Quiosques das praias do Recife serĂ£o requalificados

Um “acordo de cooperação” entre a Prefeitura do Recife e a Associação dos Barraqueiros de Coco do Recife (ABCR), assinado e publicado no Diário Oficial do Recife, hoje, deu sinal verde para a requalificação dos 60 quiosques localizados no calçadão das praias de Boa Viagem e do Pina. As melhorias, coordenadas pela ABCR, visam não só causar impacto visual, com uma arquitetura moderna – e cores inspiradas na sombrinha de frevo pernambucana –, como transformar a vida dos trabalhadores dos quiosques, com reforço na segurança e na requalificação profissional, com a parceria do Sebrae e Senac. Caberá à ABCR, ainda, a captação de investimentos por via de parcerias privadas, sem a utilização de recursos públicos para viabilizar as melhorias.

O último projeto de grande porte na orla recifense ocorreu há 11 anos. Com o novo empreendimento, que nasce a partir do esforço dos quiosqueiros – uma luta que se iniciou dois anos atrás –, os quiosques vão ser contemplados com instalação de duchas, ampliação da área sombreada e banquetas para um maior conforto dos usuários. Trata-se de uma obra industrializada, rápida. Com período de construção, para cada uma das unidades, entre 15 e 18 dias. Num prazo máximo de seis meses, a partir do seu início, a orla estará transformada. Todos os cuidados estão sendo planejados para que a obra cause impacto mínimo no trânsito e aos frequentadores das praias.

“É um projeto estruturante e transformador, com as mudanças visíveis no contexto da engenharia, mas com o olhar especial para as pessoas que fazem parte desse contexto, das que trabalham e também daquelas que desfrutam a Orla”, destaca o coordenador do projeto, Sérgio de Pinho.

A presidente da Associação dos Barraqueiros de Coco do Recife, Josiane Bezerra, lembra a importância do projeto inovador que está próximo de ser colocado em prática, que traz nele a identidade das cores pernambucanas, mais o prazer de dar uma nova vida às unidades, que tem sofrido muito desgaste nos últimos anos. Para ela, um presente para o cartão-postal mais célebre do Recife, a Praia de Boa Viagem.

“Agora vamos ter um quiosque bonito, com as cores da sobrinha de frevo, as mesmas da bandeira de Pernambuco. Estamos muito felizes de poder usufruir o que tem de melhor no nosso maior cartão-postal”, considerou Josiane Bezerra.

A atuação de dois agentes públicos foi determinante para o andamento e a assinatura do acordo de cooperação, entre a Prefeitura do Recife e a ABCR, para a requalificação dos quiosques da orla de Boa Viagem e do Pina. A vereadora Aline Mariano esteve ao lado dos quiosqueiros desde o início, com intuito de transformar a ideia em realidade. Ela foi um catalisador importante nas conversas com o Secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga.

“Para todos nós, é uma satisfação ter estado ao lado da ABCR neste projeto. Travamos muitas lutas, com muitas audiências públicas, reuniões com associados, gestores públicos. E agora chegamos nesse ponto. É o que eu digo: política só faz sentido quando é um instrumento de transformação”, afirmou Aline Mariano.

O projeto de requalificação dos quiosques envolve o crescimento profissional dos quiosqueiros. Assim, como forma de contemplar não apenas com a estrutura, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em parceria, criaram um programa inédito, o “Orla Massa”, que contém um conteúdo específico, relativo às necessidades dos barraqueiros. Com aulas de gestão, cozinha do mar, cozinha regional, boas práticas de manipulação de alimentos, preparo de doces e salgados e culinária japonesa. O projeto já tem 2.500 inscritos, que farão os cursos gratuitamente cujo financiamento do treinamento também se dará por parcerias privadas

Publicado em: 04/08/2020