Câmara traz boas notícias do Panamá

Seis meses depois da minha volta à Folha e ao blog, o governador Paulo Câmara me recebeu, há pouco, no Palácio em um café da manhã com alguns dos seus principais auxiliares. Foi uma conversa recheada pelos mais diversos assuntos, entre os quais as parcerias da janela aberta com o Governo do Panamá para incrementar o porto de Suape com o porto do Canal do Panamá.

Na Cidade do Panamá, capital do Panamá, Câmara manteve contatos para ampliar o fluxo de negócios entre aquele País e o Estado.

Com o CEO da Copa Airlines, Pedro Heilbron, assinou protocolo que tornou cidades-irmãs o Recife e a Cidade do Panamá.

“Foram dois dias intensos de contatos com parceiros estratégicos, como a diretoria da Copa Airlines, o administrador do Canal do Panamá,  Ricaurte Vásquez, e o chanceler Alejandro Ferrer. Este país é um hub internacional de cargas e passageiros, e sabemos que Pernambuco tem um potencial semelhante a ser explorado", contou.

A agenda positiva com o Governo do Panamá, empresários que trabalham com a questão do porto do Panamá e as autoridades que administram o Canal, e representantes do setor de turismo, vai gerar, segundo ele, muitos frutos em favor do desenvolvimento do Estado.

O governador contou também que participou  do evento "Brasil Global Connection", onde assistiu a um painel sobre Sinergia dos Portos, e se reuniu com empresários no Cosco Shipping Panamá. 

Paulo Câmara foi recebido, ainda, pelo ministro das Relações Exteriores, Alejandro Ferrer, para tratar de parcerias nas áreas de logística, turismo, cultura e educação, e também participou de uma reunião com Peter Corfitsen, vice-presidente da Maersk, conglomerado de negócios dinamarquês nas áreas de logística e energia.

Entre um gole de café e uma garfada numa tapioca, Câmara falou de outros assuntos relacionados à infraestrutura do Estado. Foi quando quis saber do estágio em que se encontram as obras do aeroporto de Serra Talhada.

Segundo ele, um entrave burocrático e administrativo atrasou as obras da cerca destinada a evitar a presença de animais ao longo da área do terminal de embarque e desembarque. Isso repercutiu na complementação das obras da própria pista de pouso e decolagem.

"Mas creio que no primeiro semestre de 2020 o aeroporto entrará em operação", disse. Quanto à política e eleições municipais, o governador preferiu tratar na entrevista que dará ao Frente a Frente, na próxima semana, com o tradicional balanço de fim de ano.

Por fim, a alegria de rever meus amigos Alexandre Gabriel e Eduardo Machado, que tocam com muita competência a área de comunicação do Governo; o secretário da Casa Cívil, meu amigo de velhas jornadas José Neto; o secretário especial Antônio Figueira, e o presidente da Perpart, Nilton Mota, que fez notável trabalho para o Governo em várias áreas, indo da Secretaria de Agricultura à Casa Civil, incluindo a Articulação Política, na qual é craque.

Publicado em: 13/12/2019