Coluna da sexta-feira

Enfim, uma bela notícia!

Os brasileiros não poderiam ter recebido melhor notícia no dia de ontem: o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que o país descobriu um medicamento que poderá ser utilizado para a cura do coronavírus (covid-19). O remédio poderá ser aprovado em breve pelo órgão regulador de medicamentos dos EUA, o Food and Drugs Administration (FDA). A droga hidroxicloroquina, que é o medicamento mencionado pelo mandatário, já é utilizada no tratamento da malária.

O presidente afirmou que todos os cidadãos que possuírem prescrição médica poderão adquirir o remédio. Segundo Trump, o medicamento poderá ser distribuído tanto em consultas médicas quanto em hospitais. “Os médicos vão distribuir o medicamento, os Estados também, vai ser excelente. Esse pode ser ou não o momento de virada. Estados individuais lidam com isso, médicos lidam com isso, acho que vai ser ótimo”, afirmou o presidente norte-americano durante uma entrevista coletiva.

Além disso, o mandatário ressaltou ainda que um dos benefícios é que o remédio já é utilizado, portanto, passou por testes e já foi aprovado. “Se você começa a desenvolver uma droga do zero, não sabe o que vai acontecer”, disse Trump. Já cientistas do Instituto Flamenco de Biotecnologia (VIB), na Bélgica, encontraram um anticorpo capaz de neutralizar o novo coronavírus. A descoberta ainda não é uma cura, mas representa um passo a mais em direção a um tratamento antiviral para a covid-19.

O anticorpo foi desenvolvido em parceria com laboratórios nos Estados Unidos. De acordo com o anúncio feito hoje, já estão em andamento pesquisas adicionais para confirmar os resultados obtidos pelos pesquisadores. O anticorpo foi desenvolvido em parceria com laboratórios nos Estados Unidos. De acordo com o anúncio feito hoje, já estão em andamento pesquisas adicionais para confirmar os resultados obtidos pelos pesquisadores.  "Os novos resultados indicam que o anticorpo pode impedir o novo coronavírus de infectar células humanas", afirma o laboratório.

Curta duração – No comunicado americano, o instituto também aponta que o anticorpo pode "ser produzido em larga escala utilizando processos comuns na indústria biofarmacêutica". Diferentemente das vacinas, os anticorpos agem imediatamente, já que a pessoa que recebe o tratamento não precisa produzir as próprias células de defesa. Por outro lado, eles têm efeito de curta duração. O VIB sugere que, se confirmado, o tratamento seria indicado para profissionais da saúde ou outras pessoas com alto risco de exposição ao novo coronavírus, que poderiam se beneficiar dos efeitos a curto.

Gesto elogiável – Após receber inúmeras críticas por não falar muito sobre a epidemia do Covid-19 (coronavírus), que teve início na China, o ator Jackie Chan, que nasceu no País, resolveu fazer uma boa ação para amenizar a repercussão negativa nas redes sociais que envolvia seu nome. Anunciou que vai doar um milhão de yuans (moeda chinesa), equivalente a R$ 615 mil na cotação atual, para qualquer pessoa ou instituição que desenvolva um medicamento eficaz no combate ao vírus. Por meio da rede social chinesa Weibo, o astro do cinema afirmou em postagem: “Superar a epidemia é inseparável do apoio da ciência e da tecnologia, acredito que muitas pessoas pensam o mesmo que eu”.

Sem cobrança – Chegou a 28 o número de casos confirmados do novo coronavírus, em Pernambuco. De acordo com o boletim divulgado, ontem, são seis casos a mais que na quarta-feira, com 508 notificações para a doença Covid-19. Além disso, o Estado anunciou medidas para melhorar o abastecimento e informou que vai deixar de cobrar a conta de água a mais de 120 mil pessoas. Segundo o Estado, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) vai isentar de pagamento as pessoas enquadradas na categoria social. Essa tarifa é cobrada a quem tem renda de até um salário mínimo e consumo residencial de até 10 metros cúbicos por mês, em média.

Olinda reage – A Prefeitura de Olinda ampliou, ontem, as ações de combate à transmissão da Covid-19. A principal delas foi a suspensão de todas as atividades turísticas e de equipamentos culturais na cidade. Além disso, eventos públicos estão limitados a 50 pessoas, como já havia sido decretado pelo Governo do Estado. A determinação da Prefeitura atinge museus, biblioteca, prédios históricos e serviço de transporte de turistas no Sítio Histórico. Outra medida é que visitantes ou até moradores de Olinda que cheguem à cidade após voos internacionais devem ficar isolados por sete dias, mesmo que não apresentem sintomas do novo coronavírus.

CURTAS

RISCO DE PRISÃO – Todas as pessoas que chegarem ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes/Gilberto Freyre precisam ficar em quarentena por sete dias, sobretudo, os que tiveram como origem países com casos de coronavírus. Segundo o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua Cavalcanti, quem descumprir o decreto, assinado do na última terça-feira, pode sofrer punições, que vão de multa até detenção, de um mês a um ano. As penas estão previstas no artigo 268 do Código Penal: infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.

CONTRATAÇÕES – A Prefeitura do Recife anunciou, ontem, a contratação temporária de 194 profissionais de saúde para trabalhar na rede pública durante a pandemia do novo coronavírus. Segundo a administração, são 15 médicos para a atenção básica e 179 pessoas para os novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de retaguarda, que serão abertos pelo estado. As contratações fazem parte de um novo pacote de medidas anunciadas pela Prefeitura. Ao todo, são 20 ações para o enfrentamento ao novo coronavírus. Com isso, o plano já conta com 112 determinações.

CORONA E ENCHENTE – Em Afogados da Ingazeira, além do enfrentamento ao coronavírus, o prefeito José Patriota (PSB) perdeu o sono com os problemas causados pelas fortes chuvas dos últimos dias, que provocaram o transbordamento da barragem de Brotas sobre o leito do Rio Pajeú. Com isso, algumas casas às margens do manancial foram atingidas e os moradores transferidos para abrigos. As estradas vicinais também foram atingidas, em alguns trechos quase provocando o isolamento das pessoas no acesso ao centro urbano da cidade. A lâmina do transbordamento de Brotas, segundo ele, é de 30 centímetros.

Perguntar não ofende: Como o Congresso vai reagir à PEC do deputado Sebastião Oliveira propondo o adiamento da eleição municipal e eleições gerais em 2022?

Publicado em: 19/03/2020