O Poder fez o gol de nĂºmero 100

Concebido originalmente pelo multicomunicador José Nivaldo Júnior, craque em tudo que faz, desde uma crônica sentimental tocando fundo no coração ao jogo eleitoral e maquiavélico da estratégia política, o jornal O Poder bate a marca hoje da centésima edição. Reza a tradição, quebrada agora por essa fantástica experiência de levar a notícia quente e em tempo real ao leitor, via WhatsApp, que um novo veículo leva anos para se consolidar e impor respeito.

Menos com O Poder, que instalou um novo paradigma, materializado graças à uma equipe entusiasticamente engajada ao projeto. A José Nivaldo, inicialmente o primeiro a estender a mão fui eu. Zé não é um midas, mas pelas suas mãos e sua usina de ideias moendo 24 horas do dia, tudo se transforma, tudo vira madeira de lei que cupim não rói.

Por isso, jornalistas de visão, gabarito e curtidos pelo sucesso no batente da notícia se engajaram imediatamente ao projeto, como Ângelo Castelo Branco, meu ex-chefe na Secretaria de Imprensa do Governo de Pernambuco, e Tonico Magalhães, feras que não precisam serem feridas nem tampouco provocadas para descascar os fatos e colocá-los no prato para o consumo diário dos leitores ávidos da boa, precisa e imparcial informação.

Em Brasília, por onde estou sempre presente, minha verdadeira universidade do jornalismo político, sequestramos a competente jornalista Hylda Cavalcanti, a quem descortinei a janela da corte como repórter da sucursal do Diário de Pernambuco nos anos 90. A Brasília sem esquina e sem povo nas ruas enlaçou Hylda de tal forma que deu-lhe o perfume da notícia, que fareja como ninguém e já se vão mais de 20 anos de vida candanga.

A centésima edição de O Poder é o ápice de um jornal que nasceu na aldeia pernambucana, mas subiu os pilares da aldeia global. Porque o jornalismo dos novos tempos é assim: sem fronteiras, universal. O Poder vira uma página de furaços que pautaram a tradicional mídia, defendendo bandeiras, para construção de um País mais justo e menos desigual.

Publicado em: 03/07/2020