Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão - Cão Terapia
18.01.2022 00:00

Coluna da terça-feira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A vez de Dudu da Fonte

Por Houldine Nascimento – interino

Dos partidos da Frente Popular que pleiteiam a vaga no Senado, o único que se manteve fiel ao PSB nestes 15 anos de governança em Pernambuco foi o Progressistas. Muito disso se deve ao presidente estadual da legenda, o deputado federal Eduardo da Fonte, no comando desde 2008.

Ele terá uma audiência com governador Paulo Câmara (PSB), na tarde de hoje, no Palácio do Campo das Princesas. O assunto prioritário é a sucessão do Governo, que passa pela escolha de um nome socialista como candidato. O encontro abre margem para que Dudu da Fonte – como também é conhecido no meio político – ratifique seu desejo de chegar à Casa Alta.

Curiosamente, o PP nunca disputou uma eleição majoritária pela Frente Popular. O momento pode ter chegado este ano. “Principalmente pelo que o Progressistas representa no Estado. Nós temos 11 deputados estaduais, 18 prefeitos e o terceiro maior tempo de rádio e TV do país. Então, nós temos um partido consolidado”, enumera Da Fonte ao Blog.

“A primeira escolha é do candidato a governador, que tem que participar da montagem da chapa, dos nomes para vice e Senado”, completa o deputado, que diz estar tranquilo sobre o processo. Eduardo da Fonte também reforça que tem uma relação “muito boa” com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com quem vem conversando. Em agosto do ano passado, o parlamentar se reuniu com o líder petista no Recife.

O mandatário do PP terá liberdade para construir alianças em 2022, apesar de o partido compor a base do presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele lembra de cenário semelhante em 2018, quando a então senadora gaúcha Ana Amélia (PP) foi a vice de Geraldo Alckmin (ainda no PSDB) na disputa à Presidência da República. Mesmo assim, Da Fonte apoiou o candidato do PT, Fernando Haddad.

A fidelidade canina à Frente Popular e a afeição por Lula podem, enfim, recompensar Dudu da Fonte e o papel desempenhado pelo PP na base socialista.

De berço – Filho de Eduardo, o estudante de Direito Lula da Fonte, 21 anos, pretende disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Assim, preenche o espaço a ser deixado na Casa do povo pelo pai, que está no quarto mandato consecutivo. O jovem é vice-presidente do Progressistas em Pernambuco. A ligação com a política também vem do avô materno, o ex-governador Carlos Wilson, falecido em 2009.

Aceno aos Collins – Pai e filho elogiaram a vereadora do Recife Michele Collins e o deputado estadual Cleiton Collins (ambos do PP). Do segmento evangélico, o casal tem feito movimentações pró-Bolsonaro. “Isso é um posicionamento normal em um partido grande. Ela (Michele) apoiou João Campos [prefeito do Recife]”, lembra Dudu. “O slogan da nossa sede é ‘oportunidade para todos’ e não impomos nada a ninguém. O pastor Cleiton Collins é nosso amigo e vamos caminhar juntos. Ele e Michele têm nosso reconhecimento”, completa Lula.

Projeção otimista – Eduardo da Fonte prevê um crescimento do Progressistas na Assembleia Legislativa de Pernambuco, onde tem a segunda maior bancada, ficando atrás somente do PSB – que tem 12 representantes –, e na Câmara dos Deputados, hoje com dois parlamentares. “Nós pretendemos passar de 11 para 15 deputados na Alepe e eleger entre quatro e cinco federais”, explicou o mandatário do PP.

Educação pós-pandemia – A Lei nº 17.651/2022, de autoria do deputado estadual João Paulo Costa (Avante), cria o Plano Estadual de Educação para o período pós-pandemia nas escolas. Sancionada recentemente, a medida estabelece a utilização de plataformas, mídias e tecnologias para permitir a inovação digital na educação dos alunos. “Precisamos de projetos e programas que incentivem a alfabetização digital dos alunos”, comentou o parlamentar.

Cofres cheios – O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), voltou a falar em tom crítico sobre o descongelamento do ICMS dos combustíveis anunciado por estados. “Isso trará, agora em janeiro, um aumento muito grande dos preços. E sem necessidade. Os cofres estaduais estão abarrotados de dinheiro. Os governadores não sabem onde gastar”, declarou, ontem, em entrevista à Jovem Pan News.

CURTAS

REPÚDIO – A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) emitiu uma nota de repúdio sobre o vazamento de informações pessoais de médicos que estiveram em uma audiência pública do Ministério da Saúde, no último dia 4, sob justificativa de discutir a vacinação contra a Covid-19 de crianças de cinco a 11 anos.

RESPEITO – A deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), que preside a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara, assumiu a responsabilidade do vazamento. Os pediatras pedem respeito à Lei Geral de Proteção de Dados.

Perguntar não ofende: Chegou mesmo a vez de o PSB reconhecer todos os serviços prestados por Eduardo da Fonte?

compartilhamentos

Últimos posts

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Pernambuco 26.05.2022 11:00

No túnel do tempo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O imortal Plínio Pacheco e sua Diva, artífices de Nova Jerusalém, o maior teatro ao ar livre do mundo, no distrito de Fazenda Nova, em Brejo da Madre de Deus, recebe a Medalha de Mérito Cultural no Palácio do Planalto, em 2001, das mãos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em evento com a presença do então vice-presidente Marco Maciel. Se você tem uma foto histórica no seu baú e deseja vê-la postada neste quadro, envie agora pelo WhatsApp: (81) 9.8222-4888.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Gravata Coffee Festival
Pernambuco 26.05.2022 10:45

Câmaras de Lagoa Grande e Arcoverde estão entre os alvos da operação da Polícia Civil

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

As Câmaras de Vereadores de Lagoa Grande e Arcoverde, no Sertão, estão sendo alvos de uma operação da Polícia Civil de Pernambuco, deflagrada na manhã de hoje. Batizada de “Capacitados”, a operação tem o objetivo de identificar e desarticular uma associação criminosa voltada à prática de peculato, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro. As informações são do blog do Carlos Britto.

As investigações começaram em agosto de 2019 e foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência (Dintel) e pelo Laboratório de Lavagem de Dinheiro (LAB) da PCPE. Na execução, estão sendo empregados 25 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães.
A ação policial é vinculada à Diretoria Integrada Especializada (Diresp), sob a presidência de Andrei Rocha, titular da 1ª Delegacia de Combate à Corrupção (DECCOR), unidade integrante do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO).

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Pernambuco 26.05.2022 10:30

Repugnante vingança

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Por Cláudio Soares*

É ridículo ver deputados do PT perseguirem o ex-juiz Sérgio Moro pedindo indenização ao erário, alegando que o então juiz causou prejuízo à Petrobras por condenações aos corruptos. Alguns segmentos do TCU conspiram, também, em nome de uma perversa vingança contra o ex-procurador Deltan Dallagnol. 

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - março 2022
Pernambuco 26.05.2022 09:30

O dia em que Lampião deu um fora em Prestes

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Por Antonio Magalhães*

Lampião não é fofo. É tempo perdido procurar fofura e compaixão na vida do cangaceiro Virgulino Ferreira, o Lampião. Um trabalho em vão de acadêmicos, escritores, jornalistas e militantes que fazem de tudo para convertê-lo  num símbolo de resistência dos humildes à opressão das elites, um Robin Wood sertanejo.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Pernambuco 26.05.2022 09:00

Polícia Civil deflagra três operações no Interior de Pernambuco

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, na manhã de hoje, três operações para desarticular associações criminosas voltadas à prática dos crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro. Ao todo, cumpriram-se 26 mandados de busca e apreensão no Estado. As informações são do JC On-line.

As operações deflagradas nesta quinta chamam-se "Cimeiras", "Qualificados" e "Capacitados". Confira mais detalhes sobre cada uma:

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - São João 2022
Coluna 26.05.2022 00:00

Coluna da quinta-feira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A culpa é do PSB

Diante de tudo que foi visto, ontem, no Recife, com ruas que viraram mar, famílias desabrigadas, carros levados pelas enxurradas e ameaças de desabamentos, em consequência das fortes chuvas que caíram na cidade, a pergunta elementar está na boca de todos os recifenses: o que o PSB fez em nove anos para mudar esse quadro?

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Camaragibe - Maio 2022
Pernambuco 25.05.2022 22:45

Bolsonaro veta psiquiatra Nise da Silveira do livro de Heróis da Pátria

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou a inscrição do nome da psiquiatra Nise da Silveira no livro de Heróis e Heroínas da Pátria. O veto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de hoje. A decisão ocorre uma semana depois que é lembrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, em 18 de maio.

Nise da Silveira é conhecida por ter revolucionado a forma como é feita o tratamento de transtornos mentais no Brasil. O Senado tinha aprovado a inscrição dela no livro em 27 de abril. O PL 6.566/2019 foi proposto pela deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Pernambuco 25.05.2022 22:00

Após acordo do PL, Fernando Rodolfo renuncia eleição para a Mesa Diretora da Câmara Federal

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O deputado federal Fernando Rodolfo (PL) renunciou a candidatura à Primeira Vice-Presidência da Câmara dos Deputados, após uma articulação do partido em torno de Lincoln Portela (PL-MG), que terminou eleito. O pernambucano lançou o nome na terça-feira, mas renunciou após um acordo da bancada, que também culminou na retirada de Flávia Arruda (PL-DF). A decisão garantiu a vitória do político mineiro.

Pelo critério da proporcionalidade, a vaga da 1a vice caberia ao PL, após a destituição do antigo ocupante, Marcelo Ramos (PSD-AM). Mesmo renunciando à disputa interna, não houve tempo hábil para que os nomes dos parlamentares fossem retirados das urnas eletrônicas para a votação. Com o acordo, Portela teve 232 votos.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 2 - Abril
Pernambuco 25.05.2022 21:30

Zezo apresenta camarote Dom Vitallino em Caruaru

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O empresário e produtor cultural Zezo, da tradicional Bodega do Zezo, vai reunir a imprensa, parceiros, patrocinadores e formadores de opinião, amanhã, às 12h, no Alto do Moura, um dos principais polos do São João de Caruaru. Na ocasião, será apresentado o projeto da megaestrutura do "Camarote Dom Vitallino", moderna casa de shows comandada por ele, Carlos Augusto, Fátima Pessôa e Everton K9.

A novidade será palco de um festejo junino multicultural, com uma programação que contempla não só o forró raiz, mas também o estilizado, o das antigas e o brega. O Dom Vitallino também contará com uma palhoça que servirá de camarote, com lounge, palco e segurança.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE São Lourenço da Mata
Pernambuco 25.05.2022 21:00

Raquel Lyra destaca que aeroporto é diferencial competitivo em Caruaru

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A pré-candidata a governadora de Pernambuco pelo PSDB, Raquel Lyra, concedeu entrevista, hoje, para a Rádio Cultura do Nordeste, em Caruaru. Na ocasião, a postulante falou dos desafios da região Agreste e reforçou os trabalhos realizados enquanto prefeita da Capital do Forró.

Um dos assuntos abordados durante a entrevista foi o Aeroporto Oscar Laranjeira, localizado no município. Ontem, uma aeronave não conseguiu pousar no local por falta de equipamentos essenciais para a segurança, sendo necessário o retorno ao destino de origem.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022
Pernambuco 25.05.2022 20:30

Romero critica a promessa de reforma no Hospital da Restauração: é a mesma prometida em 2019?

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Pequenas ou amplas, as reformas anunciadas pelo Governo de Pernambuco para o Hospital da Restauração nunca saíram do papel, segundo o deputado estadual Romero Albuquerque (União). Para o parlamentar, a nova promessa da gestão do PSB, uma reforma no valor de R$9,1 milhões, anunciada pela ex-deputada Laura Gomes, não passa de uma tentativa de enganar os eleitores.

“É um governo caricato: três anos de indiferença, um ano a todo vapor. A população não cai nessa. Essa reforma já devia ter acontecido há muito tempo. O Hospital da Restauração, e os outros hospitais estaduais, têm 50 anos. Os problemas na estrutura não são de 2022, são de muito antes. Lembro que, em 2019, o Governo do Estado também anunciou uma reforma. É a mesma?”, disse.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Nord Hotels
Pernambuco 25.05.2022 20:00

Ativista cobra ao prefeito do Recife respeito as pessoas e animais que vivem nas ruas

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O ativista da causa animal Douglas Brito emitiu uma nota, hoje, cobrando das autoridades recifenses que olhassem com mais respeito para as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade no Recife. No documento, Douglas também cobra que o prefeito olhe para o caos em que vivem os animais do da cidade. Confira!

Nota oficial

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE SESC - Férias de Janeiro
Pernambuco 25.05.2022 19:30

Miguel Coelho defende reforma urgente do Hospital da Restauração

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O pré-candidato a governador Miguel Coelho voltou a lamentar as condições precárias a que estão expostos os pacientes e profissionais do Hospital Restauração. Hoje, parte do teto do setor de refeitório da unidade hospitalar desabou. É mais um incidente que ocorre no Restauração em menos de um mês. Há 20 dias, outra ala do hospital teve parte do teto rompido.

Para o pré-candidato do União Brasil, é necessária uma reforma urgente no Restauração. Miguel diz ainda que o Governo do Estado está demorando a agir, colocando pacientes e trabalhadores do equipamento em risco.

...



compartilhamentos