma notável artista plástico. Desenhista, gravurista, pintor e ceramista. E principalmente um notável escultor. Ele se formou pela Faculdade de Direito de Olinda e depois entrou no curso livre de escultura da Escola de Belas Artes do Recife, onde foi aluno de Casimiro Correia.

A partir da década de 1940, realizou vários trabalhos em cerâmica para o industrial Ricardo Brennand, com temas relacionados a frutas e motivos regionais. Tem peças em várias praças do Recife e em importantes pinacotecas, públicas e privadas. Uma curiosidade: ele era irmão de Claudionor Germano, o mais famoso cantor da história do frevo.

Corbiniano Lins: Nascido em Olinda, começou como pintor em 1949. Em 1952, ingressou no Atelier Coletivo de Olinda. Fez parte do movimento de Arte Moderna do Recife na década de 1950 junto com nomes como Abelardo da Hora, Reynaldo Fonseca, Samico e Celina Lima Verde. Criava suas esculturas utilizando isopor. Depois, passou a usar o alumínio.

Foi responsável por obras importantes na cidade do Recife, como “O Mascate”, na Praça da Independência, a “Estátua”, na Avenida Guararapes, e “A Restauração Pernambucana”, na Avenida Cruz Cabugá. Participou de várias exposições coletivas e individuais em galerias, museus, espaços culturais e Salões no Recife, Olinda, São Paulo, Rio de Janeiro. Seu acervo está numa galeria de arte com seu nome no Sesc de Santo Amaro, que destaca a obra de um dos mais emblemáticos artistas plásticos de Pernambuco.

Marianne Peretti: Nasceu na França, filha de mãe francesa e pai pernambucano. Mudou-se para o Brasil em 1953, iniciando uma brilhante carreira artística, criando, além de belas esculturas, vitrais e relevos para edifícios públicos e residências particulares, no Brasil e na França. Uma das suas peças mais famosas peças chama-se “Nó” e está no Parque de Esculturas do Shopping Recife.

Demétrio Albuquerque: Estudou na Faculdade de Arquitetura da UFPE, quando também teve contato com a pintura e a escultura. Fez muitas peças que estão espalhadas pelo estado e participou da equipe que venceu o concurso público da Prefeitura do Recife para a construção do monumento “Tortura Nunca Mais”, no cais da Rua da Aurora. Conquistou o prêmio João Turim, em 1911, com as esculturas “Prometeu” e “Andaluz”.

Já realizou exposições coletivas e individuais não só no Brasil, mas também em países como o Japão, onde morou três anos e estudou a arte da cerâmica japonesa. É o autor das 18 estátuas do Circuito da Poesia do Recife, que lembra escritores, poetas e artistas recifenses, em ruas e praças da cidade. E está fazendo o busto de Joaquim Francisco, que a Prefeitura do Recife vai colocar no Parque da Jaqueira.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Pousada da Paixão

10/10


2021

Tadeu vai para o BBB; Maju assume Fantástico

O jornalista Tadeu Schmidt deixará o "Fantástico". Com a saída do programa dominical, que comandava havia oito anos, o apresentador iniciará uma nova etapa em sua vida profissional, mas dentro da própria Rede Globo de Televisão. Ele será o novo apresentador do "Big Brother Brasil".

Desde o anúncio da saída de Tiago Leifert da TV Globo, no mês passado, um dos destaques entre os nomes cotados para a apresentação do reality show era justamente Tadeu Schmidt. Nos bastidores do programa e entre o público, o estilo de apresentação do jornalista é visto como parecido ao dos antecessores no BBB.

O programa, inclusive, é apresentado por jornalistas desde a primeira edição, em 2002. Até o momento, o comando da atração contou com Pedro Bial, Marisa Orth (humorista que permaneceu apenas durante para o primeiro ano do reality) e Tiago Leifert. Além de Schmidt, que assumirá o programa de 2022, Bial comandava o "Fantástico", antes de ser escalado para o "Big Brother" — no qual ficou até 2016.

Com a saída de Tadeu Schmidt do "Fantástico", o jornalismo da TV Globo passará por mudanças. Maju Coutinho, atualmente no "Jornal Hoje", vai assumir a atração dominical. Ainda não há confirmação se Poliana Abritta continuará na revista eletrônica semanal ou se voltará a atuar como correspondente internacional.

No "Jornal Hoje", o lugar de Maju passa a ser ocupado por César Tralli, atualmente na GloboNews e no "SP1", da Rede Globo em São Paulo. O substituto para o telejornal paulistano ainda não foi definido.

*Com informações do Portal Comunique-se


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

SESC Outubro 2021

10/10


2021

Saudade faz a gente parar no tempo

Meu ponta de rama João Pedro, de oito anos, me acompanhou hoje na minha corrida diária de 8 km. Foi em torno da Catedral de Afogados da Ingazeira, meu berço natal. Enquanto corria, João brincava no parque contemplando o verde, abraçando-se com a natureza, tomando banho de sol sertanejo.

Lembrei-me dos meus tempos de garoto. Moleque, joguei bola de gude na mesma praça tendo no centro um coreto lindíssimo, derrubado, num ato violento e incompreensível, pelo então prefeito João Alves Filho. Nele, assisti retreta pela primeira vez. Era o nosso shopping: tinha lojas, barbearia, bares, restaurantes e, no final do ano, a sociedade empunhava paletó e gravata para dançar a valsa saudando o ano novo no amplo salão da sua cobertura.

Mário Quintana dizia que a saudade é o que faz as coisas pararem no tempo. Na virada do calendário daqui a dez anos, quando João Pedro, já com cabelo na venta, botar os olhos nessa foto de hoje, terá divagações saudosas igual ao pai. A saudade não diminui nunca. Nós é que envelhecemos. Tenho saudade de tudo que vivi de bom como criança criada solta no Interior.

Nesta era de mundo globalizado pela Internet, criança não joga mais bola de gude, não brinca mais de esconde-esconde, não ouve em praça pública histórias da carochinha. Seu mundo é o celular. Por isso, quando estou em Afogados da Ingazeira, arranco João da cama cedo, recolho o celular e o ponho na praça para ser criança como fui. 

Ao fazer isso, sou Mário Lago. "O tempo não comprou passagem de volta. Tenho lembranças e não saudades", dizia ele. E também de Bob Marley, que disse que a saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes Agosto 2021