Eduardo Porto critica Anderson Ferreira

"Caro Magno, 

Venho por meio desta lhe avisar que muito está repercutindo em Jaboatão a nota que saiu em seu blog, nessa sexta (5), assinada pelo prefeito Anderson Ferreira, na qual ele diz lamentar “o desespero do PSB” e ainda faz uma série de críticas à forma com que o Recife enfrenta a pandemia. Por esse motivo, sabendo da abertura deste respeitado blog para escutar a todos, venho lhe pedir para mostrar o outro lado dessa história. 

Ora, Magno, o prefeito Anderson Ferreira não tem moral para falar do Recife. O próprio Anderson confirma que Jaboatão apenas possui 20 leitos de UTI e 131 leitos no único hospital de campanha que sequer tem UTI. Não preciso falar muito, qualquer cidadão sabe que essa quantidade não comporta a demanda de uma cidade como Jaboatão, que possui mais de 700 mil habitantes sendo o segundo município com mais casos de infectados e de mortes pelo coronavírus em Pernambuco. 

Anderson diz que Jaboatão disponibiliza leitos de UTI para pacientes de outros municípios, inclusive o Recife, mas a verdade tem que ser dita: 20 leitos de UTI não comportam a demanda do segundo município mais populoso de Pernambuco, que dirá atender outros municípios. Só não enxerga quem não quer. 

A respeito das ações de conscientização que Jaboatão vem fazendo, segundo Anderson Ferreira, diante da pandemia, a verdade também é só uma: ou falta competência por parte da gestão municipal para combater o coronavírus ou o prefeito mente e não há um plano eficaz para o enfrentamento da doença. 

Desafio qualquer um a ir no Centro de Prazeres ou em Jaboatão Centro e ficará estarrecido com a aglomeração de pessoas diariamente. Se é verdade que as pessoas precisam se conscientizar, também é verdade que, sem um líder para comandar esse processo de conscientização, o número de infectados e mortes tende a aumentar.

Tenho feito diversos apelos ao próprio Anderson sobre a urgência da construção de outros hospitais de campanha em Cavaleiro, Jaboatão Centro, Muribeca e os Curados, mas sem resposta alguma até o momento, o que muito me preocupa dia após dia porque Jaboatão já chegou a ultrapassar o Recife no número de mortes pelo coronavírus em um período de 24 horas. 

Repito, caro Magno, Anderson Ferreira não tem moral para falar do Recife. A capital pernambucana construiu 212 novos leitos de UTI, além disso, são 7 hospitais de campanha funcionando. Ao todo, Recife tem mais de mil leitos. Ao invés de se preocupar em tomar uma atitude para conter o avanço do coronavírus, Anderson Ferreira assume uma postura lamentável ao atacar a gestão de outra cidade sem olhar para o caos que está a sua própria.

Nem me estenderei destacando todos os escândalos envolvendo a Prefeitura de Jaboatão durante a pandemia, mas estarei atento a todas as investigações que estão sendo feitas. Finalizo expondo a minha torcida para que o deputado Isaltino Nascimento aceite o convite do prefeito para vir a Jaboatão ver toda a realidade da cidade e confirmar com os seus próprios olhos o caos que a cidade se encontra.

Me despeço com uma sincera estima."

Eduardo Porto, delegado e pré-candidato a prefeito de Jaboatão

Publicado em: 06/06/2020